ANSR, GNR e PSP vão fiscalizar motas! Saiba onde e quando

19 Comentários

​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 8 de julho de 2025, a campanha de segurança rodoviária 2 Rodas: Agarre-se à Vida, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025. As motas vão ser fiscalizadas.


A decorrer entre 8 e 14 de julho, a campanha visa alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada e evitando comportamentos de risco, tais como: condução sob influência do álcool, excesso de velocidade e utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

A campanha integra:

  • Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira;
  • Operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição da sinistralidade e a adoção de comportamentos mais seguros, por parte dos condutores.

As ações de sensibilização da ANSR ocorrem, em simultâneo, as com operações de fiscalização das Forças de Segurança nas seguintes datas, horários e localidades:

  • 08/07 | 15h00: IC1-Km 175 – Aldeia dos Palheiros, Ourique (37.604860, -8.249445) – ANSR e GNR;
  • 09/07 | 09h00: Avenida do Brasil, Beja (38.00984, -7.86083) – ANSR e PSP;
  • 10/07 | 18h00: IP2-km 314,300 – Portel, Évora (38.252952, -7.784161) – ANSR e GNR;
  • 11/07 | 09h00: Avenida 9 de abril, Estremoz (38.84557, -7.58342) – ANSR e PSP;
  • 14/07 | 08h00: EN125-Km 73 – Fontainhas, Albufeira (37.123111, -8.224028) – ANSR e GNR.

No que diz respeito a motas, a ANSR, a GNR e a PSP relembram que…

Os utilizadores de motociclos e de ciclomotores, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos. Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo;

O uso de capacete de modelo homologado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. A utilização de outros equipamentos de proteção, nomeadamente luvas, botas, blusão com proteções, calças com proteção CE e airbag, contribui para reduzir a gravidade das consequências em caso de acidente.

A sinistralidade rodoviária não configura uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Torrão
    Torrão

    Vão fiscalizar, se conseguirem.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deviam era fiscalizar as alterações aos escapes que emitem ruídos gigantescos.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        As farmácias e não só, vendem uns tampões especiais para se colocar no ouvido (sim só no ouvido) que ajuda a resolver esse problema

        1. Avatar de João Corvo
          João Corvo

          Para que Vossa Excia. possa a seu bel prazer dar uns roncos infantis?

        2. Avatar de Olé
          Olé

          Já o teu problema é bem mais grave…

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Pomada para os cotovelos pode ajudar em alguns casos

    2. Avatar de Zé

      Nem mais. Desde que os populismos acabaram com as inspeções é uma pouca vergonha.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho muito bem, sensibilizar algum pessoal que ainda não reparou que na mota os para-choques são os ocupantes da mesma.
    Quanto ao ruido, relembro que o ruido das motas também é segurança, quantas vezes vai o pessoal nos seus carrinhos a enviar e receber SMS, ou a ler uma porcaria qualquer das redes sociais completamente distraído do que vai a fazer, em condições normais ou ouvires o barulho de uma mota a tendencia é procurá-la através dos espelhos, e sim há motas que fazem mesmo muito barulho e por norma as de 50CC têm um barulho irritante.

    1. Avatar de Ruben Bernardo
      Ruben Bernardo

      Eu já tive um acidente porque o condutor(a) ia a mexer no telefone/radio em vez de ir com atenção à condução. Nesse caso se calhar se tivesse um escape after market talvez as coisas tivessem sido diferentes. No entanto concordo que há motas que fazem demasiado ruido e sem respeito por ninguém. Especialmente em zonas urbanas onde de madrugada andam nas ruas como se fosse o autódromo do Algarve.
      Para tudo é preciso consciência e moderação. Coisa que falta tanto nas motas como nos carros, passando pelas bicicletas e trotinetas.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    E para quando a fiscalização ao péssimo estado de conservação das estradas? Para quando a fiscalização às ultrapassagens perigosas, à condução com o telemóvel na mão, ao excesso de velocidade, à falta do uso do pisca, às cada vez mais guerrinhas no transito? Ahh espera… para isso é preciso patrulhar, com carros ou até mesmo motos, em vez de se estar parado à sombra, com o radar a apontar, para locais em que não há acidentes, mas são ratoeiras, que são bastante rentáveis e fáceis de colocar os números em Excel, para depois vir o Sr. Comissário ao jornal da noite dizer que foram apanhados X condutores em excesso de velocidade…

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Ja para nao falar nesse pessoal constante que anda nas ruas em contra mao, sejam trotinetes, motas ou sei la que mais. Isso sim e que era de valor.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem faz isso não usa mota. O nome apropriado são lambretas da era moderna conduzidos por pessoal sem noção do que anda a fazer tipo o Uber que quis descer o elevador da gloria e outro as escadinha da liberdade : https://youtu.be/bz9Ni91Guoo?si=7dbhXFTei0DWhlgu

  5. Avatar de nuno ferrao
    nuno ferrao

    a treta do costume

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eles querem é que as pessoas comprem motas elektras sem alma.
    A este propósito:
    Três anos depois e após mais milhares de milhões dos contribuintes esbanjados, Norton abandona projecto para motas elektras simplesmente porque os consumidores não as querem e portanto não as compram.:
    https://www.thetimes.com/uk/transport/article/norton-electric-motorbikes-stop-gztvnkklw?msockid=09eeb1da083c6f771469a5ac095b6e34
    Curiosamente a Harley está a enfrentar problemas semelhantes com as suas elektras LiveWire e acumulou um prejuízo operacional de US$ 20 milhões no 1º trimestre à conta destes desvarios.
    Afinal quem é que quer uma mota on-off que não transmite emoções, nem barulhos nem cheiros?
    Elementar, é um pouco do mesmo que acontece com os carros elektros. Só compra quem anda à cata de subsídios.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual andou sem alma ?

      A Norton tinha motas eléctricas ? se não sabem fazer como podiam ter uma ?

      Quem quer ? quem as compra. Precisa do barulho para quê ? para se afirmar daquilo que não é ?

      Mas os eléctricos não têm subsídios, não entendo como inventou isso.

      Então e quem comprou híbridos ? diesel, foi à procura de quê?

    2. Avatar de JL
      JL

      Querem que a malta compre eléctricas por andarem a fiscalizar ? que ideia mais tonta, onde dizem ali que não fiscalizam as eléctricas ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A melhor prova é vc que tem uma Vectrix elektra e vai-me alugar motas a combustão qd vê não tem andamento para acompanhar o grupo.
        Então?! Até vc reconhece o óbvio. Não é preciso dizer mais nada.

  7. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    90% delas andam com escapes ilegais.