4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos

24 Comentários

Portugal é um dos países que dá apoios para a compra de veículos elétricos. Apesar da pandemia, os apoios mantiveram-se este ano e, de acordo com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, os apoios vão continuar até ao fim da legislatura.

Segundo o Governante, no próximo Orçamento do Estado irá manter-se os 4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos.

4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos


Compra de Veículos Elétricos com apoio até ao fim da legislatura

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, Matos Fernandes, confirma que vai manter os apoios à compra de veículos elétricos até ao fim da legislatura.

Este sistema de incentivos tem tido muito bons resultados. Aumentámos no início do Governo, aumentámo-los depois para 4 milhões, é isso que está previsto neste Orçamento do Estado (OE) e é isso que muito provavelmente ficará plasmado no próximo OE. Durante esta legislatura esse valor vai manter-se.

4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos

Além do tema dos incentivos para compra de veículos rlétricos, Matos Fernandes foi também questionado sobre o fim dos veículos com motor de combustão na Europa. Segundo o Negócios, ao contrário do que aconteceu em Espanha, João Pedro Matos Fernandes recusa-se a definir uma data para pôr fim aos veículos com motor de combustão interna.

E quando questionado sobre o facto de Portugal não ter assinado a carta enviada por alguns Estados Membros a pedir um calendário à comissão para a transição considera que se trata de uma iniciativa irrelevante e adianta mesmo que se trata de “uma quixotice impor uma data”.

Matos Fernandes relembra ainda que quando chegou a ministro apenas 1% dos veículos vendidos em Portugal que eram elétricos. No primeiro trimestre deste ano, a venda de elétricos no nosso país ultrapassou os 15%. “Em 2035 as pessoas olharão para um carro a diesel como a minha filha hoje olha para a televisão a preto e branco”, referiu o governante.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Yep! Milhões de apoio que todos vamos pagar, ma que só alguns vão poder beneficiar os os preços a que estão os carros eléctricos só compensa para empresas que fazem muitos km’s.

    1. Avatar de José Horta
      José Horta

      É verdade que somos nós os contribuintes a pagar, mas existem diferentes orçamentos para particulares e empresas, para garantir que o que diz não aconteça.

      De qualquer forma quanto menos veículos a poluir o ar que respiramos melhor ^_^

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      os teus impostos também vai para a manutenção de estradas que nunca na vida vais utilizar..tb vai para a criação de parques para os miúdos que ja nao vais utilizar. Ficas chateado com isso?

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os elétricos só não compensam a quem nem sequer precisa de carro.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      esta mania que o nosso dinheiro paga isto, sim o nosso dinheiro vai para o governo para investir no pais o teu dinheiro tambem vai para um estrada em mirandela que nunca vais usar e daí ? é uma sorte o governo dar estes apoios parem de generalizar que o nosso dinheiro vai para tudo

    5. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Prefiro pagar isto do que sanguessugas paradas a porta da segurança social com 20 filhos as costas.

    6. Avatar de MANUEL ARAÚJO BALHAU
      MANUEL ARAÚJO BALHAU

      Eu só me pergunto, porque será que os impostos são sempre pretexto para tudo e o seu contrario, o João preocupado já esqueceu o que podia acontecer, se os nossos impostos não pagassem, entre muitas coisas a nossa saúde?

    7. Avatar de Paulo
      Paulo

      É uma vergonha, obrigar metade dos portugueses comprar carros para outra metade. Por isso é que as finanças andam a roubar cada vez mais o povo, para desperdiçar com esses projectos fracassados

  2. Avatar de robin
    robin

    É assim que se vai derretendo dinheiro em Portugal

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    O “lobby” das energias “verdes” a tentar passar a perna ao “lobby” das petrolíferas ….
    Ou será que no final é um só “lobby” que empurra as “ovelhas” para onde lhes dará mais lucro, dando cenouras aos políticos para estes legislarem o que conv€m.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      sim as petroliferas querem mesmo que daqui as 50 anos as pessoas carregam os carros com os paineis solares que têm em casa é o sonho deles

  4. Avatar de João Azevedo
    João Azevedo

    Agora também já é possível contratar aos fornecedores apenas energias verdes/renováveis, ou seja, eles trocam o contador lá de casa por um novo com um filtro e assim só passa energia verde!

    1. Avatar de rui
      rui

      🙂 parece aqules papeis vermehos dos rebuçados flocos de neve, só que os deles são verdes

  5. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Tantas coisas mais importantes para onde direcionar os impostos que todos pagamos mas como sempre gasta-se em estúpidas jogadas políticas. Lá fora gasta-se em coisas importantes tipo Infraestruturas (ex: comboio que em PT é algo tão atrasado que me pergunto o porquê de se ter gasto valores comunitários em autoestradas vazias em vez de a próximas regiões com comboios…) mas não continuamos a andar para trás.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nesse “lá fora” o apoio à aquisição de elétricos é.. maior…

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Sim claro que é mas as Infraestruturas são de longe melhores!

  6. Avatar de Pamilho
    Pamilho

    De energia limpa nao tem nada…
    Produçao do veiculo..energia fossil.
    Produçao da baterias ..energia fossil e mineraçao(litio e outros tipos de metais raros)…destruiçao em massa.
    Carregamento dos veiculos…energia fossil..mesmo que alguma venha de fontes renovaveis nao sera suficiente para cobrir a procura.
    Agora aproveitam.se para tentar cobrar mais iuc nos veiculos a combustao…quando na realidade um veiculo novo desse tipo so acarreta mais poluentes carbonicos.
    Agora só existem facilidades..mas quando uma parte consideravel das pessoas tiver esse tipo de veiculos sera aumentada a conta da electricidade…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      lol

      Que a produção de um CI é verdinha
      Que a extração de petróleo é uma limpeza
      (até nascem flores onde é extraído e por onde é transportado)
      Que um aumento de 1% no consumo de eletricidade é completamente incomportável

      Claro

  7. Avatar de PTO
    PTO

    4 milhões de euros apenas? Ridículo! Uma esmola!
    Já para o Novo Banco e outras negociatas do género foram biliões… e ainda não acabou.
    Prioridades!

  8. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    tretas…..só o que se paga de impostos e taxas e selos…. roubalheira.

  9. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Há os castelos na areia e os castelos na água. Estes são castelos na água. E isto até descobrirem que espelhos de placas solares nas albufeiras dão cabo da fauna aquática, desoxigenam a água, etc. Não parece boa ideia e, se fosse, outros países com dirigentes mais espertos já teriam feito isto. Posso estar a ser velho do Restelo mas ultimamente acho que tem havido défice de velhos do Restelo e superabundância de otimistas idiotas panglossianos.

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Enganei-me no local deste comentário. Desculpas.

  10. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Metam é apoios decentes! Incrementar apoios a veículos na faixa do 15k – 25k! 3k é de um estado pedante…Na Roménia é quase ou mais que 9k. E depois vêm aí começar a cascar em quem tem carro anterior a 2007 e ver se eles trocam para BEV e o apoio é a miséria que é. Para a TAP é que não pode faltar!