Ações da Tesla caem em bolsa após falhas nas entregas e redução de preço no Model 3

36 Comentários

O ano de 2018 para a Tesla não foi dos melhores. Longe dos sucessos que teve com os seus carros, a marca teve sérios problemas com o seu CEO e com algumas das suas ações.

Agora que o ano chegou ao fim, a marca começou a apresentar os seus resultados, o que levou à queda de 7% das suas ações. Ainda assim, este foi mais um trimestre de sucesso para a Tesla.

Tesla Model 3 bolsa preço ações

A Tesla apresentou agora os seus resultados referentes ao último trimestre de 2018 e os números, abaixo da previsão da empresa, tiveram um efeito negativo na sua prestação em bolsa na primeira sessão do ano.

A Tesla foi castigada em bolsa pelos investidores

O dia de ontem representou, para a Tesla, uma perda elevada, com a empresa a ver os seus títulos a desvalorizarem 7%, depois de ter chegado perto dos 10% de queda, recuando para os 310,12 dólares. A causa está identificada e foi justificada pela má reação dos analistas à produção abaixo do esperado e pelo anúncio da redução do preço do Model 3.

Os valores apresentados mostraram que foram entregues 63.150 unidades do Model 3, um valor que se ficou abaixo da projeção dos analistas, que apontavam para a entrega de 63.698 unidades deste modelo.

Tesla Model 3 bolsa preço ações

Um trimestre com valores recorde para a Tesla

Mesmo com esta onda negativa em bolsa, a Tesla conseguiu ter, no 4º trimestre de 2018, valores recorde de produção e de entregas de carros.

A marca anunciou que neste período de final de ano, as entregas do seu Modelo 3 representaram um aumento de 8% face à produção de 90.700 unidades registadas no trimestre anterior.

Com estes valores, a produção da Tesla aumentou em mais de 86 mil veículos no último trimestre de 2018, um valor que a aproxima da meta definida para o longo prazo, que está em 100 mil unidades por ano.

Tesla Model 3 bolsa preço ações

Redução do preço para cativar clientes para o Model 3

Para além destes resultados, a Tesla anunciou ainda uma redução de 2 mil dólares no preço de venda do Model 3, no mercado americano. Esta redução pretende absorver parcialmente a redução dos incentivos fiscais dados pelo Governo dos Estados Unidos para a compra de veículos elétricos.

Os valores de vendas do Model 3 devem começar a crescer em breve, agora que a Tesla se prepara para trazer este modelo para a China e para a Europa, alargando a sua oferta nestes mercados, com o modelo mais barato da sua gama.

À parte dos problemas que a empresa teve com Elon Musk, e que o levaram a perder a posição de chairman, 2018 foi um ano positivo para a Tesla. A empresa colocou no mercado 145.846 unidades do Model 3 e 99.394 unidades dos modelos S e X.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    O fim da Tesla pelo menos como a conhecemos chegou, Elon Musk já deu a perceber isso numa das ultimas suas entrevistas onde falou sem medos em “banca rota”, explicou que o papel da Tesla estava realizado acordar as outras marcas e o mundo para o potencial dos carros eléctricos.
    Ele explicou que mal a concorrência estabelecida a décadas com fundos bilionários percebesse o potencial dos eléctricos nunca iria conseguir competir com eles.

    Em breve será comprada por uma das auto marcas gigantes é o mais certo!

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Ele tem várias desde que foi processado por fraude na bolsa, e chegaram a acordo de coima de 20 milhões e teve que abandonar o cargo de presidente do conselho de administração da Tesla.

        Mas na dos 60 Minutos da CBS, foi a cerca de 3 semanas, onde ele afirma que que a tesla já esteve mesmo para declarar banca rota, e explica que tornou todas as patentes open-source e que estratégia sempre foi que as outras marcas acordassem para a mobilidade eléctrica e que dormia a noite sem problema se amanha a Tesla entrasse em banca rota devido a concorrência.

        Os sinais estão todos lá só um investidor fanático não os percebe, ele tentou se desculpar ao máximos pelo que vai acontecer.

        1. Avatar de JV
          JV

          Realmente cada um interpreta as coisas como quer. Interpretaste dessa, forma, os números mostram um dado diferente, já que a Tesla teve no 3º trimestre cash flow positivo pela primeira vez na história. Atenção que ser adquirido por uma marca maior e declarar bancarrota são coisas totalmente diferentes e a mensagem do que o Elon disse passou-te totalmente ao lado

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Infelizmente essa situação está acontecer em praticamente todas as áreas tecnológicas.
      A época de uma empresa começar numa “garagem” e ficar gigante acabou. Assim que as StartUps começam a crescer e ter uma dimensão interessante, são absorvidas pelos gigantes tecnológicos.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Sim as startUps serem compradas não é nada fora do anormal vai continuar a ser se tiverem a dar lucro e tiverem potencial, mas aqui não é esse o foco, o que Elon Musk deu a entender é que está falida e se existe investidores com dinheiro lá ainda devem andar a dormir era certo o que iria acontecer as acções o que está a acontecer.

        Num ponto ele tem razão o objectivo principal está conseguido, pois hoje quase todas as marcas tem os seus modelos eléctricos e investem em investigação dos eléctricos milhões e preparam a sua estratégia empresarial a 5 / 10 anos já para terem 80% dos seus modelos nesta realidade.
        O que é mau é que muito investidor vai ficar a arder para algo bom que ele conseguiu, por isso vai ser sempre visto por todos como uma relação de amor/ódio.

        Esperemos que o nome Tesla fique ao menos!

        1. Avatar de JV
          JV

          Não tens noção. Uma empresa não está falida quando dá lucro e pode gozar de crédito junto da banca. As vendas atingiram números recorde, os custos baixaram e a empresa dá lucro = falido?!
          SE a Tesla for absorvida por algum grupo maior, NINGUÉM irá perder dinheiro, bem pelo contrário, já que terão de comprar as acções no mercado e isso é sempre feito a preços mais altos que os de mercado.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Isso é filme a Tesla veio para ficar

    3. Avatar de pois
      pois

      No fundo concordo com essa afirmação, mas a verdade Tesla foi uma das primeiras a inovar neste setor e hoje em dia quando falas de um Tesla a alguém é como se estivesses a falar de um bugatti…as pessoas ficam tipo “wow”, porque as pessoas têm ganho cada vez mais consciência de que os elétricos são melhores e são o futuro.
      Portanto, o que quero dizer é que esta marca tem vindo a ganhar notoriedade e cada vez se torna mais uma marca que é familiar às pessoas.

      Mas lá está, o objetivo da Tesla está feito, dar aquele primeiro grande passo para mudar a visão das marcas de automóveis e das pessoas, para no futuro reduzir a poluição.

  2. Avatar de Tadeu Ferreira
    Tadeu Ferreira

    Não vejo dia de arranjar um model 3 usado por +/- 30 mil.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Se as coisas continuarem e o fim da Tesla estiver mesmo perto, o mais provável é que todos os modelos da Tesla comecem a crescer em preco no mercado de usados.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Isso é ficção a Tesla veio para ficar

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Ficção de quem?
      De quem faz auditoria as contas?
      Ou do próprio Elon Musk que afirmou isso que ja esteve mesmo para declarar banca rota?

      Até nas contas ele não mente diz que perdiam 100 milhões por semana, e estava sem dinheiro.

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Auditoria ás contas interessa pra alguma coisa!! Se fosse assim a uber a amazon e mais uma carrada de techs estavam perdidas por anadrem á anos com buracos nas contas…o que interessa é a visão e o dominio sectorial a medio prazo: pois não estamos a falar só de carros mas sim tb das baterias que podem ser usadas noutras coisas https://www.ign.com/articles/2019/01/01/a-giant-tesla-battery-in-australia-has-saved-40-million-in-its-first-year-2 já para não falar na na propria autonomia self-driving cars etc

        1. Avatar de miguel
          miguel

          A UBER pode dar prejuízo mas tem quem lhe empreste “investidores” porque acreditam no potencial da marca, uma empresa pode durar anos a dar prejuízo desde que tenha dinheiro para pagar as contas ao final do mês.
          Mas aqui segundo o próprio Musk ficaram mesmo sem dinheiro quase tiveram que declarar banca rota a meses atrás, é o mesmo que afirma isso, vamos duvidar do homem agora?

          Sem dinheiro para pagar contas não existe empresas abertas amigo, ele tem que vir de algum lado, por isso ele tentou aquele esquema ousado que deu no que deu “acusado fraude na bolsa” foi uma atitude desesperada e teve muita sorte poderia ter sido preso e mesmo assim se a empresa fechar o que ele fez pode ser usado contra ele criminalmente por parte dos investidores lesados.

          1. Avatar de jaugusto
            jaugusto

            O “esquema ouisado” fui apenas um ataque á especulação baseada no short selling – especuladores de curto prazo que atacam o valor das ações para ganhar com isso – tendo perdidio billions com a brincadeira (https://cleantechnica.com/2018/12/31/where-in-the-world-are-teslas-short-sellers/) por outro lado temos tb quem invista e assim continue a faze-lo (https://www.cnbc.com/2018/10/02/major-tesla-shareholder-ron-baron-investors-would-benefit-if-elon-musk-tweeted-less.html), uma coisa é certa nada na industria automovel sera como dantes e isso é que importa.

          2. Avatar de JV
            JV

            miguel, já reparaste que tudo o que dizes é no passado? aconteceu, foi, ficaram, tiveram. O passado e o presente são coisas diferentes. A Tesla não é uma empresa na bancarrota e não demonstra qualquer sinal de abrandar, bem pelo contrário. Já há dois novos modelos no pipeline e uma nova Gigafactory a ser construída. O que tu dizes não é mais do que ficção baseada em “wishful thinking” e má interpretação.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Não podes comparar. A Amazon tem um cashflow gigante e a Uber tem o apoio e confiança dos investidores. A Tesla nem uma coisa nem outra.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Tem algo que pode ser bem melhor: o desejo dos consumidores!!!

          2. Avatar de Joao
            Joao

            O desejo dos consumidores não é tudo e não paga contas…
            Por algum motivo os investidores têm desconfianças em relação à Tesla.

          3. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Por mim e nos meu horizontes está um Tesla model Y 😀

    2. Avatar de Joao
      Joao

      seria interessante fundamentar.

    3. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      A Tesla é uma empresa que está a tentar levantar -se e crescer no meio de gigantes com membros e investidores com tentáculos nos governos. A Tesla ter chegado onde chegou nunca seria possível numa Europa.

      Não esquecer que a GM e marcas europeias são como “máfia” (veja -se como foi o escândalo VW e na Europa a marca saiu por cima e ainda aumentou as vendas de gasolina…quem se lixou foi o consumidor), na Europa a maioria dos países com produção automóvel faz de tudo para evitar ou atrasar os carregadores da Tesla.

      Eu sou os parabéns à Tesla/Elon que se meteram com as feras e deram a volta por cima. Se não fosse ele (e os híbridos japoneses) ainda teríamos carros a diesel e gasolina arcaicos por muitos e longos anos…

      Eu nos próximos anos ou Tesla ou Nissan Leaf.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Para se conseguir perceber isto é necessário perceber quais as diferencas entre o mercado Europeu e Americano.

        O problema na Europa é que como foi dito lá para trás os grandes atrofiam os pequenos fazendo com que estes decidam vender os projectos ou acabem por entrar em falencia.

        Poderia pensar-se que o mercado Europeu fosse mais feroz que o Americano, no entanto nao o é…
        A quantidade de regulamentacoes que a maioria dos países tem tanto no que diz respeito a seguranca como poluicao atrofia qualquer tentativa de outra marca vingar, pois o investimento é demasiado alto.

        A questao VW, na Europa nós medimos a poluicao em co2, nos EUA eles medem NOX.
        Nao é possível agradares a gregos e a troianos, e para baixares co2 por consequencia aumentas as emissoes de NOX.
        Fazer motores distintos para os EUA e Europa parece demasiado caro, logo toca a alterar o software etc etc.

        Nos EUA existiu de facto um enagano aos clientes, pois as emissoes de NOX eram bem mais altas do que aquilo que a marca dizia, já na Europa, estamos a falar das emissoes de c02 que estavam dentro dos padroes.

        Mas isto apenas aconteceu também porque, alguns países Europeus, tais como Portugal beneficiaram o Diesel por anos e anos a fio (Portugal ainda continua) e óbvio que isso iria dar para o torto.

        Espero impacientemente por ver em Portugal os precos de combustíveis de forma justa e sem “racismo”, ou seja, diesel substancialmente mais caro que gasolina e os impostos ao mesmo nível.

      2. Avatar de somewhereovertherainbow
        somewhereovertherainbow

        …opinião pessoal, só e apenas!…e obrigatoriamente engloba muita outra coisa que porventura não conseguiremos observar diretamente…mas a vw soube capitalizar muito bem a questão do “dieselgate”… 😉

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          A vw é um verdadeiro «case study» 😀 Não contentes com o «dieselgate», ouvi dizer, mas, não acredito que venderam +- 17.000 (estão a ler bem dezassete mil) VIATURAS DE TESTES. O engenho aldramão não deixa de surpreender…

  4. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Quando as fábricas na xina começarem a bombar e a produzir model 3 e y como se não houvesse amanhã o paradigma muda!

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Curioso :

    A source speaking to Reuters on Wednesday said that General Motors sold its 200,000th electric vehicle (EV) in Q4 2018, triggering a 15-month phaseout of the Federal Tax Credit that has benefitted GM’s EV buyers for years.

  6. Avatar de so me riu.
    so me riu.

    Falência da Tesla? um ano mau para a tesla? Mais um bom “artigo” deste grande site de noticias, cheio de comentários de gente fora de série. A Tesla o ano passado entregou pouco mais de 100k de carros, este ano pouco faltou para os 250k, ano mau ahah. povo português no seu melhor, dar bitaites sem saber nada do assunto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Por vezes, quando não sabemos o que dizer, é melhor “so me riu”… sorrir, vá. Isto porque o texto não diz nada disso que estás a dizer, o texto, bem explícito, refere os recordes da marca, o bom ano, mesmo com a queda dos títulos e uma expansão fortificada. É preciso é ler o texto e não ficar truncado nos comentários 😉 até porque, para criticares o que quer que seja, tens de estar na posse da informação e se não leres, não aprendes. Bom Ano 😉

      1. Avatar de so me riu.
        so me riu.

        Sim, o meu comentário foi só para o restante comentadores do site. Não li o “artigo” por cause do titulo e porque já estou habituado ás vossas “noticias” sobre Tesla, especialmente as feitas pelo outro senhor que até abandonou o Tesla Club Portugal depois de ser envergonhado lá. Sei mil vezes mais sobre Tesla que a vossa redação toda junta, até porque tenho 2 😉 portanto não preciso de ler qualquer artigo vosso, só vim pelos comments 😀

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Sabes porque é que as rolas fazem o ninho que fazem?

          1. Avatar de Napoleon Bonaparte
            Napoleon Bonaparte

            Contaram-me que no início, o Senhor tratou de lhe explicar como deveria construir o ninho. Mas a rola era convencida. Muito convencida e dursnte a formação, não parou de dizer que já sabia. Já sabia. Ora o Senhor, que tinha muitas outras aves que ensonar, cansou-se e passou a ensinar o pássaro a seguir. Conclusão: a rola, na sabia o que pensava que sabia e ficando-se pelas suas convicções e o pouco saber de que dispunha, passou desde então a construir o seu ninho da forma que todos sabemos…

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Conta lá essa do senhor que abandonou o Tesla Club Portugal.

        3. Avatar de Napoleon Bonaparte
          Napoleon Bonaparte

          Welcome, my friend! You came to the right place!