Agora sim! É o fim do dístico do seguro no vidro do carro

35 Comentários

Depois do dístico do seguro do carro ter deixado de ser verde e passar a ser branco, hoje o Parlamento aprovou o fim do dístico do seguro no vidro do carro. Além disso, também as coimas associadas a esta não afixação acabam.


Parlamento aprova o fim do dístico do seguro no vidro e coimas

Ao longo dos últimos anos têm existido várias mudanças na lei e hoje em dia é normal existirem algumas dúvidas relativamente à obrigatoriedade de afixar selos no para-brisa. A via digital veio também simplificar muitos procedimentos e as dúvidas sobre quais os selos a ter no para-brisa são mais que muitas.

O Parlamento aprovou hoje a não obrigatoriedade de ter o dístico do seguro no vidro frontal do carro. Além disso, como é natural, também as coimas associadas a esta não afixação acabam.

O projeto reuniu os votos favoráveis do PS, IL, PCP, BE e PAN, tendo o Chega votado contra, enquanto o PSD e o Livre se abstiveram. Para a IL, “Num contexto histórico de fortes restrições financeiras não vemos como proporcional ou justificado que o Estado cobre centenas de euros apenas pelo esquecimento de um simples papel que apenas transmite informações que já se encontram na posse de quem autua”.

O texto que hoje foi aprovado refere que tal documento pode ser mantido em versão digital “sem prejuízo da sua emissão e disponibilização em papel, sem custos acrescidos, a pedido do tomador do seguro ou, caso aplicável, do segurado, ou nos casos em que os mesmos não disponham, comprovadamente, de meios eletrónicos adequados para a transmissão e receção segura dos mesmos”

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    E quando entra em Vigor?

    1. Avatar de RMR
      RMR

      Quando for publicado em Diário da República.

    2. Avatar de Valter
      Valter

      7 a 15 dias até sair em DR.

  2. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Entra em vigor quando? Ou é imediato?

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Mas já se pode a partir de hoje retirar o dístico do vidro?
    Já foi publicado em Diário da República?

    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando for publicado. Hoje foi aprovado o texto final.

    2. Avatar de lambisco
      lambisco

      Apenas quando sair em Diário da República

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Qual é a pressa de retirar? Eu vou deixar estar, também não dá multa por lá estar…

  4. Avatar de pto
    pto

    Então qual é o distico obrigatóri a ter no pára-brisas depois desta alteração? Nenhum? Nem o da inspeção obrigatória ou esse já não era obrigatório?

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Esse já n era obrigatório há + de 10 anos, mas o tuga adora selos seja da IPO ou das facas do Continente…

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Ó Rui, agora fez-me rir à brava…

    2. Avatar de RMR
      RMR

      Esse já não era.

    3. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Agora obrigatório apenas se for a GPL (se for o verde), Emel se for Lisboa

    4. Avatar de Jota
      Jota

      O da inspeção já não é obrigatório há anos.

    5. Avatar de Marko
      Marko

      Sim, com esta alteração não é necessário nenhum… A não ser que na tua zona de residência tenhas um dístico de morador, caso contrário não precisas de nenhum no pára-brisas!

    6. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
      Só eu sei, porque não fico em casa!

      A partir do momento, em que seja publicado em DR, esta, dos seguros, o vidro do carro fica limpo, porque nenhum dístico é obrigatório.

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Proposta da Iniciativa Liberal, pena esta medida não ser aprovada por unanimidade…

    1. Avatar de Sepo Esperto
      Sepo Esperto

      Mesmo, não percebi os votos contra ou de abstenção, enfim acho que é uma medida de interesse de toda a gente.

      1. Avatar de mamba
        mamba

        votos contra e abstençao servem apenas propósitos políticos.
        Assim mais tarde, não podem dizer “ah e tal mas na votação X votou a favor da proposta Y do partido Z”. Só isso.

      2. Avatar de Koso
        Koso

        Chega é só pra contrariar.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    isso é para dar espaço a outros dísticos, pelo menos aos residentes em Lisboa:
    * EMEL (residentes)
    * Dístico electrico
    * Dístico verde EMEL (para electricos)

    1. Avatar de KS
      KS

      Vou alugar o espaço para publicidade.

  7. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    Mas á mau não é? Em caso de acidente não se sabe a informação do seguro do outro veículo.

    1. Avatar de RMR
      RMR

      Em caso de acidente pedes a folha à outra pessoa para preencher a declaração amigável.
      Se não houver declaração amigável, há polícia.
      O dístico não serve para nada, até porque consegues consultar na internet o seguro de um veículo pela matrícula…

    2. Avatar de Brito
      Brito

      Errado. Cada condutor tem de saber os seus dados do seguro e não é apenas pelo dístico que apenas que tinha de saber. Existe sempre alternativa para terceiros saber pela matricula se o carro alheio tem seguro ativo, basta verificar junto do site da ASF.

  8. Avatar de Marko
    Marko

    Finalmente…
    Minimalista acho muito bem, já vem é com uns 5/6anos de atraso a meu ver… Pela matrícula tudo se sabe, em caso de acidente ou operação stop é a carta de condução, carta (verde/branca) do seguro e inspeção que pedem não os selos, para as seguradoras pedem é o dinheiro para estar ativo, portanto qual o sentido se não caçar uns trocos? Ok deixaram o vidro aberto e querem avisar o condutor, ligar as autoridades e não para a seguradora e elas que tratem do resto, dai só vejo vantagens honestamente e para não falar do vidro da frente clean!

  9. Avatar de Krasy
    Krasy

    algumas pessoas embora não seja aparente deveriam manter o selo de deficiente no vidro. e não falo dos que realmente tem necessidade.

  10. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    O melhor mesmo é poder ter em. PDF e andar de mota sem. Ter que levar papeis na carteira

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    E em outros paises europeus ainda e obrigatorio?

  12. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    No nosso país perde-se tenpo com coisas irrelevantes que nada interessam qual é a dificuldade de pôr o selo vidro com tanta
    Com tanta coisa para resolver.

  13. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Agora sim! todos os meus problemas acabaram.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Sou eleitor do Chega mas desta vez concordo com a maioria. Os selos são mais uma caça à multa.

  15. Avatar de Salvador Fontes
    Salvador Fontes

    Passaram 20 dias após a aprovação e ainda não está no DR Incrível