8 razões para não comprar um Tesla

130 Comentários

A Tesla, fabricante de veículos elétricos mais popular do mundo, fez grandes avanços no que diz respeito à qualidade geral dos seus produtos ao longo da última década. Contudo, os seus carros estão longe de serem perfeitos. Apesar disso, são os carros que ainda hoje talham o dificial caminho dos elétricos. Como tal, hoje deixamos 8 razões invocadas muitas vezes pelos que não aconselham a compra do elétrico de Elon Musk. Concorda?


A Tesla fabrica excelentes veículos elétricos. No entanto, ainda existem razões apontadas por muitos para não sugerir a compra destes automóveis (algumas das dicas são mesmo de atuais proprietários dos carros).

Coisas como a qualidade e os acabamentos questionáveis, juntamente com a falta de centros de assistência perto de si, podem ser um obstáculo quando se pensa em comprar um Tesla.

 

1. Opções de pintura limitadas pela Tesla

As opções de cores da Tesla são muito limitadas e surpreendentemente conservadoras para uma empresa na vanguarda da tecnologia automóvel. Se quiser o modelo topo de gama da Tesla, o Model S, terá cinco opções de cor (Branco pérola multicamadas, Preto sólido, Cinzento Midnight metalizado, Azul-escuro metalizado e Ultra vermelho). A cor branca é a única que pode ser obtida gratuitamente. As outras são uma opção que pode ir de 1850€ até 3200€.

Se pretender mais opções de cores, pode optar por um concorrente como o Mercedes-Benz AMG EQE, que oferece 11 opções de cores, a maioria das quais gratuitas.

 

2. Problemas na qualidade de construção

A Tesla é famosa pela sua má qualidade de construção e pelo seu fraco controlo de qualidade. Os problemas de controlo de qualidade foram bem documentados por proprietários fiéis da Tesla em muitos fóruns. A empresa tem-se debatido com problemas de qualidade de montagem, incluindo portas que não fecham corretamente de fábrica, bem como peças de acabamento desalinhadas.

Existem também muitos problemas em que uma peça, como um farol, é corretamente instalada de um lado mas não do outro. Os problemas de qualidade da pintura também são comuns, tais como painéis com acabamento incorreto que apresentam imperfeições visíveis ou tinta que se descasca facilmente.

Estes problemas não se limitam apenas aos veículos mais económicos da Tesla, com queixas também dirigidas ao Model S. O seu volante yoke foi criticado por ser difícil de utilizar e pela sua pele vegan de fraca qualidade que sofreu um desgaste acelerado.

 

3. Existem opções de VE mais acessíveis que a Tesla

Em comparação com os concorrentes de veículos elétricos de alta gama, a Tesla continua a oferecer uma excelente combinação de autonomia e desempenho pelo seu dinheiro. No entanto, o Tesla mais barato que pode comprar (o Model 3 de tração traseira) continua a custar cerca de 40.000€.

Se quer realmente um veículo elétrico, mas não quer gastar muito dinheiro, existem excelentes opções de veículos elétricos a preços acessíveis a considerar em vez de um Tesla. O MG4, desde 32.990 euros, o Citroën ë-C4 X desde 39.485 euros, o Dacia Spring Extreme ELECTRIC 65 que tem um preço a rondar os 22.000 euros. Nalguns países poderá encontrar o Bolt EV da Chevrolet, com um preço a rondar 24.000 euros. Também pode ser uma boa opção nos países onde está disponível.

Novo Hyundai KAUAI

 

4. Número insuficiente de centros de assistência

A Tesla tem feito progressos na expansão da sua rede de centros de assistência, mas ainda há países onde estes são escassos, o que é inaceitável e leva a longos tempos de espera para os clientes.

O simples facto de se deslocar a um centro de assistência da Tesla pode obrigá-lo a tirar um dia de folga do trabalho se este estiver a algumas horas de distância da sua casa, o que é um grande incómodo. Se pretende um veículo elétrico mas está preocupado com a falta de centros de assistência da Tesla, pode optar por um veículo elétrico de um fabricante tradicional.

Quanto maior for o número de locais de assistência disponíveis, melhor, especialmente porque o seu veículo pode ser reparado perto de casa se alguma vez precisar. Isto é algo em que a Tesla terá de continuar a trabalhar e é uma das desvantagens evidentes de não ter uma rede de concessionários certificados, o que nos leva ao próximo ponto.

 

5. Não existe uma rede de concessionários tradicional

A Tesla não trabalha com uma rede de concessionários tradicional, e isto é sobretudo positivo. Comprar um veículo num concessionário tende a ser uma das piores experiências, especialmente ter de lidar com representantes de vendas que olham para si, inevitavelmente, como se houvesse um enorme lucro a ser obtido. O facto de não recorrer a concessionários significa que a Tesla transfere as poupanças para o consumidor, mas também significa que tem de comprar o seu Tesla online, o que pode não ser o ideal para as pessoas que não têm conhecimentos tecnológicos.

A Tesla entrega o seu veículo assim que o financiar e efetuar a encomenda, mas garantir um test drive pode ser difícil ou impossível, dependendo do local onde vive. Se não houver um showroom da Tesla perto de si, poderá ter de arriscar e encomendar o seu novo Tesla sem nunca o ter experimentado.

Os concessionários podem ser vistos como antiquados por alguns, mas oferecem certas vantagens na compra de um veículo novo e alguns podem achar essa experiência mais fácil do que encomendar um automóvel online. Se não estiver preparado para o paradigma de compra de automóveis totalmente online da Tesla, talvez seja melhor procurar outra marca.

 

6. Travões de qualidade inferior nos modelos Plaid da Tesla

O Tesla Model S Plaid é um dos veículos elétricos mais rápidos que pode comprar e supera a maioria dos outros veículos elétricos de alto desempenho. O único problema é a combinação de aceleração extrema e massa considerável do Model S Plaid, que requer travões à altura para o parar.

Muitos jornalistas automóveis criticaram os travões dos modelos Plaid standard (Model S e X) porque não estavam à altura de parar repetidamente o pesado EV com mais de 1.000 cavalos de potência. Para a utilização diária, os travões de ferro fundido do Plaid eram bons, mas durante as sessões de pista intensas, ficavam extremamente quentes com as paragens repetidas e os condutores relataram problemas alarmantes com o desvanecimento dos travões.

Felizmente, a Tesla oferece agora um pacote de pista que desbloqueia uma nova velocidade máxima e inclui também travões de cerâmica de carbono. Esta é uma excelente notícia para os proprietários, mas os travões são uma opção extremamente dispendiosa e a Tesla deveria incluir travões decentes em todos os modelos Plaid.

 

7. Preocupações com a privacidade das câmaras de vigilância dos veículos

Os veículos da Tesla estão equipados com muitas câmaras que o veículo utiliza para a condução autónoma, bem como para registar incidentes relacionados com o veículo. O problema é que estas câmaras também podem ser utilizadas para invadir a sua privacidade, caso seja proprietário de um Tesla.

Ex-funcionários da Tesla entrevistados pela Reuters confirmaram que os funcionários da Tesla trocaram vídeos capturados por carros de clientes. Este é provavelmente o pior pesadelo de um proprietário de um Tesla, especialmente tendo em conta que a maioria das pessoas estaciona os seus veículos dentro de casa. Uma violação de privacidade como esta por parte de uma empresa a quem confiamos a nossa privacidade é razão suficiente para considerarmos a possibilidade de escolher outra marca.

 

8. Os VE de fabricantes antigos são tão bons como os da Tesla

A Tesla costumava ter a vantagem em termos de produção de veículos totalmente elétricos porque não tinha muita concorrência dos fabricantes de automóveis tradicionais. Mas agora os antigos fabricantes de automóveis estão a recuperar o atraso e a oferecer excelentes veículos elétricos que podem competir com tudo o que a Tesla produz.

Pode dizer-se que os fabricantes de automóveis tradicionais, como a Ford e a General Motors, produzem veículos elétricos que são tão bons como tudo o que a Tesla tem para oferecer, ou talvez melhores. Se considerarmos as melhorias no controlo de qualidade geral que podem oferecer em relação à Tesla, para não mencionar a disponibilidade generalizada de centros de assistência, algumas pessoas podem preferir um VE de um fabricante de automóveis tradicional.

 

Leia também…

8 Razões pelas quais a Tesla ainda faz os melhores VE

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Pronto. Acabaste de me estragar o sonho de comprar um daqui a 50 anos.

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Daqui a 15 anos maior parte dos EVs já não existem. São todos veículos descartáveis.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu tenho um com 26, qual é mesmo o problema ?

        Consultou a Maya ou usou alguma máquina do tempo ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Com tanto carro qq dia monta uma empresa de taxi’s q nc a avariam.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto ? Um carro e uma carrinha, onde é viu tantos ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então vendeu 2para comprar o S. Explique o porquê!

          3. Avatar de JL
            JL

            Nop, vendi um, o outro que deve estar a falar deve ser o peugeot 106, esse e um projecto em parceria com outra pessoa, não posso dizer que seja meu, e nem sequer está a andar.

          4. Avatar de JL
            JL

            E por acaso foi diferente, primeiro comprei o S, que estava com avaria, depois foi reparado e após isso é que vendi o outro, que é um nissan.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nissan? Não me diga q foi vc q enganou o TiBastos. Não se faz, looolooolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Já lhe tinha dito que tinha comprado uma bateria por 3000 euros. Não enganei ninguém, esteja descansado.

        2. Avatar de CM
          CM

          Fora as motas elétricas, que te esquecestes de dizer, tens de manter a consistência.
          Estás a falhar

          1. Avatar de JL
            JL

            Ele falou em carros e não motas.

          2. Avatar de Ifm
            Ifm

            Já estás apresentado conversa se vendedor.

            Nunca dão problemas.
            Depois compra avariado para vender.

            Tem projecto de transformação de carros.

            Já está claro que o interesse de defender tanto os elétricos tem algum sentido €€€€€€€.

            Vendedor é que que tu vem para aqui pragar

          3. Avatar de JL
            JL

            Fui vendedor do penultimo que comprei e comprador do ultimo que tenho.

            Não, não disse que tinha um projeto de conversão de carros, disse que tinha um projeto, e não é de conversão, já que o carro sempre foi electrico.

            Tem o mesmo sentido que você atacar, sendo assim é vendedor de carros a combustão ? quantos vendeu este ano? eu vendi um electrico que usei durante 4 anos.

            Ok senhor vendedor, vem para aqui pragar também.

  2. Avatar de Diamantino Ribeiro
    Diamantino Ribeiro

    Acho que este ET nunca conduziu um Tesla nem sequer falou com algum proprietário…. Só pode.

  3. Avatar de JL
    JL

    3- por cá não existe o Bolt Ev.

    4 e 5- não se esqueçam dos rangers, que resolvem a maioria dos problemas sem sair de casa.

    Parece-me maior problema a concessão de algumas marcas, já que temos uma rede vasta de oficinas mas a maioria não mexe neles, e os que mexem levam meses a resolver problemas, podem começar pela Renault e pela Nissan, quem tiver um electrico deles com algum problema simples, prepare-se para esperar entre 2 a 3 meses só para fazer diagnóstico…

  4. Avatar de Vítor M.

    Essa ideia é de quem é limitado no pensamento crítico. Mandar a Tesla abaixo? Só por tecer algumas considerações pertinentes que são os próprios proprietários dos Tesla que indicam? LOL 😀

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Agora fiquei curioso… mas afinal qual o carro EV do mesmo segmento mais barato que a tesla?

      1. Avatar de Vítor M.

        Preço por preço eventualmente o Citroën ë-C4 X. Isto no segmento mais barato da Tesla. Depois o Renault Mégane E-Tech 100% elétrico de 60 kWh, que ronda os 40 mil. Entre outros. https://pplware.sitedev.pt/motores/saiba-quais-os-10-carros-eletricos-mais-baratos-em-portugal/

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O citroen mais caro, começa nos 43.285€ “gaba-se” de ter em relação às outras versões
      – 2 tomada usb
      – Carregador interno 7Kw
      – Camara traseira
      -Jantes 18
      -357kms
      -136cv
      Portanto esta é a mais bem equipada, acho que esta versão já não é comparável, comparar com outra versão a baixo acho que é comparar alhos com bugalhos…
      Com os preços dos carros de inventário que a Tesla tem feito, até o zoe mais barato fica mais caro… infelizmente na mesma gama de preços o mercado não tem nada quanto a mim

      1. Avatar de Vítor M.

        Espera, mas estás a falar de preço ou de equipamento? É que falaste em preço 😉 portanto, pelo preço, há mais baratos no mesmo segmento.

        Quanto à qualidade, sabemos da qualidade Teslas, inferior aos que citei. No que toca à qualidade do motor e baterias, aí sim, os Tesla são superiores, juntamente com os eu software. Mas, lá está, isto tem a ver com o que procura o cliente.

        Se não fizeres esta destrinça, isso sim é compare alhos com bugalhos. E mais, com o passar do tempo, mais carros estarão no mesmo segmento e mais baratos que a Tesla, os chineses, por exemplo, vão ser um problema para a Tesla.

        Para mim, a Tesla, em termos de software, ainda está muito acima dos concorrentes de preço. Perde para outras marcas mais caras. Ando num Audi eTron e é de longe melhor que um Tesla. Mas não tem a eficiência de um Tesla. Nem o software de um tesla (apesar de ter muito e ADAS muito bons). Mas é um frigorífico em termos de aerodinâmica e com um peso que drena a bateria com facilidade. Poderoso, muito poderoso. Mas menos dinâmico que um Tesla. Mas muito mais confortável.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu gosto de fazer comparações justas, seja lá o que esteja a comparar, batatas, cebolas, etc… se não entramos nos bugalhos…
      Se um carro tem muito mais equipamento, obviamente tem de ser mais caro… mas nem sempre! O C4 mais bem equipado, não chega nem de perto ao TM3 em equipamento… como é que um carro de 43.000€ “se gaba” de ter 6 altifalantes?! 6 altifalantes tem o meu corsa b de 1996 de origem…

      1. Avatar de Vítor M.

        Que equipamento? O Tesla de 39.900 euros é bem equipado? Em quê? Em bateria, sim é, em software? Sim, é. Mas o resto, mecânica, pintura, assistência, insonorizarão? Não deixes o marketing do software passar por cima do restante. O TM3 é um veículo cheio de barulhos parasitas, frutos de materiais mais fracos. As “peles” que usam no volante, nos bancos e noutras partes são de fraca qualidade quando comparado com outros carros do mesmo preço. E mesmo comparando com o C4. O marketing faz maravilhas 😉 tornar o simplório num minimalismo.

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Oh Vitor, agora fiquei com a certeza que não sabe o que diz (opinião pessoal) então um carro que tem 5 bancos aquecidos, volante aquecido, som com uma catrefada de colunas, câmeras, alarme, tecto em vidro, jantes de liga leve, ecrã de 15 polegadas, bancos eléctricos, etc etc é mal equipado?! Já viu o que trás o C4?? E agora mais a sério, o C4 sem extras custa menos 450€ que o tesla, acha que é mais barato para quem tem 40.000€ para gastar num carro?! Eu não sou fã da tesla, só do meu filho, mas procuro um eléctrico para a minha mulher e fiquei curioso com o que propôs e fui pesquisar, o C4… por amor de Deus, e ainda vem comparar com um tesla o minimalismo do C4?! Para mim chega e tenho de dar infelizmente razão a alguns comentários menos agradáveis…

      1. Avatar de Vítor M.

        Para um carro desse preço? Sim, é mal equipado. Estamos a falar de carros na gama dos 40 mil euros para cima. E isso tudo que referiu, num carro desse valor, era o mínimo que se pedia. Mas lá está, alguns ainda aceitam menos por mais dinheiro. E não estou a dizer que os quase 40 mil do C4 traz o suficiente para os 40 mil, nada disso, digo é que para esse valor, é pouco o que a Tesla oferece. Já para não falar nos problemas adjacentes que, dada a falta de alguns recursos, agrava a experiência de utilização.

        Agora, como já referi, nesta altura e dada a falta de resposta da concorrência, o que a Tesla oferece parece ouro, pelo brilho do marketing, mas para quem já tem isso num carro com 10 anos… o que me estás a dizer que é inovação (tirando a parte da câmara e a sua capacidade de vigilância) não se enquadra de todo com o preço.

        Mas, lá está, os comentaristas que seguem o carreiro do marketing… mesmo com o carro cheio de barulhos parasitas, os bancos coçados no pouco uso… problemas de qualidade generalizados, vão sempre achar que aquilo é uma nave espacial.

        São poucos os que têm um Tesla que, ao entrar num concorrente em segmento, não assumam que, tirando as baterias e o software (e sem dúvida os supercarregadores), os outros oferecem muito mais qualidade na construção, conforto, assistência, entre outras coisas que valem dinheiro.

        Repito, bateria e eficiência, ninguém bate a Tesla atualmente, mas a distância já foi muito maior… e encurta a grande velocidade 🙂

  5. Avatar de GM
    GM

    Parece-me um artigo escrito nos EUA, já que apenas são mencionados modelos / marcas americanas, e traduzido para português. De qualquer forma, são modelos que não me chamam a atenção. Para já, mantenho o meu FIAT a diesel (não tem ainda 130.000km), até surgirem mais opções eléctricas/híbridas europeias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, também tem nacionais. E com preços nacionais. E segundo alguns proprietários de Teslas, os problemas também são nacionais 😉

      1. Avatar de GM
        GM

        Verdade, passei o ponto 3. Também é mencionado o Mercedes.

        1. Avatar de Vítor M.

          Qual é o Mercedes elétrico que custa menos de 39.900 euros?

          1. Avatar de GM
            GM

            Que eu conheça, nenhum. Pelo menos novo BEV. Híbrido, tens o Classe A: https://www.mercedes-benz.pt/passengercars/buy/new-car/product.html/A-200_0356100108_PT_354ae2f5

          2. Avatar de Vítor M.

            Esse não é um elétrico, é um eletrificado a gasolina.

  6. Avatar de Yes
    Yes

    Achei piada aquela tirada, são excelentes, mas… Afinal são excelentes ou não?

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    A própria Tesla/Musk se deitam abaixo.

  8. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Ioniq 5 > Model 3/Y.

  9. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Confesso q como proprietaria de um Tesla, até ha bem pouco tempo, iria discordar de muitos destes pontos, mas infelizmente já me aconteceu coisas estranhas. Desde o carro acelerar sozinho, borrachas q se partiram sem razão aparente, parafusos q deveriam estar e não estão, enfim, apesar de adorar o carro, confesso que estou desiludida com a falta de qualidade tendo em conta o preço.

    1. Avatar de PopeY
      PopeY

      Nessa lista de coisas estranhas falta só o carro travar bruscamente ao passar por baixo de um viaduto na AE.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Mas essa questao em esquecifico tem a ver com os modelos full driving etc, que as outras marcas nao teem (logo fogue da optica da comparacao), e que a maioria dos tugas que teem carros deles nao comparam pk sao mto carros.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      @Vanessa qual o seu modelo e ano?

  10. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    9 – Desvalorização dos veículos em 2 mão criada pela própria tesla
    10 – Elon Musk

    1. Avatar de DiamantinoDiamantijo Ribeiro
      DiamantinoDiamantijo Ribeiro

      A Tesla não presta para nada…. Comprem outros carros que sejam ajustados para vocês…. Eu tenho 3 na família e quando trocar vou comprar Tesla.
      Mas vocês são todos normais o animal sou eu….. Ihi

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Embora nao concorde com varias comparacoes no artigo e tb com mtos comentarios desta thread, o seu comentario é despropositado..
        Eu gostava de ter 1 qq carro electrico na familia, mas infelizmente ainda nao tenho possibilidades para isso..
        Nao me parece correcto vir aqui dizer “ahaha tenho 3!”
        2 comentarios maus nao faz 1 bom.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Naodouonome:
      11ª ter que sair da AE para usar os carregadores proprietários.

      1. Avatar de JL
        JL

        Encontre-me um utilizador que prefira não sair da ae e não usar os proprietários, já que podem usar qualquer um.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É um bocado parvo mas vcs é q sabem.

          1. Avatar de JL
            JL

            É um bocado para quem não tem, desdenha, e não entende como funciona nem quer que funcione, mas enfim, você é que sabe.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sei muito bem como funciona esteja descansado.
            Sair da AE, fazer ~ 11 kms por estradas secundárias , cheias de trânsito, cruzamentos, rotundas e acessos em mau estado. É assim q funciona.
            Livra…escolhe outro!

          3. Avatar de JL
            JL

            Não são 11 kms são 7.

            Cheias de transito ? onde ? LOOOOL deve pensar que ficam todos dentro de Lisboa. Ui, é um terror lá chegar.

            Queria antes postos nas AE para ficarem muito mais caros, como acontece com os outros ? Pense um pouco, também abaste na AE ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            7kms para cada lado?
            Mais me ajuda. loool

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então bate certo com a minha info inicial ~11 kms , vc é q começou a distorcer a coisa só pq sim, como sempre.

          6. Avatar de JL
            JL

            Nao, nao bateu, você é que está a distorcer, tem aí o caminho de ida e volta desde a A1.

  11. Avatar de Jorge Torres
    Jorge Torres

    Por Nuno Fonseca
    Malta, estou completamente passado com a assistência da tesla, esta gaita de carro só dá despesas.
    Então não é que me vieram substituir um vedante da mala do carro em garantia, á porta de casa, a custo 0, e ainda me me cobraram 50 euros para mudar os 2 filtros do habitaculo que ja tinham 2 anos e 6 meses ?
    E fizeram tudo ali em 5 minutos comigo a olhar para aquilo incredulo como se me tivessem a assaltar a carteira !!!!
    Portanto não comprem teslas , 50 euros de manutenção ao fim de 60 mil km, á porta de casa, isto não se faz , estou quase a devolver o carro !!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem mais, eu vou já oferecer o meu, não se admite tal coisa, 50 euros é muito dinheiro nos dias de hoje.

      Alguém quer um ? oferecido? até pago o registo. Sei que há ai muitos que dizem nem oferecido, mas pronto.

      LOOOL

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      hahahahaha boa boa

      1. Avatar de JL
        JL

        @Jorge Torres, esqueça o que disse, como há alguém que pagou mais, agora todos obrigatoriamente pagam mais.

        Isto é o tuga sempre a puxar os piores exemplos, é o da minoria para satisfazer a maioria. É por isso que ganhamos pouco, porque como há países que ganham menos, portanto todos ganhamos pouco, impostos a mesma coisa, como há países pagam mais, portanto é um mau exemplo, o tuga mais impostos, ou seja. Somos o país em que temos de seguir os mais exemplos. Loooooll

        @yamahia, o rapaz diz assim: “os valores que paguem andam a par de qualquer outra marca”

        Ah já sei, agora ele está a puxar a brasa. Loool

  12. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    E razoes para comprar? Por 40k , o tesla 3 base o que temos face ao que ha no mercado? Os rivais em preco sao carros segmento B tipo corsa, e208 e afins. O Tesla mais barato de todos é considerado um full extras face aos rivais, e com opcoes que nem os rivais de 60k oferecem.
    Nao inventaram revisoes a cada 15k para trocar “nada” so para nao invalidar garantia como os alemaes, nao tem a velocidade limitada a 160kmh, o desempenho no modelo mais baixo é ridiculamente superior em autonomia e aceleracao, face aos seus rivais pelo mesmo preço, o espaco e mala idem aspas e para terminar, num carro de qualidade de montagem inferior aos alemaes, é o modelo mais seguro do segmento segundo a euroncap.

    Ou seja, podemos comprar lixo por 40k nas marcas coreanas e europeias, em que se metermos algum tipo de extras ou quisermos uma autonomia perto dos 500 vemos o preco ir para acima dos 50k e mesmo assim nao teremos nem mais seguranca nem mais tecnologia ou desepenho, ou podemos por 40k comprar o mais barato da tesla e ter um produto estupidamente superior ao que os concorrentes oferecem pelo preco.

    Sao escolhas. Dar 40k por carroa que dao 160kmh com 300 e tal km de autonomia em que se se comeca a colocar extras para ter equipamento de jeito tem de se esperar meio ano para o ter, ou escolher um tesla pelo mesmo preco é so uma questão de inteligencia

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Ana Rita, os gajos que compraram até DEZ 2022 devem estar com umas orelhas de burro até ao céu.

      1. Avatar de JL
        JL

        Devem estar menos que você, principalmente quando lhe aparece uma notícia que a tesla voltou a bater records.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @JL de certeza? Sentir q em 4meses se perderam 15000€ pq não havia conhecimento, deve ser cá uma sensação de inteligência…

          1. Avatar de JL
            JL

            Perderam como ? Se os carros não têm o mesmo nível de equipamento.

            E os que ganharam quando eles aumentaram, também se queixam ?

            O seu valorizou depois de comprar ? é sempre a perder, só clássicos e bem velhos é que ganham algum valor como o TESLA ROASTER, que já valem mais do DOBRO daquilo que custaram.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que equipamento?
            Além de um tablet q equipamento tem um Tesla?
            O meu Tablet é melhor q os da Tesla. Se o quiser levar o Tesla fica a perder. Looolooolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Sensores ultrassónicos por exemplo, entre outros. Tanto que aparecem esses carros com 2 anos ao preço dos novos à venda.

            Não tem para quem não conhece, que é o seu caso e apenas vomita preconceito.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Vão economizar alguns dólares. Essas coisas são bem baratas”,
            Sam Abuelsamid OUT2022
            loolool

          5. Avatar de JL
            JL

            Tem a certeza que são ? Isto não faz apenas pipipipi.

            Sao boas fitas métricas.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não sei nada, apenas fui colher informações junto de quem sabe, duhh

          7. Avatar de JL
            JL

            Ao que parece não sabia, esse não faz parte da secção de compras da tesla.

            E são mais itens.

    2. Avatar de Dono da verdade
      Dono da verdade

      Os da concorrência são segmento B mas ao menos não são feios como o model 3. O model S tem boa aparência por fora, já o interior é um nojo, mas é mais caro e nessa gama de preços já há outros carros para escolher.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que outros carros são ?

        1. Avatar de Dono da verdade
          Dono da verdade

          Neste momento não quero saber que outros carros são ao certo porque nao planeio comprar um EV em breve. Só estou a constatar que aumentando a gama de preço para a do S já há mais carros da concorrência, muito provavelmente já entra na gama de preço do bmw i4 e audi

          1. Avatar de JL
            JL

            Entra, não tem é as mesmas mais valias.

        2. Avatar de Dono da verdade
          Dono da verdade

          Neste momento não quero saber que outros carros são ao certo porque nao planeio comprar um EV em breve. Só estou a constatar que aumentando a gama de preço para a do S já há mais carros da concorrência, muito provavelmente já entra na gama de preço do bmw i4 e audi

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Devido ao modelo de assistência existente e a falta de concessionários, ter um Tesla nos Açores/Madeira é uma tarefa muito complicada.

  14. Avatar de Jose
    Jose

    Este gajo veio de Marte. Comparar um Dacia spring com o modelo 3

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Da logo para ver que escreve e não sabe do que escreve…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A qualidade deve andar ela por ela

  15. Avatar de Joao M
    Joao M

    Aguardo um artigo destes para as outras marcas também – por uma questão de imparcialidade jornalistica do(s) autor(es); caso contrário este tipo de artigo não passa de clickbait .. se calhar até foi essa a ideia… pplware precisa do dinheiro dos adds e cliques 😀

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se até há pontos com os quais posso concordar no artigo, o que me deixa intrigado no mesmo é: porquê a Tesla, porquê quase sempre o ataque à Tesla? Qual a necessidade de um artigo destes, o que ajuda? Se isto não foi encomendado, parece.
    Um artigo mais imparcial seria, e eu adoraria saber, porquê que a Tesla vende mais carros elétricos que outros 10 fabricantes juntos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens de ter uma mentalidade crítica. Não podes comer o que te dão e baixar a cabeça. Com o mercado a funcionar há muitas e boas razões para comprar um Tesla. Mas há muitas também para não comprar. E para quem não quer ir na carneirada, é importante saber ver os dois lados. 😉

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    Balelas…
    A razão para não comprar é simples… não ter dinheiro.

    1. Avatar de Antonino
      Antonino

      Exato …

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    bem, eu entendo o título controverso para atrair mais visualizações… mas é um artigo chegou de meias verdades e alguma falta de acompanhamento da indústria automovel no que toca a electricos, e por isso mesmo, nao podem por isso levar a mal varias críticas que ja vi nos comentários.
    aproveito pra dizer que sou funcionário de uma das marcas concorrentes da Tesla.
    2. Os problemas de qualidade dos tesla foi algo que mto afectou os seus modelos nos primeiros anos, mas que ja não é válido, especialmente para os modelos produzidos na EU e para os modelos produzidos na china.
    3. estas comparações de preço nao fazem sentido! comparar preços de segmentos diferentes.

    No geral o artigo é valido mostrando alguns pontos negativos nos Tesla, que faltou ai talvez o conforto de rodagem que tem ainda de melhorar face á concorrência, mas a verdade é que na maioria dos pontos importantes eles estão mto na frente ( tecnologia geral e em alguns modelos a tech de bateria lfp, automomia, velocidade carregamento) e nos últimos meses tb no preço.

    model 3 por exemplo é um carro mto superior a um id3 por exemplo, sendo o model 3 mais barato, que é ainda mais surpreendente por ser um carro de segmento D face ao ID3 que é C.

    As outras marcas que claramente de acelerar pois estao a ser ultrapassadas por tesla e BYD por exemplo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não metas as mãos no lume pelos modelos fabricados na Europa 😉 cautelas…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Nao é questao de colocar as maos no fogo.. é constatação.. A tesla ainda vai sofrendo com questoes de econonmia de escala, e esse problemas de qualidade sao reflexo disso.. mas ja sao mto menos que no inicio..
        E as outras marcas nao tao a sofrer tanto ai, mas sofrem ainda imenso com estarem ainda mto “verdes” no que toca ao powertrain electrico..
        Ja tive a companhia de 1 ID3 por varios dias diferente durante os ultimos 2 anos e sei do que falo.
        Por isso que eu digo: As algumas marcas chinesas e a tesla teem neste momento alguma vantagem em mtos campos, e por mais artigos que tentem fazer a dizer que nao é bem assim, ou que a qualidade das marcas chineses ou americanas nao sao boas, mtas pessoas vao testar os carros e pensar pela sua propria cabeça.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas quem se queixa dos problemas são essas pessoas que pensam pela sua cabeça. Os fóruns e grupos dedicados à Tesla estão carregados de proprietários a queixar-se de defeitos, avarias, problemas na marcação de intervenções, problemas com a Tesla pois não aceitam resolver avarias e defeitos dentro da garantia, etc etc etc.

          Basta ler as queixas. Não é invenção.

          Agora, a Tesla está cada vez melhor, mas isso faz parte do processo de amadurecimento da marca. E o Model Y, segundo vários testemunhos, já está bem melhor.

          Depois essa mania de perseguição dos proprietários dos Tesla dá vontade de rir. Eles queixam-se em surdina, entre eles, mas ficam chateados quando sai na comunicação social. É engraçado.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            Desculpe mas foi exactamente isso que eu disse no meu comentario inicial! as tesla tem estado a mellhorar mto a sua qualidade.. nunca referi que is problemas nao existiram ou que nao existam!
            Mas o que refiro é que os problemas existem em td as marcas!
            e senao qualidade de construcao, a tesla ainda tem algum caminho a percorrer pra apanhar os outros, em outros aspectos a concorrencia tem tb 1 caminho pra apanhar a tesla (fiabilidade powertrain, eficiencia, entre outro)..
            Nota: em relacao a problemas que marca se recusa a resolver, infelizmente nao é caso unico! as outras marcas tb se recusam a resolver mtos problemas (desde consumo exessivo de oleo num carro novo, entre outros).
            Entre pros e contras, nos fazemos a nossas escolhas, e o facto é que agora a preços mais acessiveis, os tesla começam a ser cada vez mais uma opçao valida.. goste-se ou nao.
            E uma coisa gosto na tesla:
            mal desceram os preço das materias primas / baterias reflectiram nos preços e estao a tentar fazer “concorrencia”.. e ira fazer descer os preços o que penso ser bom pra td os consumidores.

  19. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    A crescente procura por teslas neste país só demonstra que as pessoas não pensam e apenas vão em modas. A moda não é comprar eléctrico, é comprar Tesla.

    Só gasta 60k ou 100k num Tesla quem pode e quem quer. Pelo mesmo preço há automóveis de marcas convencionais com muito melhor qualidade de construção, que mesmo assim vem a cair alongo dos anos mesmo em veículos a combustão. O abuso das marcas ao é feito em função do que as pessoa aceitam pagar. Pelos vistos cada vez mais se aceita pagar gato por lebre.

    Quanto à bateria a verdade é que para o uso e manutenção que a maioria das pessoas faz, na prática pouco muda. Mais Km menos Km as pessoas carregam o carro durante a noite e numa viagem longa têm sempre de parar a meio para esticar as pernas e comer qualquer coisa… por isso….

    1. Avatar de JL
      JL

      O que parece ter virado moda é andarem a classificar o bolso das pessoas quando não as conhecem nem sabem aquilo que elas compraram.

      É que o carro mais vendido custa bem menos que isso, 45 mil, agora por esse valor arranje lá alternativas ?

      1. Avatar de Entusiasta
        Entusiasta

        A qualidade de construção de um Tesla é uma desgraça. 45000€ é o preço de um carro de gama alta em qualquer lado. Num país onde um salário de 2000€ é considerado elevado (com esse dinheiro não se vive em Dublin por exemplo) pagar esse preço num automóvel mal construído é indicativo de algo. Principalmente tendo em conta o número de vendas.

        Cada um compra que quer… o dinheiro não é meu. E se por alguma razão lhe serve a carapuça paciência

        1. Avatar de JL
          JL

          Entao quais são os carros de gama alta por esse valor ?

          Então os carros agora têm de ter o valor consoante os ordenados ? Então um carro de gama alta num país onde se ganha a dobrar custa o dobro ?

          As marcas assim têm de começar a pedir a folha de irs a quem vende o carro.

          Entao se cada um compra o que quer, porque está tão preocupado ?

          Carapuça ? Não entendi.

          Continuo à espera de alternativas a esse valor.

  20. Avatar de Fabio B
    Fabio B

    Claro..comprem um chinês da BYD, que tem ajudado o povo chinês apodrecendo carros aos milhares e que envenenarão os lençóis freáticos. E vocês realmente se preocupam com “privacidade” das câmeras de um carro americano, mas não com as de um chinês?!?

    1. Avatar de JL
      JL

      Envenenam porquê ? as baterias têm veneno ? então se têm porque é que os peixes do mar não morrem ? já que é lá que está a maior quantidade de lítio do planeta ?

      O carro chines tem camaras internas ?

  21. Avatar de Fui ali ver caracóis
    Fui ali ver caracóis

    Que merd… maldita a hora que vou buscar o meu Model Y dia 25/07, se soubesse o que li aqui hoje não o teria comprado. E agora o que faço? ‍♂️

    E em resposta ao Fábio B – se estás tão preocupado, sugiro que não uses telemóvel aliás sugiro que vás viver pra uma caverna. Mas espera, tb fazes compras na Amazon, Alibaba etc e tal.
    Privacidade hahaha já o George Orwell previa no seu famoso livro 1984 sugiro que leias (big brother is watching you).

  22. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais de 90% da população pertence ao proletariado ou à classe média assalariada. E para esses basta uma razão para não comprar um tesla: a guita não dá.

  23. Avatar de Santos Lemos
    Santos Lemos

    Então e para mim nem precisava desses 8 motivos. É que nunca equacionei a compra dessa treta. Estou muito bem servido com o meu híbrido plugin que por acaso é japonês e que juntamente com a Toyota fazem o maior construtor mundial. Quem quizer comprar tesla que compre isso pasa- me completamente ao lado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Parece que não passa muito ao lado.

      Toyota ? Aquele fabricante que desmontou um tesla e lhe chamou uma obra de arte ?

      Curioso…..

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Chamar alguma coisa de obra de arte nem sempre é bom, tens quadros esculturas livros etc que não gostaria de ver pendurados nas paredes de minha casa e num entanto são considerados obras de arte 🙂
        A pessoal que fica mais ofendido quando falam mal de uma determinada marco, do que se falarem mal da própria mãe.
        Desculpem o desabafo, não tenho Tesla, e provavelmente nunca terei só por motivos de preço, na minha opinião gastar €€€ em carro é o pior investimento que podemos fazer com os nosso dinheiro, como tal quanto menos gastar melhor, é um mal que é necessário, mas lendo alguns comentários aqui que tão fabelasticamente de bom que é fico com a sensação que estão a tentar convencer-vos a vocês próprios que fizerem uma boa escolha, eu não conheço nada nesta vida que só tenha virtudes, talvez seja um azarado 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Como sabe e já deve ter lido, foi no sentido de elogiar.

          Concordo, gastar dinheiro num carro é sempre mau, portanto quanto menos melhor, e por isso comprarem tesla, já que são os que mais oferecem por menos.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            isto de o que oferece mais é sempre 1 pouco subjectivo consoante o que cada 1 acha mais importante e procura num veiculo.. no entanto, este era o meu ponto exactamente: agora com 1 model 3, carro de segmento D a custar 50k, podemos ate argumentar que 1 audi ou toyota tem melhor qualidade de construção/acabamentos.. mas a tesla em tecnologicos e efeciencia de powertrain eram melhores..
            Agora com o model 3 a custar 40k a rivalizar preço com segmento C mais baratos torna-se opcao para ainda mais pessoas. apesar de td os problemas enumerados por varias pessoas aqui.

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual é o toyota ou audi por esse valor, o model 3 começa nos 40 e não é difícil encontrar nos de inventário por 36 mil.

            Dou apenas um exemplo:

            Rede de carga proprietária em todo o mundo onde o carro é vendido, com uma alta taxa de disponibilidade, preços mais baixos que as restantes redes.

            Isto para mim é das maiores vantagens, fora o carro em si.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ahh, no caso da Audi, tem uma parceria com a ionity, só que até a ionity ter a rede equiparável à tesla, tem de lutar muito, além disso quando acabam os planos de tarifa baixa, se não me engano são 3 anos, os preços são a doer, mais do dobro do preço.

            Não esquecer a capacidade de upgrade dos teslas, um tesla model s de 2015 saia cá na Europa com carga rápida em chademo, comprando um cabo que custava 500 euros, na altura não havia supercharger, e carregavam apenas a 46 kw, hoje o mesmo carro carrega a 120 kw apenas nos supercharger e com uma atualização que custa 150 euros, fica a carregar em qualquer carregador até 160 kw.
            Outra atualização, saiu com a primeira versão do infoentrenimento que pouco mais fazia que mapas, rádio, Spotify, tuneip, entres outras visitas, browser muito limitado, com um upgrade de 1500 euros fica com tudo isso mais rápido, com maior definição, com youtube, Netflix, jogos, entre muitas outros upgrades que saíram nos carros mais novos, ou seja, a tesla não faz como as outras marcas, compras o carro e usas, se queres algo que só os novos têm, vende esse compra novo. Não, permite muita atualização e assim se pode manter e usar mais o carro.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…e com uma atualização que custa 150 euros, fica a carregar em qualquer carregador até 160 kw….”

            “com um upgrade de 1500 euros fica com tudo isso mais rápido, com maior definição, com youtube, Netflix, jogos, entre muitas outros upgrades”
            Vcs andam mesmo ganzados. Pagam essa massa toda e ficam todos contentes. loooloool

          5. Avatar de JL
            JL

            Por acaso não fiz nenhuma delas porque não necessito. Mas vocês ficam todos a roer de inveja porque não têm como fazer atualização dos vossos velhotes.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1500€ para melhorar a definição no YouTube e mais umas cenas e acha bem?
            Fdx, este mundo esta perdido. Anda tudo coquinado, só pode.
            Olhe essa melhoria de definição tb inclui melhoramento da resolução do ecrã? Passa de IPS HD para amoled Quad HD+ ? Mais um milagre ?
            Eu se quiser entretenimento levo o Tablet que tem isso tudo e muito mais.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não é só isso.

            Exato, melhorar e atualizar o carro não, levar um table que para fazer o mesmo até custa mais -> sim.

            Realmente o mundo está perdido, pelo menos para aqueles que tentam arranjar desculpas para aquilo que não podem nem querer ter…

            https://www.tesla.com/pt_pt/support/infotainment

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E tem outra vantagem. Não precisa estar agarrado ao tablier do carro para desfrutar do “Infotainment”, pode levar para uma sombra que normalmente os elektros abastecem à torreira do sol lool
            Aliás o Infotainment é das coisas que cada x+ está a cair de popularidade nos carros.

          9. Avatar de JL
            JL

            Os carros têm ar condicionado, mesmo a carregar usam e não afeta a velocidade de carga.

            Caem em desuso porque estão desatualizados e inúteis , não se comparam aos que estes têm.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desculpe lá mas estive a ler cuidadosamente o texto do link que enviou da Tesla sobre “Atualização do sistema de informação e entretenimento” e aquilo é UM ROUBO:
            Estamos bem tramados se a moda pega! Por exemplo em telemóveis…Aí a tela não responde ao toque como querias? Arrota aí 1500 biscas que a gente disponibiliza-te uma actualização que resolve a cena. Fdx, já estou com medo!! Pq de facto isso tb acontecesse nos tablets, móveis, PC’s etc mas até hoje e espero que durante muitos anos, compete ao desenvolvedor/vendedor do SW corrigir insuficiências e lançar melhorias GRATUITAMENTE.
            É preciso lata pedirem 2000€ até parece que não estou a acreditar naquilo que acabei de ler.
            E depois transmitem a cena dando a entender ao proprietário que é um privilegiado pq é elegível loooloool
            Epá eu já tinha essa ideia, mas agora tenho a certeza, fujam dessa empresa por mais descontos que façam, que grandes ciganos. loooloooloool

          11. Avatar de JL
            JL

            Não responde ao toque ? Looooool

            Eu para já não vou meter, não me faz falta, vou apenas fazer o upgrade do CCS.

            Deve pensar que a tesla é como a Apple. Looool, os model S mais antigos não levam atualizações há mais de 1 ano.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso lançou há pouco uma correcção para aparelhos q estão no mercado desde SET 2015.

            P.s. está lá no texto da Tesla …melhoria de resposta ao toque… ou algo do género.

          13. Avatar de JL
            JL

            Está pois, tal como estão muitas outras coisas, porque só referiu essa ?

  24. Avatar de joel
    joel

    Não sou de todo um tesla boy, mas existem aí razões que são completamente absurdas…

    1) Opções de pintura limitadas quando 90% das cores do parque automóvel português é preto/cinzento/branco? epah…

    2) Opções de VE mais acessíveis – Estão a comparar um carro que é uma montra tecno logica com um range de no MINIMO 400km com carros que têm no máximo 250 km? Nos EVs a autonomia paga-se e não é pouco

    3) Fabricantes antigos são tão bons como os da Tesla – De TODOS os fabricantes que podiam usar , foram buscar FORD e GENERAL MOTORS??? Quando o ultimo é completamente inexistente no mercado português?!?! Existem bastantes outras marcas com EV bastantes superiores a essas duas marcas, DE LONGE…

    1. Avatar de Vítor M.

      É uma questão de análise, ora vejamos:

      1) Opções de pintura limitadas quando 90% das cores do parque automóvel português é preto/cinzento/branco? epah…

      As marcas tradicionais são bem mais generosas em termos de cores. A Tesla, segundo os seus proprietários, está muito presa a estas poucas cores. O que limita as escolhas e não permite uma mais diversidade. Esta é uma crítica que se vê frequentemente nos fóruns dedicados à marca. É verdade que, segundo um estudo, as cores da escala de cinzentos (branco, preto, cinzento e prateado) representam um total de 78,5% de todos os veículos em circulação nos Estados Unidos. Mas o que destaca as grandes marcas, são outras cores diferenciadoras. Possivelmente é nessa base que os proprietários se queixam.

      2) Opções de VE mais acessíveis – Estão a comparar um carro que é uma montra tecno logica com um range de no MINIMO 400km com carros que têm no máximo 250 km? Nos EVs a autonomia paga-se e não é pouco

      Estão a comprar um carro empresarial. E como o artigo abrange o potencial cliente doméstico, a Tesla não foi o carro que mais vendeu no segmento doméstico em Portugal no primeiro trimestre de 2023. Logo, sem dúvida que há alternativas.

      3) Fabricantes antigos são tão bons como os da Tesla – De TODOS os fabricantes que podiam usar , foram buscar FORD e GENERAL MOTORS??? Quando o ultimo

      No maior mercado, o americano, estes são os que estão no caminho da Tesla. E ao analisar,s eguramente importa ver no prisma do maior mercado. Podíamos ter ido também ao mercado chinês, mas a Tesla aí enfrenta muito maior concorrência. Agora, na casa-mãe, estas duas marcas querem popularizar a opção elétrica a custos mais baixos. Por cá, poderíamos falar noutras marcas, mas estão já referidas em cima nas várias opções.

      Quando neste ponto de fala em tradicional, e se analisar a concorrência direta num grande mercado, quem mais tradicional que a Ford ou mesmo a General Motors?

      1. Avatar de joel
        joel

        Não sei porque estão a ir buscar o mercado americano quando é um artigo português para o mercado português. Os outros mercados pouco importam (muito mais quando é um mercado fora da Europa).

        Sim, o Tesla foi o carro eléctrico mais vendido no primeiro trimestre, mais exatamente o model Y, seguido pelo model 3 e em terceiro o e-C4 e claro que há alternativas, mas por favor comparar um Tesla com um Dacia? Carros diferentes para um publico diferente… Os interessado em adquirir um tesla não colocam um dacia na equação, não faz sentido.

        EV mais vendido da GENERAL MOTORS – BOLT : Não existe no mercado português
        EV mais vendido da FORD – Ford Mustang Match E: Custa 66 000 €, bem mais que um model 3.
        Onde está a concorrência aqui? Falharam nos exemplos

        1. Avatar de Vítor M.

          O artigo é português, mas o enquadramento é global, até porque se fosse só português, a Tesla não tinha a relevância que tem. Por isso temos de o enquadrar em diversas áreas que afetam diretamente as políticas da empresa que depois são repercutidas em Portugal, por exemplo.

          Não, o Tesla não foi o elétrico mais vendido a particulares no primeiro trimestre, foi a Dacia. A Tesla foi no mercado empresarial, isso é verdade. Mas ao preço de um Tesla, se retirares o IVA e outros inventivos fiscais, o preço torna-se atrativo para as empresas.

          Comparar um Tesla a um Dácia é como comprar um Tesla a um merecerdes ou BMW. É importante perceber o que está em causa. Se for o preço e os 200 km que permite fazer diário, está perfeitamente comparável. Se for mais qualidade de carro, mais espaço de habitáculo, mais tecnologia de condução, então não podes comprar um tesla a um Mercedes, por exemplo, a Tesla fica a perder. Além disso, volto a dizer, se não fossem os incentivos fiscais, a Tesla seguramente não seria o carro mais vendido no mercado empresarial, como não o é no mercado doméstico.

          Se pagassem aos domésticos para eles adquirirem um elétrico, se calhar outras marcas estariam bem acima das vendas atuais. Por exemplo, a Audi, a Mercedes, a BMW, a Volvo, etc…

          Sabes que os incentivos fiscais estão balizados por um valor máximo, um teto que não pode ser ultrapassado e que até ao momento é difícil a certas marcas (aqui é o excelente trabalho da Tesla) conseguir balizar até esse teto máximo um valor para a viatura.

          A concorrência? Já expliquei em cima. Então onde está a Tesla na venda aos particulares? Onde está a Tesla na venda sem incentivos? Falhaste na tua apreciação do assunto.

          1. Avatar de joel
            joel

            Tens que mostrar essas fontes onde descriminam as vendas por particulares e empresarias, quando nas estatísticas da ACAP (na secção dos automóveis por tipo de energia), apenas mostram as vendas gerais onde a Tesla ganha largamente…

            Quanto à concorrência ela existe e melhor (dentro do mesmo segmento), mas não são certamente as duas marcas que falaste (Ford e GM) e com o qual esta discussão toda começou.

          2. Avatar de Vítor M.

            Tens de procurar, até podes procurar aqui no Pplware, tens lá a informação. Há uma separação entre as vendas de particulares e empresas. Tens de procurar essa info.

  25. Avatar de BryanR
    BryanR

    Pelo menos com a questão da falta de qualidade concordo. Tenho um Model 3 e que eu 80 mil km deu zero problemas e zero despesas de manutenção portanto confirmo a falta de qualidade. Além disso em todos os estudos de fiabilidade a VE a Tesla aparece sempre no topo apenas atrás dos modelos da Hyundai/Kia, portanto mais uma confirmação da falta de qualidade da Tesla. Muito obrigado por nos fazerem rir com estes artigos. Abraços.

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem que transportasse só um, o eléctrico é que tem de levar a culpa. Kkkk

        1. Avatar de Vítor M.

          E por acaso não teve culpa 😉

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Dado o teor deste artigo, de certeza que foi 1 tesla.

        1. Avatar de Vítor M.

          Por acaso não foi 😉

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            nao sabes.. la por dizer que tinha 350 Mercedes dos quais 25 electricos, podia ter tb 2000 Teslas..

  26. Avatar de Dua
    Dua

    NÃO APOIO OS CARROS ELETRICOS , MAS ESTE ATAQUE TEM A VER APENAS COM O FACTO DE ELON MUSK JA NAO ESTAR AO SERVIÇO DA DITADUTA DE ESQUERDA

    1. Avatar de Vítor M.

      EHehehe o que tem a ver os elétricos com a ditadura? 😀 não sejam cómicos.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        @Vitor, nao é suposto ter nada a ver, mas a verdade é que o comentario tem o seu fundamento: ve-se mto hate nas redes sociais contra o Musk e suas empresas por causa da sua visao mais liberal, e por vezes infelizmente conservadora.. e por isso mesmo Musk se revela + pro republicano.

        1. Avatar de Vítor M.

          Repara, o hate não é só a Musk. Musk é mais visível, está mais ativo, é mais combativo… contudo, o hate é a todos os que são: ricos, bem sucedidos, inovadores, progressistas e que ousam fazer mais, ir mais além. Seja Musk, seja Gates, seja Bezos… não interessa. Tudo o que tenha sucesso, os haters, malta frustrada, com um QI baixo e uma vida desinteressante (que infelizmente são muitos), atacam, usam as redes sociais e a internet em geral, para denegrir estas pessoas. Assim como o fazem com o poder políticos, clubes de futebol e ideologias.

          Repara uma coisa, tu se fores uma pessoa realizada, equilibrada, não vais ter um ataque hater só porque leste algo que vai contra o que tu entendes, podes dar a tua opinião sem ofender, sem insultar. Até porque estás apenas a dar uma opinião, não terás mais do que a tua perceção das coisas, que pode estar influenciada por um sem número de dados incongruentes. O hater não, ele comenta como se fosse do dono da informação, como se no café onde ele disserta, fosse o mais iluminado e acima de qualquer suspeita ;).

          Mas vê sempre tudo direito para a cor política dele (mesmo que sejam uns ladrões), vê sempre o seu clube a ser prejudicado (mesmo que ganhe campeonatos ao colinho), a ideologia dele é a supra sumo e acima de qualquer suspeita. E é o primeiro a dizer “estais a ver, eu não vos disse?” 😉 O hater é apenas um pobre coitado.

  27. Avatar de José
    José

    Lamentável o que escreve. A Tesla continua a ser a melhor opção de carros eléctricos.