A razão pela qual Israel quis os carros elétricos fora dos seus portos

44 Comentários

Em conflito aceso e com Israel sob ataque, por que motivo as autoridades estavam preocupadas com os carros elétricos estacionados nos portos do país?

Porto de Haifa, em Israel

A guerra entre Israel e o Irão começou há vários dias, com um ataque ao programa nuclear de Teerão, bem como a oficiais militares e cientistas. Entretanto, o Irão respondeu com o lançamento de mísseis e drones.

Numa escalada que muitos previam, a entrada dos Estados Unidos no conflito motivou o Irão a retaliar, com um ataque à Base Aérea de Al Udeid, no Qatar.

Antes do cessar-fogo, a Administração de Navegação e Portos de Israel terá “ordenado aos importadores de automóveis que se preparassem para evacuar todos os carros elétricos dos portos marítimos israelitas”, considerando a possibilidade de mais mísseis iranianos atingirem o seu território.

 

Israel considera que incêndios em carros elétricos são difíceis de extinguir

Segundo avançado pela imprensa, as autoridades quiseram que os veículos elétricos fossem retirados dos portos importantes, como Haifa, por onde passam 20 milhões de toneladas de carga anualmente, e Ashdod.

Os veículos deveriam ser transportados para estacionamentos vazios, por exemplo, por forma a ficarem longe de infraestruturas críticas.

Incêndio no parque de estacionamento de um complexo residencial da Coreia do Sul provocado por um carro elétrico

O facto de o porto de Haifa ser particularmente movimentado, torna-o um alvo atraente para um potencial ataque: as autoridades estavam preocupadas com a possibilidade de um míssil iraniano atingir o porto e, por conseguinte, os veículos elétricos lá estacionados.

Tendo em conta que os incêndios em carros elétricos são especialmente difíceis de extinguir, um ataque deste tipo poderia ser um grande problema.

Não sendo um cenário óbvio, foi, aparentemente, considerado pelas autoridades de Israel.

 

Leia também:

A Câmara Municipal de uma cidade espanhola abandonou os carros elétricos após um incêndio

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Se os israelitas tem medo dos eléctricos é porque sabem ou andaram a fazer coisas aos eléctricos…
    Estes tipos tem o dedo em todo o lado até nos pagers… 🙂

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Ou então, é porque nem queriam imaginar que a seguir à queda de um míssil aquilo estivesse a arder uma semana porque não conseguem extinguir o incêndio das malditas baterias dos ditos veículos eléctricos.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        1 semana? Lol porque não duas?

        1. Avatar de JL
          JL

          Ou mais, ainda há dias ardeu um no Norte shopping e em 10 minutos estava apagado.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            10 minutos? Mostre lá onde. Onde é que está a dizer isso?

          2. Avatar de x
            x

            deve ter ardido só a bateria de 12v 😀 mas depois é um carro electrico que está a arder!!!

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *reignição

          4. Avatar de Zé da Quinta
            Zé da Quinta

            Tem a certeza que não era com motor de combustão?

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tem a ver com a resignação.
          Um incêndio numa bateria de lítio pode parecer dominado mas na realidade nunca está. Só está qdo todo o combustível q compõe a bateria seja consumido por completo.
          A reignição pode acontecer nos dias, semanas ou até meses seguintes.
          Por exemplo:
          “…Weeks after the fire, during the salvage, electric vehicles removed from Fremantle Highway were still smoldering…”
          https://maritime-executive.com/article/burned-out-car-carrier-sinks-in-pacific-three-weeks-after-fire-began

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, está dominado quando a bateria arrefece, já devia ter aprendido alguma coisa, mas ainda não chegou lá por razões do preconceito.

            Depois diga-me como há fogo sem calor ? Estou curioso.

          2. Avatar de SoLinux
            SoLinux

            JL não foi o que se passou nos incêndios na Califórnia…procure na net…meses depois há VE a reacender incêndios. Aconselho que procure por “california fires EV still represent danger”

          3. Avatar de JL
            JL

            No incêndio do camião tesla foi o que aconteceu.

            Procurei e não encontrei nenhum link com reacendimentos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aprenda pá. Há que anos que falamos disto
            “…another reignited 68 days after the initial incident…”
            https://www.evfiresafe.com/ev-fire-reignition
            Até mete impressão essa cabeça de ervilha!

          5. Avatar de JL
            JL

            Pois, a sua é um pouco mais, já que esse caso não foi na Califórnia.

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Num porto podem estar dezenas, centenas, talvez milhares de veículos eléctricos.
        Ainda no dia 23 afundou-se um navio (Navio cargueiro Morning Midas) que esteve a arder durante 3 semanas por causa provavelmente de algum veículo eléctrico, já que o incêndio começou nessa área, e tinha mais de 3000 veículos só dentro desse barco.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois foi. Mais um porta aviões ao fundo.
          As seguradoras já falam em aumentar os custos de seguro para o transporte marítimo de carros elektros.
          Espero q não o façam rateando o custo por todos os outros carros transportados q não tem culpa nenhuma do q está a acontecer.

          Em surdida, se calhar é o q está a acontecer. Não é normal o aumento abrupto no preço dos carros novos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que não têm culpa ? Foi lá investigar ?

          2. Avatar de SoLinux
            SoLinux

            JL, carros a combustão com motor e sistema “frio” não ardem…o mesmos não pode dizer dos VEs

          3. Avatar de JL
            JL

            Se não ardem porque andam a apagá-los ? o mercedes no Prior Velho estava quente ?

            E algum eléctrico arde a frio ? quais ?

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          *reignição

        3. Avatar de Yamahia
  2. Avatar de Márinho
    Márinho

    O amigo JL vai dizer que eles não percebem nada disto. Que os a combustão são mais seguros, etc,etc.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não era melhor ler antes de tecer disparates, a segurança é a mesma, a dificuldade de apagar os incêndios é que é diferente.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Ai é? Prove la? Mostre lá?
        Não era o que dizia há uns tempos. Dizia que era igual e que os carros a combustão ardiam mais.

        1. Avatar de JL
          JL

          É só ler, porque não lê o artigo ?

          E tem outros aqui na pplware a dizer o mesmo.

          Sim, que os carros a combustão ardem mais já todos sabemos, que são mais perigosos também, já que ardem mais, os eléctricos só são mais difíceis de extinguir QUANDO E SE O FOGO CHEGAR À BATERIA, que são raros os casos, também tem vários abrigos por aqui sobre isso.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se a dificuldade de apagar os incêndios é maior nos elétricos, então a segurança não é igual, é menor.

        1. Avatar de JL
          JL

          A segurança até é maior, já que são raros esses casos, a resolução do incêndio é que é diferente.

          1. Avatar de SoLinux
            SoLinux

            Segurança maior? se tiver um VE numa garagem comum de um prédio e este entrar em combustão, pode ter a certeza que o fogo será imparável…o mesmo não acontece com ICEs

          2. Avatar de JL
            JL

            Depende, a maioria dos fogos nem chegam às baterias, e o risco é maior com carros a combustão, portanto esses são bem mais perigosos, segundo algumas estatísticas cerca de 200x mais.

            O mesmo acontece com os a combustão, foi o que se viu no Prior Velho.

      3. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        errado! ICV não pegam fogo a frio…já os EVs são bombas relógio

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o fogo do Prior Velho foi o quê ?

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Afinal os israelitas não são tão parvos quanto parecem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois não, não têm medo de mísseis, mas têm medo de carros eléctricos. Loooooool

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Agora estiveste bem JL

      2. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        eles sabem que os danos de qualquer míssil pode ser ocultado dos media…um porto a arder por semanas, nem por isso

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o melhor é tirarem de lá tudo, contentores, carros, etc.

  4. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Fizeram muito bem. Os carros elétricos entram em combustão espontânea frequentemente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Frequentemente ? Ou raramente ?

      Espontânea também não, isso é o efeito nos a combustão.

      1. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        existem determinadas condições para que um veículo a combustão arda…mas precisa estar “quente”…tem que existir derrame de combustível ou óleo para partes quentes. Com o circuito elétrico cortado e a frio não ardem.
        Por outro lado…as baterias dos VEs são latentes e podem arder do nada.
        Escusa de pedir provas, procure-as que encontra muitas baterias em combustão espontânea na net

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem por isso, o incêndio do Prior Velho, o mercedes estava quente ?

          Os ve’s estando parados têm os sistemas desligados.

          Latentes ? então quantas vezes lhe ardeu o telemóvel ? utiliza tecnologia lítio também. .

          Então mostre lá ? até aposto que ou estão em carga com sistemas mal configurados, ou packs mexidos…

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    “Numa escalada que muitos previam, a entrada dos Estados Unidos no conflito motivou o Irão a retaliar, com um ataque à Base Aérea de Al Udeid, no Qatar.”

    Chamar ataque aquilo… foi um Kabuki …
    aliás foi fascinante ver o jornalismo a tentar fazer daquilo uma grande coisa, quando os EUA e o Qatar foram avisados pelo Irão com horas de antecedência e os videos dos misseis a serem interceptados estavam na net minutos depois.

  6. Avatar de Joõa
    Joõa

    Os carros a baterias, pois ainda se pode circular no Porto, em um carro elétrico CENTENÁRIO (isto é já há muito tempo).
    https://newinporto.nit.pt/na-cidade/ja-pode-circular-na-baixa-do-porto-neste-carro-eletrico-centenario/

    Os novos carros, são carros a baterias… os carros elétricos já são centenários e já em museu, exemplo:
    https://www.museudocarroelectrico.pt/default.aspx

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que novidade, aquilo é mesmo pensado para cmeçar em um, e limpar o parque inteiro..é que eles querem vender mais e mais.
    Eu evito ao maximo, kamikazes, mas já os ha aos montes..
    É sempre aquele sentimento de andar com uma bomba anticarro sempre proxima, será que é agora que vai rebentar??
    Roleta Russa!!