Adeus, Ford Fiesta! Quase 50 anos de vida terminam para dar lugar aos elétricos

14 Comentários

A Ford despediu-se de um modelo histórico: o Fiesta. Quase 50 anos depois do seu lançamento, a fábrica de Colónia, na Alemanha, enviou, ontem, os dois últimos exemplares.

Ford Fiesta

Quase 50 anos e 18 milhões de unidades depois, a Ford despediu-se do seu histórico Fiesta. As últimas unidades saíram, ontem, da fábrica, em Colónia, na Alemanha, e destinam-se às próprias coleções que a marca mantém, no Reino Unido e na Alemanha.

O Ford Fiesta chegou, em 1976, e tornou-se logo num carro perfeito para a grande maiorias das famílias, que procurava um modelo simples e acessível. Aliás, na altura do lançamento, custou menos de 1.000 euros, e, em apenas três anos, já havia vendido um milhão de unidades.

Ford Fiesta

A par das famílias, a proposta da Ford agradou a um largo leque de clientes. Foi vendido com motores de apenas 45 e 53 CV. Mais tarde, chegaria uma versão com 63 CV.

A morte do Fiesta já havia sido anunciada~, em outubro do ano passado, pela Ford, que confirmou que prescindiria do utilitário, pois a fábrica de Colónia deixou de ter espaço para ele, considerando outros modelos e outros objetivos.

Ford explorer

A ocupar a linha de produção que pertencia, até ontem, ao Fiesta, na fábrica da Alemanha, está o novo Ford Explorer elétrico, um modelo que ambiciona ser o primeiro mais vendido da marca com esta tecnologia. Até 2026, a fabricante pretende vender 600.000 carros totalmente elétricos, anualmente. Em 2030, quer que os modelos vendidos, na Europa, são exclusivamente alimentados por bateria.

 

Leia também:

Não estamos preparados para enfrentar as fabricantes chinesas de carros elétricos

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Bom automóvel. Foi um excelente citado/utilitário, muito fiável, económico e com uma facilidade de reparação/substituição de peças. Um dos melhores na sua classe! Vão deixar saudades!

  2. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    RIP…por enquanto. Felizmente o consumidor está a abrir os olhos e atrocar VE por CI/Híbridos.
    Os governantes bem tentam vender a fantasia do VE mas a farsa não está a colar na parede.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estão ? então mostre lá provas disso ?

  3. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Como possuidor de um Fiesta mk8, digamos que estas últimas notícias sobre o fim do Fiesta foram algo emocionais.

    Estamos numa atualidade onde maximizar lucro por unidade vendida é lei, não interessa a fonte de energia que lhes dá locomoção.

    Ainda há semanas estive ao pé de um “autocarro” chamado Raptor e é um exagero caríssimo de pegada de carbono.

    PS: O meu mk8 também é CI, mas faz consumos de 5.2.

    1. Avatar de Antônio
      Antônio

      Tenho um mk7 e não o troco por nada. Vai ser ate não dar mais. Muito fiável!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ao lado do Raptor o Fiesta até parece virtuoso, mas consumos de 5.2 de gasolina são à volta de 12 kgs de CO2 e 9 euros de despesa. E em cidade é pior ainda. Que é onde de bicla eléctrica sai praticamente à borla e zero gramas de CO2. É normal que à medida que apareçam soluções mais vantajosas tanto Raptors o Fiestas fiquem com os dias contados.

      1. Avatar de qwerttuiopus
        qwerttuiopus

        Ando com o carro em nacionais para trabalhar e lazer. O que paguei por ele nem na época compraria um EV. Naturalmente que a gasolina não é barata, mas carregar EVs fora de casa também não.

        1. Avatar de JL
          JL

          Depende, que carro usou é que tarifários tem ?

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          É precisamente nas nacionais que o carro a gasolina se justifica. De preferência as que levam a Espanha.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Grunho as biclas eléctricas explodem do nada e pegam fogo muito rápido aos quartos onde dormem as pessoas e estas raramente se salvam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Uaauuu que terror.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Maior erro da vossa vida
    Antes acabassem com o focus
    Terminar para por elétrico que porcaria

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E depois dizem que se vende mais elétricos que a diesel, mais uma marca que deixa de fabricar a disel como a Renault, assim é fácil.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se não vende, vai fabricar para quê ? perder dinheiro ?