5 dicas para poupar combustível com temperaturas extremas

43 Comentários

As temperaturas elevadas que se fazem sentir não fazem propriamente bem a nada. Para quem anda nas estradas, vai valendo o ar condicionado para refrescar. Com o calor há mais desgaste e também alteração em alguns componentes, como é o caso dos pneus. Hoje deixamos 5 dicas para poupar combustível quando estamos perante temperaturas elevadas.

6 dicas para poupar combustível com temperaturas elevadas


O calor pode aumentar o consumo de combustível por vários motivos, mesmo que não pareça tão óbvio à primeira vista:

  • Uso intensivo do ar condicionado
  • Alterações na densidade do ar
  • Evaporação de combustível
  • Maior desgaste de componentes

6 dicas para poupar combustível com temperaturas elevadas

Dicas para poupar combustível

As dicas que apresentamos não permitirão certamente uma poupança significativa, no entanto, podem ajudar a reduzir o consumo.

  • ESTACIONE NA SOMBRA
    • Sempre que possível, deixe o carro em locais protegidos do sol. Assim, evita a evaporação do combustível devido ao calor. No caso de veículos elétricos, esta precaução é ainda mais relevante durante o carregamento. A temperatura ideal para abastecer ou carregar situa-se entre os 10 °C e os 30 °C.
  • UTILIZE O AR CONDICIONADO COM MODERAÇÃO
    • A velocidades inferiores a 80 km/h, opte por abrir os vidros em vez de ligar o ar condicionado. Nos dias mais quentes, não acione o sistema assim que ligar o carro: abra as portas e janelas durante alguns minutos para deixar o ar quente sair e refrescar naturalmente o habitáculo.
  • FAÇA MANUTENÇÃO REGULAR
    • Garanta que todos os componentes do veículo estão em bom estado. Verifique regularmente a pressão dos pneus, o sistema elétrico, o ar condicionado, o nível de óleo e outros fluidos. Mantenha também os filtros limpos para um desempenho eficiente.
  • TIRE PARTIDO DO CRUISE CONTROL
    • Se o seu carro estiver equipado com esta função, utilize-a em trajetos longos. Manter uma velocidade constante ajuda a reduzir o consumo de combustível.
  • ABASTEÇA NAS HORAS MAIS FRESCAS
    • Prefira abastecer de manhã ou à noite, quando a temperatura é mais baixa. Nessas horas, o combustível está mais denso — e como o preço é calculado por litro, acabará por levar ligeiramente mais combustível pelo mesmo valor.

Adotar pequenos cuidados na condução e na manutenção do veículo pode fazer toda a diferença no consumo e na durabilidade. Estacionar à sombra, abastecer nas horas mais frescas, usar o ar condicionado com moderação ajudam a poupar combustível e a proteger o meio ambiente.

 

Leia também…

Calor extremo: saiba que cuidados deve ter com o seu carro

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    temperaturas extremas???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      isso. Grandes temperaturas

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      O verão agora virou coisa anormal. Enviam mensagens de aviso por causa dos incêndios, por causa do calor, e mais não sei quê.ha mais de 20 anos era apenas verão onde havia calor com temperaturas a rondar as de hoje. Aliás temos o record de temperatura em de Junho em 2003.
      As noites eram quentes como são agora.

      Mas agora é tudo um show off alarmante.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Tens de voltar à escola para aprenderes sobre máximo, mínimo, média, mediana e tendência.
        Quanto ao show off até posso concordar mas isso é resultado de estarmos na silly season mediática.

        1. Avatar de Sérgio V.
          Sérgio V.

          Não preciso voltar à escola. Tenho bem as memórias marcadas dos verões quentes que já tivemos e que não havia alaridos

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Quem é que está a dizer que não houve verões quentes?

    3. Avatar de Inculto
      Inculto

      É nos lados… 🙂

  2. Avatar de Alberto Grijó
    Alberto Grijó

    Ora uma dúvida que tenho…
    Com o calor o ar nos pneus não dilatam mais? Devo por um pouco menos ar? Ou não é significativo?

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      🙂

    2. Avatar de Mirado
      Mirado

      A resposta é que nao, pois causa aumento dos consumos e desgaste irregular.

      Deves verificar a pressão dos pneus quando eles estão frios/temperatura ambiente, podes fazer isso quando tiveres o carro parado por 2h+.

    3. Avatar de Inculto
      Inculto

      Tenho a 2.6″bar”… Se for a três com o calor não é grave… Depósito sempre cheio, evita vapores…

  3. Avatar de unknown007
    unknown007

    No caso dos eléctricos o uso do ar condicionado pressupõe um power Bank ou o uso dos vidros abertos

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Depende do atrito… Nos aviões não se abrem ianelas

    2. Avatar de JL
      JL

      Curioso, porque os que vejo com vidros abertos são os a combustão.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Touché 🙂

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Normalmente são azeiteiros ou não têm AC, por isso são pobres ou têm falta de gosto, basta olhares para as marcas e idade dos carros de quem faz essa proeza

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah agora até lhes arranjam uma desculpa ? Mas se forem de ve já são pessoas ditas normais. Loool

          Por acaso vejo muitos carros que não têm razão para isso.

  4. Avatar de JL
    JL

    Evaporação de combustível ?

    Oh raio, temos por aqui alguém que irá aos arames. Loool

    1. Avatar de Márinho
      Márinho

      A 80kmh já andam os elétricos para poupar bateria e energia….

      1. Avatar de JL
        JL

        Se eles andam a 80, então os a combustão andam a 50.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Por acaso não. Normalmente só vejo empecilhos com um T no carro a 80 na autoestrada ,T de Tesla se é que me faço entender.

          1. Avatar de JL
            JL

            Você deve ser como o Yamahia, só tem olhos para esse T.

            Depois de amanhã faço um vídeo para se ver quem afinal anda devagar.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cuidado q as filas nos postos de carregamento estão a durar ≈1 hora. É melhor andar pianinho como todos os elektros.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ou menos, hoje ainda não houve fila em nenhum.

            Então e as filas para abastecer no Algarve como estão ? tenho visto que está complicado.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Evapora mas não se perde. Os vapores são devolvidos ao sistema de admissão. Conforme já estou farto de lhe explicar.
      Nos veículos a gasolina, os vapores que se formam no depósito devido ao calor ou à pressão interna não são libertados para a atmosfera. São captados por um filtro de carvão ativado, chamado  CANISTER, onde ficam temporariamente armazenados.
      Quando o motor está em funcionamento e em condições adequadas (temperatura e rotação corretas), a unidade de controlo eletrónico (ECU) abre a válvula de purga, permitindo que esses vapores sejam sugados para o coletor de admissão e queimados juntamente com o combustível líquido.
      Este sistema reduz a poluição, evita odores a gasolina e aproveita vapores que, de outra forma, seriam desperdiçados.

      Agora uma aulinha com desenhos a ver se vc chega lá:
      https://youtu.be/DTYVrvRQinE?feature=shared
      São apenas 15 minutinhos. Escusa de agradecer!

      1. Avatar de JL
        JL

        Se não se perdesse não estava ali na lista, não leu o título ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não estamoa a falar do tractor do TiManel das Caldas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois não, dai estar no artigo, já agora, em vez dessa pesquisa, coloque: “como eliminar o EVAP ou canister”. LOOOOOOOOOOOOL

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eliminar para quê? Para gastar mais combustível e faralhar o sistema?. Não estou a ver nenhuma vantagem em eliminar o canister!

          3. Avatar de JL
            JL

            Eles explicam o porquê do eliminar.

            Provavelmente porque o que evapora a mais sai mais barato que os problemas que ele cria.

            É tudo uma questão de contabilidade e economia. Looool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eles quem?
            Nc tive problemas com isso.

          5. Avatar de JL
            JL

            Nos videos que eu disse para ver.

            Se tivesse um carro que fosse usado, provavelmente tinha.

            Até nas motas, já eliminou o seu ?

            https://www.youtube.com/watch?v=kY1lbxCJLvo

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tanta ‘mierda’ para suprimir 777 gramas e ainda se arriscar a incendiar a mota com tubos de purga que não duram nada comprados na Amazon de terceirizados chinos.
            Há malucos para tudo…

  5. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Quem tem carro elétrico fica em casa senão perde 30% de autonomia e há maior risco do carro arder na estrada.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na estrada ou no estacionamento

      1. Avatar de JL
        JL

        E o seu, que aconteceu ?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Zero ardidos até agora

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah então já anda de ve, boa.

    2. Avatar de JL
      JL

      O meu está parado desde domingo e perdeu 1%, como fez isso ? Deixou o ar condicionado ligado ?

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Lá vem a história dos extremos, hoje em dia, tudo é extremo. No fim, não passa apenas de um troque de política para dividir, reinar e cobrar novos impostos.

    1. Avatar de Nice
      Nice

      É como a burrice de certas pessoas que acham que está tudo bem e podemos continuar a destruir o planeta à vontadinha porque é só uma cena política para cobrar mais impostos…pqp

  7. Avatar de Nice
    Nice

    Nós postos, o combustível está armazenado em tanques subterrâneos a temperatura bastante estável por isso o ganho real abastecendo de manhã ou à noite é nulo.

  8. Avatar de Marko
    Marko

    Eu na minha experiência com todos os meus carros discordo apenas no ponto do Cruise Control… no meu caso todos os meus carros fazem médias instantaneas e finais mais altas com o CC ligado, do que em condução normal!