Agora os dados são oficiais! Descubra qual o carro mais vendido durante 2023

93 Comentários

Os dados preliminares já tinham mostrado a boa prestação que o Tesla Model Y teve durante 2023. Este preparava-se para ser o carro mais vendido do mundo em 2023, mas agora a empresa de dados JATO Dynamics deu-lhe oficialmente o título. É o primeiro carro elétrico a deter o título de veículo mais vendido do mundo.

Tesla Model Y 2023 vendas carro

Model Y da Tesla foi o mais vendido de 2023

As vendas do Tesla Model Y cresceram acentuadamente e atingiram 1,22 milhões em 2023, um aumento de 64% relativamente ao ano anterior. Este modelo conseguiu este crescimento apesar da falta da presença da Tesla na maioria dos mercados emergentes.

A contagem das vendas do Modelo Y colocou-o acima do Toyota RAV4 e do seu gémeo chinês Wildlander, com 1,07 milhão de unidades, um aumento de 5%. Colocou-o ainda acima do Honda CR-V e do seu gémeo chinês Breeze, com 846.000 vendas, aqui com um aumento de 18%.

Tesla Model Y 2023 vendas carro

Vendas refletem a procura pelo carro elétrico

O RAV4 foi o carro mais vendido do mundo em 2022, segundo os dados da JATO Dynamics, à frente do Toyota Corolla/Levin e do Tesla Model Y. Os dados da JATO Dynamics baseiam-se em dados oficiais de vendas dos 53 mercados cobertos pela empresa. Além disso, resultam de uma combinação de dados oficiais e não oficiais e estimativas de outros 98 mercados globais.

A empresa afirma que um total de 78,32 milhões de novos automóveis de passageiros foram vendidos em 2023. Isso representa um aumento de 10% em relação a 2022, com as vendas a aumentar em todas as regiões, exceto em África.

Os SUV estão a mudar o mercado

Os SUV representaram 47 por cento do total das vendas globais de automóveis de passageiros, tendo as vendas aumentado 16% relativamente ao ano anterior. Isso deve-se à crescente procura na Europa, Índia, Médio Oriente e Eurásia. Dos 36,72 milhões de vendas de SUVs em todo o mundo, 54% delas aconteceram na China, nos EUA e no Canadá.

O cenário em 2024 está diferente e a Tesla tem visto as suas vendas reduzirem de forma anormal. Ainda estamos no início do ano e o mercado pode mudar muito, abrindo assim caminho para a Tesla poder fazer crescer as vendas do Model Y e colocá-lo no topo em ainda mais mercados.

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de King Banido
    King Banido

    Pior negocio do mundo… Boa sorte para quem os tem à venda e se quer desfazer deles, carros que com 150mil km já ninguem os quer, basta passar pelo standvirtual e ver o cemitério de Teslas que anda por lá.
    Um carro “luxuoso” e com 400cv a custar perto de 20mil€? Alguma coisa está muitaaaaa marada ai nesse mundo dos energizados.

    Gastar 50k e uns anos mais tarde não o conseguir vender… só coisa de rico mesmo 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah ok, então o Standvirtual é um grande cemitério de carros que ninguém quer.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        hahhahahahhhahahah +1

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Depois de terem enchido as fábricas e os portos agora estão a encher o Standvirtual.

        1. Avatar de TdSR
          TdSR

          Já encheram a cabeça dos fanáticos da Tesla. XD

          1. Avatar de JL
            JL

            Parece que encheram mais a cabeça dos fanáticos anti-tesla.

    2. Avatar de Klimane
      Klimane

      Estão à venda como os outros. Se estivessem assim tão mal não estariam acima dos 23k quase todos. Se me arranjares um por 15k fico com ele mesmo que tenha uma autonomia de 100km.

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        a sério? ok… como ainda ha bocado escrevi, ha pessoas para tudo e acabas de provar essa minha teoria!

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah agora já é uma teoria.. looool

          Há quem lhe chame invenção.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Já arranjas:

        Renault Twingo ZE,
        Dacia Spring,
        Renault Zoe,
        Nissan Leaf,
        Smart For Two,
        Citroen C0/Peugeot Ion/Mitsubishi I-miev,
        Volkswagen E-Up,
        Smart For Four,
        BMW I3,
        Volkswagen E-Golf,
        Kia Soul,
        Fiat 500e,

        Abaixo dos €15.000

    3. Avatar de Hild
      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Mesmo. O Musk estás a rasca para vender Teslas. Muitos deles foram “vendidos”…para fazer número no relatório final de 2023.
        Descontos semanais e mesmo assim não consegue escoar o stock.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde estão esses descontos semanais ? Sendo que a Tesla não faz descontos a ninguém.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então e os outros ? Se é semanal, posso comprar em Portugal com esse desconto ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá comprar na Alemanha.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se só for morador, como não sou não vale a pena.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 é raro aquele que chega ás estradas o Musk compra a maioria deles e depois encosta para canto.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      O StandVirtual só tem mais 3 Tesla model Y (33) que Toyota RAV4 (30) à venda que é o segundo mais vendido da lista e se fores pesquisar por Lamborghini encontras 11 Gallardos à venda e 10 Ferreri California…

      Assim, pela tua linha de raciocínio é mais provável venderem um Ferrari ou um Lamborghini do que um Model Y. E relembro que um Ferrari California em 2013 o preço andava nos €250.000 e agora encontras veículos de 2013 a €120.000 ou menos… (50% de desvalorização e com poucos km).

      Deves ser novo na questão da desvalorização dos automóveis….

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ele deve comprar semi novos com 10 anos e 200 00km com 20% de desconto de novo.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Para este pessoal importa mais o valor de venda do machimbombo do que o custo acumulado que teve com ele…

          O Português não sabe fazer contas e isso nota-se nos vários aspetos da nossa vida, como por exemplo, nas grandes cadeias de supermercados onde olha-se mais para o valor do desconto do que para o valor que se vai pagar.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Comprar carro novo é dos piores negócios que existe, e se em cima disso forem fazer contas a quanto recebem quendo for usado então pior ainda. Quando vão ás compras nem conseguem verificar se o troco está certo

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Os impostos que pagamos para ter um carro, IUC, ISV, IVA, estacionamento, eco taxas, de repente são os que me veem a cabeça.
          Eu também partilho da opinião que comprar carro é o pior investimento que podes fazer, como tal é comprar um carro barato ou ter um carro muitos anos.

      2. Avatar de King Banido
        King Banido

        Model Y, Aquele carro que é mais caro que um model 3 e dai a malta preferir ir para o mais barato, estilo Iphone? Aquele carro que só atende uma pequena parte da população?

        Se toda a gente pudesse e tivesse condições de ter um Ferrari, não achas que iam quadruplicar as quantias de usados? Isto é tão basico que ter de explicar deixa-me constrangido…

        Posso não ser o mais entendido em diversos assuntos, mas não faço comparações bacocas…
        Comparar um veiculo que poucos tem posses para o ter, com um do povo… um veiculo que precisou de 11 anos para valer metade do seu valor, com outro que hoje em dia no Standvirtual custa 28k e que custava 90k(Model S), desvalorizou 3 vezes o seu valor.

        Ainda continua a ser um bom negocio? Poupas-te bue dinheiro na gasolina, mas depois nao consegues vender o carro… Acabas a perder tudo lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Então é por isso que foi o carro mais vendido do mundo em 2023, é por atender uma pequena parte da população..

          Mas ao que parece e segundo o que diz, parece haver mais população preparada para ter Ferraris.

          Tanto fez que as está a fazer.

          Sempre é melhor gastar pouco num carro que não consome gasolina do que comprar um que só desperdiça gasolina e não se usa, mas cada um sabe de si… Deve ser por isso que existem muitos Ferraris à venda…

          1. Avatar de King Banido
            King Banido

            Estou a falar de Portugal e tu trazes o mundo? Estamos a falar de um pais cuja a natalidade hoje em dia é em media de 1 filho por casal, por que raio vao comprar um model Y, mais caro e maior? Compram tantos Model Y que o standvirtual tá cheio deles ahahaha

            Onde é que disse que a população está preparada para Ferraris? Num pais que o ordenado medio tá em 1200€? Não tá é preparado para andar a estoirar 50k num carro para poupar meia duzia de trocos por mês, passados uns anos trocam o carro a correr para nao passar os 120k km, se passa disso o preço já é menos de metade e arriscam a nao vender. Boa sorte com o Model que tiveres, vais precisar…

          2. Avatar de JL
            JL

            Portugal é diferente do mundo porquê? Somos melhores ?

            Então porque raio se vendem ?

            Media de 1 filho ? Deve ser porque há muitos que não têm nenhum..

            Está cheio deles ? De quê? De Ferraris e BMWs ?

            Não disse, foi suposição minha.

            Se o médio é de 1300 e k mínimo é 800, então é fácil entender que existem muitos a ganhar muito mais que isso.

            Trocam o carro a correr ? Onde estão eles ?

            Arriscam a não vender os BMW, os Toyota e Ferraris ? É o que parece.

            Boa sorte com o não Model que não tem, vai precisar.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            Vender pouco mais de um milhão e duzentas mil unidades no mercado automóvel global não é servir uma pequena parte da população, é, isso sim, servir uma minúscula parte da população. Em Portugal nem ao Top 3 das vendas de 2023 chegou.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então mas quando se trata de outros argumentos como desvalorização já vai buscar outros mercados, agora para este assunto Portugal já serve ?

        2. Avatar de Realista
          Realista

          50% de desvalorização num carro que passou 9 anos… não andou.

          Da mesma forma que acontece de forma acentuada em todas as marcas, tipo Maserati ou Jaguar. Não é um fenómeno exclusivo de ser elétrico.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      O numero de model y à venda no standvirtual é praticamente igual ao do 2º da lista ahahahahahah fala e não pesquisou nem 2 segundos

    6. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      standvirtual – 42 341 veiculos dos quais 300 são tesla.
      Existem marcas com mais de 5 000 veiculos á venda será que essas marcas são boas?

    7. Avatar de rui
      rui

      fui ver o Model 3, de 2020 ronda metade do preço de novo, mas curiosamente um Serie 3 de 2020 ronda preço identico ao Tesla que por sinal é tambem metade do preço de novo… Que coisa extranha carros de segmento D só valerem metade do valor de novos ao fim de 4 anos e mais de 150k km…

    8. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Este seu comentário é baseado em…? Na sua experiência pessoal? É que o mercado de EV’s usados tem estado a crescer… basta pesquisar! E quanto à desvalorização… bem… um BMW de 50K novos passados uns anitos está por metade do preço….

    9. Avatar de King Banido
      King Banido

      Calma malta não fiquem nervosos, para nervosismo já basta quando os vossos carros chegarem aos 160mil km, ai vem a tambem pressa de os venderem

      Não é atoa que o todo poderoso model 3 e s continuam a crescer no standvirtual, mas pronto, voces entendidos percebem melhor do assunto do que eu, vou me reduzir à minha insignificancia

      Quanto ao tema da desvalorização, claro que todos os carros desvalorizam e a questão principal do meu comment nunca foi esse, foi simplesmente ao facto de um Tesla com 150mil km já ninguem o quer e então está a um preço ridiculo de 20k, daqui abocado estão a 15k e mesmo assim ninguem pega nisso. Como é obvio, há sempre malta que desconheça de vários cenários e que mesmo assim compre um Tesla com 150k km, mas são poucas.

      E para quem tava a falar em Bmws que ja tao a metade do valor, relembro bem que o Model S nao custava 50k, custava muito mais e já se encontram a 22k… Digam-me uma bomba com 400 cv que tenha a mesma desvalorização que o model S teve. O mesmo BMW de 400 cv que no caso seria um M4 custa hoje em dia 50k, novos custavam o mesmo que o model S.

      1. Avatar de JL
        JL

        Tenho um com quase 200 mil e comprei-o com 170 mil. Não entendi essa observação.

        O que é crescer ? Porque saíram 2 modelos novos ?

        Tipo preço ridiculo de um BMW ?

        Encontra um de 22 por é o mais barato da sua categoria, e desses realmente não há muitos interessados visto ser o com menos autonomia, já que é um 75, esse não tem 400cv. BMW novos custam mais de 100 mil.

        1. Avatar de Pedro P.
          Pedro P.

          Portanto aqui o acionista nr 2 da Tesla, que tanto fala sobre a marca, tem como base de conhecimento 30k km feitos num tesla que tem agora 200k km.

          Claro, ninguem disse que esse era o único Tesla, trata-se de uma garagem cheia deles 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Por acaso tenho mais, porque também outro noutros.

            Mas pelo menos tenho mais experiência que você.

            E não, não sou acionista.

            Tem uma garagem cheia deles ? Quer 1000 euros por eles todos ? Já que não valem nada, isso é para o trabalho de os tirar de lá.

          2. Avatar de King Banido
            King Banido

            Ok já percebi que não é só comigo, o JL tem mesmo problemas de interpretação. Ainda achei que fosse a minha escrita, mas parece que não…

            JL, Quando a Tesla usar plasticos de jeito diz, até lá, deixa a BYD passar os americanos, esses ao menos sabem oferecer um bom interior.

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @King Banido
            Tenho de vir defender o JL.
            Tu insinuas que ninguém pega em Teslas usados mas o próprio JL comprou e fez muito mais kms do que o que falas e continua satisfeito. Porquê que o criticas? O estar satisfeito não condiz com o que pensas? Não dá para entender.

            Já nem falo em ser accionista ou vendedor. Isso são argumentos que não interessam a ninguém.

          4. Avatar de JL
            JL

            Tenho problemas em quê?

            Então em qual não viu plásticos de jeito ? já foram piores, mas já melhoraram e muito. O meu tem 10 anos e não tem qualquer problema nos plásticos, nem barulhos nem plásticos duros.

    10. Avatar de Hugo
      Hugo

      E… É com o seu dinheiro? Ir às bombas ser assaltado ao fim de 5 anos para quem faz 160 mil faça as contas

    11. Avatar de PTO
      PTO

      Os EV’s perdem quase 40% do seu valor no primeiro ano após a sua aquisição. Um péssimo negócio para quem os quiser vender ao fim de 4/5 anos de uso.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu comprei um Peugeot em 2018 e perdeu exatamente essa percentagem nos primeiro 4 anos…

        Isso é a norma.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Cerca de 40% no primeiro ano e não em 4 anos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Até podia ser mal acabasse a assinatura, nem as empresas de renting vendem os carros ao fim de 1 ano mas sim ao fim de 4 anos para otimização fiscal…

            Mas obrigado por me dares razão.

      2. Avatar de JL
        JL

        Onde estão eles com 40% de desvalorização ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, bem me parecia que não era cá.

          2. Avatar de PTO
            PTO

            Achaste que o que eu tinha dito era treta e perguntaste onde estavam os EVs com 40% de desvalorização no 1º ano. Eu mostrei-te onde estavam e como ficaste sem argumentos para rebater o que eu disse, agora vens com o argumento da treta de que não é em Portugal.

            Curiosamente eu nunca disse que era em Portugal. 🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            Não preciso de argumento nenhum, até porque isso já foi mais que discutido aqui.

            Mas ok, Portugal só serve para os números pequenos, para os outros já não. Looll

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            PTO acho que estás a embirrar. Não é prática comum do JL manipular o que é escrito de forma a “vergar” o assunto à maneira dele.

          5. Avatar de JL
            JL

            Tanto que não manipulei que está ali a explicação.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Procuro um carro que nao desvalorize passado uns anos qual é o modelo que devo comprar?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O modelo mais antigo possível lol
          Se tivesse comprado o meu novo só no valor do carro já teria perdido, à data, cerca de 20k€. Como o comprei já cansadinho desvalorizou cerca de 2-3mil€
          AHh… “mas andas sempre com um carro velho”. EXATAMENTE e sem qualquer vergonha. NUNCA me deixou a pé, felizmente. Não teve um único furo nas minhas mãos 😀 e não…não gastei esses 20k em manutenção, nem de perto nem de longe.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ou então um 911 por exemplo 😀

          1. Avatar de JL
            JL

            Se for edição limitada sim.

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Tens de comprar um clássico.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só de olhar para o Toyota RAV4 que na América custa 28.000€ aqui na terrinha dos impostos é o dobro e eles ganham 3x mais que nós o poder de compra em Portugal está mesmo arruinado com todos os impostos para os políticos, o problema é que se começa a espalhar por toda a união europeia este problema do poder de compra.

  3. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    a Toyota está forte.

  4. Avatar de TdSR
    TdSR

    “vendidos”. Há tantos Model Y encostados em portos e armazéns.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde ? Podem vir 2.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Apareceu naquelas publicidades do MSN xD

  5. Avatar de Stanley
    Stanley

    Nissan Sentra em 9 na lista me chegou como surpresa.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Carro elétrico é para quem tem dinheiro e disciplina… Pouca gente aqui reúne condições…

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, temos aqui a Maya 2.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Só quem é rico é que pode dar-se ao luxo de ter carro a combustão.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ou seja…a maior parte dos Portugueses são ricos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            São. O que pagam no longo prazo é muito superior num carro a combustão que num carro elétrico.

            É fazer as contas como já te demonstrei.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ok. Os Portugueses são quase todos ricos LOLOLOL

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Já viste o preço dos combustíveis? Claro que são…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A electricidade para elektros sai mais cara.

          5. Avatar de JL
            JL

            Por acaso é o mesmo preço que em casa.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Talvez nos fora da lei da Tesla. De resto até no Intermarche da Sertã sai mais caro que gasolina ou gasóleo.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            As minhas faturas de carregamentos são de €2 a €4…

            Ao contrário dos Bexigas D’aço, não tenho a necessidade de fazer 1000km por dia para estar sempre com o carro a carregar e quando faço-o faço em casa. E se não tivesse forma de carregar em casa, arranjava, da mesma forma que se arranjou forma de instalar casas de banho dentro de casa…

          8. Avatar de JL
            JL

            São em todos, basta ter o tarifário do cartão ligado ao de casa.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Não tem nada a ver com ser-se rico, porque obviamente não é isso que se passa, aliás basta ver o parque automóvel cada vez mais envelhecido que este país tem.

          O que se passa é que a vasta maioria dos portugueses não tem como carregar um EV em casa e sabe que se carregar em postos públicos o custo é praticamente equivalente a um carro a combustão, quando não é mais caro. Além disso também sabe que a desvalorização de um EV é muito mais rápida e forte que a de um carro a gasolina.

          Para quem escolheu o nome de Realista, demonstras uma falta de noção da realidade portuguesa incrível.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não acertou uma, é que já se provou todos esses pontos a favor do contrário.

            Então dizer que não há como carregar é que é ter noção ?

          2. Avatar de PTO
            PTO

            Eu disse não têm como carregar EM CASA. Aprende a ler tudo e não apenas o que te interessa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tanto que disse que está aqui:

            “O que se passa é que a vasta maioria dos portugueses não tem como carregar um EV em casa”

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOLOL JL ás cabeçadas ao Português. O costume.
            Vira e revira…vale tudo para tentar “sair por cima” 😀

          5. Avatar de JL
            JL

            Então já admitiu que disse ? Ou vai negar ?

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Sensos 2021.

            “Alojamentos familiares clássicos de residência habitual e Existência de lugar de estacionamento ou garagem”:

            Habitações: 4 142 581
            Tem estacionamento ou garagem: 2 384 682 (57%)
            Não tem estacionamento ou garagem: 1 757 899 (42,2%)

            https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0012851&contexto=bd&selTab=tab2

            Os dados mostram que a larga maioria (57%) tem pelo menos um lugar de garagem. Agora, é a tua vez, demonstra-me que a maioria não possui forma de carregar em casa…

            😉

  6. Avatar de Zé

    Foi o tesla banheira cor branca. Devem ter andado a oferecer quando se fizesse mais de 20€ em compras num hipermercado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, compro 1 por 100x esse valor, onde estão ?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pensava que estavas satisfeito com o teu.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto que estou contente que quero outro, melhor que um, só 2, e a esse preço ainda melhor.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Isso. Se o preço for bom quantos mais melhor LOLOL

          2. Avatar de JL
            JL

            E mais novo que o atual.. lol

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Saía no Juá, como brinde 🙂 🙂 🙂

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Como é habitual, as marcas japonesas dão cartas nas vendas mundiais. No top 25 de vendas só existe uma marca europeia, a VW.