Em 2025 acaba a discriminação do ISV para carros usados importados

21 Comentários

Nos últimos anos o tema Imposto sobre Veículos (ISV) para carros importados tem sido constante e, com tanta mudança, começa a ser confuso. No entanto, já a partir de 2025 o ISV pode acabar para carros usados importados.


O ISV – Imposto Sobre Veículos (substituiu em 2007 o antigo IA – Imposto Automóvel) – é um imposto de matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado.

De acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2025, os veículos usados importados de países da União Europeia vão ser tributados de forma igual aos veículos novos matriculados pela primeira vez em Portugal.

De relembrar que o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) criticou a legislação portuguesa, argumentando que favorecia os veículos usados nacionais e desincentivava a importação de viaturas usadas semelhantes vindas de outros Estados-Membros.

Outra medida relevante do OE2025 diz respeito aos veículos híbridos “plug-in”. A proposta refere que os automóveis ligeiros de passageiros matriculados entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2020, que tenham uma autonomia mínima de 25 quilómetros em modo elétrico, passem a beneficiar de uma taxa intermédia de 25%.

Esta alteração coloca estes veículos numa posição semelhante aos híbridos “plug-in” mais recentes, que têm uma autonomia elétrica de pelo menos 50 quilómetros e emissões de dióxido de carbono inferiores a 50 gramas por quilómetro.

Podem ver aqui o relatório de Orçamento de Estado.

[Artigo atualizado às 11h do dia 21 de outubro de 2024]

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não acredito que o governo deixe essa teta…

    1. Avatar de daniel
      daniel

      ja devia ter acabado a EU nao pode ter esta taxa!!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        A anos e anos os vários governos tem ignorado a UE nesta matéria chegando mesmo ir a tribunal europeu mas Portugal sempre achou por bem ignorar, por isso não acredito que o governo vai deixar cair uma teta que dá cerca de 500 milhões de € por ano, se o fizer vai criar outra taxa para receber na mesma esse dinheiro podem apostar nisso.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E a EU nao permite certas taxas, mas as multas que Portugal paga sao mais baixas que as receitas destas taxas/impostos

        1. Avatar de ifm
          ifm

          o crime compensa, é a logica por de tras disto.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Depende de quem pratica o crime. Roubar 20€ é mais grave que roubar 20 Milhoes de €

  2. Avatar de Luiz
    Luiz

    Uma pergunta:
    O que será que vai aumentar para compensar?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Taxa carbónica nos combustíveis?

      1. Avatar de JL
        JL

        O ISV é nos combustíveis ?

    2. Avatar de palex
      palex

      Já aumentou (descongelou a taxa de carbono no combustível)… E a seguir vem o IUC com subidas…

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      O ISV não vai desaparecer. O Imposto de matrícula dos carros e os impostos dos combustíveis são muito fáceis de cobrar e governo nehum vai abrir mão disso. A tal redução a 26% para híbridos plug in é para carros velhos de 2015 que praticamente já era isso que pagavam.

  3. Avatar de fait
    fait

    Enquanto o estado não reduzir a despesa, a manta ficará sempre curta. Puxamos de um lado, destapa do outro. Que é como quem diz que este imposto terá de ser compensado de alguma forma.
    Enquanto o tuga continuar a preferir este estado assistencialista e despesista a um estado mínimo onde seja promovido o índividuo e o seu mérito, nunca vamos passar de um país medíocre.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não digas isso que a malta de esquerda chama-te fascista, se não existirem os coitadinhos ou pseudo coitadinhos como é que eles vivem depois?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Qual despesa? Só se for a das ajudas de estado aos negócios dos capitalistas. Que na verdade são uma brutalidade, mas é daí que pngam as comissões para os partidos e para os politicos e lobistas angariadores, lpgp nem pensar. O resto, Seg. Social e SNS já é tão mísero, tão mísero, que não dá sequer para abater um cêntimo. Mas os gajos acham sempre possível cortar mais algum: “é preciso procurar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensaçáo são muitíssimos!

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    RIP Imposto Automóvel – 2007
    RIP Imposto Sobre Veículos – 2025
    Olá novo imposto com outro nome qualquer…

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Imposto Automóvel não acabou em 2007, passou para o IUC e assim fica amortizado ao longo da vida útil do carro…

  5. Avatar de mesmo
    mesmo

    ontem já era tarde

  6. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Compram um elétrico e não pagam, se quiserem poluir e dar dinheiro aos árabes tem de pagar o imposto

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O eléctrico, pelo preço dele, está reservado à burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios. São os menos de 5% de cima que os compram. E ninguém sabe se algum dia vai chegar à classe média assalariada, a não ser usados com perto de um milhão de kms e bateria com menos de metade da autonomia homologada.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      O eléctrico, pelo preço dele, está reservado à burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios. São os menos de 5% de cima que os compram. E ninguém sabe se algum dia vai chegar à classe média assalariada, a não ser usados com perto de um milhão de kms e bateria com menos de metade da autonomia homologada.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Sim, é um porco a gritar SOS