Alerta: “Volatilidade extrema” nos preços dos combustíveis na UE

77 Comentários

O mundo está perante uma crise nos combustíveis. Os preços têm escalado e já se percebeu que o mercado está muito volátil. O EuroStat refere que nos últimos meses essa volatilidade é mais que evidente, com o registo de uma queda de 20% em maio de 2020 (devido à pandemia) e 23% em setembro de 2021.

Como está a variação de preços em Portugal?


De acordo com o Eurostat, os preços dos combustíveis e lubrificantes para transporte pessoal na UE têm sido extremamente voláteis, com taxas de inflação anuais que variam entre -20% e +20%.

Alerta: “Volatilidade extrema” nos preços dos combustíveis na UE

 

Portugal está na 19.ª posição com taxa de variação de 19,5% no preço dos combustíveis e lubrificantes

No que diz respeito aos países, em setembro de 2021, o Luxemburgo foi o que registou maior taxa de variação anual entre os países da UE com +30,7%. Com +29,3% aparece a Roménia e na terceira posição, com +28,7%, aparece a Eslovénia. Portugal aparece na 19.ª posição. A taxa de variação é de 19,5% no preço dos combustíveis e lubrificantes.

Alerta: “Volatilidade extrema” nos preços dos combustíveis na UE

De referir, no entanto, que a taxa de variação em Portugal está abaixo de países como a Alemanha e Espanha. As taxas de inflação anuais mais baixas na UE foram registadas na Irlanda, com +15%. Segue-se a Itália com +17,5% e a Finlândia com +17,8%.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Enquanto isso aqui no Brasil os combustíveis já subiram 70% só neste ano

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Ainda assim são mais baratos que na Europa, certo?

      1. Avatar de disparates
        disparates

        Normal…os vencimentos tb! Interessante, era saber como seria, usando a paridade do poder de compra. Senao entao, tb podemos dizer que na Venezuela é quase de borla.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não tem nada a ver com vencimentos, senão o nosso também seria mais barato, tem a ver com o facto de terem exploração e produção nacional, igual com US, venezuela, etc.
          Se fosse por aí, o ordenado minimo lá são cerca de 180€, quanto teria de custar o combustivel?

          1. Avatar de disparates
            disparates

            Sapiencias de pacotilha da nisto! Ninguem falou o PQ do custo do combustivel, APENAS …o racio custo / poder de compra ou seja “paridade poder de compra (PPC)”: E em sequencia do dito em epígrafe ..”Ainda assim são mais baratos que na Europa, certo?”. Pq o facto de ser nominalmente mais barato…nao quer dizer que tb o seja em termos reais, no peso do orçamento das pessoas e do custo de vida em cada pais! Já agora, pode consultar aqui https://pt.globalpetrolprices.com/Venezuela/gasoline_prices/preços medios p paises..a 25 OUtubro, ranking de preços por pais.

  2. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    já tivemos petroleo nos 150 dolares o barril e não houve alarido todo, alem qde que os preços dos combustíveis eram mais baixos, neste momento está em 85 dolares o barril

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Certo. Antes a desculpa era o preço do barril.
      Agora são “motivos”…

      1. Avatar de PML
        PML

        O preço do petróleo tem um indice próprio que incorpora não só o barril, mas também o custo de transformação (que é quase outro tanto em termos percentuais). O processo de refinação consome imensa energia que, também ela está cara. Tudo somado com o transporte, inflação, aumento dar margens, etc. dá nisto. Felizmente temos um governo e oposições estáveis que olham por nós…

        1. Avatar de lapizazul
          lapizazul

          O custo de transformação é exactamente o mesmo nos ultimos 50 anos. O que mudou foi a forma dos Governos em explorar o contribuinte com taxas e impostos sobre os combustiveis.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Nao, nao é… Assim como o imposto por litro também nao mudou há algum tempo, o problema principal é que é percentual e se os restantes aumentam por consequencia, o imposto também aumenta fazendo com que o país fique com os combustiveis mais caros da Europa, ou lá próximo.

      2. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        “motivos”
        Virar a página da austeridade!

        1. Avatar de Chacal
          Chacal

          Como é possível haver ainda gente a pensar como tu … Qualquer aumento “O Costa isto e aquilo …” Aprendam a pensar e vejam que no resto da Europa os combustíveis estão a aumentar … Por uma única e simples razão: Fazer as pessoas comprar elétricos.

          Investimentos insanos que nunca iremos saber e agora todos ganham: as petrolíferas e as marcas q venderem elétricos … Não acordem para a realidade não …

  3. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
    Mais1ComentarioCensurado

    Manifestação dia 13 de Novembro.
    Porto: Av. dos Aliados 15h
    Lisboa: Av. da Liberdade 15h

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Como se valem-se de alguma coisa, continua-se a votar nos mesmos partidos, e são os amigos dos amigos que governam isto.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Sim e realmente há muita escolha certo? São todos iguais à exepção do chega que é bem pior.
        Isto só muda quando alguém combater o sistema e deixar de ir pelos esquemas dos partidos.

        1. Avatar de Mais do que parece e menos do que é
          Mais do que parece e menos do que é

          O problema é que esta treta dos combustíveis já esta pra lá dos partidos, isto é tudo especulação por grupos de interesses que de democráticos tem muito pouco, de interesses em desestabilização da união Europeia. Para esses interesses é um perfeito sonho humido ver a E.U. a arder! Certos tovarishch´s por ai saberão do que estou a “falar”

        2. Avatar de Indeciso
          Indeciso

          talvez seja pior… talvez seja melhor.
          neste momento, ainda não esteve no poder para sabermos. Uma coisa é certo, só vejo é pessoal a viver do RSI e baixas e fundo de desemprego… e soube de lugares onde precisam de pessoal a receber 800€, não é pesado e não é horário a explorar. Simplesmente muita gente aparece e vai logo de baixa.

          Algo está muito mal na verdade e os que estão no poder são melhores que o chega? ou piores? Eles controlam as noticias!
          Por enquanto dou o beneficio da dúvida.
          Ah, mas a culpa também é do povo… colocam futebol com momentos politicos importantes e claro, o povo discute a bola.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Realmente, os precos dos combustiveis estao em alta, vamos culpar a malta que recebe RSI (pouco mais de 100Euros/Mes) e os que recebem fundo de desemprego (que trabalharam para ter direito a ele).

            Por isso é que o país está na porcaria que está, continuam a apontar as armas aos alvos errados ao invés de verem quem rouba milhoes, veem quem rouba tostoes e acham que se nao fossem esses tostoes, estariam todos ricos.

      2. Avatar de gfasdsdf
        gfasdsdf

        Qual é o partido que faz milagres?

        1. Avatar de Vaitudo Pelosares
          Vaitudo Pelosares

          Criar uma nova ETA!

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Nada como criar um grupo terrorista para dar alguma estabilidade economica ao país…

            Uma coisa é certa, se forem eficientes já poderiamos dizer “Portugal é que está a bombar”.

          2. Avatar de FreakOnALeash
            FreakOnALeash

            Já tivemos nos FP25…não resultou em nada além de uma banho de sangue cujos responsáveis foram inocentados por Mário Soares e depois foram militar no BE…mas ai do Chega que vem aí!

      3. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
        Mais1ComentarioCensurado

        A unica coisa que não vale nada é o teu comentário!
        A tua atitude é igual à das pessoas não votam e por isso temos a abstenção k temos (60%), pessoas como tu com esse pensamento, não participam em iniciativas, mas depois sabem-se queixar.

        Deixa-te andar não faças nada, deixa que os outro façam.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Mas vão a pé ou de carro?

      1. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
        Mais1ComentarioCensurado

        A pé! Cartazes, apitos, barulho!
        Não podemos ficar calados, o povo é manso, diz-se por ai….

    3. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Recuso-me a participar em manifestações desse cariz onde participam:
      Comunas e xuxialistas;
      Merd@boleiros.
      Compareçam nas mesas de voto, votem diferente e deixem-se de tretas!

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        O teu partido fascista vai oferecer gasolina à malta? É essa a nova promessa delirante para enganar otários? A culpa disto é mesmo dos comunistas… isso e comerem criancinhas ao pequeno almoço. Se há culpados por esta situação, se calhar são os que financiam o teu partido nos bastidores.

    4. Avatar de Chacal
      Chacal

      Dia 13 estou a trabalhar. Podem mudar a manifestação para um sábado ou domingo? Agradecia, assim não perdia o dia de trabalho.

  4. Avatar de MGM
    MGM

    Alguém tem de pagar pelo Alzheimer do Salgado e pelas fugas do Rendeiro.

  5. Avatar de Reis
    Reis

    Aqui na Polonia a gasolina 95 esta a 1.20euros o litro. Em portugal continua o regabofe

    1. Avatar de PML
      PML

      Ah, a Polónia, esse bastião da democracia e do livre pensamento …

      1. Avatar de Reis
        Reis

        E democrático e muito melhor que Portugal. Não ha ca tolerancias com ladroes nem minorias etnicas a bater na polícia

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Shhh….deixa-o estar.
          Há quem avalie as condições de vida/desenvolvimento social de um país como boas desde que haja liberdade para poder pedir ao SNS para mutilar o seu filhx para que esteja de acordo com o género que o paix acha mais correto.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Tu também porque não vais para lá? Agora tem um governo de extrema direita e tudo, tal como tu gostas. E fazias um favor a Portugal no que toca à exportação de imbecis. Win-win

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Parece perfeita a Polónia, fica por aí e não voltes

    2. Avatar de AJ
      AJ

      e na Venezuela está a 0,03 € lt, mas prefiro pagar 1,80 € do que viver la ou na polónia.

      1. Avatar de Mais do que parece e menos do que é
        Mais do que parece e menos do que é

        contra factos não há argumentos …

      2. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        E há para abastecer?
        É que as refinarias nem sempre trabalham…sabes como é imperialismo americano e coisas!

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Porque estão chateados com o preço dos combustíveis? Não queriam salvar o ambiente? Passar fome e não ter dinheiro não importa, o que importa é que o ambiente está salvaguardado.
    Pensem positivo, uma comum família portuguesa se começar agora a poupar daqui a 20 anos já vai ter dinheiro para comprar um carro a pilhas e sermos todos verdes hehe

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      esse é que é o problema o tipico tuga b###o que continua a comprar a gasolina em vez de olhar para as alternativas eu gastava 120€ por mes em gasolina fui esperto e investi num eletrico que gasto 20€ por mes e estou a cagar me para o ambiente, nestes 5 anos já reavi o investimento, e já comprei outro a GPL muito recentemente que o preço é igual mas o GPL é muito mais barato, mas continuem a comprar a gasolina e a gasoleo que isto assim esta uma maravilha

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Deves pensar que o tipico tuga tem poder de compra com os ordenados fantasticos que tem

        1. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Eu tenho um “charuto” de 2010 convertido a GPL!!!!

          1. Avatar de Mais do que parece e menos do que é
            Mais do que parece e menos do que é

            fds eu dava ambos os dentes do siso pra minha carrinha ser a gasolina … passava a gpl tão depressa que nem tocava no chão !

          2. Avatar de Infinity
            Infinity

            Estava a referir-me aos electricos. ou também convertes os electricos em GPL?

          3. Avatar de Chacal
            Chacal

            GPL? Para não andar nada e parecer que tem um cilindro a menos, antes ter um elétrico.

      2. Avatar de Ini
        Ini

        Post de um diretor de uma revista conceituada no mundo automóvel…

        “Ontem fui ao Porto de Porsche Taycan. No regresso decidi testar o novo ponto de carregamento super-rápido da Ionity/Brisa, em Leiria. Em 40 minutos “meti” 49,43kWh ou seja, aquilo que tinha gasto para fazer 190 km à incrível média de 104 km/h. Fiquei fascinado; foi o tempo de um jantar rápido e… seguir viagem.
        A mobilidade 100% elétrica começava a fazer sentido para mim. Estava quase, quase -mesmo quase- a render-me. Até que, já em casa recebi a fatura: 57,24€!!!!!
        Assim: 18,13€ de energia e…31,13€ de utilização do posto (mais umas taxinhas).
        Eis o milagre que nos querem impingir. Ou acampamos ao lado de um ponto de carregamento baratinho que precisa de várias horas para satisfazer as necessidades de viagem, ou aderimos àquilo que apresentam como o milagre tecnológico e… pagamos mais caro do que se abastecermos de gasolina. Garanto que àquela velocidade, num 911, teria gasto menos de 20 litros para os 190km. Ou seja, 40€. Paguei 57€ pela solução que os nossos governantes (e os de quase todo o Mundo) apresentam como “um fabuloso futuro”.
        Recordo: 18€ de “combustível/energia” e 31€ respeitantes ao ponto de carregamento.
        Uma pergunta para “um milhão de dólares”: o governo vai limitar a margem de lucro dos fornecedores de energia?
        Tretas!”

        1. Avatar de Chacal
          Chacal

          Bem ele que não venha com tretas, nunca iria conduzir um 911a 140km/h durante tanto tempo.

      3. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        “e estou a cagar me para o ambiente” tipo, vais cagar ao mato e limpas o rabo a folhas de urtigas? É isso ? hahah ha ah aha a

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Não parti para a ofensa, por isso modera as palavras! Tens dinheiro para um carro a pilhas? Ótimo para ti, mas nem todos têm possibilidades para isso e a maioria da população em Portugal mora em prédios que por vezes nem garagens têm, vamos todos mandar uma tripla do 6º andar cá para baixo? Ou então ir as 11 da noite fazer não sei quantos km para ir carregar as pilhas num qualquer carregador de rua nê?

    3. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      “Verdes”… Vamos fazer baterias, para economizarmos no combustível…Baterias? Vamos explorar Litio. Lítio? Vamos fazer manifestações pois explorar lítio é fixe, mas deixa de ser se for explorado no quintal do vizinho.

    4. Avatar de Chacal
      Chacal

      Parabéns! Comentário mais espetacular e irónico.

      Obrigado pela gargalhada e pelas verdades tristes.

  7. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O tuga é burro e ponto final, o tuga é tipico gajo que vê o preço da gasolina mas tambem nao acredita em alternativas como o eletrico e o GPL o tuga acha que isto se resolve com manisfestações e dias sem meter gasolina ou votar no PAN em vez do PS arranjem as vossas soluções cá em casa já não entra mais gasolina ou gasoleo tenho um eletrico que gastava 120£ em gasolina agr gasto 20 em eletrecidade e tenho outro a GPL, o eletrico é um investimento caro agr o GPL ? já anda aí há anos e anos mas o tuga olha para o lado e compra a gasolina

    1. Avatar de tenho dito
      tenho dito

      ora dis la a verdade entao que es chico esperto:
      – teu GPL nao gasta gasolina? quanto pagaste pela conversao?
      eu vejo a malta a desenrrascar-se com carros cada vez mais velhos isso sim nao e com carros convertidos nem electricos caros e para mim isso chama-se desenrrascar.
      Pela minha experiencia isso do GPL e uma mafia pior que a gasolina. em inicios de 2000 tinha um carro que queria converter e.. . . desisti da ideia depois de consultar ai uns 3 instaladores, que de “honestos” pareciam ter pouco . . . e sim eram os mais conceituados ca da zona alem do preço pedido na altura rondar os 2000€. actualmente tenho um colega meu que por metade deste valor comprou imagina nao 1 mas 2 audis a6 2.5tdi um para rolar outro para peças.

      Agora burros somos todos porque permitimos que brinquem comnosco.
      o meu concelho ide votar que somos o maior partido da oposição (abstenção >50%)

      1. Avatar de gfasdsdf
        gfasdsdf

        Por 1000 euros comprou dois A6?

        1. Avatar de Mais do que parece e menos do que é
          Mais do que parece e menos do que é

          Se houver alguém que acredite no que ele disse eu tenho ali uma ponte que vendo barato …

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            Só se for a vasco da gama, porque a 25 de abril já a coloquei no olx à venda. 0,10€ / kilo. Mas tens de comprar o ferro todo.

          2. Avatar de FreakOnALeash
            FreakOnALeash

            ambos vinham as peças, o amigo é mecânico, remontou um deles…foi num mechanic simulator!?

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Se estiver a falar de Portugal tenho sérias duvidas que compre sequer um, se fosse onde vivo, comprava dois sem grande espiga, especialmente se um deles for para pecas.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        pois cá está “sso do GPL e uma mafia pior que a gasolina” o tuga burro queixa-se da gasolina mas as opções também nunca valem nada ahah que comédia
        portanto o teu colega comprou 2 audi por 1000€ para alem de isso ser um absurdo comprou 2.5TDI ora nem me vou por aqui com consumos mas hoje em dia uma conversao custa 1400€ tudo incluido (depende do carro claro) e o GPL custa metade do gasoleo ora com esses audis de 500€ se fossse para o GPL gastava mais 400€ nem vale a pena estar a fazer contas de quanto tempo demorava a compensar.
        E para fim ainda deixa a perola da abstenção portanto tu ainda és dos que não vota e ainda se queixa ahah muito bom

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      “O tuga é burro” porque não tem um carro elétrico? Tens noção que estas a chamar burro praticamente ao pais inteiro certo? Todos os teus familiares e amigo têm carros a pilhas? É que se não tiverem estas a chamar burros também a eles.. achas bonito chamar a tua família e amigos de burros?

    3. Avatar de Morte Aos Políticos
      Morte Aos Políticos

      @Gonçalo tenho mas tenho quase 100% prai uns 99% de certeza de que não tens carro a pilhas, um a GPL talvez mesmo assim duvido, olha tenho amigos que tem carros a pilhas e hoje passam fome, dizem que e a pior coisa que fizeram ( não em comprar o carro atenção ) mas porque estão endividados só porque tem um carro a pilhas, eles mesmo dizem que quando tinham carro a gasóleo ou a gasolina não passavam o que passam hoje, cada casso e um casso, não ofendas quem não pode isso e mau.
      ( Já viste que quem não quer um carro a pilhas se calhar não e burro, só não quer ficar endividado )

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        pois epa não o posso ir buscar agr ahah mas tenho um nissan leaf um dos eletricos mais baratos não tenho vida para bmw ou teslas e quando o comprei pus na balança um carro a gasoleo ou eletrico arrisquei no eletrico porque posso carregra no trabalho e em casa e agr já me compensou.
        Gostava mesmo de conhecer esses amigos que compraram um eletrico e agr passam fome ahah essa é boa e se estão é porque claramente não sabem fazer contas eu gastava 120€ em gasolina agr gasto 20€ em eletricidade as contas sao muito simples, estamos a falar de uma poupança de 1200€ por mes o carro foi +/- 6000 mais caro que o a gasoleo portanto demorou 5 anos a pagar sem contar com o IUC e outras coisas que o eletrico não paga

        1. Avatar de Morte Aos Políticos
          Morte Aos Políticos

          Não se trata da marca de carro, por a caso logo por sorte o por azar um deles ate tem um que ate e Nissan não sei qual e o modelo, amigo o problema não esta em ser barato, a questão aqui e por exemplo: uma coisa e comprar um carro 5 ou 7 mil euros e ter de pagar 60 ou 100 euros a prestação, e outra coisa e pagar 300 ou 400 euros ou ate mais por um carro, as pessoas não são iguais e eles foram na conversa de outro amigo que não passa dificuldades, foram fazer o mesmo e arrependem-se, não sei se me faço explicar bem, para pessoas que ganham o ordenado mínimo com 2 ou 3 filhos sabes que e complicado. Mas amigo tudo de bom para ti, só não digas que as pessoas são burras, cada um na sua vidinha como isto anda não sabemos onde vamos parar, paz.

        2. Avatar de ja disse
          ja disse

          olha la o gonçalo desculpa a abordagem mas para quem temum leaf nao te percebo.
          para começar nao respondeste a pergunta quanto gastas em gasolina no teu gpl??? e necessario ser mais directo???

          quanto aos consumos do audi? talvez te espantes, aposto que gasta menos que o teu glp em litros(o teu deve andar pelos 8 litros e o audi pelos 6).

          quanto a conversao nao ando dentros dos preços actuais mas na altura nem para entrada de um fiat uno 1.0 (ai os 1400€) pois pois. se for um carro decente como os que normalmente se transformam volvos audis mercedes bmw a partir de 1600 de cilintrada das quanto??? 3000€ chega???

          a minha questao e so uma porque nao dizem a verdade toda? deixem se de meias coisas e de falar entre dentes!!”

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Cada cabeça sua sentença. Tambem gostava de ter uma moradia, com 1ha de terreno, piscina de água quente, etc e tal….mas não quero andar enforcado. O problema aí não foram as pilhas, mas a necessidade de tirar fotos para o instagram….”Olha eu no meu topo de gama eletrico……”

        1. Avatar de Morte Aos Políticos
          Morte Aos Políticos

          Nem mais amigo poucas palavras basta 🙂

    4. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Também tenho um a GPL e os gastos reduziam para menos de metade. No meu caso, para fazer uma média de 500 km gastos cerca de 50 L de GPL que fico à volta de 33 €!!!! (aos preços de hoje)!!!! Na altura quanto converti o meu cangalho ficou tudo por vilta de 1300€ (homulugação incluida)!!!!

    5. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Fala por ti. Sou tuga e não pertenço à tua manada.

    6. Avatar de Infinity
      Infinity

      Queres o meu NIB para partilhares parte do teu ordenado para poder comprar um electrico? e ja agora tambem uma moradia? pois não da jeito mandar fios pela janela do prédio.

    7. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      Tugolandia é povoada por Tugossauros com capacidades mentais reduzidas:)
      Tugossauro só tem o que merece…

  8. Avatar de andre
    andre

    Portugal tem uma grande vantagem no que toca a volatilidade do preço dos combustíveis, como a maioria do preço do combustível é imposto, acaba por minimizar a volatilidade inerente dos custos justos e efetivos.

  9. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E a seguir será o IVA para 25%.

    Alguém tem de pagar as divinas dos gatunos que estão no governo.

    1. Avatar de wtvlol
      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Os gatunos do governo tem dívidas? essa é nova

  10. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Leio notícias destas e os comentários e dou por mim a pensar que o meu Dacia GPL é um carrão e eu até gostaria de vir a trocar por um elétrico mas quero é que dure mais uma década no mínimo…essa do Taycan que @Ini postou OUCH!

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Eu aqui a fingir que mais de 61% não vai para o estado e que por isso o estado não poderia fazer nada, do género deixar de extorquir dinheiro e reduzir a carga para uns 6% ou assim, a menos que seja considerado um bem de luxo… de luxo para os meter a eles (políticos) na rua que é um luxo.

  12. Avatar de JL
    JL

    Por cada litro de combustível que adquirimos já estamos a pagar IVA. – Penso que isso seria suficiente, mas há dupla tributação (IVA+ISP). O resto já todos sabemos como funciona. O veículos elétricos serão o futuro, pelo menos no que diz respeito à redução de Co2, mas ainda não acredito muito na longevidade / eficiência / custo das baterias. Por enquanto, o preço por quilómetro não será muito diferente do custo por quilómetro com combustíveis fósseis. A redução do Co2 é importante, claro. E por que não o hidrogénio?