Afinal o gasóleo aumenta seis cêntimos por litro… gasolina baixa

23 Comentários

O gasóleo vai voltar a atingir níveis históricos. Depois de várias previsões a apontarem para um aumento de quatro cêntimos, tendo em conta as cotações do fecho de quinta-feira o gasóleo deverá aumentar seis cêntimos por litro e a gasolina quatro cêntimos na próxima segunda-feira.

De acordo com as previsões mais recentes, o gasóleo vai aumentar seis cêntimos por litro e a gasolina baixa quatro cêntimos por litro.

Afinal o gasóleo aumenta seis cêntimos por litro... gasolina baixa


ISP: Redução de 22,2 cêntimos por litro no gasóleo e 26,3 cêntimos na gasolina

A redução do ISP na próxima semana será de 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e 26,3 cêntimos na gasolina, o que se traduz em 1,2 cêntimos adicionais na gasolina e 0,4 cêntimos adicionais no gasóleo, segundo o Governo.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Ministério das Finanças, “tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana e as variações dos preços verificadas nas duas últimas semanas haverá nova redução das taxas do ISP [Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos] em ambos os combustíveis, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho”.

Assim, indicou, “reduz-se a carga fiscal (ISP + IVA) em 1,2 cêntimos adicionais por litro de gasolina e 0,4 cêntimos adicionais por litro de gasóleo”.

Afinal o gasóleo aumenta seis cêntimos por litro... gasolina baixa

No mesmo comunicado, as Finanças referem que “durante a próxima semana, o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via das duas medidas em vigor – mecanismo semanal de revisão do ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA de 13% – totaliza 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e 26,3 cêntimos por litro de gasolina”, sendo que “a estes montantes acresce a não atualização da taxa de carbono em cerca de sis cêntimos por litro”.

De acordo com o Governo, “a taxa do ISP do gasóleo desce assim para o mínimo permitido pela Diretiva 2003/96/CE, de 27 de outubro”, acrescentando que “Portugal já solicitou junto da Comissão Europeia, em abril, a derrogação da aplicação dos limites mínimos impostos pela referida Diretiva, ao abrigo do seu artigo 19.º, estando em curso a avaliação do pedido pelos serviços da Comissão Europeia”.

A tutela informou ainda que “no âmbito da revisão semanal do mecanismo de atualização do ISP, que assegura a devolução da eventual receita extraordinária do IVA face à perspetiva de evolução dos preços, a situação será reavaliada na próxima sexta-feira, dia 24 de junho”

Leia também…

Combustíveis: Saiba já qual o posto mais barato e mais caro do país

Partilhar:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    É justo. Os consumidores de gasolina estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro (ISP+IVA sobre ISP) para subsidiarem fiscalmente os de gasóleo, de modo a que o tenham mais barato, apesar de ser mais poluente. Isto se ainda houver consumidores de gasolina para isso, porque a estas horas já quase todos encostaram os carros e passaram para bicicletas e transportes públicos.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Acha? Ao final da tarde de hoje tive de usar carro -coisa que tenho de fazer cada vez menos-, e um percurso de 15 minutos por estradas secundárias levou o dobro do tempo, tal era o trânsito de veículos ligeiros…

    2. Avatar de R
      R

      E a gasolina é transportada por camiões a gasóleo… a ironia…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E alguém proíbe que os camiões andem a gasolina? Nos USA são aos milhões.

        1. Avatar de RC
          RC

          Engraçado que se desculpam sempre com os camiões, mas esquecem-se que estes também têm descontos de frota e ajudas do governo para diminuir o custo.

  2. Avatar de RPS
    RPS

    É justíssimo, o povinho é manso!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Manso mas bravo na estrada, talvez esteja ai o problema.

      1. Avatar de Ricardo R Martins
        Ricardo R Martins

        Melhor comentario de sempre hahahahaha

  3. Avatar de gustavo
    gustavo

    parte mais engraçada nisto tudo é que o petróleo desceu nesta semana, o gasóleo também, mas os preços aumentam
    mercado liberalizado vai ser mais competitivo, claramente

  4. Avatar de RC
    RC

    Que interessa isso?é mais importante comentar notícias com Teslas e carros eléctricos em geral.

  5. Avatar de Elkido
    Elkido

    Em 11 de Julho de 2008 o barril de petróleo estava a 147.50 dólares e o gasóleo estava a 1.43€.
    HOJE o barril está muito mais barato mas o gasóleo irá para uns 2.30€ por litro.
    Mas como os portugueses são ricos para eles não faz diferença,se fosse na Espanha já estava o caldo entornado.
    Ainda bem que não tenho carros a gasolina ou a gasóleo…. não sustento Gulosos

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Nesse tema não, mas no gás e luz sustentas esses gulosos.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      O barril está hoje a 114 dólares, mais coisa menos coisa. Estamos todos a ser comidos…mas não se passa nada.

    3. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      Carros elétricos são só para empresas (vale a pena adquiri-los pelas vantagens fiscais) para particulares é só para ricos sem amor ao dinheiro e para os que gostam de estar na moda (seja lá o que isso for) e que tem tempo e paciência para parar a meio de uma viagem por 1 hora, para “abastecer” ! , por mais contas que apresentem, um carro elétrico, nunca compensará em termos de custo/gastos/autonomia.
      o investimento inicial rebenta logo com as contas. qualquer carro plugin custa mais 15000€ que o equivalente a combustíveis fosseis. esses 15000€ mesmo a pagar combustível a 2,25€/50l/mês equivale a 133 meses (11 anos) isto caso o gasto do elétrico fosse 0.

  6. Avatar de viva o CHEGA
    viva o CHEGA

    No tempo do meu amigo Salazar (QUE DEUS O TENHA EM DESCANSO QUE BEM MERECE), sempre que aparecia algum LADRÃO, comia pela medida grossa, mas, com a bandalheira do Golpe de Estado no 25 de Abril/74, começaram a SURGIR AS GRANDES QUADRILHAS, comandadas por RUFIAS, como aquele que o DIABO levou há bem pouco tempo e elas, hoje, são tantas, que o DESGRAÇADO DO CIDADÂO COMUM, já não tem mais que dar a estes ladrões, a não ser que venha a ter coragem e lhes comece a rachar a cornadura, sem dó nem piedade. Combustíveis ao preço que se vê; alimentação, é o fim da macacada, etc.etc.: Vemos cada vês mais sem abrigo pelas cidades e o governo não lhes dá um teto, nem coisa nenhuma PORQUE NÂO TEM DINHEIRO, mas arranja 250 MILHÕES e vai dar de bandeja sem pedir autorização ao povo ( PELO MENOS NÃO TENHO CONHECIMENTO QUE TEM SIDO DESCUTIDO NO PARLAMENTO), a isto se chama ser um GAJO PORREIRO COM O DINHEIRO DOS OUTROS; ISTO É TAL E QUAL COMO UM PAI QUE DÁ FOME AOS FILHOS E VAI DAR DE COMER AOS FILHOS DOS OUTROS ! Mas como acima disse, no tempo do TOINO das botas, estas quadrilhas comiam pela medida grossa, nem os MÉDICOS SE SAFAVAM COM A CHULICE. Nesta questão, dou razão a MARTA TEMIDO, contudo, um médico nunca deveria ganhar menos que UM PARASITA QUE SE SENTA NUMA CADEIRA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA e estes a parasitarem na A, República, não deveriam ter outros tachos enquanto ali estão a mamar. FICO POR AQUI.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      viva o CHEGA, resta dizer que quando morreu, apenas tinha a roupa que vestia e pouco mais.
      Os de agora ao fim de um anito ou isso já são milionários…
      Veja lá o caso do Presidente de Sintra, que se esqueceu de declarar sete milhões de euros há uns tempos.
      Imagine como isto vai na realidade…
      Este povo não dá mais que isto.
      Há largos anos que perdi todas as esperanças neste país.
      É só desilusões atrás de desilusões…
      Só não fujo daqui porque já não sou novo….

      Eu não sei se o Chega é solução para este país ou não, o que sei é que estes que lá estão agora além de não serem solução para nada, são um enorme problema.
      Bom, sempre são a solução para fazer bancarrotas, já fizeram 3 e a outra está aí ao virar da esquina..

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  7. Avatar de Elkido
    Elkido

    O carro eléctrico se o carregares num carregador público ainda fica muito mais caro que a gasolina… quando fazes uma viagem um pouco mais longe tens de o carregar num carregador público . Carregar um carro eléctrico em casa é que fica barato podendo ser menos de 2€ cada 100 KMS na tarifa BI-HORÁRIA entre as 22h e as 8h

  8. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    tanto apoio o comediante ucraniano deu nisto agora aguentem a tendencia e para piorar

    1. Avatar de Elkido
      Elkido

      A culpa é do comediante ucraniano…. é o que dizem… mas não é….o Barril de petróleo até está mais barato que anos anteriores mas põem a culpa no Comediante ucraniano e na guerra da Rússia….a ADC já multou as grandes superfícies comerciais como Hipers e Supers.
      Agora só falta multarem as grandes petrolíferas como Galp e Repsol e BP pela Concertação de preços e darem um puxão de orelhas ao Governo pela brutidade de impostos e taxas no preço dos combustíveis a mais

      1. Avatar de Viva CHEGA
        Viva CHEGA

        Elkido, tens toda a razão: Eu, também não culpo só o palhaço por toda esta roubalheira; por detrás deste assalto aos povos deste planeta, creio que estão os MAFIOSOS infiltrados nos governos de todos os países, mas sem exceção; em geral e falando da União Europeia, todos se dizem DEMOCRATAS E GERALMENTE SOCIALISTAS e na verdade não passam de uns vigaristas, apenas se cobrem com as capas da democracia e socialismo para alcançarem os TACHOS. DEMOCRACIA, é uma maneira fácil de estes mafiosos saberem quem são os que não concordam com eles e socialismo só para eles.
        Portugal, um país tão pequeno e com tanta miséria, como se pode dar ao luxo de dar dinheiro à farta a estrangeiros, pagar UNIVERSIDADE E MUITAS OUTRAS REGALIAS, facilitando a entrada a estes e deixando os nossos filhos fora das universidades, PORQUÊ ? A minha modesta opinião é simples: SOMOS GOVERNADOS POR GENTE QUE DE PORTUGUESES NADA TÊM, basta verem onde nasceram ou as suas origens – ODEIAM O POVO PORTUGUÊS; a maioria veio de África ou são descendentes e culpam-nos de terem sido corridos de lá, mas que se entendam com o XUXA, caixeiro viajante da venda de África. Os africanos ficaram muito pior sem os portugueses lá, mas, nós aqui não temos culpa do que os XUXAS e COMUNAS FIZERAM.

  9. Avatar de JS
    JS

    O português gosta de ser enganado, paga!

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O povo português é, e já viajei imenso e por isso posso comparar, burro que nem uma porta.
    É a verdade nua e crua.

    Não é que Franceses, Belgas, Italianos sejam muito melhores, mas esses ao menos reclamam.
    O Tuga nem reclama..é como se estivesse morto…uma desgraça.
    Enfim, haja alegria e que dure todo o dia, ao menos isso.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Elkido
      Elkido

      Porco do Punjab sabes que os espanhóis na isla Cristina bloquearam a ponte e puxaram fogo a pneus …. lá nas gasolineiras ao menos te dão 20 cêntimos por cada litro que puseres depois disso