Airbus A380 executou um voo alimentado por óleo alimentar

28 Comentários

O maior avião de passageiros do mundo está a ser utilizado como teste para o uso de combustíveis sustentáveis na aviação. Um Airbus A380 voou alimentado por um combustível 100% sustentável feito a partir de óleo de cozinha.

Este foi o terceiro avião da empresa a voar abastecido a 100% com combustíveis sustentáveis em 12 meses.

Airbus A380

De acordo com um comunicado de imprensa, a Airbus realizou o primeiro voo do A380 totalmente abastecido por Combustível de Aviação Sustentável (em inglês, SAF). Neste caso, este foi feito a partir de óleo alimentar e outros resíduos de gordura.

Passavam oito horas e 43 minutos do dia 25 de março, sexta-feira, quando o Airbus A380 descolou do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, França. O avião voou durante aproximadamente três horas, equipado com um motor Rolls-Royce Trent 900 alimentado com combustível sustentável.

Posteriormente, um segundo voo aconteceu no dia 29 de março, por forma a testar a descolagem e aterragem de um avião abastecido com combustíveis sustentáveis. Com este, o maior até agora, a Airbus já colocou no ar três aeronaves alimentadas a 100% por SAF, no espaço de 12 meses: em março de 2021, voou o Airbus A350, e, em outubro do mesmo ano, voou o 319neo.

Airbus A350

Para o voo que aconteceu no dia 25 de março, o primeiro do A380, a Airbus utilizou 27 toneladas de SAF não misturado. Este foi fornecido pela TotalEnergies e era constituído por óleo de cozinha e outros resíduos de gordura.

 

Resultados do voo da Airbus muito promissores

A utilização de SAF demonstrou-se promissora e com potencial para reduzir as emissões da indústria de aviação – esta representa cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono, anualmente.

Aumentar a utilização de SAF continua a ser um caminho fundamental para alcançar a ambição da indústria de zero emissões líquidas de carbono até 2050.

Disse a Airbus, no comunicado, mencionando o relatório Waypoint 2050, que refere que o SAF poderá contribuir entre 53% e 71% para a redução de carbono necessária.

Atualmente, todos os aviões da Airbus estão certificados para voar abastecidos com até 50% de SAF misturado com óleo de parafina. Contudo, o objetivo da empresa passa por conseguir a certificação de voos alimentados a 100% por SAF antes de 2030.

 

Leia também:

Primeiro voo intercontinental com óleo para fritar no combustível

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Agora já sei porque me cheirava a fritos no outro dia…

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Estes aviões estão estacionados no aeroporto aqui perto de casa, e asseguro que não cheira a nada. Para além do voo do dia 25, ontem fizeram outro ao fim da tarde.
      A única diferença que notei foi menor ruído, o que é bastante positivo, pois quando os 380 passam por cima da minha casa a poucas centenas de metros de altura, o ruído é bem superior ao de ontem e do dia 25.

  2. Avatar de Str
    Str

    E carros a óleo vegetal? Ate se sente o cheiro a batatas fritas ahahah

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boa ideia, mau timing.

  4. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Podiam começar pelo transporte marítimo, era menos arriscado e igualmente necessário…

  5. Avatar de Zé

    Faltou esmiuçar que as “outras gorduras” (de Altíssima concentração) eram derivadas das 348 operações de redução de gorduras operadas em pessoas obesas e que deram o seu consentimento para o uso em bem da humanidade!!!

  6. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    “Óh Joana, estás a fazer batatas fritas? ..Ah não ligues, é um avião da British Airlines a passar.”

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Óleos vegetais esses que estão caríssimos. Fogem dos combustíveis derivados do petróleo para se meterem noutros igualmente caros.

    1. Avatar de GM
      GM

      Aproveitamento de óleos alimentares usados, reencaminhados para reciclagem.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Qual a percentagem? Mínima… A quantidade de óleos vegetais reciclados da indústria e domésticos são uma proporção ínfima.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Precisávamos de quase todo o óleo alimentares usado no país durante um ano para fazer descolar um A380 uma ou 2 vezes. É pouco, mas sempre é alguma coisa.

  8. Avatar de Zé Victor
    Zé Victor

    É. Depois digam que andam com o cabelo oleoso.

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 essa está boa 😀

  9. Avatar de eu
    eu

    Dia 1 de Abril. Dia das mentiras seus patos 😀

    1. Avatar de Watson
      Watson

      Olha, temos aqui um Sherlock.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Ou dia de Putin. Vai dar no mesmo.

      1. Avatar de tuga
        tuga

        Por acaso é o dia em que um otário de um Rei Francês resolveu, festejar o ano novo dia 1 de janeiro.
        Os que se recusaram, vieram a chamar ao dia 1 de Abril( O verdadeiro dia em que se festejava o ano novo por diversos dias seguidos )…o das mentiras..

        Portanto nem o Putin tem direito, ao dia, Já um nobre Francês o reclamou..

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Sim, conheço a história, mas foi mais cedo, na altura da passagem do calendário juliano para o gregoriano estudo mandado fazer pelo Papa Gregörio XIII e excutado pelo estudioso “italiano” Aloysius Lilius. Foi promulgado pelo Papa em 1582 – século em que sou especialista . Entretanto, após o rei francês adoptar o dito calendário, uma região de França recusava-se a alterar a data para1 de Janeiro e, desde então, foran alvo de piadase enganos o que levou praticamente toda a Europa e países dependentes a usar a data como o dia dos enganos ou mentiras. O eu ter referido Putin, é a brincar, claro, pois o homem mente que se farta e anda um pouco enganado sobre o real apoio que tem nos países vizinhos.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Onde se vende o óleo de fritar?

  11. Avatar de Koso
    Koso

    Então vou começar a vender o meu óleo usado… abram a pestana.

  12. Avatar de A
    A

    Ao preço que o óleo está, mais valia gasolina

    1. Avatar de Koso
      Koso

      ao menos o óleo não polui tanto…

      1. Avatar de tuga
        tuga

        polui mais..
        Basta ver o que acontece nos diesel onde a malta adiciona óleo no combustível 😀

  13. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Esta cheira a 1 de Abril…

    1. Avatar de Coca-Cola CR7
      Coca-Cola CR7

      Peta de 1º de abril azeiteira descarada

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu sei que antigamente o pessoal metia óleo fula nos automóveis e aquilo funcionava bem.
    Era um bocado de gasolina e o resto era óleo.
    Várias pessoas me contaram destas histórias.
    Resultado, era um cheirete para quem ia atrás daquilo e para acabar com a brincadeira o óleo aumentou de preço e deixou de compensar.
    Se é possível fazer isso num avião, com especificações próprias e alta complexidade, não me parece que aqueles motores de alto rendimento habituados a filé mignon se passem a contentar com restos…
    Pode muito bem acontecer que a meio do voo, já fartos de comer óleo, decidam fazer greve de zelo…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de RC
      RC

      Não foi só o óleo ter aumentado como começou a ser fiscalizado, qualquer um pode usar esse tipo de combustivel, mas tem de pagar ISP, depois até se arranjou uma solução para não pagar ISP.

      Eu pessoalmente fazia biodiesel, e misturava com gasóleo, não se dava por isso e apenas usava 20 % de gasóleo, mas depois veio a proibição de produzir estes combustíveis sem licença, e acabou….

      Estes motores são normalíssimos, trabalham até com lenha se for preciso, o que é necessário é um combustível que ao queimar liberte calor, o combustível que usam (querosene) tem +- o mesmo poder calorífero que o óleo alimentar.

  15. Avatar de RC
    RC

    O futuro é óleo alimentar…. LOOOL