Alemanha abre a primeira estrada eletrificada para camiões com sistema da Siemens

21 Comentários

Os veículos elétricos ligeiros estão a alcançar um compromisso interessante, contudo, nos pesados ainda não se vislumbra uma alternativa viável. Além disso, quando se fala em poluição, este meio de transporte é um dos mais poluentes. Nesse sentido, a Alemanha, que está num processo enérgico contra as emissões, vai abrir uma estrada eletrificada para pesados.

Um sistema de catenárias foi desenvolvido pela Siemens e permite que os pesados sejam alimentados de energia por essas linhas elétricas.

Imagem estrada da Alemanha com sistema Siemens a alimentar camiões elétricos


eHighway – Siemens cria sistema de catenárias idêntico aos comboios

Os camiões e os pesados, em geral, estão a consumir cada vez mais diesel. Comportamento que poluiu mais as cidades e originam a temida, mas garantida, alteração climática. A Alemanha entende que poderá ter encontrado resposta a este fator recorrendo a linhas elétricas aéreas sustentadas por grandes plataformas.

Esta não é, contudo, uma ideia nova. Já em 2016, na Suécia, a Scania modificou os seus camiões para, em determinados troços, aproveitar a energia fornecida também pelas catenárias. Em abono da verdade, desde então, nunca houve um eco de grande sucesso.

 

Alemanha fornece energia elétrica que vem sobretudo de fontes poluidoras

Segundo informações, a Alemanha recebe grande parte da sua energia gerada através de centrais que consomem combustíveis fósseis e nucleares. Mesmo estando a fazer um esforço para aumentar a produção de energias renováveis, o carvão, o  lignite e o gás natural são os mais utilizados.

Portanto, a energia elétrica é ainda bastante poluidora. Contudo, o país tem metas justas para diminuir drasticamente a utilização dos combustíveis fósseis até 2030. Este sistema é mais um passo nessa direção.

 

Camiões extraem energia dos cabos aéreos por cima das estradas

A Siemens criou um sistema que permite aos pesados extrair energia elétrica de cabos aéreos. Este método já entrou em operação num troço de 10 quilómetros nesta passada terça-feira, de acordo com o governo alemão.

A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens e o sistema permite que grandes plataformas com equipamentos especiais montados nos pesados, nos tejadilhos, se liguem às linhas elétricas enquanto viajam a velocidades de até 90 quilómetros por hora.

Os camiões funcionam com motores elétricos quando ligados às linhas aéreas e um sistema híbrido quando voltam à estrada tradicional. Os sensores detetam quando os fios aéreos estão disponíveis.

 

Sistema permite uma redução acentuada de emissões de CO2

A gigante alemã de tecnologia refere que o sistema eHighway combina a eficiência com a flexibilidade do transporte por camião. Outro benefício é uma redução acentuada nas emissões de CO2 e óxidos de nitrogénio.

Além dos benefícios para o ambiente, a empresa refere que o sistema pode ser adaptado à infraestrutura rodoviária existente. Assim, torna-se uma forma prática de reduzir as emissões e o consumo de energia em locais onde as ferrovias não são viáveis.

O trecho da estrada inaugurado na terça-feira faz parte de um elo crucial entre o aeroporto de Frankfurt, um centro global de cargas e um parque industrial próximo. Mais dois trechos da rodovia com o sistema serão abertos em breve.

O governo alemão gastou 70 milhões de euros para desenvolver camiões que possam usar o sistema. Deste modo, a Siemens referiu que o proprietário de um camião poderia economizar € 20.000 em combustível ao longo de 100.000 quilómetros.

 

Impulso ambiental

O transporte por camiões é a fonte de procura de petróleo que mais cresce no mundo, de acordo com o Fórum Internacional de Transporte, que faz parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo o grupo, o transporte rodoviário de mercadorias também responderá por 15% do aumento projetado das emissões globais de CO2 até 2050.

Reduzir as emissões de carbono do transporte, é uma parte fundamental do Acordo Climático de Paris de 2015.

Projetos como o da Alemanha podem ser parte de uma solução que inclui o aumento do uso de veículos elétricos e ferroviários.

Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um carro a diesel, diz novo estudo alemão

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Lembram-se dos trolley cars no Porto e em Coimbra? E era nos anos 60 e 70 do século passado!

    1. Avatar de Daniel Bento
      Daniel Bento

      Em Coimbra ainda circulam !

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nas décadas de 80 e 90 já nós tínhamos autocarros a usar eletricidade através de catenárias. Afinal nunca os devíamos era ter abandonado…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois.

      Acho mesmo que essa solução (ou uma híbrida com baterias) poderia ser muito interessante. Os autocarros passariam a elétricos que carregavam via cantenárias e com a ajuda de baterias podia fazer troços de ligação onde esses [as cantenárias] não existissem.

      A cidade só ganhava: menos poluição quer sonora quer atmosférica!

    2. Avatar de Mário Dias
      Mário Dias

      Bem visto, nem tinha pensado nisso. Mas parece ser uma boa solução voltarmos a ter esse tipo de transportes assim poderiam ter baterias mais pequenas e serem mais baratos.

    3. Avatar de Pintor
      Pintor

      Se formos nós é antiquado, sendo os Alemães é inovação.

  3. Avatar de Yosef Shlomo
    Yosef Shlomo

    que coisa mais idiota !!! vamos voltar aos trolleybus !!! agora vao encher as estradas de cabo ! PQP
    depois querem que eu acredite em evolucao das especies ???

  4. Avatar de Jpp
    Jpp

    Excelente ideia. Pena os vistas curtas dos STCP que retitaram as catenárias do centro do Porto

  5. Avatar de anon
    anon

    E porque não voltar a idade da pedra? Reduzia-se a poluição a 100%.

  6. Avatar de anon
    anon

    E porque não voltar a idade da pedra? Reduzia-se a poluição a 100%. Que absurdo!

  7. Avatar de Marcos
    Marcos

    Ridiculo, querem nível de vida mas nao querem poluição e desgaste ambiental? Cansado já destas ideas de elétricos. Quando as pessoas começarem a ser atropeladas mais porque nao ouvem o carro chegar perto delas, ou porque estes falham miseravelmente, ai quero ver como vai ser.
    Viva o belo som dos V8, morte aos progressistas caviar!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Ideias de quem pensa que nível de vida é viver sem barulho e poluicao.
      Querem nível de vida que se mudem para o centro da cidade principalmente em hora de ponta, é só abrir a janela e curtir.

      E digo mais, esplanadas em centro de cidade com zonas pedonais ou bloqueadas ao transito (como agora é moda), é para esquecer. Esplanada para ser boa tem que ser em rua movimentada.

    2. Avatar de Paulo Cunha
      Paulo Cunha

      Visionário! A UE já lançou a lei que a partir de 2021 todos os carros eletricos vão ter um som digital.

      Abraço e cuide do planeta.

    3. Avatar de João M.
      João M.

      Desde miudo que aprendi que antes de atravessar a estrada tenho de olhar para os dois lados e que se estiver a andar na estrada (acontece em sitios sem passeio) devo andar do lado em que os carros vem de frente; isto aprendi tinha eu menos de 10 anos… a malta hoje é que passa a vida a olhar para o telemovel ou atira-se para a estrada sem olhar e os carros que façam o favor de parar…

  8. Avatar de manuel
    manuel

    A Alemanha com o compromisso de acabar as centrais nucleares, fazendo a vontade aos “ecologistas”, está construir centrais a carvão do pior, que é a tal lignite.
    Mas a propaganda só fala a Alemanha vai acabar com o nuclear…

  9. Avatar de LSousa
    LSousa

    Afinal isto do elétrico não é assim tão ecológico. Como podem ver a maior parte da eletricidade bem de formas bem poluentes, e quanto maior a necessidade de eletricidade mais produção de eletricidade poluente é necessária…

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Acho engraçado é a Siemens dizer: “Deste modo, a Siemens referiu que o proprietário de um camião poderia economizar € 20.000 em combustível ao longo de 100.000 quilómetros.”

    Isto…quando a autoestrada só tem 10 kms disponiveis… é mesmo mandar areia para os olhos das pessoas, dos donos das empresas de camionagem e tudo o resto… 😀 😀

    Isto dos electricos só vai começar a ter impacto a sério lá para os anos 2050/2060…basta pesquisarem pela net fora os milhares de testes que já fizeram com baterias…de todo o tipo!

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Grande verdade!

  11. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se a ideia é ter troços de estrada com este sistema onde um camião eléctrico percorre X quilómetros por forma a carregar as baterias (apesar de ir em movimento) para chegar ao destino (como se fosse um posto de abastecimento móvel) se calhar a ideia não é assim tão estúpida…

  12. Avatar de Eleodoro
    Eleodoro

    Será que deveriamos apostar na energial renovável e limpa e com menos custos como as das celulas fotoelétricas, que são carregadas /alimentadas pelo Apollo? Sem o uso exagerado de lithum e sem hridogénio e sem combustiveis fosseis?

  13. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    ” Os camiões consomem cada vez mais gasóleo”. Mentira! Se me disserem que cada vez existem mais camiões, aí estou de acordo.