A quantos metros se deve colocar o triângulo de sinalização?

20 Comentários

Um triângulo de sinalização é um equipamento de segurança utilizado para alertar outros condutores sobre uma situação de emergência ou perigo na estrada, como uma avaria, acidente ou imobilização inesperada do veículo. Sabe a quantos metros o tem de colocar?

A quantos metros se deve colocar o triângulo de sinalização?


Triângulo de sinalização deve ser colocado a 30 m

A segurança rodoviária é realizada aos mais diferentes níveis. O uso de mecanismos de sinalização é obrigatório em diversas situações.

No que diz respeito à distância de um triângulo de sinalização, este deve ser colocado a 30 metros atrás do veículo (ou conforme regulamentação local), garantindo que esteja visível aos condutores que se aproximam a uma distância de 100 metros.

Em autoestradas, deve ser posicionado numa área onde outros condutores possam reagir a tempo ao aviso. De referir que o Código da Estrada obriga a que os condutores tenham sempre consigo no carro um colete retrorrefletor e um triângulo de sinalização.

Segundo o artigo 88º do Código da Estrada, “os veículos devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo) e um colete, ambos retrorrefletores e de modelo oficialmente aprovado”.

A quantos metros se deve colocar o triângulo de sinalização?

No caso de não possuir o triângulo de sinalização e/ou o colete retrorrefletor, poderá ser multado entre 60 e 300 euros por falta de equipamento.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    já agora, aproveitem e façam um outro artigo a ensinar para que servem os piscas! E mais um sobre respeito na estrada… ah pera.. civismo é pedir demais…

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Piscas… agora deixaste o Google sub-carregado…

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      2. Avatar de trolha333
        trolha333

        sub-carregado!?
        Já agora façam outro artigo um artigo sobre “aprender a escrever”!

    2. Avatar de Halnaweb
      Halnaweb

      Epá pensava que era só eu que implicava com a malta que não usa piscas.

    3. Avatar de Gajo de Alfama
      Gajo de Alfama

      Portugal parece já não ser um pais seguro, ainda me roubam o triangulo, melhor meter perto colado ao para choques, é, eu tive na guiné e sei como é.

    4. Avatar de Pl
      Pl

      Normalmente os outros que adivinhem e nos elétricos tem que poupar bateria

  2. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    O problema é quando não está a 30m e só é visível a 10m

  3. Avatar de IrÓcuMata
    IrÓcuMata

    O triangulo deve ser colocado a uma certa distancia.

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      e pelos vistos tb da problemas cognitivos

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      O problema de grande parte dos condutores Portugueses é que no dia em que obtêm a carta de condução se esquecem do que aprenderam durante as aulas de código e de condução!!!!

      Artº 88º
      3 – O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 m, devendo observar-se especial atenção em locais de visibilidade reduzida.

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Para colocar o triângulo (segurança) temos de nos deslocar 30m pela via (insegurança) …
    Venha daí o “pirilampo” branco como em Espanha… é só colocar no tejadilho do carro…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Saltas os rails e vais pelo mato.

  5. Avatar de B
    B

    Não será tempo de adoptar outra metido mais eficaz? Por exemplo uma luz intermitente como Espanha adoptou, é certamente mais visível que o simples triângulo, então à noite nem se fala.

  6. Avatar de Aziado
    Aziado

    E conseguir com que os novos triângulos fiquem quietos, num dia de vento.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    A maioria da malta que anda por aí não tirou a carta, comprou-a. Basta ver a forma como não sabe estacionar para se aferir que é impossível ter obtido a carta de forma idónea. O triângulo é outra comédia. A maioria nem o sabe abrir, quanto mais saber a distância a que o deve colocar. Assisto diariamente a gentinha que tenta estacionar veículos ligeiros em lugares onde cabe um pequeno autocarro e acaba por desistir e ir embora porque fica convencido que não cabe. Outros deixam os carros a mais de meio metro do passeio, vem um pesado e não passa. País de corruptos. Há que vender carros, seguros, cobrar IUC, inspecções, vender gasolina, cobrar portagens, passar multas. É uma mina. Qualquer energúmeno obtém a carta de condução como contrapartida disso tudo. Aqui na minha rua há uma tipa que recua 20cm e sai do carro para ir espreitar atrás, depois avança os mesmo 20cm e volta a sair do carro para ir espreitar á frente e está nisto um bom quarto de hora. Tudo isto num espaço onde cabiam dois carros. No fim deixa o fdp do carro no meio a ocupar dois lugares. Quando há espaço apenas para o carro dela, nem se atreve a tentar. Acham que uma gaja destas – e andam por aí às centenas, homens e mulheres – obteve a carta com mérito? Tivesse eu dois UMM ferrugentos para a entalar e durante um mês havia de andar a pé que até estalava. Só se preocupam em apanhar a malta que anda a 130. Não dá trabalho. É só cobrar. Se prendessem os corruptos e tirassem a carta a esta malta já seria um princípio. Deixem lá o triângulo sossegado e limpem a sociedade que está cheia de bandalhos.

  8. Avatar de Zero.kill@gmail.com
    Zero.kill@gmail.com

    Mínimo a 30m mas visível a 100 metros é isto que diz o código da estrada. Já agora o uso de piscas não me choca choca é o uso abusivo dos piscas prefiro quem não da piscas que quem da é acha que por dar passa a ter prioridade.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      A mim não me espanta a ignorância e a incapacidade de escrever, choca-me é que venham mostra-lo a publico.

  9. Avatar de Pl
    Pl

    Alguns e algumas nem do carro saem quanto mais para meter o triângulo e ligar os intermitentes