A bateria do seu carro está a “pifar”? Conheça alguns sintomas

34 Comentários

Um carro tem vários componentes, sendo que a bateria é um dos principais. A bateria tem um papel crucial, sendo responsável por fornecer energia elétrica para várias funções essenciais, funcionando também com estabilizador de energia. E quando está fraca? Conheça alguns sintomas.


A bateria do carro é um componente importante para o bom funcionamento do sistema elétrico do mesmo, permitindo que o veículo arranque e que diversos acessórios elétricos funcionem corretamente.

 

Bateria fraca: sintomas

Os sintomas de uma bateria fraca podem ser vários, mas os seguintes são os mais comuns:

  • Dificuldade em colocar o carro “a trabalhar”
    • Um dos sinais mais evidentes é a dificuldade em colocar o motor a trabalhar. O motor pode demorar mais tempo a arrancar ou o som pode ser mais fraco do que o habitual.
  • Faróis e luzes fracas
    • Os faróis, luzes interiores e do painel de instrumentos podem parecer mais fracos ou até piscar, especialmente ao tentar ligar o carro.
  • Som estranho ao tentar ligar o carro
    • Quando rodamos a chave, pode-se ouvir um som de “clique” repetido ou não se ouvir nada, o que indica que a bateria não tem carga suficiente para fazer o motor de arranque funcionar.
  • Bateria a descarregar frequentemente
    • Se a bateria perde carga rapidamente, mesmo depois de ser carregada ou após conduzir o carro, isso pode ser um sinal de que está a ficar fraca ou há algo a consumir energia em excesso.
  • Funcionamento anormal dos acessórios elétricos
    • equipamentos como o rádio, os vidros elétricos, o ar condicionado podem não funcionar bem se a bateria não estiver nas melhores condições
  • Luz de aviso no painel
    • Alguns carros têm uma luz de aviso específica para problemas com a bateria, que se pode acender se a bateria estiver fraca ou se houver problemas com o alternador.
  • Corrosão nos terminais
    • Se notar uma substância esbranquiçada ou esverdeada nos terminais da bateria, isso pode indicar corrosão.

 

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tafc
    Tafc

    Se for carro elétrico, custa 50% do valor do carro. Ouch!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Isso é um erro muito comum. Um carro elétrico usa duas baterias
      – a bateria de 12 V (bateria auxiliar), que é comum aos automóveis de combustão interna, que é aquela de que fala o post. É a que se usa para o arranque. E se ficar sem carga pode-se usar um arrancador de bateria, que refiro no comentário a seguir, desde que se saiba onde fazer as ligações.
      – e a bateria de alta tensão (bateria principal), que é a que dizes que custa os olhos da cara.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O que poupas durante a vida dela podes bem comprar outra.

      Tem por aí muito Tesla com 300k a 500k com originais ainda, já não podemos dizer o mesmo de carros modernos a combustão com 500k muitos deles estão na sucata com os motores gasolina nos 150k gasóleo alguns nem chegam aos 200k.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Para poupar é comprar um carro antigo a diesel. FIM

        1. Avatar de JL
          JL

          Para poupar e andar pouco como alguns por aqui é simplesmente não comprar.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            E se cometer suicidio aí então é que é poupar.
            Tens cada tirada que até dói. Fica-se mesmo a pensar se não será caso onde a intervenção médica seria necessária.

            Para quem anda, não há maneira de poupar mais do que comprar um diesel antigo. FIM.

          2. Avatar de JL
            JL

            Para quem anda comprar um diesel antigo é suicídio sim.

      2. Avatar de Tafc
        Tafc

        “muitos Teslas com 500k”. lol!
        Há meia dúzia se tanto…

        Os outros caem aos bocados antes do 30k.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah sim ? onde estão eles ? com 30 k ?

    3. Avatar de JL
      JL

      A bateria para o meu custa 90 euros.

      1. Avatar de Tafc
        Tafc

        A outra custa 15.000euros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem isso, menos…

          Foi isso que custou a sua ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            15.000euros é dada. Usadas com capacidade reduzida a 70%+1% é 16500€

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, 9400, se quiser deixo aqui orçamento.

          3. Avatar de JL
            JL

            E com 95% SOH.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu tb tenho um orçamento.
            Pior, um facto consumado!

          5. Avatar de JL
            JL

            Não, não tem, o seu está em dólares, não refere KMS, nem a causa.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois está e com VAT a ser executado a 8% como máximo. Com o “VAT” de PT ainda mais caro ficaria!
            O artigo que carregou a factura indica que desde que esteja a mais de 70% está bom para ser vendida/aplicada como RMN-recondicionada.

          7. Avatar de JL
            JL

            Por acaso ficava mais barato, e bem mais, as recondicionadas para model 3 começam em 7 mil.

            O artigo está errado, já que a tesla tem de dar garantia a essa mesma bateria, até ao fim da garantia que o cliente contratou, portanto acima de 90%.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    E o que deve fazer, mesmo que não haja sinal e porque se pode sempre ficar sem bateria? Comprar, para ter em casa, um arrancador de bateria, pouco maior do que um maço de tabaco e mais barato. Chinês, pois claro.
    “Ah, e se comprar os cabos para ligar a bateria de dois carros?” É preciso arranjar um segundo carro. E às vezes, o carro fica estacionado de tal maneira que os cabos não têm comprimento suficiente.
    “E pegar de “empurrão””? Primeiro é preciso saber – engatar uma mudança longa (3ª ou 4ª), pisar a embraiagem e levantar o pé quando ganhar embalagem. Tem dois problemas – em reta, é preciso arranjar alguém que empurre (pelo menos dois); numa descida inclinada é preciso ter em atenção que, se não der logo, para travar só funciona o travão de mão.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Acho piada a maneira como mencionas coisas banais que qualquer mentecapto sabe como se fossem para ti muito complexas e fora do conhecimento da maioria 🙂
      Ai Aves…senão fosses tu….

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comprar um arrancador de bateria para ter em casa? Então e se eu estiver a 500km de casa e ficar sem bateria?!?!?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Em viagem, levo um compressor que é também arrancador de bateria. Eu tenho sempre muito receio – posso exagerar, mas prefiro exagerar por cautela – relativamente a produtos que tenha no carro. A temperatura dentro de um carro ao sol ultrapassa rapidamente os 80º. Só se me esquecer é que deixo no carro produtos com bateria. Quando chego ao fim da viagem tiro do carro o compressor/arrancador.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          … A temperatura recomendada para baterias, designadamente de smartphones e tablets, é não ultrapassar os 45ºC. E a dos carros também.

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Basta abrir a porta do carro e sentir um barulho e delay.,, uns dias depois lá se foi a bateria,

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É pegar num multímetro e medir a tensão nos bornes com o carro desligado. Uma bateria em boas condições deve medir mais de 12V. Se medir abaixo de 12V e não estiver descarregada acidentalmente está na hora de trocar.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Tb pode ser o alternador pifado.

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O problema é o que vem depois da bateria pifar 🙁 O imobilizador pode deixar de reconhecer as chaves codificadas como me aconteceu 🙁

  7. Avatar de Luis
    Luis

    O meu S-max abria a mala quando se dava ao arranque!

  8. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Também há um outro sintoma: caso o carro tenha um sistema start-stop, o mesmo não funciona apesar de tudo o resto aparentar estar bem. Normalmente é o sintoma de uma bateria com algum desgaste ou dum carro que teve demasiado tempo parado.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      E por a bateria a carregar com um carregador que tenha função de repair. Agora até os da China que são pouco maiores que um maço de tabaco fazem isso.
      Mas antes tem de se desconectar pelo menos um Borno da bateria do carro

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      No meu, depois de o Start-Stop deixar de funcionar (que eu até agradeço), tenho bateria para mais uns anos!