Além do carro mais vendido em Portugal, Dacia regista quota de mercado recorde em 2024

23 Comentários

O ano de 2024 foi de sucesso para a Dacia, que vendeu 676.340 veículos e registou um crescimento de 2,7% relativamente a 2023. Com mais de 9 milhões de veículos vendidos desde 2004, a Dacia redefine o essencial, num posicionamento único apoiado pelos seus clientes.

Gama Dacia

O desempenho de vendas da Dacia confirma que o seu posicionamento baseado na melhor relação qualidade-preço agrada aos clientes. Na Europa, a marca registou:

Uma quota de mercado recorde em VP+VCL de 3,9%, mais 0,1 pontos em relação a 2023. A marca subiu um lugar na classificação em relação a 2023 e está, agora, no top 10 europeu.

Uma quota de mercado recorde de VP de 4,5%, mais 0,1 ponto do que em 2023. Isto coloca a marca um lugar acima do registado em 2023, na 9.ª posição.

 

Dacia menciona “fortes desempenhos em vários países europeus”

Estes bons resultados foram impulsionados, segundo a Dacia, “por fortes desempenhos em vários países europeus”, que registaram um máximo histórico em termos de quota de mercado de VP:

  • 4,2% na Áustria (mais 0,2 pontos em relação a 2023);
  • 5,2% na Bélgica-Luxemburgo (mais 1 ponto em relação a 2023);
  • 2,5% na Alemanha (mais 0,1 pontos em relação a 2023);
  • 6,2% em Itália (mais 0,8 pontos em relação a 2023);
  • 7,7% em Portugal (mais 0,3 pontos em relação a 2023).

Alguns países registaram um crescimento muito forte dos volumes, com aumentos superiores a 10%: +13,2% na Áustria, +15,4% na Bélgica-Luxemburgo, +20,2% na República Checa, +13,1% em Itália, +16,3% em Marrocos, +11,9% na Polónia, +10,7% em Portugal e +12,4% em Espanha.

Segundo a Dacia, o sucesso deve-se, em parte, ao sólido plano de produtos que desenhou, com quatro modelos principais:

#Sandero

Com 309.392 vendas em 2024 (mais 14,5% em relação a 2023), este é o veículo mais vendido na Europa em todos os canais e o veículo mais vendido no mercado retalhista europeu desde 2017.

Além disso, é o primeiro veículo Dacia a vender mais de 300.000 unidades num único ano.

Em Portugal, o Dacia Sandero é o automóvel preferido dos clientes particulares portugueses, desde 2021. Pela primeira vez, em 2024, foi o modelo mais vendido, no país, em termos absolutos.

#Duster

Nas gerações 2 e 3, o Duster manteve a sua posição como o SUV mais vendido para clientes de retalho na Europa desde 2018. Além disso, é o 2.º veículo vendido a clientes retalhistas na Europa.

Com 215.024 unidades vendidas em 2024 (mais 7,3% em relação a 2023) em todos os países, este ultrapassou 2,5 milhões de unidades na estrada desde o seu lançamento em 2010.

A nova geração, lançada em maio de 2024, irá gerar 29% das suas vendas a partir de motores híbridos.

#Spring

As vendas deste modelo caíram significativamente em 2024 (-63% em relação a 2023), principalmente devido à redução das subvenções governamentais.

No entanto, a chegada da nova versão às salas de exposição em setembro levou a um aumento das encomendas nos últimos três meses.

#Jogger

Este modelo vendeu 96.440 veículos em 2024 (mais 2,4% em relação a 2023), mantendo a sua posição no pódio dos veículos do segmento C não SUV no mercado retalhista europeu.

Os grupos motopropulsores híbridos representaram 29% das vendas.

 

Relação da Dacia com os clientes contribui, também, para o crescimento

A capacidade de conquistar e fidelizar os seus clientes contribui, também, para o atrativo da Dacia. Na “Europa 5”, que inclui França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, seis em cada dez clientes Dacia não eram anteriormente clientes do Grupo Renault (62,3%). Oito em cada 10 clientes Dacia adquirem outro veículo do Grupo Renault (81,1%).

Segundo dados apresentados pela marca, os modelos lançados em 2024 são escolhidos por 78% dos clientes com o nível de equipamento mais elevado, respetivamente 80% para o Duster e 67% para o Spring.

Para reforçar a fidelização dos clientes, o contrato Dacia Zen está agora incluído nos pacotes de serviços Essential e Essential+, e cobre todos os veículos da gama com uma garantia de 12 meses ou 30.000 km, renovável até 7 anos ou 150.000 km.

O Dacia Zen está agora disponível em Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Polónia. Outros países irão oferecer este serviço num futuro próximo.

 

Quais os planos da Dacia para 2025?

Com o começo do novo ano, a Dacia está a iniciar uma “fase estratégica ambiciosa com vários desafios importantes”.

Com o Bigster, a marca mantém-se fiel aos seus valores, oferecendo a melhor relação qualidade-preço no segmento dos C-SUV.

Inédito no mercado, o Bigster oferece os equipamentos esperados pelos clientes do segmento C-SUV, a partir de 24.250 euros para as versões a GPL/gasolina e 29.500 euros para as versões híbridas.

O Bigster está à venda desde 9 de janeiro de 2025 e estará disponível na rede de concessionários a partir da primavera de 2025.

A Dacia vai, também, apostar na eletrificação da sua gama, oferecendo mais motores híbridos, mantendo-se fiel à sua estratégia de oferecer veículos simples e acessíveis.

Com a participação no Rali Dakar e no Campeonato do Mundo de Rally-Raid, a marca continuará, em 2025, a “exprimir as suas credenciais de robustez e de exterior nos terrenos mais extremos”.

 

Derradeira aventura do desporto automóvel: Dacia Sandriders desafiam-se no Rali Dakar

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Assim vai a classe média em Portugal, incapaz de adquirir outros veículos com outras características de construção e segurança.

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      A caminho de andar a cavalo novamente…

    2. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      se só fosse em portugal os restantes europeus até ficariam bem, mas infelizmente esta “carroçita” é um dos automóveis mais vendido a particulares, senão o mais vendido, em quase todos os países do velho continente 🙁

    3. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Discordo. A segunda marca mais vendida em Portugal se não me engano foi a Mercedes que é uma marca de topo. Nem toda a gente compra Dacia por não poder comprar melhor. Eu comprei 1 estou contente mas podia ter comprado algo melhor. Mas para o efeito serve. Também não concordo com as questões de segurança pois tem as mesmas que carros mais caros. Concordo contigo na simplicidade dos acabamentos pois mesmo tendo comprado o Extreme+ nota se que é mais simples que outros. Mas se não o fosse também não seria mais barato

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Marca de topo? Já foi

    4. Avatar de Tavares
      Tavares

      Incapaz ou simplesmente nem toda a gente precisa de mostrar o carro ao vizinho e andar a pedir creditos para ter um carro melhor para mostrar a malta, pode parecer estranho mas ainda há gente que não liga patavina para o que os outros pensam

    5. Avatar de cK
      cK

      Nem toda a gente precisa ou pretende adquirir um veículo de alta gama. Para além de ser o pior investimento, a maioria das pessoas apenas precisa do carro para ir do ponto A ao ponto B sem grandes complicações. A Dacia acaba por ser o Renault a um preço mais competitivo. E são fiáveis.

  2. Avatar de Mais um velho
    Mais um velho

    Nitidamente a única marca na disposição de fazer carros para a classe trabalhadora.

    Já andei em alguns alugados e tenho que admitir que foi uma surpresa.
    Não é nada demais, mas quando o dinheiro não estica, é melhor que andar de autocarro.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Barato e bom é isso que o povo gosta

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    ”#Spring
    As vendas deste modelo caíram significativamente em 2024 (-63% em relação a 2023)”
    O futuro é elektro!

    1. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Lamento desiludir te mas não vais encontrar aqui o JL para discutir sobre o futuro elétrico. Como a notícia não envolve diretamente elétricos ela não aparece

      1. Avatar de JL
        JL

        Assim se vê quem são os obcecados por eléctricos, nem numa noticia que fala de um veículo a combustão, não perdem o obsessão por eléctricos.

    2. Avatar de sf
      sf

      As vendas caíram porque já existem alternativas melhores e mais baratas. Além disso existem uma maior oferta no mercado de usados.

    3. Avatar de JL
      JL

      Pois desceram, aumentaram-lhe o preço, só perto do final do ano desceram.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        E não é que apareceste JL. Mas a questão de aumentar os preços é normal. Acompanha os aumentos de vida. Há medida que vão vendendo e recebendo mais encomendas os fabricantes vão tendo margem para baixar um pouco. Imagino que seja comum em todos. Além de que caga vez se consegue construir menos barato com todas leis da união europeia. Agora até caixa negra é obrigatório. O próximo será gravador de dados e teremos aviões só que sem asas

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu gosto de estar informado.

          E existem outras razões, aparecimento de outros veículos com preços pouco acima e com melhores características.

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Quando comprei o meu chip ver o C3 o C3 aircross o Captur e o Clio. De facto em qualidade interior são algo melhores no entanto são mais caros e não oferecem mais espaço ou conforto que o meu. Mas os motores da citroen por exemplo tendem a ser mais problemáticos a gasolina razão pela qual não optei também. Já os Renaults foi mesmo pork o que custava a mais para mim não justificava o pouco a mais que oferecia. Para mim serviu a minha opção, até pork foi o que mais gostei e oferecia o mesmo espaço

  5. Avatar de Zé

    Eu tenho um Duster que já vai a caminho dos 15 anos. É grande, dá para a tralha toda, consumos baixos para o tamanho e chega… não preciso de nada mais vistoso e espero que dure uns valentes anos e talvez o próximo já seja outro tipo de motorização (elétrico, hidrogénio, água de esgoto….).
    Como vários carros de várias marcas que funcionam a gasóleo, tem as “maleitas” do tempo de vida (programado) de certas peças que o meu já levou: injetores, resistências, FAP, distribuição. Nada barato. Se fosse hoje, tinha comprado a gasolina, mas na altura rodava muito mais kms. Tirando o inevitável problema das peças com prazo de validade (acaba por ser comum a quase todas as marcas infelizmente) não estou insatisfeito. Zero avarias até agora.
    Além de serem dos modelos mais baratos (ou melhor, dos menos caros dado o nosso contexto), há cada vez mais pessoas a pensar no utilitário e não no vistoso. Mas já que vamos ser gamados e vamos, mais vale escolher por onde formos menos gamados. A diferença dá para uma boa TV… lol
    Pessoalmente, gosto dos interiores “básicos”, mas cada um saberá de si.
    Agora vamos a ver com as tarifas mais baratas para os importados como vai ser.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A Dacia vende tanto porque é uma marca que ainda tem preços decentes. Depois os últimos modelos têm um design apelativo e são tão bem construídos como os restantes concorrentes do seu segmento, mas que pedem mais 5 a 8 mil Eur! Já em questão de segurança e bem sei que vai aparecer alguém a dizer que têm poucas estrelas nos testes Euro NCAP, são tão seguros como os outros em termos de estrutura, a questão é que testam os modelos base e este ainda é despido de tretas como o lane assist, blind spot monitor, e assistências desse tipo, que a meu ver são futilidades para quem sabe conduzir. Claro está são modelos com interiores mais simples, do que os novos iPad’s com rodas, que as outras marcas estão a oferecer hoje em dia, em que quantos mais ecrãs e luzinhas, mais premium e melhores são (só que não)!! Outra questão é a de que os carros aumentaram todos de preço nos últimos 6 anos… e depois temos problemas ridículos como os motores PureTech, entre outros problemas conhecidos em outro tipo de carros mais premium… Portanto, e se virmos bem, para o dia-a-dia um Dacia Duster por ex. é mais do que suficiente, vai dar menos problemas do que um Peugeot 2008 e vai ter uma manutenção mais em conta.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    O duster novo mudou a minha total opinião sobre a Dacia. Pelo preço não há nada que lhe chegue perto, e em off road impressiona para o que ê.