Afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico em Portugal?

198 Comentários

A pandemia por COVID-19 veio prejudicar bastante as vendas do segmento automóvel. No entanto, no segmento dos elétricos, houve até um ligeiro crescimento. As tendências e as próprias ofertas têm ajudado ao crescimento.

Mas afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico na Europa? E em Portugal?

Afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico em Portugal?


Em 2020, os carros elétricos representavam 10,5% do total de matrículas na Europa, um aumento significativo em relação a 2019, quando representavam apenas 3%. O caminho do segmento automóvel parece ser mesmo elétrico e nos últimos tempos têm sido criadas várias infraestruturas para dar suporte a esta “nova era”.

Quanto custa carregar um carro elétrico em Portugal?

O site electromaps disponibilizou recentemente uma tabela com o preço médio de carregamento de um carro elétrico. logicamente que tal resposta depende da capacidade da bateria. Para o estudo realizado, foi usado um carro elétrico com uma bateria de 60 kWh.

Com esta capacidade (aproximada) temos, por exemplo, um VW ID.3 de 58 kWh ou o Hyundai KAUAI e Kia e-Niro com 64 kWh bateria.

Como se pode ver pela imagem seguinte, o preço médio para carregar na totalidade um veículo elétrico com uma bateria de 60 kWh custa cerca de 13,25 euros. Portugal não é dos países mais caros, pois à frente tem países como a Alemanha (19,02€), Dinamarca (17,71), Espanha (13,99 euros), etc. Mas também há países mais baratos, dentro da mesma “faixa” como França (11,87€), Suécia (11,41 €) e Holanda (8,92€).

Os mais baratos são mesmo a Ucrânia (2,91€), a Sérvia (4,61 €), a Macedónia (4,89 €) entre outros.

Tendo em conta a comparação de 38 países, Portugal aparece quase no final da tabela, como sendo um dos mais caros para se carregar um veículo elétrico.

Esta diferença de preços dos 38 países que compõem a lista deve-se a diversos motivos, como a situação política, a situação energética, a origem da energia, o custo da energia, as condições meteorológicas, os impostos, os salários. Ou mesmo a capacidade de recarregar em casa ou no trabalho, entre outros fatores.

 

electromaps

Comentários

198

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiP
    RuiP

    Falta a tabela de custo vs salario minimo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mostrar o preço como % em relação ao ordenado mínimo.

      Se bem que em Portugal não só os ordenados mínimos que são uma vergonha…. trabalho qualificado ás vezes é ainda mais gritante

    2. Avatar de Quimquim
      Quimquim

      É é o preço medio por kwh, convem que se compare com o salario medio em Portugal.

    3. Avatar de Romeu Batista
      Romeu Batista

      Tem toda a razão. O problema de Portugal não é o preço dos combustíveis ou da electricidade, são os salários de miséria que se praticam neste país.

    4. Avatar de joao silva
      joao silva

      caríssimo … o salário mínimo se for a realidade nem tem dinheiro para ir a lado nenhum ,,, vive na escravatura emprego [ se tiver ] casa ???? quarto ou pior …

  2. Avatar de someone
    someone

    e ainda querem ir para electricos 😀

    1. Avatar de Tiago Alves
      Tiago Alves

      Entre gastar 14€ num elétrico ou 68€ quando atesto o meu a gasóleo, diria que não há muitas dúvidas em qual escolher.

      1. Avatar de Quimquim
        Quimquim

        Se atestares o carro todas as semanas (que não atestas), so passados 5 anos é que consegues poupar 15mil euros, que mal da para um carrito!
        Um eletrico so compensa para quem ainda não tem carro. Quem já tem, que fique quietinho.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        O Tiago faz cada comparação!!!!!!!
        Agora pergunto-lhe, e quantos km faz com um e com o outro?
        E se ficar sem bateria (fora dos centros urbanos, por exemplo a subir a montanhas), como é que faz?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          eu gasto 20€ em eletrecidade por mes antes gastava 80 em gasoleo as contas sao muito simples, no meu caso é hibrido mas ando 99% do tempo só em eletrico carrego em casa durante a noite

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Nesse caso, como são calculados os km para a revisão? São os mesmos km entre revisões, independentemente de usares eletrico ou combustão?

          2. Avatar de RC
            RC

            @ToFerreira, depende da marca, há marcas que é por kms, outros por anos de uso, e outros nem têm revisões obrigatórias, como é o caso da Tesla.

        2. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Depende de quem carrega no pedal. A minha mãe faz uns 1000km. Com um deposito. Eu faço uns 500.

          Mas há uma questão bem relevante aqui.
          É que alguem com painéis solares pode nunca ter de pagar nada pelo carregamento do seu carto.

          E também, alguem que adira a um tarifário bi eletrico, e carregar o carro apenas em horário nocturno nao vai pagar isso.

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            O meu tio gastou 2500€ em painéis solares e vai demorar 10 anos a recuperar o investimento… Se ele conseguir deixar o carro elétrico parado das 11:30 às 16:30 talvez acelere esse tempo mas só usa o EV à noite… Mais vale comprar um diesel e ficar com 200.000km de gasóleo pagos do que andar a investir milhares em painéis solares e muitos milhares a mais num EV…

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            E quanto custa um carregador elétrico doméstico, sua instalação e manutenção?
            Qual a vida útil das baterias e quanto custa a substituição das baterias?
            Não esquecer estes valores no cálculo do custo por Km andado.

        3. Avatar de João Seguro
          João Seguro

          Boa tarde

          Sou utilizador de VE desde 2016.
          Em dezembro ultimo, bati com o meu Kauai com 15 dias. Tive 2 meses sem carro e um carro a gasoleo.
          Entre gastar para cerca de 8 mil kms, 600€ de gasoleo, ou gastar 280€ de luz, estará aqui a diferença.
          É e será sempre a melhor escolha! Até porque, mesmo sendo 14€ que seja para 550KMs, e na revisão em vez de 150 a 200€ de oleos, ter 30€ de revisão, é e será sempre mais economico!

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Em 8000km poupas 320€…
            Em 80000km poupas 3200€…
            Em 240000km poupas 9600€…
            Ou seja, o preço do EV inclui 240000km de gasóleo pago mais manutenções, seguro, etc…

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            isso do biorario e um engano pois durante o dia e mais caro logo a tarifa de potencia tabem e mais cara eu em minha casa tive o bio HOARIO E DAVA UMA DIFRENCA POR ANO DE 2€

        4. Avatar de Luis
          Luis

          comparação do ….
          se tiverem quarto deposito, também te poes a subir uma “montanha”?
          ao longo da vinha vida como muitos aqui, já viu carros e motos a ficarem sem combustível! alguém viu algum elétrico parado a beira da estrada sem bateria?

          1. Avatar de José Janeiro
            José Janeiro

            resposta simple e direta… Já, mais do que um
            (atenção sou a favor das energias renováveis, mas ainda não compensa em todos os casos. diferença de preço, longevidade, rede de carregamentos, e por ai vamos…)

        5. Avatar de TSLAbull
          TSLAbull

          A pergunta também se pode fazer ao contrário, e se ficar sem gasóleo como é que faz? É que com um elétrico se ficar sem bateria na montanha pode sempre descer a montanha e carregar a bateria enquanto desce. Com um carro a conbustão bem que pode chamar o reboque.

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Atestas o teu carro com 13 paus?

      1. Avatar de Pedro Martins
        Pedro Martins

        14€ num elétrico dá em média para 200 a 250 kms
        14€ num carro a diesel 100 cv / normal dá para pouco menos do que isso com a diferença de que um electrico custa bem mais do que um diesel….

        1. Avatar de RC
          RC

          No meu caso dá para 1000 kms, cada 100 kms custa-me 1.15 euros, numa carrinha peugeot partner.

          1. Avatar de Afonso
            Afonso

            E FASES OS CUSTO AO KILOW O AOS ENCARGOS DA FATURA

        2. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Contas mal feitas Pedro.
          14 euros dá para 450 Km essencialmente em AE (e a andar rapidinho). Gasto 25,5Kw/100Km e tenho tarifa bi-horária.
          Para esses mesmos 450 Km, num carro da mesma gama a gasóleo e com a mesma média de velocidade gasto 50,4 euros. 8lt/100 Km a 1,4 euros o litro.
          Carros de comparação? Model S e E300 Hybrid 2015

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            8L/100 num diesel hybrid? das duas uma ou vais em excesso de velocidade ou entao vais em 5. com um bloco de 2.1L so fazes essas medias se andares a abrir. tenho um carro com bloco de 2L e facilmente faço 5-6 L/100 em AE

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Infinity, em AE o modo elétrico é para esquecer. Não funciona. Faço 95% do trajeto em AE.
            Quanto à velocidade, os 25,5Kw/100Km refletem a mesma velocidade que os 8lt/100Km. Caso contrário, baixa para os 20Kw.

          3. Avatar de Infinity
            Infinity

            Verdade que o modo eletrico é para esquecer, a nao ser nas acelerações. Contudo 8l/100 tens que fazer uma media muito alta, Pelos 25,5Kw/100Km a 450Km a bateria é de quanto?

          4. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Infinity, embora a Tesla diga que o Model S é para 610Km, isso é uma treta.
            Primeiro, com 102.000km, já só dá 558km (teóricos e a passo de caracol).
            Segundo, nunca deves carregar a bateria completamente a 100% por norma. Os 90% dão-me para os 502Km “teóricos”.
            Ou seja, a média de 25,5 kw dá para cerca de 320 km reais. O que para mim é suficiente, pois faço 270km diários.

        3. Avatar de João seguro
          João seguro

          14euros para mim da me para 600kms nao para 250/300. Nao sei onxe vao buscar estas contas!!

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Depende da velocidade. Acredito que a velocidade moderada consiga isso. Mas se fizer essencialmente AE, esqueça.
            No meu caso é ao final de 240000 Km, fiz média de 26Kw/100 Km. O que dá cerca de 3,5 euros por cada 100km. Ou 21 euros cada 600 km.
            Mesmo assim é bem melhor do que os 12,8 euros/100 km a gasóleo

      2. Avatar de Jm
        Jm

        Nao, mas quantos km fazes 13 paus de eletricidade… ??
        Atestas com gasoleo e dependendo do modelo fazes entre 800-1000km e com eletricdade?? 13 paus da para o que??? 100km?? 200?? Para mais que estas sempre limitado a distancia que podes percorrer e quando podes voltar para casa… Fdx nao tenho bateria tem k ficar a carregar… Olha vou alugar um quarto de hotel… Ja saiu cara a energia

        1. Avatar de Rick
          Rick

          Pedro, para fazer 150km são precisos 30KWh em media, em bi horario cada kwh custa 0.08€ logo Cada 250km tem o custo de 2.4€. Longe dos 14€ que mencionou.

          1. Avatar de RC
            RC

            Eu tenho uma carrinha electrica peugeot partner e gasto apenas 1.15 euros por cada 100 kms, e chego a fazer 240 por dia.

    3. Avatar de Fulano
      Fulano

      Graças a deus que atestas por 13.25€, no fim de semana encostei o meu na galp e foram apenas 126.65€. Fico tão feliz pelos teus 13.25€ de depósito atestado

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Conduzes um camião?

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          O meu Arteon leva 95€ de gasóleo… E está longe de ser um camião… Se o atestar numa bp ou galp facilmente chego aos 120€…
          Mas para mim ao preço a que meto é 95€.. faz cerca de 1100km… Gostava de saber a autonomia do eléctrico com que fizeram o atestamento de 13€ e a autonomia e preço do mesmo…

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Claro, Portugal tinha que estar entre os mais caros…para acompanhar o altíssimo poder de compras dos portugueses!

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Isso dá menos de 3 euros por 100km?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Vamos ter que aguardar as taxas quando o parque automóvel electrico foi significativo… Até vai doer!

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Taxas sobre a eletricidade? As taxas sobre os automóveis em si ainda podem subir até chegar aquelas dos carros a combustão.

      2. Avatar de RC
        RC

        Espero mesmo por essa altura para ver quanto vão pagar os a combustão. Mas futuro é com a Maia.

        1. Avatar de Jon
          Jon

          A tendência é os carros mais antigos pagar menos
          Tenho um carro de 1990 e só pago 18 €de imposto

          1. Avatar de RC
            RC

            Sim os velhos, e os novos ?

            Pagam menos porque na compra pagaram esse imposto na totalidade.

  5. Avatar de Seal
    Seal

    Na prática talvez seja um pouco mais…

    “De acordo com o exemplo utilizado pela ERSE, que considera um cenário de 12,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico, o custo implícito para 100 quilómetros, incluindo as novas taxas, será de 5,80 euros no primeiro caso e 5,87 euros no segundo.”

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu faço 1.15 euros por cada 100 kms rodados, por acaso o calculo que usaram está muito acima da média por cá.

      1. Avatar de Seal
        Seal

        Deves carregar em casa…

        1. Avatar de RC
          RC

          Exacto, este artigo é sobre carregamento em casa, trabalho, etc.

          1. Avatar de Seal
            Seal

            De certeza ?
            “No obstante, el estudio no especifica si se trata de recarga pública o residencial, aunque lo más probable es que se base en datos de recarga pública”.
            Já agora, esse elétrico que tens é uma Peugeot Partner ? Se for tem uns consumos esquisitos…

          2. Avatar de RC
            RC

            Peugeot partner electric de 98, tem motor de 28kw, é fraquita e facilmente faz 13 kwh /100 kms.

          3. Avatar de RC
            RC

            Ainda hoje vi um nissan leaf a fazer 9kwh/100 kms, esse sim podem comprar com combustão que fazem 4 a 5 litros aos 100, porque um eléctrico a consumir 20 kwh aos 100 já é igual a um combustão a fazer 6 e 7 litros.

          4. Avatar de Seal
            Seal

            Só perguntei porque os dados da marca são diferentes.
            13kwh é muito bom…

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            1.15€ para 13kwh dá menos de 9 cêntimos por kw! Onde se arranja esse preço?
            E tendo em conta as conversões e as perdas esse consumo é muito abaixo do que a marca anuncia… 40% a menos é obra.
            Mas já me contentava em saber como se pode ter a electricidade a menos.de.9 cêntimos o kw…

  6. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Resumindo e concluindo:
    De acordo com o exemplo dado, o VW ID.3 uma carga completa para 345 km (esperando que se gaste a bateria até ao fim. e que os 345 km sejam reais), custa 13,25 €.
    Ora, se com 1 deposito do meu carro consigo fazer uma média de 1000km, isso implicaria gastar em eletricidade no ID.3 o valor de 38,41 € para a mesma distância.

    Mas teria que gastar muito mais tempo a “abastecer o carro”.
    E o carro custa o dobro de um equivalente a combustíveis fosseis.

    Sendo simpático, vou atribuir o mesmo valor para a troca de bateria (s), para o equivalente em revisões a um carro de combustíveis fosseis (Estou mesmo um mãos largas :D).

    Trocando para miúdos e graúdos: Não compensa, pelo menos enquanto o carro for tão caro.

    1. Avatar de Seal
      Seal

      A escolha por um eléctrico depende de vários factores :
      – em relação ao preço, a disponibilidade financeira de cada um.
      – aos valores de carregamento, a possibilidade de carregar em casa, a um preço muito mais baixo, e ás próprias nessecidades de mobilidade.
      – quanto ao break even do custo de aquisição , a quantidade de km/ano.
      A questão ambiental depende da interpretação/consciência de cada um…

      1. Avatar de Koso
        Koso

        A questão ambiental (alterações) não depende de interpretação ou consciência, é um facto.

        1. Avatar de Seal
          Seal

          Devia ser.
          Mas muitos não querem saber…
          Ainda pensam que é ficção.

        2. Avatar de David
          David

          Aconselho a ver “O Lado Negro das Energias Verdes”, um documentário emitido pela RTP, pesquisa no Google. Se calhar a tua visão sobre este assunto já não será a mesma.

          1. Avatar de Simão
            Simão

            Esse documentário apenas mostra que ainda há margem para os elétricos serem ainda mais sustentáveis
            Como é obvio, mesmo mantendo as condições como descritas no documentário, os VE são e vão continuar a ter um impacto consideravelmente menor do que veículos a combustão.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Isso já mete e nojo
          Mt burros vão ganhar milhões a custa disso

        4. Avatar de Jon
          Jon

          Isso é um negócio e o que e

    2. Avatar de RC
      RC

      Não sei que contas usaram, mas eu gasto apenas 1.15 euros a cada 100 kms.

    3. Avatar de ASoares
      ASoares

      Eu continuarei com o meu Corsa gás/gasolina, fica-me bem mais barato!

      1. Avatar de RC
        RC

        Mais barato que um electrico nunca fica, porque estes artigos só se referem a carregadores públicos, carregar em casa, nos privados e nos das redes fora da mobie não estão incluídos nestas taxas.

        1.15 euros por 100 kms é o melhor que se tem até agora, só possivel com electricos.

    4. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Estou para o mesmo. Consigo comprar um diesel melhor que um EV e a diferença de preço paga mais de 200.000km, manutenções, seguro, iuc, etc…
      E o EV para andar esses 200.000km também gasta electricidade e seguro…
      Contas feitas, não compensa. Se vamos lá pelo ambiente, deixo de usar desodorizante, e vou de bicicleta…

  7. Avatar de Atento
    Atento

    E a gasolina vai descer!!

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Nah, estão a lucrar muito. Há quase 15 anos atrás o barril esteve a mais de 150$ e os combustíveis estavam mais baratos que agora. Isto não melhora tão cedo. E toda a melhora é sol de pouca dura para adoçar a boca.

  8. Avatar de joao PEstana
    joao PEstana

    Gostei do estudo mas o estudo nao devia estar o preço duma bateria? Visto que nao é só o carregar duma bateria que conta….

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Mas isso vai para cima de 7.500€.
      No meu Honda civic hibrido (2009) já custavam para ciam de 3.000€

    2. Avatar de RC
      RC

      Um motor a combustão quando der o berro custa muito mais.

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Depende n trocas o motor todos os 5 anos ou 10… Eu tenho um de 1990 e nunca precisei de mexer sequer
        Ele quer é gota lá pra dentro

        1. Avatar de RC
          RC

          O mesmo para um elétrico, eu tenho um de 98 e tá bom.

  9. Avatar de José Rodrigies
    José Rodrigies

    Gostei do estudo.
    Isso prova que em termos economicos é totalmente inviável migrar para carros electricos 🙁
    Porque temos que juntar a esses 13€ por “deposito” o facto de cada “deposito” electrico dar para bem menos kms que um deposito a combustão, além disso temos o preço “adicional” dos carros electricos e principalmente a esperança média de vida e o preço das baterias.

    1. Avatar de RC
      RC

      Qual é a esperança de vida ? eu tenho um com 22 anos, e ainda estou para ver qual será.

      1. Avatar de J Ferreira
        J Ferreira

        Deve ter um Toyota que dura muito mais e deve ter um híbrido que força menos as baterias.

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, é uma peugeot partner de 98, e é ao contrário , um híbrido força muito mais as baterias.

  10. Avatar de Roter
    Roter

    Quem tem carro elétrico carrega maioritariamente em casa, nesse caso fica a 0,10 o kW para um consumo de 15kw cada 100km. Tenho elétrico quase a 2 anos e só nas férias carrego fora de casa.
    Por favor, parem com a mania que o elétrico tem que mudar a bateria. Mude se tiver raramente se tiver problemas, como um carro a combustão muda o motor.
    No meu caso em 220km tive que mudar o turbo 3 vezes.

    1. Avatar de Roter
      Roter

      220000km em não 220km

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Fonis eu tenho um de 2002 e nnc tive de mexer nele era um citroen o teu?

      1. Avatar de RC
        RC

        E quantos kms fez ? também tenho um carro electrico de 1998 e a bateria e motor ainda rolam.

    3. Avatar de J Ferreira
      J Ferreira

      Os carros alemães são menos fiáveis … por isso queimou o turbo …se for um híbrido a experiência tem demonstrado longas durações das baterias, se for 100% EV não há experiência ou a pouca experiência que há não é tão boa como nos híbridos. Em casa os EV compensam muito. Carregar fora é mais caro do que os híbridos.

  11. Avatar de Fusion
    Fusion

    Com 60€ faço 700km vs os 13€ dos eléctricos (vamos supor que também faz os 700km).
    Ficamos com uma diferença de 47€.
    Contas feitas são 564€ euros que poupo ao ano (isto abastecendo apenas 1 vez ao mês que é o meu caso), uma grande poupança é verdade nada apontar.
    O problema vem nos anos que preciso de poupança em combustível para poder amortizar a valor que dei pelo carro eléctrico vs um carro a combustão.
    Com o que poupei no valor do carro a combustão, consigo pagar combustível fóssil a vida toda do carro e ainda poupar.
    Facilmente se encontra carros em ótimo estado a rondar os 5000€ que ainda podem rolar a vontade uns bons 10 anos.
    Por isso economicamente falando, ainda compensa mais o carro a combustão, e pela comodidade também, não estou virado para ir a procura de tomadas eléctricas pela cidade e ficar meia hora dentro do carro a espera que carregue as pilhas.

    1. Avatar de RC
      RC

      Então e porque não considera um carro eléctrico em segunda mão, tenho 2 que custaram menos de 10 mil euros.

      1. Avatar de J Ferreira
        J Ferreira

        Um híbrido com 60€ faz 6.000 km ……..

        1. Avatar de RC
          RC

          Estive a fazer contas e nem um electrico consegue fazer tão pouco, penso que está a referir-se ao combustivel que ele gasta + electricidade (no caso de ser pugling).

          Tenho uma proposta, se conseguir provar a conduzir esse carro que consegue fazer 6000 kms com 60euros de energia, eu pago-lhe 2 milhões de euros pelo mesmo. Aproveite que não há ofertas destas todos os dias.

          1. Avatar de José Abreu
            José Abreu

            Sim. É plugin. Com bateria 9 kWh. Carregados com fotovoltaico.

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Qual a potência de fotovoltaico necessária para carregar uma bateria de 9kw nas 4 ou 5 horas que os painéis produzem electricidade? Quanto custa esse sistema fotovoltaico? E quem tem o carro parado das 11h às 16h todos os dias?

  12. Avatar de ONUBB
    ONUBB

    tenho carro a gasolina, meto a volta de 20euros por semana, e as vezes da ate para 2 se não andar a esticar com o carro 2.0 de cilindrada, já tive o prazer de conduzir um carro elétrico tesla dual motor do meu cunhado, eu em particular não gosto de carros elétricos tudo bem que pode ser para melhorar o ambiente ate acho bem, mas por mim elétricos não, os meus motivos para isso são: gosto de carros onde possa travar com o motor ( mudanças manuais ) gosto de um carro que tenha um travão de mão, amo meu ver estes 2 fatores para mim são mais seguros não sei se me faço perceber , e depois os carros elétricos para mim em autonomia não e o que parece 200 ou 500 km de bateria só se for a 50kh, e depois sou uma pessoa de alma aberta que gosto de ouvir musica bem alto dentro do carro ( tipo chunga ) gosto de ter o meu carrinho com o tal amplificador o tal sub o tal radio a escolha 🙂 estes são os meus motivos, ah já para não dizer que o meu cunhado esta farto de falar que foi ma escolha ter comprado um carro elétrico ( por agora ) mas mais tarde sim pode ser melhor. Bem agora vou por mais tabaco. 🙂

    1. Avatar de RC
      RC

      Nesse caso gosta de carros eléctricos, pois eles travam muito mais com o motor que qualquer outro a gasolina ou diesel, nem que vá a 100 kmh e mete uma primeira.

      Portanto gasta 20 euros de gasolina, o que lhe dará para menos de 200 kms por semana, portanto um electrico com essa autonomia, não. loooooool

      Num eléctrico ainda pode ouvir mais alto e sem ruidos, pois tem menos um monte de ferro e aliminio a fazer barulho.

      É só boas ideias por ai. Meta mais tabaco e continue para nos fazer sorrir mais um pouco.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Monte de ferro??? Amigo esse “monte de ferro” q vc o chama e música prós ouvidos e uma banda é um um principal motivo de N abandonar a geração de carros de anos 90

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois pois, mas argumentar os disparates que disso não consegue.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Para os mais distraídos, não comparem um carregamento de um carro eléctrico para um depósito de um diesel. A diferença são muitas centenas de km 🙂

    1. Avatar de J Ferreira
      J Ferreira

      A diferença é se a carga for em casa ou for nos postos. Já paguei mais nos postos do que a MCI

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Cada caso é um caso eu optei por comprar um hibrido com 45 km de autonomia reais faço 40 por dia o que dá 900km por mês, carrego sempre em casa durante a noite e no final dos mês gasto entre 16 e 20€, em gasoleo gastava 80 para fazer a mesma distancia portanto nestes 3 anos já poupei cerca de 2200€ por este andar vai começar a compensar daqui a 5 anos o que não é nada mau a partir dos 8 anos do carro já paguei a diferença e poupo 60€ por mes

  15. Avatar de Bento Fidalgo
    Bento Fidalgo

    1-A vantagem que vejo nos eléctricos é,talvez,uma manutenção mais simples e mais barata.
    2-Segunda vantagem. Talvez menos perigoso em caso de acidente pois, não tem combustível inflamável.
    3-Quanto ao tempo de carregamento, terá que ser estudado um meio de carregamento em andamento, que já existe.
    Teria que ser feita uma faixa de rodagem, em local possível, onde se entrasse, como uma portagem e durante x kms ia carregando, com vários locais de saída, aos 5kms, aos 10kms, etc.,por ex.e aí pagaria a conta ou, como nas portagens por multibanco, sem parar.
    Estes carros podem também ter sistema para carregarem nas descidas mais acentuadas, podendo carregar e ao mesmo tempo produzir energia para a rede com um sistema de íman instalado na via de rodagem.
    Enfim, não vou sonhar mais hoje! Cumpts.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      1- É verdade até à troca de baterias.
      2- É mentira, igualmente perigoso quando comparado com gasolina, já o diesel é muito dificil de inflamar.
      3- Bom filme, a que horas dá?

      1. Avatar de RC
        RC

        1 – é igual à troca de motor, caixa e etc.

        2 – é verdade, são muito mais seguros, isto dito por quem percebe, Sim, pois, mas os diesel são os que mais se incendeiam.

        3- No meu caso demora 20 segundos por dia, já que ele carrega sem eu lá estar a segurar o cabo, é uma confusão de muita gente, mas eu gasto 20 x menos tempo que a malta que vai abastecer no posto.

  16. Avatar de Redin
    Redin

    Optando pela consciência pelo ambiente, escolhi o GPL.

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      É um pouco melhor que gasolina e bastante melhor que diesel.
      Mas o CO2 continua a aumentar.

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Exacto e pela carteira,20€ dá-me facilmente para 400km e isto em circuito urbano e isto com uma picasso de 2003.

  17. Avatar de Nick
    Nick

    Tem piada que o estado dá incentivo para carros eléctricos, mas põe iva de carregamento no máximo (23%).

    Em que ficamos, incentiva ou desincentiva?

    1. Avatar de RC
      RC

      Também dá para carros a diesel, e deu muito tempo para carros novos.

  18. Avatar de eu não sei
    eu não sei

    Uma questão? Qual será o valor de um veículo eléctrico ao fim de 8 anos em média (quando acabar a garantia das baterias)?

    Já são mais caros na aquisição, têm um custo de amortização elevado, todos os constrangimentos associados aos VÊ. Quando o quisermos “despachar” qual será o seu valor?

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Depende dos km. Tenho um diesel com 6 anos e 320.000Km. E já não tem garantia.

      Sim, os elétricos são mais caros na aquisição.
      Não percebo a da amortização.
      E como proprietário de 4 a combustão e um elétrico não vejo esse tipo de constrangimentos.

      Manutenção? Ainda hoje foram mais 350 euros para a Mercedes pelos sensores do turbo. Elétrico com 18 meses e 102.00Km, manutenção 0 euros

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Eu tenho um de 1990 e só precisa de gota N precisa de gastar dinheiro em oficinas

    2. Avatar de José Abreu
      José Abreu

      Qualquer carro com 8 anos não vale nada.

  19. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Fica a faltar o calculo com tarifa bi-horaria.
    E tambem a quantidade de paineis solares, e o seu custo, para nunca mais se pagar “combustível”

    1. Avatar de RC
      RC

      Hoje em dia com 2000 euros já mete um sistema solar a funcionar e ficar a pagar 20 a 30 euros por mês de electricidade.

  20. Avatar de Xfera
    Xfera

    Efuel = gasolina sintética! Google it.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Nanoflowcell. Andam tão preocupados com o ambiente que suprimem tecnologias muito mais limpas e eficazes que um monte de baterias. Ou combustão com uma bela nuvem negra a cada troca de marcha.

    2. Avatar de RC
      RC

      É pena não haver já, 5 a 7 euros o litro é que vai ser poupar de electrico.

    3. Avatar de J Ferreira
      J Ferreira

      diversidade

  21. Avatar de Tijolo
    Tijolo

    Ainda há um longo caminho a percorrer na electrificação automóvel.
    O fossil ainda vai ter que ser usado para dar energia nas tomadas para carregar os ditos “+ verdes”.
    Paineis solores recolhem energia durante o dia, mas coloco o carro a carregar em casa à noite… de nada servem nesta situação.
    Não está vento, as eolicas produzem muito menos… pouco servem.
    Abre-se a barragem… há pouca água… pouco serve.
    Alternativa… queima combustivel para haver energia.
    E com a agravante de se estar a aumentar o numero de veiculos… mais necessidade á noite de energia, e energia pouco verde…
    Mas a esperança está em alguma tecnologia que ainda está para surgir, e realmente eficiente e pouco ou nada poluente… pode ser que o hidrogénio finalmente dê o salto quando se chegar à conclusão que não há viabilidade no 100% electrico.

    1. Avatar de RC
      RC

      Mesmo usando fossil para carregar carros eléctricos toda a gente sabe que é mais eficiente, a maior vantagem dos electricos ninguem fala que é a elevada eficiência energética que têm, um tesla a andar bem consome o equivalente a 0.8 litros de diesel.

      1. Avatar de Paulo Henriques
        Paulo Henriques

        È verdade … um dia deste questionei estes factos quando estava a ler os dados de um teste sobre um SUV elétrico : O tal SUV consume em média em autoestrada 22kwh /100km .
        Ora se um litro de gasolina tem á volta de 10kwh de energia , estamos a falar de pouco mais de 2L/100 . E mais , um litro de gasóleo tem á volta de 12kwh portanto menos de 2litros aos 100 km . Por aqui vemos que os ICE teem perdas enormíssimas !!
        Outra situação ; já repararam que um carro novo em média é muito mais caro que á 15 , 20 anos atrás … e pelo que tenho lido já não duram como duravam . Só um exemplo :eu tenho um 2.0 Tdi e tem tido vários problemas e nem sequer é um dos famosos PD que são ainda piores .Só o volante bi-massa foram 1400€ com mão de obra e não foi na marca !
        Eu nunca comprava agora um diesel novo ! Cada vez mais problemáticos !
        Em certas marcas o elétrico já é competitivo em relação ao diesel : comparem por exemplo o VW Tiguan ao VW ID.4 com a mesma potencia …

        1. Avatar de José Abreu
          José Abreu

          Em breve todos os EV serão chineses. Os carros alemães não têm fiabilidade …. E já tive vários ….

      1. Avatar de RC
        RC

        Esse documentário tem alguns erros, o tesla mostrado não usa imans, muito menos as eólicas.

        Além disso não são só os elétricos que vivem desses minerais, sem litio, sem grafite, sem cobalto entre outros não havia carros a combustão, cobalto por exemplo é usado na refinação de combustível, como catalisador de enxofre.

  22. Avatar de AlexX
    AlexX

    É que nem que custasse 1e e o diesel/gasolina 5e o litro. Para já está muito bem assim. Prefiro aguardar sem qualquer ânsia que a tecnologia evolua para carga instantânea e 500km mínimo de autonomia, e hajam tantos pontos de carga quantas as bombas de gasolina.

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho um elétrico.
    Carregamento pela rede elétrica com bi-horario gasto 1.5 € / 100Km
    Como tenho também painéis solares, a utilização desde a compra do carro até hoje tenho uma média de 0.60 € por cada 100Km.

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu também, e mesmo que carregue da rede gasto, carregando de noite, 1.15 euros por cada 100 kms.

    2. Avatar de scp
      scp

      Achas que consegues chegar a gasto de eletricidade com o carro de 0€? Digo isto porque se tens painéis solares e carregares sempre em casa não pagas a ninguém o abastecimento do carro.

    3. Avatar de Pedro G
      Pedro G

      é interessante, serão cerca de 1.500 Euros poupados por ano (fazendo 20.000 km/ano, que é provavelmente o que fará em média um Português).
      A questão é, quantos anos são precisos para compensar o investimento. No entanto aguardo ansiosamente o desenvolvimento tecnológico e sobretudo do mercado dos próximos anos, estamos a chegar ao ponto em que as marcas estão a equipar com motor electrico todos as gamas/criar um modelo electrico para cada gama, pelo que tudo indica que a curto prazo 2/3 anos, será bastante mais usual

  24. Avatar de Marcio Faria
    Marcio Faria

    Devia informar o custo pelo km rodado tanto por gasolina quanto por eletricidade e não esqueçam de incluir a vida útil da bateria e o custo de sua reposição. Por enquanto parece muito discrepante e não se explicou a causa de variação tão grande entre Alemanha e Ucrânia, por exemplo. Como está a matéria é apenas especulativa e quase nada informativa!

    1. Avatar de RC
      RC

      Então e incluir a vida util do motor a gasolina? não ?

      Por essa razão não incluirem, porque o custo até é menor no electrico.

  25. Avatar de BMad
    BMad

    Bom bom é ter carro híbrido da empresa: é só beneficios, sem ter de me preocupar com manutenções nem qual o valor que terá quando o vender e ao fim de 4 anos tenho outro novo. 😀

  26. Avatar de António Geraldes
    António Geraldes

    Não é indicado como é calculado o custo médio. Carrego em casa a 10ct o Kwh. Os tais 60Kwh custam 6€. Os km que esses 60Kwh fazem dependem de muitos factores como conduzir de dia ou noite, ac ligado ou desligado, acelarações bruscas, etc., podem variar entre 450 ou 300. O custo do carregamento varia muito, desde 10ct em casa até 60ct no carregamento rápido das autoestradas.

    1. Avatar de RC
      RC

      De dia e de noite ? consomem mais de noite ?

      Não são todos iguais ? o consumo de algo depende sempre das condições de utilização, seja qual coisa for.

  27. Avatar de Pedro Paiva
    Pedro Paiva

    É falso essa notícia porque os subsídios são brutais, agora o grave do problema é que quem não tem carro em Portugal paga pelos que têm carro! Os custos energéticos o deficit tarifário que é cobrado hoje etc. cabe a todos é falso pensar que o custo não é repartido tal como o CO2 produzido pelos eléctricos que massificam dia a pós dia a produção de energia vinda do petróleo e gás!

    1. Avatar de RC
      RC

      Quais subsídios ?

  28. Avatar de Gil
    Gil

    Passado 8 anos quero ver o pessoal dos elétricos a chamar pelo tio…

    Tiooooo dá-me 8000 Mocas para comprar uma bateria….

    Lá se foi a poupança.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Daqui a 8 anos as baterias serão ao preço da chuva, como acontece com todos os produtos tecnológicos, tio!

      1. Avatar de J Ferreira
        J Ferreira

        Isso não é verdade e sabe bem disso …. mudam as tecnologias mas os consumidores pagam o mesmo …. estado, petrolíferas, construtores ….. eles vão buscar de outra forma….

        1. Avatar de RC
          RC

          Tem alguma razão mas pouca, as baterias à 8 anos custavam o mesmo que agora com metade da capacidade, os carros têm vindo a descer de preço, um tesla custava 140 mil euros com 400 kms de autonomia, hoje custam metade para ter 600 kms.

      2. Avatar de J Ferreira
        J Ferreira

        Já estou no sector há 20 anos

      3. Avatar de José Abreu
        José Abreu

        Isso é ser otimista … Nos telemóveis é ao contrário …. Cada vez são mais caros ….

    2. Avatar de RC
      RC

      Porque 8 anos ? então motores a combustão têm 2 anos de garantia também avariam ao fim de 2 anos ?

      Fala com quem tem um veiculo electrico com 22 anos e a bateria está a trabalhar, mania de falar sem saber.

  29. Avatar de Abreu
    Abreu

    Há qualquer coisa que não bate certo

    1 kW tarifa normal 15 cent, 15 x60 da 9 EUR…

    Tarifa bi horário 10 cent kW a noite.

    O meu sai a menos de 1 EUR ou 2eur para 100km ( depende da tarifa, dia ou noite), está a consumir 13kW 100km

    Mas ATENCAO, o preço dos postos PCR e muito acima da tarifa doméstica, então aqueles ultrarapidos instalados recentemente nas AE, Segundo a sapo um carregamento de 50 EUR só 6 EUR e de energia, os restantes 44 EUR e para taxas e taxinhas. Assim não vamos lá! ( Tb carrego só em casa e a noite, e como vivo na madeira o eletrico faz todo o sentido)

    1. Avatar de scp
      scp

      Ah pronto, mais uma sobrecarga desnecessária. Se em 50€ só 6€ são para cobrar o custo de usares a rede estamos a ser chulados. Já estamos a ser com a gasolina, e mais seremos com a eletricidade para os carros. Vão dizer que 44€ é pela comodidade de carregares em autoestrada e terem puxado os cabos até lá.

  30. Avatar de Antonio Geraldes
    Antonio Geraldes

    0 electrico ainda está altamente subsidiado. 0 automovél a combustão é uma parte significativa das receitar do governo, das quais não vai prescindir. Por enquanto os eletricos não pagam IUC nem os impostos taxados nos combustiveis. Quando o governo começar a aplicar o IUC e a componente identica aos combustiveis nos eletricos estes ficam economicofinanceiramente insuportáveis para a maioria dos portugueses

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ora nem mais.
      Secalhar pensam que o eléctrico vai ficar isento de ISV e IUC para sempre! E também não fazem contas ao custo extra de aquisição nem à substituição de baterias, que no caso do Leaf pode custar perfeitamente 13 000€ a cada 200 000km!!!!!

      Só o ISV que um carro a combustão paga, mais o IVA em cima, são logo mais 10 a 20 000€.

      1. Avatar de RC
        RC

        Pode como ? mostre-me lá um exemplo disso, e que tenho mais de 300 mil kms em electrico e nunca meti bateria nenhuma. Secalhar sou um caso de estudo da nasa.

        Estou ansioso para que os elecricos paguem iuc, até porque já pagam, vá lá ver a tabela, para ver quanto vão pagar os a combustão, ainda bem que os a combustão duram para sempre sem levar nada, afinal as oficinas existem só para enganar a malta.

    2. Avatar de RC
      RC

      O combustão também, ou já se esqueceram que também havia incentivos para isso, fora a parte do custo mais baixo no diesel.

      Lei o orçamento de estado, assim não diz tanto disparate.

      Os eléctricos pagam sim iuc, vá lá ver a tabela de iuc.

      Eu quero é ver o quanto de iuc vão pagar os a combustão quando os electricos começarem a pagar mais. lol

      1. Avatar de António Geraldes
        António Geraldes

        Em casa tenho um a gasóleo e outro 100% elétrico. Sobre o elétrico não pago IUC. Quando a percentagem de elétricos a circular for significativa os impostos vão carregar.

        1. Avatar de RC
          RC

          Vão carregar nos 2, sempre mais nos a combustão claro.

        2. Avatar de RC
          RC

          Já agora, eu pago 36 euros de iuc do meu electrico.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Eu pago 20 euros no meu de 92

          2. Avatar de António Geraldes
            António Geraldes

            Exclusivamente eléctricos estão isentos de IUC. Híbridos ou híbridos plug-in pagam o valor normal como qualquer outro automóvel.

          3. Avatar de RC
            RC

            Estão isentos à cerca de 1 anos, só no ano passado não paguei, nos anos anteriores paguei, porque é um veiculo anterior a 2007, vá ver na tabela de IUC, ao fundo, aparece lá.

          4. Avatar de João Seguro
            João Seguro

            Tenho VE Desde 2016 e nunca paguei iuc…

          5. Avatar de RC
            RC

            Veículos elétricos de 2007 pra frente estão isentos.

  31. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um elétrico e um a GPl ando smp a GPL pois n compensa andar a eletricidade

    1. Avatar de RC
      RC

      Qual é o eléctrico e a que potência ele carrega ao máximo e que bateria tem?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Nissan leaf mas a versão mais “ligth”….. Já estou e arrependido de o ter comprado talvez o venda

        1. Avatar de RC
          RC

          Qual é a versão light ? que bateria tem ? sabe qual é o nome da porta de carga rápida ?

        2. Avatar de Alvim
          Alvim

          Todos ficam arrependidos após 8 anos de terem um carro elétrico.
          Só não fica arrependido quem troca de carro a cada 5 anos.

          1. Avatar de RC
            RC

            Arrependido porque ?

  32. Avatar de Rui
    Rui

    E a versão q tem a bateria com menos potência

    1. Avatar de RC
      RC

      Então é de que ano ?

    2. Avatar de RC
      RC

      Não entendo qual o seu interesse em andar aqui a mentir, não vê que é difícil convencer alguém que tem algo sem a ter.

  33. Avatar de Rafael
    Rafael

    É tudo muito bonito, mas isto pode ser tudo preços bonitos e isenções, mas quando o Governo precisar vai começar a retirar de algum lado…

    1. Avatar de RC
      RC

      Espero cá estar para ver quanto vão pagar os a combustão nessa altura.

      1. Avatar de J Ferreira
        J Ferreira

        Haverá muitas soluções. Os MCI não serão os mesmos de hoje. Híbridos EV, com H2, biocombustíveis, etc. Para o bem da humanidade que não se volte às monosoluções tecnológicas.

  34. Avatar de J Ferreira
    J Ferreira

    Nenhuma solução é boa se for exclusiva e monopolista.

  35. Avatar de jorge
    jorge

    Um carro hybrid quando funciona a diesel ou a gasolina, consome mais que um carro normalé é a mesma coisa que um carro automatico, porque sao mais pesados, uns devido as batarias e o outro devido a caixa de velocidades.

    1. Avatar de RC
      RC

      Errado, nenhum hibrido consome mais.

  36. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tb querem o q???! Só facilidades?! Já n basta pagarem os impostos mais BARATOS da Europa e terem os maiores ordenados da mesma e c os maiores benefícios e ainda se queixam da oletricidade p brinquedos dos pobretanas?! Epah crescem e aparecem… Mas p boer uma sff

  37. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se o carro híbrido quando esta a trabalhar com o motor a combustão poluiu mais é porque consome mais combustível, é a mesma coisa que um carro automático, são mais pesados, vi um gráfico na televisão, em que um carro híbrido quando trabalhava a combustão era o que mais poluia, conseguia poluir mais que um mercedes a combustão, o que menos poluia era o carro totalmente elétrico.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      E então qual o problema de poluir

    2. Avatar de RC
      RC

      Mas consome mais onde ? então o motor a combustão não é igual aos outros ?

      Não, viu mal, o que viu foi, carros hibridos plugin quando NÃO CARREGADOS NA TOMADA, emitem mais que aquilo que anuncia, mas isso é um problema de todos os carros só a combustão, todos eles como é sabido emitem mais que o anunciado.

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Isso de emitir mais emissões é o menos grave o mais grave é beber mais

        1. Avatar de RC
          RC

          Bebe mais para quem fizer de próposito, os plugin foram feitos para, imagine, “plugin” se não os carregarem nalgumas situações até bebem mais, mas no geral não, ex: cidade.

          Emitir mais ou beber mais é o mesmo, só emite se beber.

          1. Avatar de Jon
            Jon

            Mas a preocupação é no quanto ele bebe N quanto ele polui

          2. Avatar de Jon
            Jon

            Int€r€ses

          3. Avatar de RC
            RC

            O que ele bebe ou polui é a mesma coisa, quanto mais bebe mais polui.

            Claro que interesses, se não fosses esses interesses ainda hoje andava de carros a gasolina com carburador, e diesel só em camiões e tractores, normas Euro…..

          4. Avatar de Jon
            Jon

            Essas s sao máquinas

          5. Avatar de RC
            RC

            Máquinas que gastam muito e andam pouco, ainda bem que muitos gostam.

          6. Avatar de Jon
            Jon

            Amigo tenho um cm 30 anos e gasto média de 30 € faço 400 km

          7. Avatar de Jon
            Jon

            E tem força que se farta

          8. Avatar de RC
            RC

            Jon comparado com os da idade dele, não queira comparar um carro com 30 anos com carro recente, se o faz é porque tem pouca experiência com carros novos.

          9. Avatar de RC
            RC

            Eu com de 1998, com 30 euros faço 2600 kms.

  38. Avatar de Jon
    Jon

    Nem qero carros novos colega n quero prejuízos

  39. Avatar de MalicX
    MalicX

    O meu abastace os 50kWh da bateria por cerca de 5€. E chega para 350/400km dependendo do peso do pé direito.

    Bastante económico. E faz 8seg dos 0 a 100km/h not bad, not bad.

  40. Avatar de Jorge
    Jorge

    Faço em média 100/150 km por dia uma vez ou outra mais cerca de 200 mas e raro e estou a pensar comprar um eléctrico pois a minha media de combustível anda sempre pelos 400euros mas, pois o meu trabalho assim obriga.
    Sera que um elettrico compensa para mim?

    1. Avatar de Honda
      Honda

      Não sei as suas condições mas no seu lugar compraria a GPl

    2. Avatar de Honda
      Honda

      Fazer médias de 400 km com pouco mais de 12 €

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Já pensei nisso mas nao arranjo nada em condições ou muito antigo tudo com muitos Km ou então de alta cilindrada

      2. Avatar de João
        João

        400 km por 12€ de GPL… diga onde compra esse GPL

  41. Avatar de Honda
    Honda

    Tem a gasolina ou gasóleo?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      mesmo coisa pesquiso no Stand virtual por GPL nada de interessante.

      1. Avatar de Honda
        Honda

        Se o seu for a gasolina pode aplicar a GPl gasta cerca de 1000 euros

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          é a Gasoleo

  42. Avatar de José carlos
    José carlos

    A sorte dos humanos é os carros não andarem a água pós se assim fosse morreriam à sede pois seria impossível ganhar para pagar aos ladrões ligados aos fornecedores , nesse caso de água.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Esse ė um indício muito claro de que não percebes nada de economia.
      Um bem como a água nesse contexto não é um bem escasso para contribuir para a inveja. Não estamos aqui a falar de água potável.
      Usa esse cérebro para pensar um bocadinho, dasss!

  43. Avatar de Bento Fidalgo
    Bento Fidalgo

    A melhor solução, a meu ver, será nos próximos anos, começando já, é a reconversão de carros actuais para eléctricos, sem necessidade de comprar carros novos eléctricos.
    É mais fácil para muita gente ter carro eléctrico. Muito trabalho e emprego para quem investir neste sistema.
    Evita-se o avolumar, a breve e médio prazo, de sucata aos montes por todo o mundo.
    É uma maior ajuda para conter a poluição a nível mundial.
    O estado é responsável por ter alguma coisa a assumir neste sentido.

  44. Avatar de João
    João

    De acordo com o exemplo utilizado pela ERSE, que considera um cenário de 12,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico, o custo implícito para 100 quilómetros, incluindo as novas taxas, será de 5,80 euros no primeiro caso e 5,87 euros no segundo.