Acidente fatal com Xiaomi SU7 traz receios sobre a tecnologia de condução autónoma

49 Comentários

Um acidente com um carro elétrico da Xiaomi, o SU7, resultou na morte de três estudantes. Está a ser investigado pelas autoridades e levanta questões sobre a fiabilidade da tecnologia de condução autónoma. A Xiaomi afirmou na quarta-feira que está a cooperar totalmente com a polícia para apurar as circunstâncias deste sinistro.

Xiaomi carro acidente condução autónoma

Acidente fatal com Xiaomi SU7

O incidente ocorreu no passado sábado na autoestrada Dezhou-Shangrao, na província de Anhui, no leste da China. O SU7, onde seguiam as três jovens, colidiu violentamente contra uma barreira de betão. De acordo com um relatório divulgado pela própria empresa, o carro circulava a 116 quilómetros por hora em modo “Navegação em Autopiloto” momentos antes do embate.

A Xiaomi detalhou que o sistema detetou um obstáculo na via e emitiu um aviso, devolvendo o controlo da direção ao condutor segundos antes da colisão. O impacto com a barreira deu-se a uma velocidade registada de 97 quilómetros por hora. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o veículo envolto em chamas na sequência do acidente, restando depois apenas uma carcaça carbonizada.

O fundador da Xiaomi, Lei Jun, manifestou publicamente o seu pesar e garantiu a colaboração contínua da empresa com as autoridades policiais. No entanto, o acidente gerou uma onda de preocupação e debate entre os internautas chineses relativamente à segurança e eficácia do sistema de condução autónoma da Xiaomi. Questionou-se também por que motivo o carro se incendiou e se os mecanismos de segurança, como a abertura das portas em caso de emergência, funcionaram.

Receios sobre a condução autónoma

Aumentando a pressão sobre a empresa, uma mulher que se identificou como a mãe da condutora recorreu à rede social Weibo para expressar a sua dor e frustração. Acusou a Xiaomi de não a ter contactado diretamente e de “não levar a sério a vida destas três crianças”. Nas suas palavras: “Como familiares das vítimas, temos muitas perguntas. Porque é que o veículo se incendiou após bater na barreira? Só queremos uma explicação”.

A Xiaomi, um gigante tecnológico mais conhecido pelos seus telemóveis e outros produtos eletrónicos, entrou no competitivo mercado de carro elétricos em março de 2024 com o lançamento do SU7. O modelo teve uma receção forte, com vendas significativas reportadas. A empresa sempre salientou que a sua tecnologia de condução é um sistema de assistência avançado, não de autonomia total, e não substitui a atenção e o controlo do condutor.

Na quarta-feira, a fabricante de baterias CATL veio a público clarificar que o veículo sinistrado não estava equipado com as suas baterias. A Xiaomi informou ainda ter constituído uma equipa interna dedicada a investigar o acidente e que já estabeleceu contacto com as famílias das vítimas através das autoridades locais. O incidente coincidiu com uma desvalorização das ações da empresa, que caíram cerca de 5%. A investigação oficial prossegue para determinar as causas exatas desta tragédia.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Vou só apreciar a hipocrisia agora dos comentários ou falta deles 🙂

  2. Avatar de Tobias
    Tobias

    Era interessante ver a percentagem de acidentes causados em modo autopilot vs condução manual 😀

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E mais interessante ainda a percentagem de carros autopilot vs condução manual. Deve andar pelos 0,000000x %.

    2. Avatar de Max
      Max

      Era interessante era ver o que acontece quando surgem imprevistos, como neste caso, de um muro numa zona da autoestratada em obras, que certamente estavam devidamente sinalizadas.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Por isso é que as construções são demoradas, porque parece que agora fazem muros em Auto-Estradas…

        É tipo o Coyote para apanhar o papa-léguas.

        1. Avatar de Max
          Max

          Nunca viste um muro (blocos de cimento), de um dos lados, numa autoestrada em obras? Quem não não estiver atento à sinalética das placas amarelas que indica como é que as vias afunilam tem problemas. Não me admira que um sistema de piloto automático fique confundido.

          1. Avatar de Max
            Max

            Os elektro-fãs são nhurros ou querem fazer dos outros parvos. O que é que tem que ver o corte de vias para obras numa autoestrada, afunilando o trânsito para outra, livre, com um separador central? A zona em obras pode estar protegida por blocos de cimento.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Condução autónoma não tem nada a ver com o carro ser elétrico ou a combustão! Deixa de ser cabeça dura, o teu problema está aí por pensar que a condução autónoma só se aplica aos elétricos…

            Os acidentes em auto-estradas em obras já são BASTANTE frequentes só com condução humana:

            “Temos registo de acidentes. Infelizmente, no ano passado, tivemos 6 acidentes com este equipamento e este ano já dois. Mas a verdade é que não tivemos nem vitimas mortais, nem feridos graves com a utilização deste equipamento, por oposição a outros anos anteriores em que tivemos acidentes com vitimas mortais neste tipo de trabalhos”, acrescenta o responsável de operações de manutenção da Brisa.”

            https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-22-video-obras-na-estrada-como-os-atenuadores-de-impacto-podem-ajudar-a-evitar-acidentes-f456fed7

          3. Avatar de Max
            Max

            Ó @JL, deixa de te disfarçar de @Realista.
            (Para o caso de serem dois, são duas enguias em vez de uma).
            Eu só quis dizer que não acredito na condução autónoma em todas as situações extremas – nem as marcas acreditam e por isso: 1) No caso da Tesla querem que o condutor vá atento e com as mãos no volante e 2) Todas querem que o condutor assuma a condução quando a situação se complica – o que terá sido o caso, mas o tempo para o condutor avaliar a situação e intervir não terá sido suficiente.
            Que os condutores tinham problemas em obras em autoestradas já eu tinha dito, não são precisos links.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Existem vários níveis de condução autónoma, por exemplo, o cruise control é o nível 1 e já existe faz décadas e se calhar até já tens no carro e até usas! Mas isso não te impede de estar atento na mesma.

            Se tiveres o assistente de via, já é condução autónoma nível 2… e isso já está bem difundido faz quase à 10 anos, tanto é que a UE já tornou obrigatório a implementação desse sistemas em todos os carros novos.

            Portanto não venhas com tretas… só estas a reclamar por reclamar, tipo velho.

          5. Avatar de JL
            JL

            JL ? Não entendi ? Fica fulo quando os outros têm razão sobre os argumentos que usam ? Tal como aconteceu com as candidaturas recebidas ?

            Já agora informo, na foram todas preenchidas.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Normal. Deixaram de exigir que o carro estivesse no nome do candidato há pelo menos 6 meses ou 1 ano.
            Basta mandar vir uma sucata que já não circule de um qq estado membro, nem precisa ser um carro de PT.

          7. Avatar de JL
            JL

            As exigências são as mesmas.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      aqui o problema é a responsabilização, no manual é a pessoa a responsável, e na autónoma ? uma empresa quererá ter que responder pelos estragos causados ?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O responsável é sempre o dono.

        Se o teu robot aspirador for para a rua e causar um despiste o culpado é o dono que tem de prestar a devida atenção aos equipamentos que possui. Da mesma forma que se o teu carro, por algum motivo, se destravar e atropelar alguém, é o dono o responsável na mesma.

  3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Aprendam a conduzir! Estas tecnologias são uma treta.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      O erro humano é o mais frequente, no dia em que tudo seja autónomo, os acidentes vão desaparecer praticamente.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Gosto da tua sintonia.
        No dia que seja tudo autónomo? Quem, o carro?? Só se for, porque o humano, afinal será o menos autónomo.
        Eu apenas acho que quem não gosta de conduzir, tem dores nas costas, ou simplesmente não sabe, não pode proibir os outros de o fazer.
        Devem sim, andar de transportes públicos e têm o problema resolvido.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          como assim menos autonomo? um carro é para te levar do ponto A ao ponto B.
          Eu sou um petrolhead, de momento tenho um 208 gti com 280cv, e gosto de fazer as minhas serras e sentir a rotação, porém a idade é outra e já vejo as coisas de outra forma.

        2. Avatar de JL
          JL

          As pessoas não gostam de conduzir, gostam é de pilotar.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Aí é que está o busílis da questão da condução autónoma, esta só funcionará corretamente se todos os veículos na via publica forem autónomos e em comunicação permanente de dados de telemetria com os veículos na proximidade.

      3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
        sirHamiltonCampeão2025

        Realmente o Autopilot tem sido um sucesso…NOT! Tanto acidente devido aos erros do sistema/câmeras.

    2. Avatar de JL
      JL

      Porque o ser humano não aprende a conduzir é que se tomou outro rumo…

    3. Avatar de Realista
      Realista

      O problema da condução autónoma começa com as pessoas que pensam que sabem conduzir…

  4. Avatar de Ivo
    Ivo

    Nos últimos anos, tenho observado um aumento significativo no número de acidentes evitáveis relacionados ao uso do sistema de autopilot em veículos elétricos. Essa situação tem sido amplamente noticiada, levantando sérias preocupações sobre a segurança desses sistemas.
    Não confio no autopilot, pois parece que, apesar das promessas de segurança e eficiência, a realidade é que muitos motoristas ainda dependem excessivamente dessa tecnologia, o que pode levar a decisões perigosas. Por exemplo, houve casos em que o autopilot esteve ativo durante acidentes fatais, o que sugere que o sistema pode não ser tão confiável quanto se espera.
    Diante disso, acredito que devemos ser cautelosos e considerar a possibilidade de evitar o uso de sistemas de autopilot até que se prove que são realmente seguros e eficazes. A segurança nas estradas deve ser sempre a prioridade, e a confiança em tecnologias que ainda apresentam falhas pode ser um risco desnecessário.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Isto acontece devido a um desvio das noticias e acontecia o mesmo com os incêndios em carros elétricos onde um evento raro causa mais impacto que um evento comum já que os veículos a combustão ardem todos os dias…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Ora nem mais o jornalismo, não os jornalistas porque esses tentam seguir a ética mas a sua imparcialidade está comprometida pelos ordenados, quem paga é que dá e manda seguir o guião. Tal como aqui só chega notícias do que se passa nos estados unidos, enquanto na Rússia e da China não sabemos nada do que se lá passa
        Um minuto de silêncio para quem acredita na imparcialidade da comunicação social

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          +1. Concordo. Na comunicação social, só encontro parcialidade.

  5. Avatar de Max
    Max

    “A Xiaomi detalhou que o sistema detetou um obstáculo na via e emitiu um aviso, devolvendo o controlo da direção ao condutor segundos antes da colisão.” Noutro lado diz-se que o acidente ocorreu de 1 a 3 segundos depois do condutor assumir a condução, o que foi insuficiente para impedir o carro de embater no muro da autoestrada em obras.
    Ou as obras na autoestrada estavam mal sinalizadas, ou um condutor em condições normais tinha evitado embater no muro.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eu já disse algumas vezes, independentemente da marca, este tipo de sistema não devia existir, devia ser completamente abolido.

    A pessoa tem que ter consciência que está a conduzir um carro e não o carro a conduzir a pessoa.

    1. Avatar de Luís+C::!"
      Luís+C::!”

      Podemos afirmar que são auxílios à condução!
      Com a devida diferença, a direção assistida o ABS, … são elementos que vieram minimizar os acidentes, estes “sistemas” são mais uns.

      Daqui a uns anos, olharemos para os carros com condutor, como quando conduzíamos os cavalos na sua “carroça”.

  7. Avatar de sapaofendida
    sapaofendida

    Foi bug, será corrigido no próximo firmware. Mantenha o carro conectado à internet para fazer o update de firmware e não interrompa o processo. LOLOL

  8. Avatar de Marcos
    Marcos

    Errar é humano, se a condução autónoma é feita por humanos tbm pode ter erros. Aqui o que está mal é ser a máquina a decidir qdo devolver a condução autónoma, tem de ser o condutor a ter a autonomia de ter a condução controlada por si e qdo e não ser a máquina a decidir. Se o condutor tivesse recebido a condução autónoma qdo precisou e não ter de esperar pela devolução da máquina, a velocidade de embate podia ter sido menor…..
    É importante a automatização mas mantendo sempre o princípio
    “Primeiro o homem, depois a máquina”
    A máquina é para auxiliar o homem e não o contrário

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Engraçado que com os outros carros elétricos não morreu ninguém.
    Contem quantas pessoas morreram com o secador? Pois. Quantos morreram com um Tesla no mesmo tempo de vida do Xiaomi?
    Podiam dar mais estatísticas, pois enquanto escrevi este texto morreram umas centenas com cancro nos pulmões e não ninguém lhes mete o cigarro na boca.
    Vamos todos morrer, é um facto, só não sabemos como.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estes sistemas são exclusivos de eléctricos ?

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quem quer conduzir de forma autónoma que vá de Táxi ou Uber.
    Assim pode ir fazendo outras coisas enquanto o carro vai a andar.
    Confiar nestas tecnologias é de uma burrice que se paga caro, como foi o caso.
    Isto já aconteceu tb com teslas.
    O mais ridículo é que as portas trancam e as pessoas não conseguem sair…

  11. Avatar de AA.Gumane
    AA.Gumane

    O sistema de condução autónoma da Xiaomi deve ser ‘descendente directo’ de Pilatos. Perante um caso bicudo, arranja uma solução simples: lavar as mãos, devolvendo o controlo da condução ao condutor.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ah, e tal os Tesla são uma porcaria, o FSD é uma porcaria, os chineses é que fazem tudo bem, barato e do melhor que há. Vê-se…

  13. Avatar de Marcos
    Marcos

    A nível de carros os europeus e japoneses são os melhores, e os estados unidos para além de nos comprarem carros, compram nos muitas coisas e os europeus vão lamber as botas aos chineses, depois dizem que a culpa é do Trump. Nós devíamos era de agradecer aos americanos porque nos compram e a pagar bem……

  14. Avatar de yamahia
    yamahia

    É bom que os secretariados da UE ponham os olhos nestas ocorrências e metam a obrigatoriedade das ajudas à condução num sítio que eu cá sei.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas como já viu eles não fazem aquilo que você quer.

  15. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Portem-se bem e não sejam insurgentes, porque no futuro o vosso carro irá ser o vosso homicida.

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Estes sistemas deviam ser completamente banidos, até existir uma tecnologia completamente segura. Um ser humano cometer um erro é algo aceitável, uma máquina é completamente inaceitável. 
    Os seres humanos perante sistemas automatizados têm tendência a se relaxarem e perderem a concentração, isto acontece até com pilotos de aviões civis, e mesmo militares, e por isso recebem treino específico.
    O sistema ter passado o controle para o condutor 2 segundos antes do embate parece nos dizer que o sistema não se apercebeu do perigo.
    Outra situação e aqui atribuo a culpa à Xiaomi, este sistema está pode ser ativado a 116KM/h! Os responsáveis da Xiaomi não acham que esta é uma velocidade excessiva demais para um sistema que exige a intervenção a qualquer momento do condutor.

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Os 2 grandes tabus dos carros elétricos:

    – Aceleração descontrolada
    – Combustão espontânea

    Os sistemas de piloto automático só deveriam funcionar se todos os carros fossem autónomos. Isso é que seria ‘inteligente’.

  18. Avatar de a
    a

    Sabem uma coisa não dá para fazer omoletes sem ovos, como não dá para conduzir sem mãos nem pés, depois dá-se nisto. Raça de macacos a pensar que voa.

  19. Avatar de Marcos
    Marcos

    A máquina não é feita por Deus, o sistema automático não é feito por Deus, não podemos polarizar só a máquina ou só o homem, a máquina e o homem em conjunto é que melhoram a segurança, o homem não pode lavar as mãos e deixar tudo no autónomo e a máquina tbm não pode lavar as mãos no momento crítico e atirar a batata quente para o homem….
    A máquina não pode substituir o homem, têm de trabalhar em conjunto e enquanto não se convencerem disso pouco adianta discutir de quem é a culpa. Em conjunto podem melhorar a segurança e evoluir