Anonymous causaram engarrafamento gigante em Moscovo através da app Yandex Taxi

14 Comentários

O confronto entre a Rússia e a Ucrânia não se desenrola apenas no terreno, com as tropas. Há outros espaços onde estes países e outras forças combatem, ainda que de forma menos física e mais virtual.

Uma nova ação decorreu no final da semana passada, desta vez recorrendo a uma simples app. O conhecido grupo de hackers Anonymous causou um engarrafamento gigante em Moscovo, simplesmente usado à app Yandex Taxi.

Anonymous Rússia Ucrânia engarrafamento Yandex Taxi

Foi na manhã de quinta-feira que uma das principais ruas de Moscovo ficou apinhada de táxis, causando um engarrafamento anormalmente grande e longe de ser algo normal. Este foi o resultado de um ataque do conhecido grupo Anonymous, que assim voltaram a mostrar a sua posição sobre o que se passa na Ucrânia.

Esta ação foi realizada com a ajuda do exército da Ucrânia e fez com que o trânsito desta rua ficasse caótico. Numa situação normal esta é já uma rua muito movimentada, mas conseguiram que ficasse parada por cerca de 40 minutos enquanto a Yandex trabalhava para resolver a situação.

Num comunicado partilhado pela Yandex, através da agência de notícias estatal russa TASS, a empresa revelou que reformulou o seu algoritmo de rotas após este ataque para evitar que incidentes semelhantes aconteçam no futuro. Esta foi um dos primeiros casos conhecidos da exploração de vulnerabilidades por hackers numa app destas para criar um engarrafamento.

A empresa também anunciou que em breve resolverá a indemnização para os motoristas dos táxis que ficaram paralisados ​​no trânsito por pelo tempo em que esta ação decorreu. Um dos objetivos parece ter sido conseguido, que passava por interromper o serviço fornecido pelo Yandex Taxi.

Se inicialmente os atacantes eram desconhecidos, o conhecido grupo Anonymous depressa veio a público reclamar esta ação como sua. Para o fazer, contaram com a ajuda do IT Army of Ukraine, uma organização voluntária formada no início da guerra, para realizar o ataque.

Apesar de não se focar nos serviços e sistemas do governo da Rússia, esta ação é certamente mais uma usada para combater e chamar à atenção para a situação na Ucrânia. O grupo Anonymous já antes tinha tomado ações semelhantes para assim ajudar no esforço de defesa da Ucrânia.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XPTO
    XPTO

    Fraquinhos pá!! Não conseguem melhor que isso?

    1. Avatar de oh
      oh

      Queres tentar tu fazer melhor?
      Oh wait.. estás num forum online a reclamar!

  2. Avatar de Zé

    Também podem fazer encomendas falsas em todas as cadeias de fastfood e mandar tudo para a casa do Putin. Ia ser lindo, tirando a parte do desperdício de comida.

    1. Avatar de Akiruim
      Akiruim

      lindo :D:D:D:D:D

  3. Avatar de R.
    R.

    e um dia desses fazem o mesmo numa grande cidade occidental … aí o “povinho” já não se vai rir tanto 🙁

  4. Avatar de Mim
    Mim

    Ui, com esta ação salvaram o mundo…
    Entupir uma rua é uma ação mesmo significativa não há duvida, certamente vai fazer a Rússia ponderar e talvez render-se…

    1. Avatar de JP
      JP

      Tudo ajuda à causa.
      o teu modo de pensar é que não ajuda nada.

  5. Avatar de Mysta
    Mysta

    Isto sinceramente parece me uma partida de um adolescente. Não vejo em que medida isto tem alguma coisa a ver com a guerra. Apenas se passou na Rússia mas em nada está a ajudar a Ucrânia ou a ter alguma relação direta com a guerra. Para quem se apregoa como o maior grupo de hackers, isto tem tanto de imaturo como de ridículo.
    “Vamos lá meter os táxis às voltas que isto vai ajudar bué a Ucrânia”…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não ajuda diretamente mas ajuda a condicionar determinado funcionamento na Rússia, como outras empresas ao sairem da Rússia, prejudicaram-na e essa é uma forma de ajudar indirectamente a Ucrânia

      1. Avatar de Vitor C.
        Vitor C.

        Não me parece. Afinal o Putin não vai sentir qualquer consequência. Aqui em Lisboa por vezes estou mais tempo no transito. Isto parece mais uma ação para os Anonymous mostrarem que conseguem fazer algo. Sempre é melhor alguma coisa que nada, com certeza… mas esta não vai contribuir para nada, infelizmente. Agora já chega é de prejudicarem o povo Russo, acho que o ocidente teria mais em ajudar o povo Russo (e não o governos ou empresas de membros ligados os governo)… Sim porque quer deixar alguém passar fome só vai fazer com que essa pessoa goste menos de nós, o ocidente tem de começar a pensar que o resto da população mundial são pessoas (sentimentos, positivos e negativos) e não humanos. Seria muito melhor por exemplo os Anonymous juntarem uma grande lista de e-mail e outros contatos Russos (povo) e começar a disparar informação explicada (não só títulos de noticias), isto é conteúdo a explicar porque apoiar o seu líder está errado. Já chega de guerra de mortes e fome, está mais na altura de fazer chegar educação a todos os cantos do mundo, porque infelizmente o ocidente gosta-se de gabar do seu avanço mas esquece que está sempre a criar/apoiar guerras nas outras partes do mundo e só quando está a haver guerra é que esses povos nos são vendidos em noticias como pessoas “enganadas”, depois acaba a guerra e vamos embora e está tudo bem (mas o problema daqueles povo continua lá). Acho que as pessoas deviam pensar um pouco mais sobre o apoio a guerra e atenção que a apoiar não é só dizer “eu apoio”, é muito mais. Atenção que já vi a União Europeia, que “investiu” na minha educação a querer proibir-me de ver, analisar, pensar e decidir … ou até saber mais (estou a falar a proibição de transmissão dos canais estatais russos RT e Sputnik) e depois ficamos em choque quando a Russia fechou o Nord Stream, porque afinal o ocidente na sua hipocrisia está a pagar o gás da Russia – o qual afirmam ser um moto financeiro da guerra.

        A guerra não merece qualquer tipo de apoio ou partido, só se tem de estar contra. Tivemos 2000 anos a mão das religiões, e nos últimos 100 anos a ciência consegui explicar muita coisa e resolver outros tantos problemas. Por isso está na hora de sair desse pensamento “atrasado” de que a guerra de combate com guerra… É preciso é pensar muito e deixar os interesses pessoais de alguns lideres (nossos também).

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Meu caro,
          “Prejudicar” o povo russo até o levar a revoltar-se contra um líder autocrático absoluto como o Putin seria o ideal!
          Tudo isto pode ajudar.
          Agora, achar que o povo russo deve estar sossegadinho enquanto o seu líder mata toda a gente que quer e ninguém quer saber é que não!
          Há que os incomodar e muito para se revoltarem de vez, como já o fizeram em outros tempos.
          Por cá e noutros países também foram feitas revoluções para resolver as situações abusivas de poder.

  6. Avatar de poupa-me
    poupa-me

    Enquanto isso pessoas vão morrer de frio por não terem dinheiro para pagar a eletricidade. Mas claramente quem está a ganhar isto somos “nós”.

    Vais ver Putin … connosco não brincas. ‍♂️

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Ui… Vem aí o Diabo! “morrer de frio”… Isto é para rir?!

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Brutal eheheheheh deviam era fazer com camioes… mas pronto com taxis já chega!