Alemanha: Fumar e conduzir pode vir a dar multa até 3000 euros

40 Comentários

O Código da Estrada não é igual em todos os países. Apesar de ser uma mau hábito para a saúde, o ato de fumar não é proibido durante a condução em Portugal. No entanto, é, por exemplo, proibido o uso do telemóvel ou usar auscultadores sonoros durante a condução (isto se o aparelho for dotado de dois auriculares).

Na Alemanha a lei pode vir a mudar e a condenar quem fume e conduza. O valor da coima pode chegar aos 3000 euros.

Alemanha: Fumar e conduzir pode vir a dar multa até 3000 euros

O objetivo principal da mudança de lei é que se evite fumar dentro de carros onde estejam grávidas ou menores. A alteração da lei está em cima da mesa no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, em Bremen, perto de Hamburgo. Para fundamentar tal decisão, os apoiantes da medida referem que, segundo alguns estudos, o fumo dos cigarros provoca danos à saúde.

Segundo especialistas do Centro Alemão para a Investigação de Doenças Cancerígenas, a cada ano morrem, à escala global, cerca de 166 mil crianças vítimas do fumo passivo. A concentração de fumo dentro de um veículo é até cinco vezes superior à que existe num bar. Só na Alemanha, há um milhão de menores expostos a fumo em segunda mão em automóveis, refere o centro.

Alemanha: Fumar e conduzir pode vir a dar multa até 3000 euros

A lei, que ainda está em discussão, tem de ser aprovada pelo parlamento federal germânico. A coima pode ir dos 500€ aos 3000€.

Segundo o Lusiadas, existem cerca de 4000 substâncias químicas no fumo do cigarro. Além do tóxico monóxido de carbono e das cetonas com alto poder de irritabilidade, também se encontram no fumo hidrocarbonetos como o benzeno, polónio (substância radioativa) e até venenos como a arsénico e cianeto. Mais de 50 das substâncias que compõem o fumo do tabaco estão relacionadas com o desenvolvimento de cancro.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Acho bem. Temos a obrigação de proteger os indefesos.
    Quem se quer suicidar… que o faça sozinho.

  2. Avatar de lopes
    lopes

    Era mais fácil resolver o problema logo de raiz, acabar com o tabaco.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      estamos a caminhar para isso mas ainda vai demorar um pouco. A industria de tabaco ‘e enorme

    2. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      por essa ordem de ideias podia-se resolver tantos problemas

    3. Avatar de Rui
      Rui

      A Nova Zelândia já deu esse passo e a saúde pública agradece.

    4. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      100% de acordo! O Problema é a receita fiscal que o estado não quer abdicar…

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Qualquer dia ate um peid&$%ho da multa

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Acho que não fumar dentro dos carros com a presença de menores deveria partir da formação e civismo das pessoas e não de uma lei, mas como já vi estas situações, acabo por dar o braço a torcer…
    Também fumo e quando os meus miúdos eram pequenos, parava o carro numa estação de serviço para fumar, nunca dentro do carro. Os miúdos não têm culpa da estupidez dos pais…

    1. Avatar de Aí aí ai
      Aí aí ai

      Tens razão, mas guerras também deveriam partir de civismo das pessoas, e digo guerra como digo governos existirem para o povo etc…
      Por isso é que temos leis – somos burros haha

  5. Avatar de Manuel Barbas
    Manuel Barbas

    Já ouvi dizer que algumas pessoas, cá em Portugal já apanharam multa por estar a fumar iqos, devido ao facto de terem um dispositivo eletrónico nas mãos… Será mesmo assim?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não é proibido tirar as mãos do volante? A não ser para meter as mudanças, ou fazer alguma mudança necessária aos olhos da lei, as quais o veículo não permita fazer sem tirar a mão do volante.

    Não estou a afirmar, só a perguntar.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Não, de modo algum, a única coisa que dá multa é mesmo ires a falar ao telefone.

      1. Avatar de GM
        GM

        Conveniente. Operar o rádio? E, mais actual, sistemas de “infotainment”? Ou o GPS, caso haja necessidade de alterar a rota?

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          O GPS embutido no meu carro nao permite alterar a rota enquanto que o carro estiver em movimento.

          1. Avatar de Miguel Porto
            Miguel Porto

            Isso está mal. Se for um passageiro a alterar a rota qual é o problema?

          2. Avatar de GM
            GM

            Acredito que sim. Mas tens GPS portáteis, TOMTOM e afins, que não te impedem de o fazer. E mesmo que façam parte do equipamento do carro, alguns poderão permiti-lo.

          3. Avatar de Rodrigo Da Silva
            Rodrigo Da Silva

            Nao acredito que esteja coisa nenhuma – acho muito bem. Se uma pessoa quiser alterar a rota, que encoste o carro e altere com o carro parado. No maximo perde-se uns minutos a fazer isso

  7. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Só para proteger as crianças e grávidas? A mim faz confusão não ser proibido há mais tempo, o ato de acender um cigarro enquanto se conduz pode ser algo que distrai tanto como ver um sms no telemóvel!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Finalmente alguém que diz algo util.
      Sou fumador de tabaco faz tempo, e sempre fez confusão a mim não proibirem eficazmente o acender, fumar o cigarro durante a condução do veiculo nas vias publicas. Infelizmente existe casos de acidentes nas vias publicas por causa do simples ato de acender ou fumar um cigarro durante a condução. Um caso muito comum é deixar cair o cigarro aceso durante a condução, o condutor perde completamente toda a atenção que tinha ao conduzir o veiculo. Com toda a certeza é uma distração fumar durante a condução.

      1. Avatar de Azulnauta
        Azulnauta

        Devem existir milhares de casos desses, só eu conheço 2 pessoas que tiveram acidentes graves: um deles porque não encontrava o isqueiro e distraiu-se à procura, outro porque deixou cair o cigarro e enquanto o ia apanhar bateu forte e feio!

  8. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Estupidez, então e a seguir vão proibir fumar dentro de casa?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      So falta isso. E ainda falam da russia

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A seguir é nas praias e em qualquer local fechado.
      Em casa também concordo, quem quer fumar vá à varanda, em minha casa as visitas é assim, quer chova ou estejam 0 graus, dentro de minha casa ninguém fuma, nem IQOS, e não começar a selecionar quem entra em casa conforme seja fumador ou não apenas não faço porque oposição da minha esposa.

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        cada um deve decidir por si proprio..ja agora o que falta é o estado ca&$%r sentenca em cada passo que dou. Voces nao descansam enquanto nao tiverem o minimo de liberdade…o povo é tao burro que doi

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          Partes do prinicipio que o ser humano ‘e um ser inteligente. Colectivamente somos a especie mais inteligente do mundo..mas individualmente somos uns calhaus. Eu incluido.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O estado tem o dever de zelar pela saúde publica, o unico motivo pelo qual o tabaco não é proíbido é apenas porque para o estado é mais conveniente receber impostos sobre o mesmo do que zelar pela saúde dos cidadãos.

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sim porque fumar enquanto se conduz ‘e a mesma coisa que fumar em casa. sinceramente…

  9. Avatar de sert
    sert

    chupar chupeta já se pode?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Deve seguir o mesmo princípio. Não existe praticamente nenhuma diferença para o cigarro convencional, em termos de uso. O fumo contém substâncias nocivas na mesma mas em menos quantidade. Para o utilizador o cigarro electrónico é mais viciante porque é mais eficiência na libertação da nicotina mas evita a libertação de outros componentes da combustão. Na minha opinião os cigarros electrónicos deviam ser usados apenas com receita médica para quem quer deixar de fumar. Ou seja, nesta altura nem devia ser necessário colocar a questão.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Se estivermos a falar de IQOS a diferença é enorme, então para o fumador passivo a diferença é total.

  10. Avatar de aaa
    aaa

    o problema não é fumar. o problema é o fumo! ninguém quer saber que vocês fumem.

  11. Avatar de E.T.
    E.T.

    Mais uma regra estúpida e descriminatoria

  12. Avatar de Nico Tino
    Nico Tino

    … e o pendura? pode fumar?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Boa pergunta

  13. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Vício nojento que tive quando tive um grupo de amigos fundadores não tenho respeito nenhum por gente que fuma…

  14. Avatar de JOAO SANTOS
    JOAO SANTOS

    ALGUEM SABE PORQUE NÃO INVENTARAM AINDA UMA VACINA PARA DEIXAR DE FUMAR, UMA VEZ QUE MATA 8 MILHOES DE PESSOAS POR ANO?????? A SAUDE SO INTERESSA CONSOANTE OS INTERESSES? DITADORES….

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vacina para combater um vício? Já há tratamentos é só ter força de vontade…

  15. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Como não conseguem cumprir com o não atirar beatas janela fora, acho muito bem que proíbam!

  16. Avatar de JMC
    JMC

    Pela sua saúde….. não conduza!