Afinal quais os selos obrigatórios no vidro do carro?

49 Comentários

Ao longo dos últimos anos têm existido várias mudanças na lei e hoje em dia é normal existirem algumas dúvidas relativamente à obrigatoriedade de afixar selos no vidro do carro. Afinal, o que tem de estar visível no vidro?


Atualmente não é preciso ter qualquer tipo de selo afixado no vidro do carro. Em 2007 deixou de ser necessário ter visível o imposto de circulação. Relativamente ao selo da Inspeção periódica do veículo, este também não necessita de ser afixado de acordo com o decreto-lei nº 144/2012, de 11 de julho. No entanto, é sempre necessário ter em posse a ficha de inspeção do respetivo veículo.

O comprovativo de Imposto Único de Circulação também não necessita de ser afixado.

Já em 2023 foi o seguro de responsabilidade que deixou de ser necessário estar vísivel.

Selos no Carro? Não!  Mas precisa dos comprovativos…

Caso seja mandado parar pelas entidades policiais, e não tenha a ficha da inspeção, a coima a aplicar poderá ir dos 60 aos 300 euros. Além disso, o condutor de veículo fica ainda obrigado a apresentar o documento num prazo de oito dias, no local indicado pela autoridade. Esta é uma contra-ordenação leve e nesse sentido não perde nenhum ponto na sua carta de condução.

Por outro lado, se o veículo não tiver a inspeção feita, a multa pode ir dos 250 aos 1 250 euros. (Artigo 116.º – Inspeções – ver aqui).

Os condutores que sejam apanhados a circular com um veículo sem seguro automóvel têm de pagar uma multa que pode ir dos 500 aos 2500 euros (segundo o Código da Estrada). Além disso, o carro é imediatamente apreendido pelas autoridades. Neste caso, sendo uma contraordenação grave, o condutor perde dois pontos na carta de condução e pode ainda ficar proibido de conduzir durante um período de um mês a um ano.

Caso haja um acidente automóvel que envolva um veículo que não esteja segurado, o condutor é punido por lei – caso não tenha culpa no acidente em questão, vai sempre ter de pagar uma multa e perde os respetivos pontos na carta. Quando o acidente é provocado pelo veículo que não tem seguro, o condutor é sempre responsabilizado com o pagamento de uma multa, indemnizações a todas as vítimas do acidente que tenham sofrido danos físicos e/ou materiais.

Os Carros elétricos, tinham a obrigatoriedade de ter o dístico azul, colocado na parte inferior direita do para-brisa, mas tal deixou de ser necessário desde fevereiro deste ano.

Atenção e estas exceções…

  • O dístico verde é obrigatório para veículos GPL (que utilizam sistemas de alimentação a GPL) aprovados em inspeção técnica.
  • Na Região Autónoma dos Açores é obrigatório manter o selo visível no vidro do carro relativo à Inspeção Periódica Obrigatória

O condutor deve ter sempre consigo os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão;
  • Carta de Condução;
  • Documento Único Automóvel;
  • Comprovativo da Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Certificado de seguro automóvel.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lumia
    Lumia

    Nos carro a GPL é preciso o selo verde colado no vidro!

    1. Avatar de Quantum
      Quantum

      Porque aquele azul e branco azeiteiro nunca usei na parte de trás…. O meu carro só tem uma cor….

      1. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        O distico azul é obrigatório para sistemas gpl com inspeções anteriores a 2012. Só os carros a gpl de 2012 para a frente é que tem vinheta.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Como diz o post, havia o “selo do carro” que em 2007 deixou de existir e foi substituído pelo IUC – que nunca teve selo para por no vidro, mas tinha que se andar com o comprovativo do pagamento. Deixou de ser necessário andar comprovativo – mas convém não se atrasar no pagamento, quanto mais tempo passar mais se paga e quando chega às execuções fiscais com as coimas é uma grossa maquia.

    1. Avatar de FM
      FM

      Mas o que isto tem haver com o noticiado.
      “Como diz o post, havia o “selo do carro” que em 2007 deixou de existir ” – Como se não tivesse lido….papagaios a comentar da nisto.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Diz o post: “O comprovativo de Imposto Único de Circulação também não necessita de ser afixado”. Nunca foi.

      1. Avatar de Toni
        Toni

        Asneira … foi obrigatório até 2007.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          O “selo do carro”, que acabou a 01/01/2008, era comprovativo do pagamento de impostos anteriores ao IUC.
          Em 2007 houve uma reforma dos impostos sobre veículos, acabando nomeadamente o Imposto Municipal sobre veículos e o Imposto de Circulação e foi criado o IUC – que nunca teve dístico para colar no vidro do carro.

      2. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Foi obrigatório até 2007 quando ainda era o selo do carro mas quando virou IUC deixou de ser.

        1. Avatar de FM
          FM

          Deixa lá não vale a pena argumentar com o papagaio aspirante cá do sitio.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    «Caso não tenha o selo relativo ao Seguro de responsabilidade civil(…)»

    CONCLUSÃO: Quais são mesmo os selos obrigatórios no vidro?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como diz no artigo “Atualmente não é preciso ter qualquer tipo de selo afixado no vidro do carro.”

      1. Avatar de xico vai a esperto
        xico vai a esperto

        Errado. É preciso: o verde do GPL e azul dos veículos elétricos

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não, apenas o verde no GPL.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Não é totalmente verdade, viaturas a GPL posteriores a 2013 têm de ter a vinheta de GPL
    Conforme Portaria n.º 207-A/2013, de 25 de junho e Portaria n.º 196-B/2015, de 2 de julho

  5. Avatar de Berto
    Berto

    “Carros elétricos, estes têm a obrigatoriedade de ter o dístico azul, colocado na parte inferior direita do para-brisas”
    Eu não sei que dístico é este e nunca me multaram por não o ter.

  6. Avatar de Luís+C::
    Luís+C::

    “Atenção e estas excepções…

    Carros elétricos, estes têm a obrigatoriedade de ter o dístico azul, colocado na parte inferior direita do para-brisas”

    resposta: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/19-2024-840278735

    1. Avatar de Lumia
      Lumia

      Sim o azul foi substituído pelo pequeno dístico verde GPL, que deve ser colado no vidro posterior.

    2. Avatar de xico vai a esperto
      xico vai a esperto

      Nos elétricos para efeitos camarários para obter isenção no Parking onde existe.

      1. Avatar de rui
        rui

        nope, isso não foi incluido na revisão, a menos que a isenção seja a veiculos com o distico azul disponivel não é necessário, maioria das CM descrevem a insenção como sendo a Viaturas eletricas e não a viaturas com distico azul de eletrico.

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Aqui ainda preciso do dístico de residente para deixar o carro na rua

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Não é obrigatório, é aconselhado para uma verificação mas célere, e verificação é feita de forma eletrónica e se constar nos registos não é aplicado multa

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Após a correção: “O dístico verde é obrigatório para veículos GPL (que utilizam sistemas de alimentação a GPL) aprovados em inspeção técnica.”
    Ficou pior, a vinheta verde é apenas para viaturas de origem ou com instalação após 2013.
    Anteriores continuam a ter de utilizar o dístico azul na traseira do carro.

    Qual o valor da minha avença por ser revisor dos vossos artigos?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos confiar 😀 obrigado

      1. Avatar de Mario Jorge
        Mario Jorge

        sim, existe o distico verde no vidro do carro e o azul na traseira do carro, são os dois disticos de gpl, supostamente um mais seguro que o outro porque um tem mais um inspeção, anterior a um ano era um azul depois passou ao verde

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      O valor da avença não é nenhum porque o serviço não tem qualidade e é imprecisa , a instalação pode ser anterior a 2013 mas desde que seja feita e consequentemente passada a certificação em inspeção tipo B pode usar somente o dístico verde.

  9. Avatar de Theboice
    Theboice

    “O condutor deve ter sempre consigo os seguintes documentos:

    Cartão de Cidadão;
    Carta de Condução;
    Documento Único Automóvel;
    Comprovativo da Inspeção Periódica Obrigatória;
    Certificado de seguro automóvel.”
    E estes certificados podem ser digitais certo?

  10. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    A informação “Na Região Autónoma dos Açores é obrigatório manter o selo visível no vidro do carro relativo à Inspeção Periódica Obrigatória” está incorreta.
    O Decreto Legislativo Regional n.º 18/2004/A, de 13 de maio, que no seu artigo 9º tem o seguinte texto “Prova da realização da inspecção. A vinheta comprovativa da realização da inspecção periódica a que se refere o n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, deverá ser exibida em local bem visível do veículo inspeccionado.” Remete para o Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, que já se encontra totalmente revogado, sendo que a parte relativa à prova foi revogado e substituído pelo Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, nº 1 do artigo 9º “1 – Para comprovar a realização das inspeções periódicas é emitida pela entidade gestora do centro uma ficha de inspeção por cada veículo inspecionado.”.

    Sendo assim também não é necessário colocar o selo da inspeção nos Açores, ainda que na ficha de inspeção venha a vinheta destacável e com a informação que deve ser colocado no canto superior do vidro.

    1. Avatar de JMRuas
      JMRuas

      Nos Açores, a Inspecção é feita de dois em dois anos e não anualmente como no Continente.

  11. Avatar de Ricardo Abreu
    Ricardo Abreu

    Boa tarde, sabem se um Clio bi-fuel de 2023 também tem de ter o dístico?

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Todos os veículos alimentados a GPL têm de ter dístico, coima de 60 a 300 euros.

  12. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Eu ainda mantenho do selo da inspecção do para brisas. Não vá os agentes da autoridade não saberem isso.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mal não faz, por enquanto não dá multa ter.

  13. Avatar de Custódio Silva
    Custódio Silva

    Esqueceram que também se tem que ter comprovativo do IUC

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Deixou de ser preciso andar com o comprovativo de ter pago o IUC.
      As finanças até agradecem que se esqueçam de pagar o IUC e paguem muito mais tarde, com língua de palmo.

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Não se têm de ter esse comprovativo pois as autoridades sabem se pagaste ou não. Se houve-se mais cruzamento de dados talvez não fosse necessário o comprovativo do seguro e da inspecção.

      Nota:
      A AT é uma das autoridades mais tramadas principalmente quando se trata de cobrar o dinheiro.

  14. Avatar de Rt
    Rt

    Andar com a carta verde ainda é obrigatório?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Com a carta verde sim, com o dístico no vidro não (desde 2023)

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho uma dúvida, no caso do automóvel estar segurado, mas não ter a carta verde no momento da fiscalização. Está sujeito à coima de falta de seguro? Ou à semelhante da falta do de inspeção,tem de apresentar no prazo de 8 dias e sujeito a coima mais baixa? E o resto dos documentos obrigatórios?

  16. Avatar de andy
    andy

    Em Lisboa julgo que os dísticos de estacionamento da EMEL de residentes ou de empresas têm que estar visíveis no para-brisas do carro. Os dísticos de cuidador informal ou de viatura de substituição são digitais

  17. Avatar de Fernando Marques
    Fernando Marques

    Não é verdade o que se diz sobre a obrigação de o condutor se fazer acompanhar da carta, do DUA ou do Cartão de cidadão. É substituída essa obrigação pela apresentação dos documentos em formato digital na aplicação ID Gov. Por favor corrijam o texto.

  18. Avatar de Joaquim Santos
    Joaquim Santos

    Atualmente não é preciso ter nenhum selo, no meu ver colocava o do seguro obrigatório, porque em caso de acidente vamos logo ao vidro para ver se tem seguro ou não.

  19. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Boas
    Amigos quanto pesa esses selos no parabrisas dos carros? A ideia é não tê-los lá, para se esqueceram, por exemplo de levar o carro à inspecção, e toma lá multa, acham que foi para simplificar???? Toninhos, eu vou ter sempre esses selos.Obrigado
    Abraço