Nissan: Grande bateria da Tesla na Austrália é um “completo desperdício de recursos”

16 Comentários

Numa recente entrevista, o responsável global de veículos elétricos da Nissan, Nic Thomas, partilhou uma visão bastante surpreendente sobre o projeto da instalação de baterias da Tesla no sul da Austrália. Este investimento veio ajudar os habitantes a reduzir a sua dependência dos cartéis de gás que operam na região.

No entanto, segundo o responsável na marca nipónica, a grande bateria da Tesla no sul da Austrália é um “completo desperdício de recursos”.


Grande bateria da Tesla serve para combater os cartéis do gás

Durante o lançamento de uma nova versão do seu popular carro elétrico Nissan Leaf 40 kWh, em Melbourne, o executivo da empresa declarou corajosamente que o Powerpack Farm da Tesla no sul da Austrália é um desperdício de recursos.

É um completo desperdício de recursos, porque o que podemos fazer é ter carros que também são baterias e esses carros estão estacionados a maior parte do tempo”.

Referiu Thomas.

A afirmação de Thomas vem quando este estava a apresentar o novo sistema V2G (veículo para rede) e o V2H (veículo para casa) da Leaf. Estes sistemas irão permitir que o carro totalmente elétrico sirva como uma unidade de bateria doméstica.

Nissan quer fomentar o V2G – Vehicle-to-grid e o V2H – Vehicle-to-home

 

V2H – Elétricos Nissan pode funcionar como baterias domésticas

Com o sistema instalado, a Leaf armazenará energia ligando-se a uma residência ou empresa. Além disso, poderá receber a energia de volta quando necessário. A V2H já está em uso em países como o Japão. Já o lançamento na Austrália é esperado dentro de seis meses.

O executivo da Nissan observou que o sistema V2G da Leaf tem o potencial de ajudar proprietários a economizar dinheiro. Assim sendo, o veículo carregará energia vinda de um sistema solar no telhado durante o dia. Por conseguinte, a economia será maior porque o que é gerado de dia pode ser gasto à noite. Como resultado, os eletrodomésticos e luzes de casa operam a custo zero.

A maneira como distribuímos e consumimos energia é fundamentalmente ineficiente. O que precisamos é de flexibilidade no sistema. É ótimo que tenhamos investido todo esse dinheiro em energia renovável, mas fundamentalmente estamos a desperdiçar a maior parte dessa energia porque tudo está a ser gerado no meio do dia, quando realmente não precisamos disso

Comentou o responsável da Nissan.

 

Conceitos Nissan pode mudar a forma como olhamos para um elétrico

Tim Washington, CEO da Jetcharge, fornecedor de soluções de carregamento, observou que a tecnologia V2H da Nissan tem grande potencial. Segundo este, usar as baterias dos carros enquanto estes estão parados (que é a maior parte do tempo) é inteligente.

Os carros serão um ativo de energia primeiro e um ativo de mobilidade em segundo. Quer isto dizer que o utilizador vai usar os seus carros provavelmente mais como baterias do que como veículos. Como sabemos, os veículos estão estacionados 90% do tempo – essa é uma das críticas feitas aos carros. Mas se os carros são o ativo mais eficiente que a pessoa tem, porque está a funcionar mesmo quando está estacionado? É quando o ganho bidirecional entra em jogo.

Explicou Tim Washington.

 

V2G – Captar do sol, armazenar nas baterias e vender à rede

A tecnologia V2G tem um grande potencial que até o CEO da Tesla, Elon Musk, reconhece. Contudo, o executivo da Nissan parece estar mal informado relativamente à estação de energia 100MW/129MWh Tesla Powerpack, no sul da Austrália.

Segundos dados já recolhidos, esta estação de armazenamento de energia, tem sido amplamente aclamada pela sua velocidade e sofisticação. De referir que o seu tamanho é igual a cerca de 2500 Leafs de 40 kWh.

Mesmo antes de ser oficialmente ativada, a grande bateria entrava em ação, injetando 70 MW de energia eólica armazenada no mercado. Além disso, em apenas duas semanas de ter sido colocada online, entrou em cena para apoiar a rede quando um gerador de carvão na região avariou.

Esta resposta rápida, que praticamente mudou o jogo da energia no sul da Austrália, provavelmente seria bastante desafiadora para combinar com uma frota de Nissan Leafs. O V2G definitivamente tem os seus atributos e será benéfico para os proprietários do Nissan Leaf. Contudo, em última análise, grandes baterias como a Hornsdale Power Reserve estão num nível completamente diferente de armazenamento de energia.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Quim
    Quim

    as barbaridades que esta gente se sujeita a dizer para ter 5mins de fama.
    a tesla foi a primeira a fazer dos carros baterias para casa mas abandonou essa ideia por ser idiota! em casa quero é carregar o carro e nao o contrario.
    para alem da complexidade que aumenta no circuito da bateria… é simplesmente idiota mas a tesla já fazia isto ha 10 anos atras!!

  2. Avatar de Tim
    Tim

    Conceito da Nissan? Vão a Porto Santo e vêem que o conceito é da Renault já alguns anos!

    1. Avatar de Polo
      Polo

      Melhor ainda por serem baterias recicladas!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Existe cooperação com partilha de tecnologia entre a Renault, Nissan e Mercedes, pelo que a tecnologia deixa de ser exclusiva de uma das marcas.
      Esse projecto no Porto Santo simplesmente tem o nome da Renault.

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nissan é da renault …..

      Abc

      1. Avatar de Marco Matos
        Marco Matos

        Segundo a sua lógica a Mercedes é da Nissan… Ou a classe x não é uma Navara? Adoro teorias como a sua da conspiração…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto que a Nissan é mesmo da Renault, na sua maioria. Aqui a teoria é sua, com a sugestão de que apesar da Nissan ser da Renault, na realidade não é.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        A aliança do Grupo Renault, Nissan e Mitsubishi não faz uns donos dos outros. E a Mercedes (Daimler AG) usa tecnologia do grupo, mas é uma parceria.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Pois, realmente a Renault comprou parte dessas marcas…

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O Sr. Nic Thomas deve-se ter esquecido que nem todos os que têm EV’s vivem em vivendas como ele, onde sim, se pode usar as baterias dos carros enquanto estes estão parados….

  4. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Idiota…
    Primeiro: as baterias qdo atigem por volta de 75% da sua capacidade retenção ao fim de milhares de ciclos deixam de poder ser usadas pelos carros devido á exigência elevada a que estes obrigam
    Segundo: por isso são recicladas como poweralls ou suportes de estabilização rede como na austrália onde já pouparam milhões de dollars **
    Terceiro: V2G vai criar um peso nas baterias que levam á sua degração constante em pouco tempo, a não ser em situações de emergência
    Quarto: a energia vem do telhado e fica numa powerall que faz a gestão diária consoante os consumos da casa.

    **https://www.inverse.com/article/51515-tesla-s-battery-has-already-saved-south-australia-a-huge-amount-of-money

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Até compreendo a ideia de usar o carro elétrico como bateria para outras coisas. No entanto, para além de não gostar da autonomia e tempo de carregamento destes carros, há uma coisa de que gosto muito de ter no meu carro: estar pronto para andar e com a máxima autonomia possível. Em especial se for elétrico. Além disso, o uso extra das baterias para além do uso normal de fornecimento de energia para o carro andar não contribui para a redução mais rápida da capacidade da bateria e seu tempo de vida?

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    E extraordinário como existem AQUI pessoas que chamam “idiotas” a outras pessoas que (salvo prova em contrário!) têm provas dadas na sua especialidade e ocupam lugares a que (os “idiotas” que aqui comentam) nunca sonhariam sequer ter acesso nos seus sonhos mais dourados…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Essa extrapolação é falaciosa e perigosa. Muitos dos lugares ocupados não são, como sugere, ocupados por especialistas. Isso é apenas crença sua.

  7. Avatar de JP
    JP

    Tem lógica, quando Nic Thomas diz que a bateria do veículo pode alimentar parte do consumo doméstico, no período noturno. Contudo é necessário captar a energia, para um novo dia de circulação e garantir que é carregado durante esse mesmo dia. O que não me parece encaixar em grande parte do perfil dos utilizadores. O grande segredo seria os veículos criarem mais energia do que consomem, para alimentar outras estruturas.

  8. Avatar de Palm
    Palm

    É bom para o patrão, provavelmente esses carros elétricos vão estar parados à porta do emprego durante o dia.