2047 km/h: este carro elétrico que chegou à Europa bate o recorde mundial de carregamento

116 Comentários

Não é propriamente uma novidade. Já no passado falámos no Zeekr 001. Em breve, este elétrico estará à venda na nossa vizinhança e, para um segmento em constante mudança, o veículo acrescenta, entre as muitas novidades, uma nova bateria capaz de recarregar num instante. Aliás, o vídeo que mostramos é revelador do que aí estará para chegar… um recorde de potência!


Os automóveis elétricos chineses estão a evoluir rapidamente e a melhorar a um ritmo que é difícil de acreditar. O exemplo mais recente é o Zeekr 001, uma grande berlina elétrica vendida na China e em vários países europeus, que recebeu recentemente uma grande atualização.

No programa: ajudas à condução melhoradas, um novo teto panorâmico e novas baterias que podem ser recarregadas num piscar de olhos. Um vídeo publicado por Zeekr no Weibo confirma a teoria e aproveita a oportunidade para bater o recorde de potência, destronando… outro carro elétrico chinês, o Li Auto Mega.

Um pico de 546,4 kW

Vamos ao que interessa: este Zeekr 001, da Geely, recarregou de 10 a 80% em 11 minutos e 28 segundos. É fenomenal, no entanto, o Li Auto Mega ainda está (ligeiramente) à frente em vários critérios.

De facto, demora menos tempo a carregar (10 minutos e 36 segundos), ao mesmo tempo que recupera uma maior capacidade: + 66,5 kWh para o Zeekr em comparação com + 72 kWh para o Li Auto. Por fim, a curva de carga é mais controlada: a 80%, o Zeekr é capaz de aceitar 250 kW, contra 309 kW do Li Auto.

Onde o Zeekr 001 bate o Li Auto Mega é na potência máxima. Enquanto o Li Auto atinge 521 kW, o Zeekr atinge (muito precisamente) 546,4 kW. Isto é suficiente para recuperar, a esta potência, 2047 km por hora de carregamento.

Sejamos realistas, estes dois automóveis elétricos apresentam valores com que quase todos os outros neste segmento apenas podem sonhar, e as diferenças são apenas marginais.

Graças à bateria… e à rede de carregamento

Dois fatores são responsáveis por este resultado: a bateria e o ponto de carregamento ao qual o Zeekr 001 foi ligado.

No que diz respeito à bateria, estamos a falar da bateria Shenxing da CATL, o líder mundial em baterias – que também está equipada numa versão ainda melhorada do Xiaomi SU7.

Ao contrário do Xiaomi, o Zeekr tem direito a uma arquitetura de 800 volts com esta bateria, o que explica estas pontuações muito boas – com o Shenxing, mas em 400 volts, o Xiaomi SU7 tem de se contentar com 10 a 80% em 30 minutos.

A outra parte responsável é, obviamente, o terminal. A Zeekr utilizou o seu próprio ponto de carregamento de 800 kW. A marca está a instalar pontos de carregamento em toda a China, à semelhança dos Superchargers da Tesla: o seu objetivo é ter 1000 estações na China até ao final de 2024.

 

Quando vai chegar a Portugal este carro elétrico?

A Portugal ainda não se sabe. O que já se conhece é que a versão “antiga” deste Zeekr 001 já está disponível em vários países europeus, e um responsável da marca disse-nos que o Zeekr chegará a França no final de 2024.

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Dos mais bonitos que Vi tanto interiores com exteriores

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Realmente gostos não se discutem mas eu acho horrível o exterior

  2. Avatar de Mario Goncalves
    Mario Goncalves

    O meu tesla faz bem mais que isso, chineses nao obrigado. Gosto de manter o meu status

    1. Avatar de TM
      TM

      Bro…eu tenho um tesla tambem…e acho que é obvio que é chines também….

    2. Avatar de Joao
      Joao

      LOL… tesla não é sinal de status desculpa, talvez à 2 anos e mesmo assim… carro a pilhas feio? Não obrigado. Foi o 1º carro 2.0 é verdade, mas só o model S e X se aproveitam minimamente e estão a ser rapidamente ultrapassados.

  3. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Esse titulo não esta errado?

    2047 km/h ou 2047 km percorridos

    1. Avatar de Vítor M.

      “Onde o Zeekr 001 bate o Li Auto Mega é na potência máxima. Enquanto o Li Auto atinge 521 kW, o Zeekr atinge (muito precisamente) 546,4 kW. Isto é suficiente para recuperar 2047 km por hora de carregamento a esta potência!”

  4. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Isto é carro para 60.000 euros ou bem mais. É caríssimo. Este é daqueles que só dá para sonhar.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Já todos sabemos que não tens dinheiro. Só a partir de 10.000 e com empréstimo. Mas nem assim vais conseguir. Sem fiador não vais lá.

  5. Avatar de Orkando
    Orkando

    2047 km/h????
    Km/h é unidade de medida de velocidade velocidade!!
    O correto é escrever que percorreu 2047km com um carregamento de 1h.
    Ou é sensacionalismo, ou é falta de conhecimento ou distração. Quero acreditar que seja a última hipótese.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se lesses o artigo, não dizias essas inverdades 😉 basta ler para perceber.

      1. Avatar de Sergio+J
        Sergio+J

        Se queres usares unidades não podes usar km/h. Isso é uma velocidade
        Eu percebo o queres dizer, mas não podes escrever assim

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso não é verdade. Este acrónimo quer dizer quilómetro por hora (km/h) é uma unidade física ou unidade de velocidade, expressando o número de quilómetros percorridos numa hora. Tal como é descrito no artigo.

          1. Avatar de luis
            luis

            Vítor, desculpa, mas na realidade o que estás a dizer é o mesmo que dizeres que com 80% o carro anda a 2047Km/h, o que queres dizer é que o carro percorre 2047Km.
            Tens razão ao dizer que o acrónimo km/h é referente a quilómetro por hora, mas não pode nunca ser aplicado a distâncias de autonomia que é o que queres dizer. Só poderias aplicar os km/h se estiveres a falar em velocidades.

            Km é uma unidade de medida (que deverias ter usado no artigo)
            Km/h é uma unidade de velocidade nunca poderias aplicar neste caso porque queres medir distâncias e não velocidades.

            Com alguém já disse (maravilha não é mão na virilha!) 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            Onde diz que não pode nunca ser aplicado a distâncias de autonomia? Decidiste tu? É que quilómetro por hora (km/h) é uma unidade física ou unidade de velocidade. Portanto ou uma coisa, ou outra 😉 Diz na definição de Km/h. Estás errado.

            E, como a estrada da beira, não é a beira da estrada, no texto diz o seguinte: “Onde o Zeekr 001 bate o Li Auto Mega é na potência máxima. Enquanto o Li Auto atinge 521 kW, o Zeekr atinge (muito precisamente) 546,4 kW. Isto é suficiente para recuperar 2047 km por hora de carregamento a esta potência!”. Fala-se numa unidade física.

          3. Avatar de luis
            luis

            Vítor, as minhas desculpas. Ignora o meu outro comentário.
            Reli o artigo e o que queres dizer está corretíssimo.
            Numa hora carrega o suficiente para percorrer 2047.
            Pode levar ao engano, mas está lá tudo escrito.

          4. Avatar de O+Socialismo+empobrece
            O+Socialismo+empobrece

            E desde quando o carro percorre 2047 km numa hora?

          5. Avatar de Vítor M.

            No texto explica essa alusão aos 2047 quilómetros por hora. Mas só lendo.

          6. Avatar de almc
            almc

            Portanto, é mais rápido do que a velocidade do som. Definitivamente que isso não pode estar certo.

          7. Avatar de Vítor M.

            Bom, volta a ler esta frase: “Onde o Zeekr 001 bate o Li Auto Mega é na potência máxima. Enquanto o Li Auto atinge 521 kW, o Zeekr atinge (muito precisamente) 546,4 kW. Isto é suficiente para recuperar 2047 km por hora de carregamento a esta potência!”

            E vais ver que não tem nada a ver com o som…

      2. Avatar de tiago
        tiago

        O Orkando tem razao! Indicar 2047km/h por carregamento induz em erro. Repara que também se pode ler que com 1 unico carregamento andas a 2047km durante 1 hora…. e isso é claramente impossivel!

        1. Avatar de Vítor M.

          Não índios nada em erro, porque no texto está explicado. No título por acaso diz “2047km/h por carregamento”? Não diz. Dá uma indicação dos 2047 quilómetros hora, um assunto e deixa em aberto o recorde de carregamento, outro assunto. Tudo isso é explicado no texto. E bem explicado, para sabermos do que estamos a falar. Agora, há pessoas (e isso não faz mal nenhum) que são tão literais que apenas se focam no título, e não podem tirar disso todas as conclusões. E claro que é impossível, por isso não faz sentido as pessoas tirarem pelo título qualquer conclusão. Tem toda a razão Tiago.

          1. Avatar de luis
            luis

            Vítor, já que na tua resposta ao meu comentário quiseste ir pelas definições, então vamos por aí e ao menos não puxes a brasa à tua sardinha por só colocares a parte que te convém.

            “Quilómetro por hora (km/h) é uma unidade física ou unidade de velocidade para expressar o número de quilómetros percorridos em uma hora”.

            E como a estrada da beira, não é a beira da estrada, no texto tudo ok, no título efetivamente estás errado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não está nada. Basta veres o que está escrito. Não se foquem na velocidade, porque km/h não é apenas para indicar uma velocidade de andamento. Vocês são complicados, uns dizem que está certo, mas faltam virgulas, outros que está errado que é impossível fazer tantos quilómetros de autonomia numa hora. Outros que é mais rápido que a velocidade do som. Malta, leiam o texto e não compliquem o que é simples. Fala-se em potência produzida que equivale a quilómetros por hora ou km/h. Mesmo que tenham aprendido só um significado para o acrónimo, não quer dizer que seja só esse, porque não é. O título está certíssimo 😉

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Mr. Vitor, não ligue, vê se que não têm VEs. Os Tesla indicam a velocidade de carregamento em km/h , é normal ter velocidades iniciais de 500km/h nos carregamentos rápidos.
            Percebe se imediatamente o que quer dizer, naquele momento está a carregar de tal forma que em 1/2 hora obtem se 250km de autonomia, se o carregamento fosse Linear (o que nunca é para estas velocidades, só até 50kw/h)

    2. Avatar de JL
      JL

      Vê-se logo que não tens um carro electrico.

      LOL

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ele têm razão, pois até a mim me confundiu.

        km/h é para indicar uma relação de kilometros percorridos numa hora enquanto que kWh é a métrica mais indicada para carregamento por hora.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não só. A a diferença de potência gerada e indicada em kWh produz energia suficiente para 2047 quilómetros hora. Diz isso no texto.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O problema não é o texto que ao ler entendo o que querem dizer, o problema é o título. 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            Interpretação. Por exemplo, no título fala no carregamento, não fala numa dúvida que um ou outro leitor levantou, o da velocidade hora.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            O km/h é uma relação entre distância percorrida por unidade de tempo e não uma relação de possibilidade de distância percorrida por tempo…

            Isto porque que essa distância utilizada não é real pois basta o consumo aumentar ou diminuir para que a medição esteja errada, com fatores que podem alterar significativamente como andar contra o vento ou inclinação.

            Assim, o mais correto é usar os kWh de carga que é a quantidade de energia que realmente entra numa bateria num determinado espaço de tempo e que é independente de fatores externos.

          4. Avatar de Vítor M.

            Ser real ou não, não está em causa. O que está em causa é o conseguir gerar potência para os tais 2047 quilómetros hora. O correto é como está,

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Ao usar esse termo, não obténs exatidão… por isso é que o melhor é utilizar kWh.

          6. Avatar de Vítor M.

            Vamos lá ver, se a diferença de potência entre os dois carros gera, teoricamente e matematicamente, um valor em quilómetros horas (e foi essa a comunicação da empresa), dizes que não é exata a informação? Não concordo.

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu entendi porque o meu tem essa unidade e já conduzi outros que também usam, se bem que prefiro os kWh por hora de carga.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O meu carro não tem isso… e ainda bem porque não faz sentido.

            É que usar km/h para medir um carregamento mais parece mais uma medida de marketing que outra coisa e se aplicar aos carros de combustão temos valores ridículos ao nível de conseguirem bater a velocidade da luz….

          2. Avatar de JL
            JL

            Faz o seu sentido para quem não se entende com kWh/h

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Eu também não entendo o que é um kWh/h 🙂
            Quererias dizer kWh/100km?

            Mas o não entender não significa que esteja errado…

          4. Avatar de JL
            JL

            kWh/h é a energia que carrega exatamente numa hora.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            kWh já é uma medida de kW por hora.

            Isto é, se carregares 1kW (quantidade), em quatro horas carregaste a 0.25kWh (velocidade) [(1kw/4horas)]

            Se dividires KWh por h estás a dividir o kWh pelo numero de elementos de horas, o que não faz sentido.

            É o mesmo que em percorreres 1km em 4horas, o que significa que andaste a 0.25km/h. Já se dividires 0.25km/h por 4horas não obténs um resultado que faça muito sentido.

            🙂

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, kWh é uma medida de energia.

            kW é uma medida de potência.

            Está um pouco trocado, se carregar 1 kWh durante 4 horas quer dizer que carregou a uma potência média de 0.25 kW.

            É quase o mesmo, a diferença é que quantidade neste caso é a unidade km que foi a distância percorrida e a potência é trocada pela velocidade que neste caso é em km/h.

            Repare que a unidade kW/h não existe, é apenas kWh.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            É verdade que me troco um bocado.

            Mas se consumir 0.25kW durante 4 horas é que obtenho 1kWh de consumo. (250w * 4 hora )/1000 = 1kWh

            Agora o kWh/h é não faz sentido, que é o que estou a dizer desde inicio, porque é a quantidade de energia consumida numa hora a dividir pelo número de horas não faz sentido…

          8. Avatar de Quim
            Quim

            @Realista “Já se dividires 0.25km/h por 4horas não obténs um resultado que faça muito sentido.”

            Com esta conta obtens aceleração, mais propriamente (com estas unidades) km/h2 (h ao quadrado). Em termos praticos, é o incremento de velocidade ao longo de uma unidade de tempo.

          9. Avatar de JL
            JL

            Trocou novamente, não consome 0.25 kw por isso é potência.

            O que quer dizer que consomiu 0.25 kwh/hora

          10. Avatar de Realista
            Realista

            @Quim Obrigado. Aprendi uma coisa nova 🙂

          11. Avatar de Realista
            Realista

            @JL Se eu tenho um aparelho com potência de 250w e o deixar a trabalhar por 4 horas o meu consumo será 1kWh.

            (Eu é que erradamente disse consumo em vez de potência).

          12. Avatar de JL
            JL

            Sim, isso mesmo.

          13. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Atenção que o inverso também é verdade e faz sentido, se dividir 1kwh por 4h , obtem a potencia em kw, portanto kwh/h também faz sentido

      2. Avatar de Mascotes+electricas+nao+obrigado.
        Mascotes+electricas+nao+obrigado.

        Tas em que zona hoje Jeoverde?
        Trazes a biblia electrica e um powerbank contigo?

        Abraço!

    3. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Quando se quer complicar o que é fácil… Mas claro, esses preciosismos são para engenheiros, os comuns dos mortais entendem que vão a 2047km/h parados eheh

    4. Avatar de TM
      TM

      Não sei se venho aqui dizer o óbvio mas sim, a unidade de carregamente que é mais usada neste momento é mesmo essa, está a carregar 2047 KM POR HORA DE CARREGAMENTO….Quando se liga o carro a qualquer carregador temos a potencia de carregamente equivale aos kms que carrega por hora…

  6. Avatar de Anung
    Anung

    Isso é relativo e não se deve mencionar a autonomia de carregamento a km/h e sim %, pois a autonomia varia muito consoante o andamento de cada um.
    Para mim numa hora deve carregar bem menos que o anúnciado.

    Ninguém diz que atesta o diesel a 100000km/h

    1. Avatar de Vítor M.

      Não faz sentido o que está a dizer, lê o texto. Não mistures alhos com bugalhos. Ninguém atesta o depósito e diz que tem 100% de autonomia (maravilha não é mão na virilha!)

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Eu sei bem o que li e o que disse. Podiam falar em % ou mesmo Kw (que é o que faz sentido) mencionados no texto, mas os 2047km/h bem destacados no título dão muitos mais clicks e enfase ao artigo.

        É o Bê-Á-Bá da internet.

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu não tenho essa opinião. Deixo à interpretação do leitor e como, na generalidade, são inteligentes, leem o texto e tiram as suas conclusões de acordo com o que foi referido. E normalmente a ideia da informação é essa mesma, além de séria, segura e verdadeira, ser criativa para não se tornar monótona. Exige, claro, mentes atentas e inteligentes. Esse é o Bê-Á-Bá da internet. 😉

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Na verdade, o ecrã dos Teslas tem opção de inf. qts kms está a carregar por min. (alcance estimado)
          Claro que depois na práctica aquilo sai td ao contrário, mas serve para animar a rapaziada enquanto esperam. loolooolool

          1. Avatar de JL
            JL

            É tipo o seu carro, diz que consome 4.5 litros aos 100, é para o animar, porque depois na bomba a conversa é outra….

          2. Avatar de Anung
            Anung

            @JL Era bom que o electrico na prática falhasse tanto como o diesel. Isso queria eu.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu não preciso que ele falhe, até porque é bem certo.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL sei que custa, não é um defeito, é uma característica:
            https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-batteries-range/

          5. Avatar de JL
            JL

            Isso é falha do software, e avanço do mesmo por isso as atualizações meterem cada vez mais condições para o calcularem.

            A mim não dói nada, eu uso percentagem e isso bate sempre certo.

          6. Avatar de TM
            TM

            @yamahia, vá lá, vê a imagem para parares de dizer babuzeira, da próxima vez mostro uma com os + de 500 km que um standard range consegue alcançar…Se não conseguem alcançar isto não estão a conduzir correctamente o carro

            https://ibb.co/DpTdjs3

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Mais um exemplo do funcionamento do cálculo de alcance mentiroso dos carros elektros:
            https://youtu.be/FGphuzluJ_0?si=STZfERpXBcHL_aag

            Nota1: Este carro já tinha sido testado, mas como os consumos não beneficiavam o hype elektro no que aos consumos diz respeito, foi mais um vídeo apagado (a exemplo do Volvo V40 recharge cujo vídeo tb foi apagado com a desculpa de hack, lol)
            Já agora, alguém acredita que um youtuber não guarde o material que edita antes de publicar no YT? lolada.
            Desta vez o teste foi feito a uns míseros 102 kms/h em vez dos prometidos 120kms/h.

            Nota2 @TM és tu que conduzes aquele Model 3 branco que não passa dos 50 na 2ª circular?

          8. Avatar de TM
            TM

            Não @yamahia, ando nos limites de velocidade, não é necessário andar a exibir que consigo ultrapassar um Porsche….

          9. Avatar de JL
            JL

            Acho que não viu o video, ele disse, o levou foi alvo de atualização e ficou mais eficiente, ou pensa que isto é como nos a combustão, que só fazem atualizações nos veiculos que vão vender com uma versão acima só para vender mais alguns ? eléctricos são isto, até com software ficam mais económicos sem alterar nada.

            Até o meu com 10 anos notei agora que faço consumos em passeio de domingo que nunca tinha conseguido, 12.8 kwh, aceite que doi menos.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @TM isso a cumprir limites de AE, ou seja, a pastelar, gasta 20jWh/100 . Como tens lá consumos de 10 de facto andas a cumprir limites mas são os mínimos. Minimo AE. Limite minimo em AE é 50. Bate certo.

            @JL a actualização q fez baixar o consumo foi baixar a velocidade média de 120 para 102. LOOOLOOL

            A actualização verificada foi o quadrante do carro passar a informar a autonomia restante que, se viu o vídeo com olhos de ver, é como nos tesla. Diz que ainda resta para 200kms mas só faz metade.

          11. Avatar de JL
            JL

            Errado, a velocidade que faz os testes é sempre a mesma, salvo alguma situação, mas ok, já sabemos que não sabe o que é a velocidade média.

            As atualizações também servem para otimizar o funcionamento e calculo de todos os processos do carro.

            Só falta dizer que a toyota também está enganada:

            https://media.toyota.co.uk/wp-content/uploads/sites/5/pdf/230831-bZ4X-Press-Pack.pdf

          12. Avatar de TM
            TM

            Lá estás tu com a mania que sabes tudo. Esses consumos foram misto de autoestrada, nacional e cidade. A maioria foi autoestrada a 120km/h mas lá está, tu deves saber mais do que eu sobre o que eu faço na minha vida…

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @TM és muito tenrinho, não convences ng. Vai estudar, tens muitos comentários a artigos do pplware que te desmascaram a careca. vai…vai…
            @JL ao bzx4 só lhe aumenta o range via OTA se lhe anular grd parte buffer que é gigantesco, mas nesses casos já não acredito que a garantia da bateria se mantenha nos 10 anos.
            P.S. esse artigo diz que vai acontecer. Não diz que aconteceu. É só mais um “wishful thinking” tão característico da rapaziada da ME.

          14. Avatar de TM
            TM

            @Yamahia não tenho nada a provar, só usufruir. Deves ter mesmo muitos problemas na vida para andares aqui a tentar meter veneno á toa 😀

          15. Avatar de JL
            JL

            Os audi fazem todos 8 litros aos 100kms, escusa de vir com 4.5 litros do seu porque não vale a pena, e até lhe arranjo com 12 litros de média.

            Comentários a desmarcarar ? está a falar dos seus onde não acerta um ? boa.

            Os OTA servem para atualizar tudo, até a gestão do motor, como já foi visto em muitos outros, tal como no Taycan, Renault e muitos outros. Eles continuam com o mesmo buffer, não viu o que o homem disse.

          16. Avatar de Realista
            Realista

            Não é preciso ir muito longe, eu mesmo tenho uma Sharan que gasta 14L/100km a andar em cidade…

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas o carro pode usar o valor de consumo médio para calcular esses KMS, eu também gosto mais de %, mas há outros formas de cálculo que também fazem sentido, está é uma delas, a Tesla e outras marcas também a usam.

  7. Avatar de tiago
    tiago

    quando as baterias começarem a inchar devido ao excesso de potencia de carregamento e aquecimento, quero ver quem se vai responsabilizar!
    A titulo de exemplo, em competição de Radio modelismo automóvel, as baterias de polimero de litio são usadas ha mais de 20 anos, talvez até mais de 25, bem antes dos primeiros EVs. São baterias de 7 a 9V com 5 a 10 Amps (ou 5000mAmps a 10000mAmps) de potencia.
    Os motores são “sem escovas” com perto de 50.000rpms em média, e as cargas eram dadas a 30V com uns bons 20amps. Resumidamente, nao raras as vezes elas dilatavam, sobreaqueciam, e por vezes explodiam. E toda a tecnologia usada nos EVs, hoje em dia, é identica ao dos RCs usadas ha 20 anos atrás (ou mais), sendo que os problemas são comuns, embora em escala/tamanhos diferentes.
    Por isso, volto a dizer, começam a ter “chinesisses” a carregar “à parva” e vão começar a ter fogos de artificio nas auto estradas e junto aos postos de carregamento!

    1. Avatar de JL
      JL

      Errado, nem as baterias são lipo’s, nem os RC’s usavam refrigeração de baterias, nem tinham controle de temperatura tanto de carga como em descarga, nem usavam motores AC nem de onda sinosoidal, entre muitas outras características incomparáveis.

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Eu não peço postos de 800kw aqui na rua, mas de 22kw, agradecia. Queria comprar um BEV, mas não sei aonde o carregar.

  9. Avatar de Luis Antonio
    Luis Antonio

    Desde já agradeço á pplware por encontrar e divulgar noticias da evolução tecnológica que estamos a ter e a viver nas mais variadas áreas. ( quem sabe se uma das próximas noticias é que conseguiram incluir super caps…)
    541×100/80 = 676 km de autonomia. Uma viagem de carro Porto/Faro 554 km, ficando com 20%, 15 minutos de carregamento teria autonomia para fazer a viagem inversa.

  10. Avatar de Cesar Ponso
    Cesar Ponso

    Matéria mais deixa dúvidas do que esclarece. Falta dar resposta a um cliente final português. Por exemplo: com um carregamento típico cá existente qual o tempo para carregar? (Para cá a informação das infraestruturas na China são irrelevantes).

  11. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Por estas e por outras é que mesmo BEV de segmento de luxo como o Mercedes Benz EQS perdem quase metade do valor de revenda após um ano de compra.

    https://forococheselectricos.com/2024/04/mercedes-benz-eqs-pierde-casi-50-valor-reventa-1-ano.html

    A tecnologia BEV avança vertiginosamente de modelo para modelo, deixando carros de poucos anos obsoletos em termos tecnológicos e de performance. Neste caso em particular o grande e fulcral avanço tecnológico face à maior parte dos carros em comercialização diz respeito à arquitetura de 800V. Não sendo este Zeekr o único com esta arquitetura no mercado, serão ainda poucos, e os de com arquitetura de 400V, como o caso do Mercedes Benz EQS, ficam automaticamente obsoletos. E ainda me lembro de ler à menos de 2 anos sobre a revolução que ai vinha com a arquitetura de 800V!
    Para quem tem a carteira curta ou outras prioridades na vida há que continuar a esperar para que a tecnologia estabilize até comprar o seu 1º BEV, a não ser que apareça uma pechincha!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se alguém comprar um carro novo a fazer contas com o preço de usado então não sabe o que anda a fazer.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        OK, mas perder metade do valor num ano é obra, não acha? Especialmente quando são carros de luxo!

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Se o projecto do carro da Apple não tivesse abortado iriam ver os carros com carOS a valorizarem todos os anos no mercado do refurbishment.

      1. Avatar de Vítor M.

        Em tempos já tiveste comentários bons. Agora são apenas disparates. É uma pena.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Gosto muito dos vossos artigos e sou leitor assíduo mas a minha opinião não deviam utilizar Km/h porque induz os leitores em erro.

    Km/h é uma medida de velocidade.

    Velocidade é o espaço percorrido num determinado espaço de tempo, por exemplo 300 km/h, indica que houve um deslocamento de 300 km do ponto A ao ponto B que demorou 1 hora.

    Para a velocidade de carregamento utiliza-se a unidade KW/h como fazem e bem no corpo do artigo. Um exemplo porque é errado utilizar Km/h para medir velocidade de carregamento:

    Velocidade 100 km/h é igual seja de carro, de mota, camião, numa hora há um deslocamento de 100 km.

    546,4 kw/h de velocidade de carregamento carrega o suficiente para percorrer 2047 Km naquele modelo especifico, outro modelo com os mesmo 546,4 Kw/h poderá ter uma autonomia diferente (ex: 900 Km se fosse um camião).

    546,4 Kw/h de velocidade de carregamento é igual nos dois casos mas no primeiro permite percorrer 2047 km e no segundo 900 Km (permite percorrer mas não houve deslocamento como Km/h indica) 2047 km/h é diferente de 900 km/h e utilizaram os dois 546,4 Kw/h de velocidade de carregamento.

    Não precisam publicar estou só a tentar ajudar, continuem o bom trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, faltou-te um dado. Se 546,4 kw/h é a velocidade de carregamento, a diferença de potência permite nessa hora de carga, o equivalente a 2047 quilómetros. Ora, como KM/h é uma unidade de física, podemos dizer que essa diferença de potência permite um valor de 2047 quilómetros por hora.

      Qual é o acrónimo de quilómetros por hora? Km/h. Literalmente usando, esta unidade expressa o número de quilómetros percorridos numa hora. O que vai ao encontro do resultado da diferença na potência, explicada no artigo.

      1. Avatar de Orkando
        Orkando

        Velicidade= distância / tempo
        Pelo que km/h é e será sempre uma unidade de medida de velocidade, que no SI é m/s.

        1. Avatar de Vítor M.

          E a potência refere o produzido em quilómetros por horas. Como é referido no texto.

    2. Avatar de JL
      JL

      Nop, velocidade não é o espaço percorrido, isso é distância e a unidade são metros.

      Velocidade é a taxa de variação de posição se um corpo perante o tempo.

  13. Avatar de FCunha
    FCunha

    Por acaso agora percebi o ponto de vista do VitorM. Ao ler agora de novo o texto entendo que o tal carro Li Auto atinge 521 kW e o Zeekr atinge 546,4 kW. Esta diferença permite ao Zeekr carregar numa hora nos tais carregadores super.chineses o equivalente a 2047 quilómetros. No fundo consegue 2047 km/h. okok

  14. Avatar de LUIS MATOS
    LUIS MATOS

    NA MINHA MUITO MODESTA OPINIÃO, O FACTO DE ESCREVER 2047 KM/H ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO. NÃO SEI SE FOI INTENCIONAL. MAS ACREDITO QUE NÃO, E SENDO ASSIM MUITO AGRADECIA QUE CASO SEJA POSSÍVEL, EXPLICASSEM COMO DEVE SER A UM LEIGO, QUE NÃO EU, O QUE QUER DIZER
    2047 KM/H POIS COMO ESTÁ ESCRITO CORRESPONDE A UM PERCURSO DE 2047 KM PERCORRIDOS NUMA HORA. MUITO OBRIGADO.
    LUIS MATOS. OFICIAL COMANDO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom, o que diz não está correto “COMO ESTÁ ESCRITO CORRESPONDE A UM PERCURSO DE 2047 KM PERCORRIDOS NUMA HORA.” Não é isso que diz. Está bem explicado no texto, com um exemplo relativo à potência entre os dois carros, à potência gerada. Leia para perceber.

    2. Avatar de JL
      JL

      Você é que está errado, um carro que se mova a 100 kmh durante 5 minutos não anda 100 kms, sendo uma velocidade tem uma base de tempo.

      Ninguém disse que ele carregava a essa velocidade durante uma hora, e até está escrito quanto tempo carrega a essa velocidade, é essa a confusão que a malta faz.

      A medida é bastante usada e faz sentido, se carregar a uma velocidade de 1000 kmh/h quer dizer que em 6 minutos carrega para 100 kms rodados, à media de consumo que o carro tem, portanto é uma maneira fácil de as pessoas calcularem tempo de carga para uma determinada distância que necessitam de percurrer, porque os kWh ainda fazem confusão a muitas pessoas.

  15. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    O meu Ibiza do ano de 2000 a diesel bate todos estes brinquedos da era moderna. Extremamente económico, levas peças quando se rompem, bebe menos que o dono, dorme ao relento de porta aberta sem qualquer risco de roubo… paga 30€ de IUC, seguro do mais barato do mercado… querem carro melhor ? Comprem os brinquedos electricos que eu continuo com o meu sem preocupações de roubo, acidentes, impostos, abrigo…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      é o melhor de Portugal e arredores…….
      Mais um ano e podes pedir ao ACP o dístico de clássico e ainda paga menos!

      E então é de uma marca que já nem existe, mais valor vai ter a carrimpana!

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem vale a pena pedir, o ACP só atribui o dístico de clássico se o carro tiver interesse histórico, não me parece que um carro tão vendido tenha essa característica, eu tenho um corsa b de 94, já pedi e tive essa resposta.

    2. Avatar de JL
      JL

      Errou logo no IUC, um SEAT Ibiza Diesel de 2000, 1.9 CC paga 46.26 euros de IUC.

      Também ninguém tem preocupações com tudo isso, ao que parece você é que está preocupado com aquilo que não tem.

  16. Avatar de JMRuas
    JMRuas

    O problema está no Português.

    “Isto é suficiente para recuperar 2047 km por hora de carregamento a esta potência!”. Km/h? Claro que não!

    Escrevendo como deveria estar escrito:

    Isto é suficiente para recuperar 2047 km, [vírgula] por hora de carregamento, [vírgula] a esta potência!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 uns é no português, outros na velocidade do som, outros na autonomia 😀 no final de contas está certo.

      1. Avatar de JMRuas
        JMRuas

        Claro que o problema é exclusivamente de Português.

        Vamos reescrever a frase que deu origem à discussão: – frase original:
        “Isto é suficiente para recuperar 2047 km por hora de carregamento a esta potência!”

        – frases que evitam a discussão:

        “Isto é suficiente para recuperar 2047 km, a esta potência, por hora de carregamento. ”
        ou
        “Isto é suficiente para recuperar, a esta potência, 2047 km por hora de carregamento.”

        1. Avatar de Vítor M.

          Se é para evitar a discussão, eu vou fazer um update dos sugeridos 😉 e vamos ver se acaba mesmo 😀

      2. Avatar de Orkando
        Orkando

        Qual é velocidade máxima anunciada para o veículo em causa?

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás nas especificações, tem lá as características. Dá uma vista de olhos.

          1. Avatar de Orkando
            Orkando

            Aceleração : 0 a 100km/h, 3,8s.
            Velocudade máxima: mais de 200 km/h.

            Km/h diferente de km/hora de carregamento

          2. Avatar de Vítor M.

            Quilómetros horas igual a km/h. Sim, isso é certo. E foi isso que foi dito.

  17. Avatar de SuperSonic
    SuperSonic

    Agora temos um carro a andar quase em Mach2 ?

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Pelo aspecto parece um avião.

  18. Avatar de Arcturo
    Arcturo

    540 kW a 800 V são quase 700 A. Mesmo com um cabo refrigerado, qual é o peso do cabo que temos que manipular para por um carro em carregamento? Depois 700 A numa ficha CCS representa uma potencia perdida na resistencia de contacto de cerca de 1500W por cada pino. Uma ficha CCS tem 2 pinos, ou seja temos que dissipar 3000 W numa area de alguns cm2. É uma sorte se isto não se incendiar à primeira

    1. Avatar de JL
      JL

      No video dá para ver o cabo e como é manuseado.

  19. Avatar de Luis Antonio
    Luis Antonio

    Gasóleo, Gasolina, Eletrifico.
    €/km

  20. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nem gratis qualquer veículo electrico esta fora de questao ou a DIESEL ou a GASOLINA sem comentários

    1. Avatar de JL
      JL

      Agora em Português?

  21. Avatar de Quim
    Quim

    Li muito comentário e Javardice pelo meio… e os Teslas e carros electricos podem dar a informação que quiserem sobre os carregamentos, mas efectivamente segundo as convensões internacionais Km/h é uma medida de velocidade, ponto. Li o texto todo e percebi a questão. se o titulo dissesse: “2043Km/h carregamento:” tinha ficado logo esclarecido na newsletter e escusava de dar mais um clickbait, e menos 15 minutos uteis da minha vida…

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas por acaso diz…