30,8 milhões de euros em multas de trânsito? Sim é verdade…

38 Comentários

As multas de trânsito são umas das formas do Estado “angariar” dinheiro. Entre janeiro e abril, o Estado angariou 30,8 milhões de euros em multas de trânsito.

30,8 milhões de euros em multas de trânsito? Sim é verdade...


Multas: Governo quer chegar aos 135,8 milhões de euros este ano

Os dados revelados pelo ACP e divulgados pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) mostram que, no mesmo período do ano passado, o dinheiro arrecadado neste âmbito chegou aos 24,3 milhões de euros, mas em 2023 a rubrica das multas de trânsito já teve um aumento superior a 26%. Contas feitas, são 30,8 milhões de euros em multas por incumprimento do Código da Estrada entre o início do ano e o final de abril.

Apesar de ser um valor bastante significativo, a meta do Governo para o conjunto deste ano na arrecadação deste tipo de multas está fixada em 135,8 milhões de euros. Segundo revela o ACP, este será mesmo o maior valor dos últimos cinco anos. Em 2019 (ano antes da pandemia). o valor arrecadado foi de 91,4 milhões de euros.

30,8 milhões de euros em multas de trânsito? Sim é verdade...

Segundo o que é revelado no relatório de 2022 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, as principais causas das multas de trânsito são o excesso de velocidade (190 693), por condução sob o efeito de álcool (44 080) e por uso de telemóvel (27 958).

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já paguei algumas mais por ter o carro mal estacionado do que por outro motivo qualquer.Tenho que ter mais atenção daqui para a frente. (Off-topic,e desculpe-me Pedro Pinto,só queria dizer o seguinte.Já há um novo browser/navegador no mercado.É da empresa de antivírus,a Norton{https://jp.norton.com/products/norton-secure-browser}.Se já havia um da Avast,um da AVG e até outro da CCleaner agora temos outro novo.Até as empresas de antivírus querem agora investir neste ramo.Kkk… 🙂 )

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Se não estou em erro é a mesma empresa informática que está na criação e na manutenção de todos estes 4 browsers/navegadores.Eles são igualzinhos em tudo.Em tudo.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Estive agora a ver na internet e até o Avira tem o seu próprio browser/navegador-(https://www.avira.com/en/avira-secure-browser). Incrível !! Sabem porquê ?? Correm todos sob o motor de renderização do Chromium e é a mesma empresa informática(como já tinha dito noutro comentário anterior),que os cria e mantêm.Mas porquê ter 5 browsers/navegadores igualzinhos uns aos outros e cada um pertencer a uma empresa de antivírus ?? Qual o objetivo em comum ?? Será o sacar dados a torto e a direito ?? Eu não percebo. 😐

  2. Avatar de mikado
    mikado

    Querem mais dinheiro então metam os policias a trabalhar. Só nas cidades do Ribatejo ganham mais de 272 milhões de euros em multas.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Ora aqui está uma verdadeira prevenção!!!!!!!!

    1. Avatar de Hélio
      Hélio

      o povo fica sem guito pro gasoil e por consequencia, nao anda tanto na estrada e, claro, menos acidentes

    2. Avatar de Realista
      Realista

      É prevenção…

      Xiu, não estragues o negócio aos tipos escondidos no mato com o radar.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Quando eles não estão escondidos no mato, sentes-te no direito de andar acima do limite de velocidade?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Porque, tiraste o curso de policia com um vale nos cereais e agora consegues atestar a minha velocidade?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Calma Picachu! Se tens medo dos tipos escondidos do mato, porque é? Se não é por ires em excesso de velocidade, é porque levas droga? ou levas alguém na mala do carro?

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Temos PIDE agora?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Sem motivos não há justificação para andarem a inspecionar.

            Era o que faltava num estado de direito a policia funcionar dessa forma. Eu sei que alguns devem ter fetishes em serem dominados pela policia, mas lamento pois o resto da população não.

            Guarda esses fetishes com a policia no mato a te ordenarem para levantares a traseira só para ti sff…

            Hahahahaha

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Quando a app bombar, vai pros 200 milhoes/ano. Ter carro ta a ficar carissimo.

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      as pessoas não fazem este tipo de associação porque lhes parece uma teoria da conspiração mas o que se está a passar é que há vontade para se instalar o comunismo 2.0, em que a população cada vez mais empobrecida ficará dependente do estado, até chegar ao ponto de que não irá ter nada em sua posse; o estado proverá o essencial que, e em contrapartida, terá as pessoas completamente controladas pelo sistema de vigilância digital, o que inclui sobretudo o novo dinheiro que está a chegar.
      É um passinho de cada vez em direção à nova 0rdem mundial.
      Isto já vem sendo planeado há muito tempo mas agora (particularmente começando com a pandemia, guerra e crise financeira) querem acelerar as coisas.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Multas = tribunal
    Coimas = polícia

  6. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu tenho vindo a notar que as autoridades estão a colocar numa posição muito fragil e muito pouco favoravel em relação à população de bem.

    No algarve (por exemplo), existem problemas graves todos os dias (provenientes dos mesmos de sempre aka minorias étnicas) que afetam severamente a população de bem, em que a autoridade pouco ou nada faz. Dizem que é por falta de efetivos e meios. No entanto, essa mesma autoridade toma uma postura demasiado autoritária e pouco benevolente por pequenas circunstancias provenientes da população de bem.

    Em suma, de um lado começamos a ter uma população de bem saturada da “perseguição” das autoridades e do outro lado, temos os trafulhas com sensação de impunidade. Acredito que este cocktail a medio prazo não vá dar bom resultado.

    Exemplo:
    https://barlavento.sapo.pt/destaque/falta-de-seguranca-em-carvoeiro-junta-comerciantes-e-residentes-em-peticao

    https://cnnportugal.iol.pt/videos/algarve-droga-vendida-nas-ruas-do-carvoeiro-a-vista-de-todos/62cc256e0cf2ea4f0a53726d

    Podemos replicar isto para Albufeira, Quarteira, Portimão etc…
    (no resto do país não sei)

    1. Avatar de Aí aí ai
      Aí aí ai

      Olha la, para quem cresceu em Quarteira – bairro dos pescadores e tenho a certeza que sabes o que foi para falares de Quarteira – ninguém das ‘minorias éticas’ pensa que é impune a polícia ou lei. Deves ser do tipo português racista se calhar.

      Crescendo nos bairros – e olha que hoje estou muito bem na vida e nunca fiz mal a ninguém – tanto há africano como há brancos que fazem porcaria. Tens sim mais africanos claro, por culpa da história, não quero dizer que o que fazem, fazem com razão, mas depois tens os brancos no poder e a esconderam-se em Cascais com o que roubam ao povo.

      Problema da polícia e que pensam que são a lei é que estão acima de tudo e todos. Podem fazer o que quiserem quase sem serem impunes. Já vi muito polícia a passar multas em Loulé e a porno dinheiro no bolso

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Ai Ai, na minha opinião pessoal estás muito revoltado para alguém que está muito bem na vida. Tal como considero o teu vocabulário muito agressivo para alguém que nunca fez mal a ninguém.

        Repara, cresceres em rabo de peixe ou na quinta do lago não te define enquanto pessoa ou quanto a ambições e projetos de vida. De onde tu vens não te define, as tuas atitudes sim.

        Mas já que cresceste em Quarteira, vou te dar um exemplo do que já presenciei por essas bandas. Mais que um vez, aconteceu ver miúdos com carros e motas, estacionados a conviver quer no parque da Bliss ou na BP junto ao Saraiva. Em que a GNR chegou com uma arrogância extrema, tratando os miúdos como marginais. Houve denuncia pelo barulho e que estavam a fazer corridas diziam eles. Repara, em ambos os casos os miúdos estavam estacionados a conviver… Posso estar errado, mas pela admiração dos miúdos não tinham feito asneira antes de chegarem ali. Qualquer das maneiras, Na minha opinião pessoal houve uma força estupidamente exagerada.

        No entanto quando aparecem “os mesmos dos costume”, (eu sei quem são e tu de certeza que também sabes) a provocar desacatos, a ameaçar funcionários e quem está na fila para pagar. É chamada a GNR e eles não aparecem em tempo útil.

        Queres ir para Almancil? Bora… GNR vê um carros de 4 piscas o mais encostado à direita possível a descarregar mercadoria, passa, tira foto e faz o auto no posto e manda para casa. No entanto, quando “os mesmos do costume” andam a furtar arvores de fruto na região, é chamada a GNR e mais uma vez não aparece em tempo útil.

        Acrescento que devias ter clicado nos 2 links que coloquei em anexo a fundamentar o que escrevi.

        Sobre o ultimo paragrafo, dás-me razão sobre o que escrevi. A uns demonstram uma brutalidade exagerada enquanto deixam outros andar demasiado à vontade. (exemplos dos 2 links de noticia que coloquei a cima).

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Popey, já viste alguma reportagem na Tv, quando a policia multa alguém ou tem uma abordagem mais musculada a alguém que não seja das minorias?
      Ai tens a tua resposta, o policia também têm família para alimentar, ainda hoje de manha nas tv estava a passar uma reportagem de uma abordagem policial a um grupo étnico em que se falava de brutalidade da policia, mas o mesmo grupo estava a agredir jovens e adultos numas festas populares, mas a notícia era a abordagem policial, não há ninguém que diga que só houve abordagem policial porque os indevidos estavam a agredir outras pessoas.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        B@rão por isso mesmo digo que a autoridade está-se a colocar numa posição frágil.

        Estar numa instituição que me incentiva a “massacrar” quem se devia proteger, enquanto crimes graves passam ao lado. Podemos dar o exemplo do célere rei dos catalisadores. O homem sai do tribunal pela sei la quanta vez, rouba um carro e atropela ciclista… Achas normal isto??

        Mas não, o importante é faturarem milhões em multas, ate ganha comissão atualmente e os militares/agentes compactuam com isto.

        Fonte:
        https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/rei-dos-catalisadores-atropela-ciclista-com-carro-roubado-e-acaba-detido

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Isto agora das percentagens desconheço, no meu tempo de policia não se recebia nada de percentagens de multas, recebias passasses uma multa ou mil era igual a 0€ quem realmente recebia era a policia marítima, mas não sei se ainda recebem.

  7. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    TEMOS QUE OPRIMIR E CASTIGAR O POVO ! TEMOS DE O MANTER POBRE.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      já tentaste cumprir a lei?

      1. Avatar de LEL
        LEL

        A lei costuma resultar.

        Diz que é proibido matar e nota-se que deixaram de morrer pessoas…

        1. Avatar de Pedro Lobo
          Pedro Lobo

          Yah, realmente.. Bora deixar de ter leis, seguramente é melhor. É com cada coisa..

          1. Avatar de LEL
            LEL

            Ninguém que diz que não deves ter leis, mas sim que cumprir leis per si não significa nada…

            É cada um que até parece que nunca andou a 71km/h numa zona de 70km/h.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Triste muito triste os sr nao sabe o que isto signica!
      Derrapagem no orcamento de estado pois era previsto muito mais…
      Os boys do PS necessitam da guita para pagar indiminzacoes aos amigo e amigas do gov.
      O povo que se lixe que pague!

  8. Avatar de Costa
    Costa

    E uma forma LEGAL de estorquir dinheiro dos condutores e que aproveitam as brechas de muitas leis antiquadas que nao sao adaptadas a realidade atual. Mas nao esqueçam (eles) que essa “perseguição”, como disse o PoPey, também vira-se contra eles, em que a população torna-se mais exigente e intolerável aos deslizes cometidos por eles.

  9. Avatar de Realista 5
    Realista 5

    “30,8 milhões de euros em multas de trânsito…” Bolas, não contribuí, cumpri com a legislação de trânsito.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Claro está que as multas são culpa dos policias, não é por causa dos condutores que continuam a estacionar em cima dos passeios e passadeiras, em 2ª fila, em frente a portões em excesso de velocidade, estacionar em contra mão que malandros são os policias. 🙂
      Ainda há dias fui ao ginásio ao final do dia, e alguém deixou o carro mal estacionado embora houvesse lugares nos parques mais distantes aquela alma iluminada não quis andar e deixou o carro a estorvar, expliquem qual a logica de ires para o ginásio e deixares o carro mal estacionado para não andares mais uns metros.

      1. Avatar de Realista 5
        Realista 5

        Ou estacionares em segunda fila quando tens 5 ou 6 lugares em “espinha” livres. isto aconteceu comigo. Fiquei a olhar para a pessoa e a fazer sinais (“quero estacionar aí”).

  10. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Claramente que existem multas e intervenções bem aplicas, isso não se discute. No entanto, é evidente que alguém está a direcionar excessivamente as autoridades para esse propósito. Como se esse fosse o único e o grande problema do país. É isso que considero errado. Estão pressionar demasiado os cidadãos de bem, enquanto, por outro lado, deixam os trafulhas demasiado “folgados”.

    Não culpo totalmente os agentes/Militares, culpo-os apenas por compactuarem com toda esta situação, ficando eles próprios numa posição muito frágil.

    Porque se formos a factos, a criminalidade esta a aumentar paralelamente ao valor arrecadado pelo estado em multas. Isto é preocupante.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Os infratores estão novamente de parabéns !

    Pelo que se vê de norte a sul do Pais cheguei a pensar que já nem codigo de estrada existia, aliás, será que alguém reparou que existe estacionamento pago junto de passadeiras ?

    Caso para perguntar :

    Onde pára a ANSR ?

    Onde pára o M.Público?

    Onde pára o jornalismo?

    Onde pára a policia?

    Parece que os infratores agora são chamados de etnia …

    😉 curioso …

    Com um jeitinho ainda dizem que quem lava dinheiro nos offshores também será de etnia …

    😉

    E até que o próprio Hitler era de etnia …

    😉

    Contudo parece que deturpar é o que esta a dar … então tá bem !

    Isto é que vai uma crise!

    Pra gente …

    😉

  12. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Ainda no principio do ano dei o dizimo ao estado no valor de 300€ e ainda lhes emprestei a minha carta durante 1 mês, custa pois custa mas é a consequência de ter sido retardado e ter feito asneira. As ações tem consequências e a malta só tem é de se portar bem e cumprir, não é fazer asneira e andar a chorar que é caça a multa e achar sempre que a culpa é dos outros. Vivendo e aprendendo.

  13. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Dizem que é pela prevenção e segurança…. Ah santa ingenuidade !

  14. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    O zé povinho que trabalha que nem um desgraçado todos os dias que pague a crise.

  15. Avatar de Zézé
    Zézé

    Os defensores desta extorsão, vejam por favor onde estão colocados os radares e pensem bem se não estariam melhor em localizações e troços muito mais perigosos que seguramente todos conhecemos pelo país, pelo menos uma.
    Concordo obviamente com a fiscalização e comprimento da regras de transito. mas verificando as localizações apenas são colocados onde serão mais rentáveis. a isso não se chama prevenção…

  16. Avatar de Morandy
    Morandy

    Votai no chega para aentenias ilegais voltem para as suas terras ,e os que fazem asneiras serem presos e serem repatriados..