Ações da Tesla sobem após Elon Musk anunciar que vai afastar-se do DOGE

32 Comentários

O envolvimento de Elon Musk na política impactou as ações da Tesla, que viu a sua valorização oscilar de forma inquietante. Entretanto, o diretor-executivo da fabricante de carros elétricos anunciou que vai afastar-se do departamento que lidera, num anúncio que parece ter agradado aos investidores.

Elon Musk

A partir do próximo mês, maio, a minha alocação de tempo para o DOGE [Departamento de Eficiência Governamental] cairá significativamente“, disse Elon Musk, durante uma chamada sobre as receitas da Tesla, na terça-feira.

Aos investidores, o diretor-executivo da fabricante de carros elétricos assegurou que vai regressar à empresa, afastando-se em parte do papel altamente controverso que tem desempenhado no Governo de Donald Trump. O anúncio resultou numa subida de 4% das ações da Tesla.

Apesar do afastamento, no entanto, Elon Musk terá defendido o seu trabalho no DOGE, assegurando que era necessário reduzir o “desperdício e a fraude“.

Na mesma chamada, o empresário terá ainda incentivado os investidores a “olhar além dos solavancos e buracos imediatamente à nossa frente“.

O anúncio de Elon Musk surge após a divulgação dos resultados pouco animadores da Tesla.

Segundo a imprensa, Elon Musk partilhou que a receita caiu 9% – com a receita de automóveis a cair 20% -, o lucro ajustado caiu 39%, e o lucro líquido caiu 71% relativamente ao ano anterior.

No início deste mês, a Tesla já havia avisado os investidores de que tinha sofrido a maior queda de vendas da sua história durante o primeiro trimestre, com menos 50.000 veículos em comparação com os primeiros três meses do ano passado.

O facto de os analistas atribuírem grande parte da culpa pelas quedas da Tesla ao papel de Elon Musk no Governo de Donald Trump poderá ter motivado a decisão do empresário.

 

Tesla terá de rever o seu caminho devido às taxas

Além de os números do trimestre terem ficado aquém do esperado, a intensificação da guerra comercial estará a perturbar as perspetivas da empresa para o resto do ano.

Bandeira dos EUA

De facto, apesar de a Tesla estar menos exposta às taxas do que a maioria das fabricantes de automóveis, por fabricar os carros que vende nos Estados Unidos em fábricas americanas, precisará de rever o caminho que quer seguir.

É difícil medir os impactos da mudança da política comercial global nas cadeias de abastecimento automóvel e de energia.

Entretanto, sobre as taxas, Musk afirmou que, apesar de dar o seu parecer, a “decisão sobre as taxas cabe inteiramente ao Presidente dos Estados Unidos”.

Na sua perspetiva, conforme reforçou, “a redução das taxas é uma boa ideia para a prosperidade“. Por isso, continuará a defender “taxas mais baixas, em vez de taxas mais altas“.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Quer dizer, o homem poupa milhões do dinheiro dos contribuintes que era gasto em coisas que nem o diabo se lembrava e odeiam o homem por isso?

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      tadinho…ó mundo cruel

    2. Avatar de Jaime
      Jaime

      Não te chateies com isso.
      No fundo, sabemos lá nós se poupou, ou se queria desviar os milhões para outras coisas.

    3. Avatar de RAVEN
      RAVEN

      Realmente é a prova de que há muitos democratas e liberais sem nada na cabeça. O Musk descobriu milhares de milhões de desperdício ridículo e fraudes,expôs tudo o que estava a ser feito de errado como a US AID e atacam os seus carros e stands, chamam-lhe nazi e extremista… Enfim, pura estupidez! Deviam preferir a Kamala, a AOC ou a marioneta do Biden!

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        e ainda dizem que “vamos” demorar algum tempo a chegar a marte. tu já lá vives de certeza! é uma realidade bem diferente da que se vive na terra mas a vista deve ser espetacular 😉

      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        Acorda Raven. Conheces algum empresário multimilionário e político??
        É preciso dizer-te o porquê, ou chegas lá sozinho?

        1. Avatar de rui
          rui

          Porque na politica a unica forma de ficar rico é como a peloly a fazer inside trading… de resto é uma pessima profissão para ser rico…

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Expôs? Ora mostra lá onde estão as provas de que ele fez cortes em fraudes e desperdício de dinheiros. E não, não valem tweets ou imagens feitas por ele ou pelos Trumpistas sem fontes credíveis que o comprovem. Isso também eu consigo fazer para provar o que quer que seja.

        1. Avatar de anti-SS
          anti-SS

          Exacto. sendo que o que existe é o contraditório a essas imagens e tweets. Mais, apresentam no site DOGE, os relatórios desses cortes e removem 24h depois… porque será!!!!!

      4. Avatar de RAVEN
        RAVEN

        Afinal também há malta em Portugal que não gosta mesmo de quem faz alguma coisa de jeito no governo, como cortar no despesismo e nas estruturas do próprio governo… Até perguntava por que razão odeiam o Trump e o Musk, mas nem saberão responder… Eu tinha uma perceção totalmente distorcida sobre o Trump, até deixar de ver e crer em meios de comunicação propagandistas como a MSNBC e CNN e pesquisar noutras fontes menos facciosas… Fiquem com a vossa sabedoria, eu fico na minha ignorância! Mas vocês são tal e qual muitos liberais do outro lado do Atlântico: intolerantes e sabichões! Siga

        1. Avatar de Sail
          Sail

          Vai te ver ao espelho para saberes quem é intolerante e sabichão!! O aldrabão tem subsídios estatais e se cortar nos outros mais recebe.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Hahahahahaha. outro que come a palha dos MAGAS.
      fazer cortes cegos e sem critério, como foi o caso de tudo que o imbecil do Musk fez, não é poupar, é criar problemas na estrutura da sociedade que, no limite, podem ser ainda mais caros de resolver.

    5. Avatar de Zé

      Vê lá tu que até havia gente a ser paga para prevenir ciclone, furacões, tempestades… Que desperdício. Até parece que não sabem que quem manda no clima é Deus.
      Ele só foi para o governo para conseguir instalar um stand automóvel na casa branca. Mais nada.

      1. Avatar de RAVEN
        RAVEN

        Eu vi que houve gente que perdeu TUDO com o tufão na Carolina do Norte e nem 800$ receberam, mas o governo (do Biden) gastou milhões em campanhas de educação trans na Sérvia, programa da Rua Sésamo no Iraque, operações para transgéneros na Colômbia e países africanos, para além dos milhares de milhões para a Ucrânia, etc. Nem falo na fraude colossal na segurança social e com os imigrantes ilegais a quem era dado tudo e mais alguma coisa para votarem depois neles! Mas o que importa é odeiar o Trump e o Musk

        1. Avatar de Zé

          Não digo que sim, nem digo que não. Só digo que cá em Portugal existe uma coisa chamada “seguro”. Então agora nos USA não deixam um tipo a morrer entrar no hospital sem seguro mas vão pagar a casa a quem não tem seguro?
          Mas esse post parece mesmo conversa de DJT ou JDV…
          Só faltou dizer que durante o mandato do biden choveu mais que a média. Mete mais tabaco.

          1. Avatar de RAVEN
            RAVEN

            Se é para não dizer nada, não te dês ao trabalho de escrever. Se existe um fundo de emergência nos EUA para situações de calamidade, deveria ter sido usado. Mas andaram 4 anos a malhar na agenda Trans e do alfabeto, mais preocupados com pronomes do que com problemas, com a maior crise de imigração ilegal de que há memória. Agora uma coisa é inegável, o Trump está a cumprir TUDO o que prometeu e para o que foi eleito pela maioria dos americanos. Se gosto dele, não exatamente!Se estou a adorar o que está a fazer?Definitivamente!!! Oxalá tivéssemos quem pusesse Portugal 1º, não os seus bolsos como todos os que passaram pelo poder…

          2. Avatar de rui
            rui

            Isso é mentira, se tiveres em risco de vida és atendido, existe depois mecanismos do estado que entram em ação para garantir a despesa é paga por eles e não pelo doente.

      2. Avatar de Utilizador
        Utilizador

        Deus? Deus não existe. Se não percebe de um assunto não se devia pronunciar. Essa ciência de deus ainda não foi provada, desperdicio é ler o que você escreve.

    6. Avatar de Realista
      Realista

      Sim, cortou. De uma forma prepotente, arrogante e perfeitamente irresponsável como, por exemplo, os fundos para a prevenção do Ébola.
      A necessidade de o fazer é uma coisa. Nem sequer questiono isso. A forma como o fez é outra. E ele foi e está a ser avaliado exactamente pela forma. Mas curiosamentem você e outros como você, insistem em ignorar este facto.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    só gostava de ver as ordens de compra de ações da Tesla na hora anterior ao anuncio dele.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Como disse no outro post, o povo não gosta de empresários (bilionários) quando se metem na política, desconfiam sempre.

  4. Avatar de Ino
    Ino

    Ainda há quem defenda este acéfalo!!!!

  5. Avatar de Max
    Max

    O anúncio de Musk há de ter contribuído, mas parte da subida terá sido pelo que disse Trump, na 3ª Fª, e que fez subir as bolsas:
    – que planeava ser “muito legal” com a China nas negociações comerciais e que as tarifas poderiam cair em ambos os países se eles pudessem chegar a um acordo, acrescentando: “Cairá substancialmente, mas não será zero”
    – que não demitiria Powell, o presidente da Reserva Federal dos EUA, o que reverteu as perdas do dólar do dia anterior. Diga-se que não é claro se tem poder para o demitir, Powel diz que não.

    1. Avatar de Zé

      Isto já deve ser estratégia combinada. Hoje falas tu, amanhã o tono, depois eu… e no fim metem uns cobres ao bolso outra vez.

      1. Avatar de Max
        Max

        Sim, quem tiver inside information enche-se. Depois de Trump, ontem, já falou, hoje, o Secretário do Tesouro Scott Bennson, a por água na ferverura, que os EUA não têm nenhuma proposta unilateral para baixar as tarifas com a China. As bolsas que estavam a subir começaram a descer.
        Como estiveram os mercados na 2ª Fª, que levou Trump a dizer o que disse na 3ª Fª:
        “O Dow Jones encerrou o dia com queda de 971,82 pontos, ou 2,48%, e foi seguido de perto pelo S&P 500 e pelo Nasdaq, que recuaram 2,36% e 2,55%, respectivamente. No mercado de câmbio, o dólar perdeu força com relação a outras moedas, atingindo o menor nível desde março de 2022.”
        Uma coisa tem que se concordar: os mercados dão indicações precisas a Trump – aumenta as tarifas o valor vai-se, baixa-as, o valor volta.

  6. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Tesla who?

    Comprem Solana…

  7. Avatar de João
    João

    O filme já queimou. Não adianta mais, pois quem não compra carro de nazista, não vai comprar mais com ele dentro ou fora do doge. O que resta é ele deixar a tesla, e olhe lá. Eu mesmo não quero nem de graça.

  8. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Criar uma boa impressão demora tempo mas para a perder basta uma atitude mal pensada. Sou apologista dos carros europeus mas o meu voto no senhor Musk era certinho se ele viesse limpar a nossa administração pública.

  9. Avatar de Zé

    Uma atitude mal pensada? Já o achava um ser asqueroso antes do famoso “hi five na diagonal”. Sinceramente, nunca percebi a ideia de o idolatrarem. Reconheço que tem alguns méritos, mas menos do que muitos lhe atribuem. Acima de tudo, ele é um verdadeiro surfista do sistema financeiro. Tudo o resto são meramente “fait-divers”. Sejam os carros da tesla, seja o starlink, o spacex… não é assim que ele ganha dinheiro. Ganha-o com “fintas” ao sistema financeiro. Ainda agora vimos a compra do twiter pela xai. Mais uma vez, manobras financeiras. “Limpa” a dívida, os prejuízos (vendeu pelo mesmo valor que o comprou??? balelas) e ainda ganha alavancagem para pedir mais dinheiro emprestado, que muito provavelmente não irá pagar. É assim que esta malta funciona. Basta ver como ganhou dinheiro com paypal, como ganha com a tesla, com a spacex, os créditos de carbono, as ajudas estatais (um tipo que é totalmente contra ajudas estatais).
    Sinceramente, é um daqueles seres que nem vale a pena. Mas não consigo perceber o estatuto de quase deus que ele tem, mas há gente totó para tudo. Os carros da tesla não parecem maus de todo. Mas não gosto do modelo de negócio e da marca, e por isso dificilmente comprarei.
    Só falta saber para quando cai a ficha para muita gente perceber que este tipo é uma espécie de Maddof 2.0 ou Ponzi 28.25… lol