Alerta Zero: Tem carro a gasóleo? Sabia que usa óleo de palma?

46 Comentários

Para quem não sabe, o óleo de palma é uma matéria-prima insustentável. No entanto, algumas gasolineiras usam óleo de palma para produção de biodiesel.

Se o seu carro é a gasóleo, a Associação Zero faz um apelo! Mostre o descontentamento de ter de abastecer o seu carro com gasóleo com óleo de palma. Além da utilização desta matéria prima, paga mais por menos qualidade!

Alerta: Tem carro a gasóleo? Sabia que usa óleo de palma?


Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? 7 em cada 10 europeus são contra a queima de óleo de palma nos seus carros, mas a maioria não sabe que este biodiesel é o mais popular na União Europeia – saiba mais aqui. Este é  um óleo vegetal mais barato, mas é um importante impulsionador da destruição das florestas tropicais e da vida selvagem associadas.

Pelo segundo ano consecutivo, o consumo de óleo de palma para a produção de biocombustíveis, mantém níveis record. Segundo os dados disponibilizados pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P. (LNEG), para o primeiro semestre de 2019, em Portugal utilizaram-se mais de 20 milhões de litros. A manter-se o nível de consumo, este ultrapassará os 38 milhões de litros registados em 2018, 5 vezes superior ao total registado para o ano de 2017, que foi de 7,6 milhões de litros.

Portugal importa 87 por cento do óleo de palma de mercados como a Indonésia e a Malásia.

Alerta: Tem carro a gasóleo? Sabia que usa óleo de palma?

Há duas razões fundamentais para a incorporação de óleo de palma na produção de biocombustíveis: é o óleo vegetal mais barato e o processo de fabricação de biodisel HVO (Hidrogenated Vegetable Oil) tem custos mais reduzidos recorrendo ao uso de óleo de palma do que ao óleo de colza ou soja.

Utilização insustentável de óleo de palma nos biocombustíveis em Portugal

Para a ZERO, é fundamental que o Governo e os diferentes partidos se comprometam com o definido nos seus programas eleitorais relativamente à utilização de biocombustíveis sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Exige-se que a indústria petrolífera, e em especial a GALP como produtora de biodiesel com recurso ao óleo de palma, assuma um papel pioneiro e ambientalmente responsável junto dos consumidores, substituindo o óleo de palma por outra matéria-prima ambientalmente mais sustentável.

O gasóleo habitualmente vendido nos postos de abastecimento apresenta incorporado sete por cento de biocombustíveis (B7). Há porém, postos, inclusive da GALP, onde o gasóleo presente não tem incorporado óleo de palma.

Leia também…

Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? Não sabia, mas paga mais por menos qualidade

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LFC
    LFC

    Como saber se o meu posto de combustível de preferência usa óleo de palma?

    1. Avatar de Claudio Oliveira
      Claudio Oliveira

      Também gostava de saber

    2. Avatar de Susana Barbosa Dias
      Susana Barbosa Dias

      Veja as bolachas que compra no Hipermercado, é só ler o rótulo.

      1. Avatar de barta
        barta

        A sério, comentário mais ridículo que se pode ler. Explique lá onde lê o rotulo do combustível que está a colocar. Ou é só dar palpites e fazer de conta que sabe o que diz…

  2. Avatar de MalicX
    MalicX

    E que tal acabar com essa merd### do biocombustível? Só cria problemas ambientais , é mais caro e ainda é de qualidade inferior.

  3. Avatar de Casimiro
    Casimiro

    O pior é quando metem água misturada com o gasóleo

    1. Avatar de Vx
      Vx

      É para lavar o catalizador

    2. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      Está a dizer uma barbaridade porque a água e o combustível não se misturam. Não quer dizer que, com o passar dos anos, um tanque por exemplo de 98 que é poucas vezes atestado não crie humidade, mas essa humidade fica no fundo pois a água é mais pesada que o combustível, seja gasóleo ou gasolina.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Tudo a bem do ambient€€€€€€€ (deve ser um grande negócio para alguém a incorporação desta porcaria).

    Já agora que falamos em ambiente, o que é que diria o nosso Ministro, que aconselha as pessoas de Coimbra a abandonarem as terras baixas, o que teria a dizer da Holanda, que tem 27% do território e 60% da população a viver abaixo do nível do mar!!!!!!

    https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1552-holanda-o-pequeno-pais-que-alimenta-o-mundo

    E mais extraordinário, não é que este país minúsculo é o 2º maior exportador agrícola do mundo!!!!!!!
    Mas nós é que somos os experts……

    1. Avatar de CBRR
      CBRR

      a lei obriga as refinarias em portugal a meter 5% de oleo de origem vegetal
      o oleo vegetal é ecologico não quer dizer que oleo não venha de origem menos ecologica o lucro a todo o custo não interessa a petroliferas nem aos governos …

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Nós não temos nem a produtividade per capita, nem a densidade populacional da Holanda.
        Mas as partes interessadas podem promover um estudo com os técnicos que conhecem a experiência holandesa. Podem se oferecer bolsas de estudo com esse propósito.
        https://en.m.wikipedia.org/w/index.php?title=Flood_control_in_the_Netherlands&action=edit&section=3

  5. Avatar de Susana Barbosa Dias
    Susana Barbosa Dias

    Já viram os produtos processados dos hipermercados, 99% contém óleo de Palma!

  6. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Não percebi, o que é que o biodiesel tem haver com os carros a gasóleo?

    1. Avatar de Ze Miguel
      Ze Miguel

      Ca grande confusão o.0

    2. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
      AqueleQueEstáFartodeDemagogia

      A maior parte do gasóleo que metemos nas bombas tem uma % de biodiesel feito a partir de óleo de palma.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Sim mas não é biodiesel

    3. Avatar de CBRR
      CBRR

      o gasoleo tem 5% de oleo vegetal desde que o socrates criou a lei a obrigar a refinaria a o fazer …

      1. Avatar de Zirco
        Zirco

        Lá está… foi o Sócrates, como não podia deixar de ser, arruinou o País, e deixou Leis para arruinar o ambiente.
        Mas espera lá, o povo não votou nele ? AGUENTEM !

        1. Avatar de CBRR
          CBRR

          voce em parte está errado a ideia era ecologica o oleo por exemplo do milho ou do girassol estas plantas transformam o dioxido de carbono em oxigenio e produzem o oleo então o oleo usado destas plantas não provoca danos no ambiente é uma forma de combustivel neutro ,mas se vão desbastar floresta para plantar palmeiras para extrair o oleo isso é negativo

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    O problema do oleo de palma é que é usado não só no biodiesel mas tb em muitos dos alimentos á venda nos supermercados e produtos de beleza, criando uma pressão enorme em países pobres em especial na america latina, com cortes de floresta brutais, comunidades pobres que ficam sem as terras por uma tuta-e-meia e ficam sem alternativas de cultivo criando miseria e levando carradas de pessoas a deslocalizar como se ve na guatemala, equador, bolivia etc …
    https://www.nationalgeographic.com/magazine/2018/12/palm-oil-products-borneo-africa-environment-impact/

  8. Avatar de Júlio Gomes
    Júlio Gomes

    O problema não é o uso do óleo de palma no gasóleo, o problema é no uso de todo e qualquer óleo que seja usado na alimentação, por causa destas misturas, fazem com que a alimentação fique mais cara! Sou a favor do combate às alterações climáticas, mas por favor, usem produtos que não sejam necessários para a alimentação humana, usem óleos feitos a partir de desperdício e outros produtos que são atirados ao lixo! Agora o problema é o óleo de palma, imaginem que viravam para o de girassol, o de soja ou outro qualquer, o problema mantém-se e só muda o local de produção.

    1. Avatar de CBRR
      CBRR

      o oleo usado é o mais barato tudo tem haver com o preço
      não interessa se é de girassol ou de amendoa ou do milho o preço é que decide que oleo é que se gasta neste momento vem desses paises onde val-tudo…

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    Post patrocinado!?

    E então porquê não investem antes no BioDiesel? Ou em especial o Gasóleo e Gasolina sintéticos?

    Falar é fácil… O Estado ou em concreto a associação zero devia de ler os rótulos também dos Carros Elétricos, providos de uma Central Nuclear.

  10. Avatar de Sovina
    Sovina

    Bla bla bla, agora tudo que se usa é insustentavél. Insustentavél é ler ou ouvir estas tretas insustentaveis

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mais um contra os carros a gasóleo

  12. Avatar de Caganotas
    Caganotas

    Eu leio sempre os ingredientes antes de abastecer.

  13. Avatar de Helder
    Helder

    Deve se tentar ler as etiquetas nas nossas compras diárias de alimentos também. Muitos contêm óleo de palma para embaratecer o produto… Ou ganharem mais. Vejam os sabões, bolachas, batatas fritas e outros semelhantes.. Se todos reduzirmos estes produtos talvez as marcas mudem….

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    Back to the caverns! Now! Or else…

  15. Avatar de Jose
    Jose

    Porquê estes artigos todos Pplware na vossa página sempre a baterem na mesma tecla todas as semanas de algo negativo nos carros a Gasóleo enquanto que já haja alternativas em combustíveis renováveis como o Gasóleo e Gasolina Sintéticos da BOSCH…

    Porquê não falarem antes dos Transportes Marítimos e Aéreos?? Isto se formos para falar de questões e impactos ambientais… Entao já foi dito em posts anteriores feito alguns cálculos que uma viagem de um Avião de viagens emite tanto Co2 numa só viagem que é quase o custo de vida de um carro a Gasóleo! Agora penso que não é necessário termos que instalar aplicações para ver todos os dias o exagero de tráfego aéreo que existe e da poluição que dá! É um absurdo.

    Mas claro é mais fácil para todos começarem pelos carros para termos que pagar taxas de tudo e mais alguma coisa.. Agora que taxas são impostas a esses e companhias Marítimos e Aéreos!? Pelos vistos não é algo que seja suficiente para abrandar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      José, isto é um alerta da Associação Zero.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Entendo Sr. Pedro Pinto, nesse ponto de vista também devo concordar, e se é algo que ainda se paga maia por algo mais barato, isso também é enganar nós consumidores!

        Nunca devei a devida atenção em relação a esse óleo de palma, mas vou ter em especial consideração sobre isso.

    2. Avatar de Manuel Conceicao
      Manuel Conceicao

      Os automóveis são uma pequena percentagem na emissão de co2, mas a sociedade decidiu ir por aí. Um tiro no pé, mas o resto é intocável…

      1. Avatar de Darksantacruz
        Darksantacruz

        Grande verdade. Verdade essa que não vejo nenhum jornal/revista e/ou sites especializados (lamento mas pplware incluído) a informar seriamente sobre o assunto. Os automóveis de combustão interna são neste momento o bode expiatório quando os verdadeiros poluentes continuam intocáveis. Faz-me lembrar “varrer o lixo para debaixo do sofá” .

        1. Avatar de Fiu
          Fiu

          É por isso que dar credibilidade a jornaleiros ou pseudo-jornaleiros é coisa do passado.

      2. Avatar de CBRR
        CBRR

        a maioria das pessoas que criticam são as que menos fazem por o ambiente , se não querem aquecimento global , tambem não deviam utilizar aquecimento das casas …

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Concordo com todos os comentários acima e de facto é verdade… E é pena quem ainda vai nessas cantigas, para mim é como esse esquema dos Carros Elétricos que ainda tem que dar também um enorme salto, dizem ser tudo limpo e tal, mas as Produções e Carregamentos vêm sempre de uma Central Nuclear! É como eu digo… Só cai quem quer!

          Se ja existem alternativas renováveis para o Combustível que apostem é nisso! Mas disso também não vejo nenhum Jornal a falar!

          @CBRR: Amigo, isso nem é preciso duvidar isso já é uma afirmação real! Esses são aqueles que também vão às festas da noite e atiram copos de Plástico por todo o chão e lixo!

          Obviamente que na atualidade desperte atenção a todos nós as Alterações Climáticas, é verdade… Mas também temos que analisar de tudo o resto porque isto também serve para esquemas para sacar dinheiro ao Zé Povinho!

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    É fácil saber se tem componente de biodiesel e por consequência oleo de Palma, na” pistola” de enchimento de diesel tem a identificação do combustível, uma letra e um número que por norma é B7, o que quer dizer que este diesel inclui uma percentagem de pelo menos 7% de biodiesel.

  17. Avatar de Hugo Cid
    Hugo Cid

    O interessante é que o alegado óleo de palma entra pelas obrigação de incluir biodiesel por motivos ambientais…
    Mais um paradoxo.

    1. Avatar de CBRR
      CBRR

      não é oleo de palma que é obrigatorio , mas sim oleo de origem vegetal …
      está a ser usado o oleo de palma por ser o mais barato é só o preço o importante porque até se podia meter azeite mas este é muito caro

      1. Avatar de AJ
        AJ

        O azeite lampante, entregue em autotanque em Sines, ainda é mais caro do que o gasóleo? Um litro de Azeite virgem extra, engarrafado pela Sovena, já custa menos de 4Eur ao consumidor final…
        Se o imposto sobre produtos petrolíferos fosse convertido num imposto sobre a “sustentabilidade das matérias-primas”, facilitaria a incorporação de óleos produzidos localmente.

  18. Avatar de Rui Neves
    Rui Neves

    Mas depois vêm os defensores do ambiente dizer pra não comermos carne, a soja e a palma é que fazem bem ao planeta!

  19. Avatar de André Correia
    André Correia

    O setor automóvel tem sido o bode expiatório para todos os males do planeta não é por um carro ser elétrico que não liberta x g/km de CO2 visto que ainda temos centrais a carvão e gás natural para a produção de eletricidade…tudo bem vou ser ecologista quando for de férias vou no meu carro elétrico comer toffu a bordo do Cruzeiro pelas Maldivas a disfrutar das minhas ricas férias ecológicas…
    As maiores fontes de poluição não vem dos carros sejam a diesel ou a gasolina é muito maior que isso indústria aviões transporte marítimo etc e continuamos a bater nos carros como se fossem a causa de todos os males quando não são

  20. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    É triste ver vários comentários, alguns deles raivosos, demonstrando grande desconhecimento em relação à questão dos biocombustíveis.
    Em princípio os biocombustíveis são a única alternativa sustentável com viabilidade econômica imediata aos combustíveis fósseis no que diz respeito à substituição do gasóleo em máquinas pesadas. Existem propostas e protótipo de de camiões e autocarros elétricos , mas nenhuma implementação massiva a curto ou médio prazo é prevista. Em relação a tratores, escavadeiras e navios nada é apresentado.
    E os biocombustíveis podem, ou poderiam, representar uma excelente solução se fossem integrados com a recuperação de áreas degradadas e a agricultura familiar, principalmente em países do terceiro mundo.
    Em vez disso temos a utilização de áreas próprias para produção de alimentos ou até oriundas de desmatamento, feita em larga escala por grandes empresas com práticas predatórias e sem nenhuma preocupação social ou ambiental.
    O motivo disso é a irracionalidade do sistema econômico mundial, o capitalismo. As atividades lucrativas são apropriadas por empresas que visam unicamente o lucro e tem poder econômico e político para impor seus interesses imediatos acima dos interesses sociais e do meio ambiente.
    A culpa não é da palma, uma planta que pode ser usada para recuperar e dar uso a áreas desertificadas e fortemente degradadas, nem do biodiesel, um combustível de melhor qualidade que o próprio óleo diesel (ou gasóleo) de origem fóssil. Aliás, fazendo um pequeno parênteses vale lembrar que o motor a ciclo diesel foi inventado para funcionar com óleo vegetal e funciona de fato muito bem com esse combustível, passou-se a usar um derivado de petróleo que recebeu o nome do próprio inventor desse motor, apenas por uma questão de custo de produção e do lucro imediato que se obteve à época.
    A culpa é do sistema que é movido apenas pelo dinheiro e a ganância irrefreável de uma minoria que vive completamente dissociada das necessidades da ampla maioria da população mundial.
    Os biocombustíveis não são ruins, ruim é o sistema onde eles são produzidos e utilizados com distorções e contradições gritantes mas que acabam, por força de uma sociedade de classes injusta e irracional, se impondo sobre a sociedade e ao próprio bom senso.

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    80% do gasóleo português não usa óleo de palma. Essa associação 0 está constantemente a dizer mentiras e esta é mais uma. Basicamente só a refinaria de Sines usa óleo de palma a prio é uma que garante que não usa óleo de palma e os seus combustíveis são feitos nas suas refinarias.

    1. Avatar de CBRR
      CBRR

      só a galp é que faz a refinação dos combustiveis em portugal, a prio compra á galp ,todos compram á refinarias da galp , a prio só diz o que possa achar correcto dizer para ter + clientes umas mentiras até ajuda no negocio