Alemanha multará elétricos que ocupem indevidamente pontos de carga

8 Comentários

A Alemanha tomou medidas relativamente aos carros elétricos que, embora não estejam a utilizar um ponto de carga, ocupam os lugares reservados para o efeito. O país estabeleceu a cobrança de uma multa de 55 euros.

A segunda maior organização automóvel alemã defende que “numa estação de serviço, ninguém pensaria em estacionar na bomba após o reabastecimento”.

Carro elétrico na Alemanha

Apesar de ser comum que carros a combustão ocupem, indevidamente, os lugares reservados ao carregamento de veículos elétricos, há um outro problema que talvez não se tenha como habitual. Além destes, também os carros elétricos utilizam o espaço destinado ao seu carregamento para estacionar.

A situação pode ocorrer de duas formas. Por um lado, um condutor que utiliza o espaço para carregar o seu elétrico, mas que, após o término do carregamento, não remove o veículo. Por outro, o condutor que decide estacionar o elétrico num local reservado ao seu carregamento, sem fazer uso da infraestrutura.

Ambas impedem o eficaz funcionamento dos pontos de carga, por impedir os interessados de fazerem uso da rede de carregamento.

Por representar um problema para aqueles que necessitam, efetivamente, do espaço, a Alemanha decidiu começar a cobrar multas. O novo regulamento prevê, desde o dia 9 de novembro de 2021, que o estacionamento incorreto nas estações de carregamento de carros elétricos será punido com uma multa de 55 euros.

Ponto de carga elétricos

De acordo com a ACE, uma organização automóvel da Alemanha, “os carros só devem ser estacionados na estação de carregamento durante o processo de carregamento”. Conforme explicaram, “uma vez concluído o processo de carregamento, o ponto de carga deve ser novamente disponibilizado para outros utilizadores”. Portanto, o “objetivo é sancionar esta infração através da aplicação de uma coima”.

Numa estação de serviço, ninguém pensaria em estacionar na bomba após o reabastecimento. Naturalmente, esta questão deve aplicar-se também às estações de carregamento.

Exemplificou a ACE.

 

Leia também:

É oficial! Portagens vão subir 1,83% a partir de 1 de janeiro de 2022

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    a “organização automóvel alemã defende que
    “numa estação de serviço,
    ninguém pensaria em estacionar na bomba
    após o reabastecimento”.”
    porque.. nunca esteve na Tugalandia…

    1. Avatar de LR
      LR

      Pensei exatamente o mesmo. Aquele pessoal que abastece, vai pagar, e depois fica a beber um cafezinho e a ver as revistas, levantar dinheiro no MB, etc. Enquanto isso, lá fora há malta à espera porque o carrinho do iluminado continua em frente à bomba. Cada vez mais comum, infelizmente. Tal como os TVDE estacionados em frente às mangueiras de ar e água

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Isso é algo que me repugna. Apois abastecer estaciono sempre num outro lugar qualquer e sempre fiz isso, puxando logo o carro para a frente para dar lugar a quem está atrás. De manhã é frequente ver o pessoal do cafezinho com o carro parado no slot onde abasteceu… Das maiores faltas de respeito pelos outros, nas bombas.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Até que enfim, espero que seja em breve para Portugal. As vezes ficam a ocupar este espaço uma tarde toda ou até dia todo em muitos locais.

  3. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    Tragam essa medida para cá, mas a multa que não seja inferior a 120€. Há um ponto de recarga ao fim da minha rua, mas está sistematicamente ocupado por carros a gasolina e gasóleo que o usam como estacionamento.

  4. Avatar de Bento Fidalgo
    Bento Fidalgo

    A solução é fácil!! É pôr um alarme bem alto após x tempo do carro estar no sítio sem estar ligado ao sistema e acionar também após carga total estabelecida! O Polícia ouve o sinal, vai ao local e aplica a pastilha e manda rebocar!!

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pensava que ja fosse proibido estacionar nesses lugares próprios para electricos.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    E tão fácil de resolver. Atingiu a carga completa? SMS a avisar. 5 minutos de tolerância para tirar o veículo. Em seguida entra em acção o tarifário “xpto-2” que tira 10 euros por minuto do cartão de crédito ou da caução, etc. Só se “esquecem” uma vez na vida depois da talhada…!