2 milhões de carros vão pagar mais IUC! Saiba quanto…

107 Comentários

O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. O IUC vai aumentar para dois milhões de carros. Saiba quanto vai pagar a mais (e há uma novidade)…

2 milhões de carros vão pagar mais IUC! Saiba quanto...


Carros mais antigos vão ter de pagar mais 25 euros…

Pessoas ou entidades que tenham automóveis, barcos de recreio ou aeronaves registados em seu nome, têm de pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC). Tal como estava previsto, o Governo vai aumentar o IUC já em 2024 como forma de compensar os descontos nas portagens – pelo menos é a informação que está na proposta de orçamento de estado.

2 milhões de carros vão pagar mais IUC! Saiba quanto...

Segundo a CM o executivo vai penalizar automóveis anteriores a 2007, ou seja, com mais de 16 anos. No entanto, por outro lado, o dinheiro dado para abate dá para trocar de carro ou bicicleta elétricos. Esse montante será atribuído por via do Fundo Ambiental.

O IUC é o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    E eu, Madeirense vou pagar por uma SCUT, porreiro..
    Se alguém quiser rebentar com a assembleia esteja à vontade…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O famoso conceito de “utilizador-pagador” só é usado quando dá jeito e se aumentam as portagens. Já o contrário, pagam todos para compensar.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      o pessoal do continente não pagou pelos teus tuneis?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E nós não pagamos pelos vossos?
        O assunto é completamente diferente, não desvies atenções

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A Madeira têm uma dívida global de 6, 3mil milhões de euros.

          Tecnicamente não andaste a pagar nada, não desvies atenções…

    3. Avatar de Mário
      Mário

      @Miguel, os do Continente já pagam pelas SCUTs da Madeira e pelo IVA reduzido, e pela comparticipação nos custos de energia da madeira.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah 1%
        Troca isso pela insularidade

  2. Avatar de Chico Fininho
    Chico Fininho

    Acabou o “IUC antigo” nos anúncios automóveis.

    1. Avatar de Carlos Baptista
      Carlos Baptista

      Não acabou porque um mesmo carro de inícios de 2007 irá pagar menos do que um de finais de 2007. Por exemplo, um que este ano pagou 238€ de IUC (Julho de 2007) e um que pagou 45€ (Maio de 2007). Ou seja, no próximo ano (2024) ainda terá uma vantagem de mais de uma centena de euros. No ano de 2025 ainda manterá uma vantagem expectável próxima de 100€ e só em 2027 ou 2028 terão o mesmo valor de IUC.

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        Anyway, tas a ser roubado…

      2. Avatar de PL
        PL

        Vantagem? Não me parece.

        A GRANDE falácia é que a fiscalidade mudou em 2007. Antes pagavas uma fortuna pelo carro à cabeça. Como a UE determinou que isso era um roubo parte do Estado, andaram com maroscas (mas só quando foram obrigados, mesmo) para passar a diferença para o IUC – o que, se o carro circular muitos anos até vai dar mais lucro… Ora, se os carros antes dessa grande mudança já pagaram o tal imposto extra, com que lata agora pedem mais IUC?

        Ainda vem com as mentirinhas do costume a dizer que só incide sobre a cilindrada, e tal (que já pagámos na altura também) e não sobre as emissões (que é a justificação base do IUC actual), mas somos todos burros ou quê?

        Eles deviam era taxar fortemente quem troca de carro todos os 3-4 anos se queriam ser verdadeiramente amigos do ambiente.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É um roubo descarado. Podiam era começar a chamar o boi pelos nomes.
          Pessoal vamos gamar-vos pq queremos ,podemos e mandamos. Eheh

      3. Avatar de PTO
        PTO

        E quem comprou o carro no início de 2007 pagou mais 3000£ de ISV que aquelas pessoas que compraram após junho de 2007.

        Assim sendo, o valor de 3000£ pago a mais por quem comprou carro antes de meados de 2007, sendo dividido pelos 16 anos que passaram até 2023, dá 187,50€ por ano.

        Ou seja, afinal não existiu vantagem nenhuma para os carros anteriores a 2007, pelo contrário. Se somarmos esse valor de 187,50€/ano ao valor de IUC que continuaram a pagar, se calhar até pagaram mais que um carro exatamente igual mas comprado depois de Junho de 2007.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sem dúvida. Isto é um roubo descarado.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    O “brutal aumento de impostos” de Vitor Gaspar foi uma brincadeira de crianças em comparação com os aumentos de impostos diretos e indiretos preconizados sob a responsabilidade dos sucessivos governos geringonça+PS desde 2015.
    Olho para o futuro deste país com um desânimo e crescente falta de esperança no futuro que, infelizmente, acho que é irreversível.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Realista, mas vc vê manifestações aos gritos como via no tempo do Passos?
      Vê as TV no aeroporto a entrevistar familiares em pranto porque os filhos vão emigrar?
      Não vê pois não?
      E olhe que a emigração hoje é maior ou igual à do tempo da Troika.
      Onde andam os grandoleiros que se punham a cantar a Grândola Vila Morena, por tudo e por nada?
      Está tudo bem, não está?
      Pois está tudo mal.
      Vamos pagar mais impostos do que ano passado.
      À maior carga fiscal de sempre sucesa a ainda maior carga fiscal.
      O povo português merece tudo isto e muito mais.
      Segundo as sondagens, que valem o que valem, o PS vai ganhar as próximas eleições.
      Sem maioria, mas depois coliga-se com um ou outro e já está.
      O PS só sai do governo quando a bancarrota chegar.
      Depois vai 4 anos para a oposição e volta ao governo novamente.

      Não damos mais do que isto.
      Somos o que somos.
      Quem puder, que fuja daqui.
      Vão embora os qualificados e entram analfabetos.
      Vamos ser um portento civilizacional…

      Povo é socialista e comunista.
      Só tem o que merece.
      O futuro dete país é a miséria extrema de um lado e super ricos do outro.
      Uma qualquer república bananeira da América latina…

      1. Avatar de JLacerda
        JLacerda

        Concordo a 100%
        Infelizmente, está coberto de razão 🙁

        Como disse o professor Nuno Palma num programa de rádio, talvez tivesse sido bom que após o 25 de abril o país tivesse entrado no regime comunista; talvez hoje os portugueses percebessem que a esquerda não é solução para nada!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Infelizmente o que vejo cada vez mais são pessoas que não questionam o que ouvem, ou por preguiça ou por incapacidade.
          Assim, caindo na facilidade e na história do bonzinho facilita-se ideias de esquerda.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          A esquerda não é solução até pagares tudo o que te sai do bolso.
          Porque a direita quer menos Estado, excepto quando tá com eles apertados, aí o Estado já serve para pagar tudo!
          Mas toda a gente gosta de ir ao médico e não pagar, ir fazer um tratamento oncologico e nao pagar…
          Já agora estão preparados para pagar 1500€ por cada tratamento oncologico? Ou 30 000€ por uma operação? Se calhar nao, mas isso que a vossa direita defende.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Cambada de ignorantes. Criticam tudo mas não conseguem formalizar uma solução pra nada. Precisamos de soluções para o futuro e não para o passado. Apresentem-nas e candidatem-se. Terão o meu voto, burros.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        «O futuro dete país é a miséria extrema de um lado e super ricos do outro.»
        Em Portugal? Só podes estar a brincar! Aqui somos todos uns tesos só meia dúzia é que se pode considerar super rico.

        Um dos países que se gaba de ser o pináculo do capitalismo (EUA, claro) tem uma desigualdade social muito maior que a nossa!

        O PS e o governo não tem falhas? É óbvio que sim, mas duvido muito que se fosse o PSD tivesse muito mais margem de manobra.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mr. Y, não seja ridículo.
          Veja se pensa antes de escrever disparates.

          Se vc tiver 10 euros na conta e eu tiver 100k, isso faz de mim super rico em relação a si mas não em relação ao Bill Gates.
          As coisas tem que ser postas no seu contexto.
          Eu estou a falar de Portugal e não dos EUA.
          Quero eu lá saber se nos EUA são ricos ou não.
          O que não falta em Portugal são super ricos, quando comparados com a generalidade dos portugueses.

          Os EUA têm desigualdade social mas já viu o tamanho daquilo e a totalidade da população?
          Se nós assim pequenos não nos sabemos gerir imagine nós a gerir um continente daqueles.
          Tem desigualdade social mas são super industrializados e têm recursos que nós só podemos sonhar.
          A parte que nos temos deles é só a desigualdade porque a indústria tá quieto…

          O PS não tem falhas, o PS é só falhas.
          Desafio-o já aqui a dizer outro partido nacional que por três vezes, repito, três vezes, tenha posto o país na bancarrota.
          Diga-me só um, além do PS, que tenha feito algo igual ou parecido.
          No caso de ser novo e não se lembrar, estou a falar de 1978 e 1984 com o Mário Soares e a outra é recente, a do filósofo.

          Aguardo pela sua resposta…

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Só falei no EUA por tu insistes que a culpa é do socialismo e os próprios países capitalistas não resolvem o fosso que existe, só piora.
            Além do mais, tens países na Europa com regimes socialistas com bom nível de vida, ou seja, por vezes, não é o regime que justifica tudo.

            Se é o PS que tem estado no governo logo é mais provável que seja o faz cagada. O PSD só se conseguiu segurar por mais algum tempo durante a era do Cavaco.
            Tens razão em relação à bancarrota mas também foi o conseguiu superavit com o Centeno e ultimamente a economia até crescido acima da média. Até o próprio rating do país foi para A quando há uns anos era lixo.
            Discutir estes pontos não levam a lado nenhum porque o que interessa é a vida vivida. Acho que o Governo deveria propor medidas mais profundas e que aproveitasse a oportunidade do PRR para o fazer de facto.

          2. Avatar de livreseforsopamim
            livreseforsopamim

            Missa cantada, mm que insistentemente, so convence fieis alucinados (tipo os que qdo ganham é limpinho, se perdem foi td fraude e tentam sediçoes).
            1 – Pedido ajuda fmi. como resultado de ajustes naturais na sociedade, pos 25 de abril; uma explosao social, ja n entravam insumos e afins das ex colonias, retornados, houve enorme ajuste do poder de compra, salarios etc, lutas laborais, nacionalizaçoes, reformas agrarias, queda de grupos economicos que possuiam monopolios e nao so, assim como zigue-zagues num peridodo de alteraçoes economicas, sociais e politocas, com alguma instabilidade a mistura que so acalmaram apos as primeiras eleiçoes em 1976 (em 1975 foi so para a ass constituinte). Obvio o primeiro a pegar num pais assim, n tem mto por onde fugir, fosse quem fosse. Ha o pedido em 1977, assinado em maio de 1978. E vai sendo cumprido religiosamente, sem essa lenga lenga do despesismo, alias nem o fmi deixava. Em 1980 entra a AD, com Cavaco a min finanças e começa o regabofe eleitoralista e ai sim aumento do despesismo (ver link do artigo abaixo). Qdo fazem autofagia em 1983, entra o gov do BLOCO CENTRAL ( ps+psd RENOVADO JA COM MOTA PINTO).
            2 – E n tem outro remedio que chamar de novo FMI. Cumprem religiosamente (que remedio) o programa e as coisas começam a entrar nos carris. Cavaco rompe com td e aproveitando esses bons ventos (mais a entrada na CEE), la vai ganhando eleiçoes.
            3 – em 2011. Aqui sim o ps governava nos 6 anos anteriores. Mas convem lembrar, que ao longo da sua governaçao, foi diminuindo o defice ate ficar abx dos 3%, embora aumentando a divida publica (como todos alias). Qdo estoura a crise de 2008 e dp a das dividas publicas, ai sim ,ele perdeu totalmente o controlo. Ao inves de travar a fundo, resolve seguir no limite o conselho envenenado da UE, de acelerar sem limites nos gastos e estimulos a economia e deu no que deu. Tb falta saber, se alguem naquelas condiçoes, conseguiria fazer melhor. Pq a hecatombe foi geral e mts outros, tb so n afundaram mais, pq tinham economias mais resilientes e estados centrais poderosos pa amparar as quedas.
            Outra missa cantada, os tempos de governaçao, ATE 2015.
            PS : 76/78 + 83/85 (PS+PSD) + 1995/2002 + 2005/2011
            PSD: 1980/83 + 83/85 (PS+PSD) + 85/95 + 2002/2005 + 2011/15
            PS 17
            PSD 22
            Afinal quem esteve mais tempo no poder???
            Se for ate 2023…

            PS 25
            PSD 22

            MM assim quese identicos.

          3. Avatar de Pierre
            Pierre

            Tiro o chapéu… isso mesmo!

            Se falo isso no café ou na rua sou altamente vaiado e escamoteado… que raio de povo burro temos…

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mr. Y, nos últimos 27 anos o PS foi governo 21 anos.
          Os últimos 4 que o PSD esteve no governo, não foi governo, estava altamente limitado porque foi apenas um gestor de falências.
          Não diga que a culpa da situação actual é deste ou daquele, o culpado tem um nome apenas.

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          Nunca viste marinas cheias de iates em Portugal? Nunca viste campos de golfe? Nem casinos? Nem urbanizações super luxuosas em Cascais e no Algarve? Os 1% de cima num país de 10,4 milhões de habitantes são 104 mil indivíduos. E para esses há quase tanta riqueza como para os 99% de baixo.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Grunho, quem tem palas não vê nada disso.
            É tudo cor de rosa.
            É o milagre das rosas…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Viva ao PS e ajudar os pobres e apoios à compra e subsídios e etc..

        4. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Olha que há prai muito tesla… e toda a gente sabe que eles não são baratos…

      3. Avatar de André
        André

        Subscrevo totalmente

      4. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        “Realista, mas vc vê manifestações aos gritos como via no tempo do Passos?”
        Sim, vejo. Tem havido várias acções, seja a nível nacional, regional ou local. Se as televisões não passam, o problema não está em quem se manifesta, mas quem os silencia.

        “Povo é socialista e comunista”
        Está foi parar rir, não foi? Até que eu tenho dúvidas que a maioria do povo saiba o que estas palavras significam. Se queres que te diga a verdade, eu tenho sérias dúvidas que tu saibas o que estas palavras significam.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          O pessoal já esqueceu da linha vermelha que nunca podia ser ultrapassada no tempo do Paços Coelho, e depois foi o que se viu subsídios e reformas confiscadas pelo governo PSD, ainda hoje de manhã estava o Montenegro a falar do novo OE e referia que para o PS quem recebia mais de 1300€ era rico, mas esqueceu-se de quando foi governo era necessários apenas 1000€ par se ser rico. “levar cortes em tudo e mais um par de botas”
          O que muda é a cor do balde e as moscas ao redor, o conteúdo é igual.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Também deixa lá de ser intelectualmente desonesto que não anda por aqui só totos.. no tempo da troika o SMN era 400€ agora o salário anda nos 800€ por isso deve andar ela por ela e já agora os ordenados baixarem foi uma medida da troika para acrescentar competitividade a economia, troika essa que foi chamada pelo Socas e o Costa que também lá andava

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Acho que te esqueces que o Sócrates na altura tinha uma legislatura sme maioria. Como tal tiverem que outros partidos aceitar a vinda da troika. Esses partidos foram o PSD e o CDS. Como tal estes têm responsabilidades em conjunto com o PS.

          3. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Barão, vc devia ir imediatamente, mas já agora mesmo, para super ministro das finanças, com poderes totais sobre tudo e todos.
            Vc acabou de descobrir uma nova teoria económica revolucionária, que é ” numa bancarrota, quando não há dinheiro, não se fazem cortes.
            Aimentam-se os ordenados, subsídios, tudo o que é despesa
            Onde vamos buscar o dinheiro para isso?
            São detalhes, depois logo se vê.”

            Prémio Nobel já ganhou.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Nuno V, mas vc duvida que o português normal é tendencialmente comunista/ socialista?

          As dúvidas que tem acerca do que eu sei ou deixo de saber são da sua responsabilidade, não minha.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Eu sei que não sabes, porque fazes equivocação entre partido socialista e socialista. Daqui a pouco vais dizer que o PSD alguma vez defendeu a social democracia.

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            A maioria do povo português nem sabe o que é socialismo e outros que sabem colocam os seus interesses pessoais à frente de ideologias.

            Acha que a maioria dos reformados que vão vendo as suas pensões aumentadas ou descongeladas pelo PS, caso sejam PSD, vão votar no seu partido por ideologia?

            Para não falar de descongelamentos de carreiras, ordenado mínimo etc etc. Os votos são indiretamente comprados em alturas estratégicas.
            As cresces gratuitas, que até foi uma insistência do PCP foi adiada pelo PS, até quando? até pouco antes das legislativas de 2022.

            Um pai que é PSD vê um beneficio de quase 200€ na cresce do filho vai votar noutro partido, que não o PS?

            Para 80% dos votantes esqueçam lá essas coisas do socialismo e comunismo, existe é realismo e o próprio umbigo

      5. Avatar de mikado
        mikado

        Não com o meu voto. Acho que este regime foi criado por ladrões.

      6. Avatar de JL
        JL

        Realista, mas vc vê manifestações aos gritos como via no tempo do Passos?
        R: Vejo!

        Vê as TV no aeroporto a entrevistar familiares em pranto porque os filhos vão emigrar?
        R: Sim.

        Não vê pois não?
        R: Sim, vejo.

        E olhe que a emigração hoje é maior ou igual à do tempo da Troika.
        R: Muito maior. E a imigração também é maior, de tal maneira que de vez em quando tenho dúvida se ainda estou em Portugal ou no Brasil.

        Vamos pagar mais impostos do que ano passado.
        R: Sem dúvida nenhuma.

        À maior carga fiscal de sempre sucesa a ainda maior carga fiscal.
        O povo português merece tudo isto e muito mais.
        R: Plenamente de acordo!

        Segundo as sondagens, que valem o que valem, o PS vai ganhar as próximas eleições.
        Sem maioria, mas depois coliga-se com um ou outro e já está.
        O PS só sai do governo quando a bancarrota chegar.
        R: Sim, exato! Os governos PS terminam sempre com uma banca rota, é assim desde o tempo do Soares.

        Não damos mais do que isto.
        Somos o que somos.
        Quem puder, que fuja daqui.
        Vão embora os qualificados e entram analfabetos.
        R: Infelizmente, é o que já está a acontecer.

        Vamos ser um portento civilizacional…

        Povo é socialista e comunista.
        Só tem o que merece.
        R: Mais uma vez, de acordo!

        O futuro dete país é a miséria extrema de um lado e super ricos do outro.
        Uma qualquer república bananeira da América latina…
        R: Sim, é algo que já está em adamento. Basta ir a um supermercado e observar.

        1. Avatar de João
          João

          @JL não sabes de história… Diz-me em que altura Portugal deixou de honrar compromissos?
          Tivemos perto da bancarrota mas nunca nela.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Não, por acaso não foi nenhuma brincadeira de crianças. Foi o maior aumento de impostos de que há memória.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Regra geral, quem tem um carro com mais de 16 anos, não é porque quer, mas sim porque não tem capacidade financeira para ter um mais recente. E é exatamente quem não tem essa capacidade que se vai sacrificar ainda mais.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não é que eu não tenha, mas tenho prioridades e a minha prioridade agora é habitação….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E mais.. o meu carro é velho, mas é bem cuidado e estou satisfeito com ele.
        Quem é esta escumalha que diz o que posso ter ou não?
        E atenção que fizeram a lei para não os prejudicar, pois os carros clássicos deles são de antes de 1980, logo estão isentos! Pqp

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Realista, o socialismo é caro… Lol.
      Nivelar tudo por baixo…

      1. Avatar de Mário
        Mário

        O Liberalismo é barato, os apoios sociais passam para as grandes corporações.
        Bastou ver com a privatização dos comboios no UK… tiveram que os nacionalizar porque não tinha ponta por onde se lhe pegue.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      E mesmo quem tem um carro com mais de 16 anos porque quer está no seu direito e faz a escolha certa. Deitar ao lixo carros a andar e a funcionar bem é um crime económico e ambiental, que junta a enorme poluição de produzir o carro novo à enorme poluição de descartar o velho. E isso é ainda mais irracional quando se vê que de há 16 anos para cá os consumos não melhoraram absolutamente nada. Pelo contrário, pioraram com o esI(&%o dos SUVs.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Fdx… não há como explicar isso ao pessoal.

        1. Avatar de TiZeGrilo
          TiZeGrilo

          Mas faz mexer a economia, logo gera dinheiro. A narrativa de ser green e alterações climáticas só serve às vezes. Não vamos ser ingénuos, sim?!

  5. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Roubar quem é obrigado a ter carro no interior para dar passes gratuitos aos do litoral

    1. Avatar de Anastacio Vitorino
      Anastacio Vitorino

      Isso… até porque os do interior mal descontam e os litoral é aos milhões… comparação da treta…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      O interior é deserto, não dá para fazer carreiras de autocarros de dezenas e dezenas de kms com 1 ou 2 passageiros a bordo. A solução para o interior é usarem eficazmente os carros, sem um único lugar vazio. Fazer co-voiturage, e por as câmaras, juntas de freguesia, casas do povo, bombeiros ou whatever a organizar os grupos. Um carro com as 5 pessoas a bordo sai a 2 ou 3 cêntimos por passageiro e km.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        a solução é linhas de comboio em condições, cada um é livre de usar o que quiser, mas se os transportes publicos forem bons o pessoal usa, como é exemplo na europa

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Linhas de comboio são um bálsamo, pelo serviço que prestam, mas nem daqui a 100 anos as vamos ter a ligar as capitais de distrito, quanto mais as vilas e sedes de concelho ou as freguesias rurais às vilas. Nesses lugares, se for no interior nem de autocarro, que tinha de fazer dezenas de kms com 1 ou 2 passageiros.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Se o objetivo era incentivar a trocar por um veiculo mais recente e menos puloente, porque não aumentar o incentivo na aquisição? Não consigo perceber é os 25€ a mais. Não é realista ou não percebi muito bem. De 2 casos que conheç e segundo as tabelas, o aumento vai ser de 31 e o outro de cerca de 60.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Rui, o objectivo é só um, cobrar mais impostos.
      Esqueça lá isso da poluição.
      Em terra de cego quem tem um olho é rei.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Um governo a preocupar-se com poluição? :D:D
        Esta gente acredita em cada coisa…

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Cobrar mais impostos? Por não falas dos impostos que realmente baixaram como o IVA em alguns produtos, no IRS para os jovens e a devolução das propinas, etc.
        Acho que confundes muito aumento de impostos com maior arrecadação de impostos. São coisas bem diferentes porque é perfeitamente possível de acontecer obter mais receita sem aumentar os impostos muito por causa do aumento do emprego ou de facturação das empresas.

        1. Avatar de Urtencio
          Urtencio

          ahahahahahahahahahahaha achas que um jovem vai ficar em Portugal por causa de uma receita de 4000€ ao fim de 5 anos?
          A diferença meu caro, é que os jovens fazem contas não comem a propaganda que passa na TV ao contrario dos pensionistas que eternam o PS no poder…

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, concordo que é um prejuizo para o país formar os jovens e depois vê-los a sair mal acabam a formação.
            Acho que é difícil combater com os salários que são pagos lá fora. Mas as contas têm de ser bem feitas porque o custo de vida também é mais alto.
            Mesmo internamente temos dificuldade em segurar jovens no interior.
            Mas aqui não podemos culpar só o Governo. A culpa também é das empresas e não cola a desculpa de que os impostos são altos porque há empresas a pagar bem, mesmo sendo jovem.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          “ixaram como o IVA em alguns produtos” -> vai acabar
          IRS para os jovens -> entre os 18 e os 26 anos, logo têm pouco ou nenhum rendimento, logo de nada serve
          devolução das propinas -> é realmente a única ajuda que referiste, mas para quê, se depois não há hipótese de viver em Portugal…. habitação, impostos altos, salarios baixos, etc
          Para mim a tributação irá subir…. gasolina mais cara, IVA 0 acabou, IUC mais caro, inspeção nas motas, Imposto maior nas bebidas alcoólicas, etc (não me lembro de tudo)

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mr. Y, IVA em alguns produtos? Isso é o quê? Vale de alguma coisa substancial?
          IRS para jovens?.que jovens?
          O que interessa aqui é o número de dias que cada pagador de impostos português tem de trabalhar para pagar ao estado e esse número de dias está sempre a aumentar.
          Por isso, sim, a carga fiscal está sempre a aumentar.
          Se vc pensa que está no largo das ratazanas a falar com atrasados mentais, está bem enganado.

          A não actualização dos escalões do IRS nestes dois últimos anos deu uma enorme quantidade de dinheiro ao estado por causa da inflacção.
          O pouco que dão agora é muito menos do que já tiraram.

          Quanto recebe de avença?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não recebo avença nenhuma mas não trago para a discussão ofensas pessoais que não ajudam em nada.
            Desprezas completamente as medidas que tentam segurar os jovens como se o Estado não perdesse com a fuga dos jovens. Não achas que as medidas no IRS são um incentivo às empresas para contratar? E tem que ficar tudo nas costas do Estado? As empresas também não devem investir?
            Depois se baixam no IRS é porque já ganharam no passado? A sério? Se faz é porque faz se não faz é porque não faz.

            Quanto à inflação muitos dos subsídios e (penso) que nos salários da função pública já estão indexados à inflação.

          2. Avatar de King Banido
            King Banido

            Este Mr Y…

            Amigo, é impressionante a maneira como defendes o governo vigente em Portugal, nao chegaram os 21 anos de governo socialista? as 4 bancarrotas? a vida cada vez mais cara e os salarios nunca acompanham? as esmolas dadas com o meu dinheiro, esmolas essas parvas e sem sentido que sao meramente medidas para comprar votos de malta demasiado ignorante sobre o assunto, e que vem esses vales dados como algo do supremo divino.

            novo IRS, pelas contas em media vai haver um ganho de 60€… 20 e tal vao já po IUC e os outros são comidos nos outros impostos e inflação carissima, portanto, estão mesmo a ajudar ou apenas a manter este povo cada vez mais burro e pobre?

            Taticas comunistas passam por ter o seu povo na miséria, dependente de um estado(O nosso é super falido ainda por cima…) e que vejam como ajudas as esmolas dadas.

            LOL.

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não é questão de defender ou não. É achar o PSD não iria fazer muito diferente.
            Tirando o tempo do Passos em que PSD que foi forçado a tomar medidas drásticas penso estes dois partidos não fogem muito da subsidio-dependência.

            Por exemplo: o PSD propôs que todos deveriam ter acesso aos hospitais privados, independentemente dos rendimentos. Muito bem, todos devem concordar com esta medida, certo? Mas quais são os riscos de garantir ao privado esta receita? E novamente, há fundos suficientes para pagar esta despesa?

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sim, esquerda não é solução, mas o PSD é um partido esquerdista também.
            Que o digam os madeirenses, até roça o comunismo…

          5. Avatar de Mário
            Mário

            @King Banido não deves viver no mesmo país que eu… nunca tivemos em bancarrota. Nunca na história.
            Tivemos assistencia financeira, mas o país nunca deixou de honrar os seus compromissos.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quero lá saber de apoios, esquece isso!
      Quem paga esses apoios?
      Eu não quero nada disso, quero é ter a possibilidade de poupar e comprar por minha conta e sacrifício, não sacrifício dos outros.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não percebo a medida nem a justificação, quem tem um carro com mais de 16 anos muito provavelmente é porque não tem condições para ter um mais recente, ou porque simplesmente não é um desvairado materialista com prioridades diferentes, como uma casa.
    A justificação de compensar as scuts é só surreal e aleatória, se queriam essa compensação fossem buscar a quem usa essas estradas diariamente.
    Quem é que destrói mais o planeta? eu com o meu carro à 14 anos, ou alguem que teve 4 carros em 14 anos?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Oxalá organizem algo!!

  8. Avatar de Povo Manso
    Povo Manso

    Onde está a ACP Portugal, esses não dizem nada limitam-se também a mamar!
    As instituições estão todas controladas

    Queremos manifestações, mas manifestações a sério como aquela que parou a ponte 25 de Abril em 1994!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já no passado quem se mexeu foram uns advogados em particular…. este país é um monte de corrupção, de tal forma que se fosse a ver tudo, não sobrava 1 pessoa com poder

    2. Avatar de André
      André

      O ACP são outros a mamar. De mim já não levam nem mais um tusto.

    3. Avatar de Pierre cross
      Pierre cross

      Nem mais!

      Este país é case study de tetas e de óculos de sola…

      As pessoas falam da China sem conhecimento, o maior pais do mundo em termos populacionais… aquilo é difícil de gerir, mas ao que parece o sistema deles lá vai colocando tudo na linha e a contribuir… todos os sistemas têm e terão as suas utopias mas tem de haver controlo e valorização… senão, República Portuguesa.

      LOL

      Reparem num facto tão evidente: as nossas “queridas” Ex Colónias…. como vão?

      Macau não conta.

  9. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    Este IUC é um esbulho….
    E não se esqueçam da subida do ISV, que vai fazer encarecer ainda mais os carros em relação a outros países da UE.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Por um lado forçam a troca, recebendo mais impostos.
      Se cederes e trocares o teu carro, és novamente roubado no ISV e ainda pagas IUC mais caro.

      Isto é um bando de ladrões que nada tem a ver com ambiente

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Está é daquelas complicadas, por um lado não faz sentido teres carros velhos e poluentes com vantagem e efetivamente tinhas os carros pré 2007 a pagar trocos e carros pós 2007 a pagar valores elevados, queria uma situação ridícula que não é justo para quem tem carros novos, percebo o argumento de que quem tem carros velhos tipicamente não pode pagar novos, mas não faz sentido ser só quem têm carros novos menos poluentes ter de pagar muito mais… O insentivo ao abate é bom, mas pode não ser suficiente…

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Uma Honda PCX vai passar de 6 para 26 de IUC
    Acho bem, aquilo polui que se farta…
    Tristeza de gentes e de país.
    Ao que isto chegou…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      e não esqueças da inspeção…

  12. Avatar de palex
    palex

    Tenho um carro de 2005 sobretudo por necessidade. Não comprei carro mais recente porque tenho casa para pagar. Com a inflação vou pagar mais ao banco exactamente para ter a mesma casa e com o aumento do IUC vou pagar mais ao estado para ter exactamente a mesma coisa. Esta equação tem um nome: “come e cala”, ou vendo carro e casa e vivo do estado, porque ter uma vida digna está difícil. Vamos para a rua! Avós e país deste país quando forem votar pensem nos v/ netos e filhos que emigraram e lembrem-se que a porta do hospital não vai estar sempre aberta e que a velhice vais ser solitária num lar de 2ª (se tiverem sorte)!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      (clap)(clap)
      E mais… da forma que vai, se tiverem médico e dinheiro para medicamentos já é ser rico.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Ninguém te mandou fazer um contrato ruinoso com o banco a taxa variável.
      Engraçado tudo diz mal do PS, mas no fim quando dão apoios para a casa, vai tudo atrás. cambada de hipócritas.

      1. Avatar de Palex
        Palex

        Pois… Fiz contrato com taxa variavel porque sou masoquista e financeiramente iletrado, ando num carro velho por opção, nasci em Portugal por destino e continuo cá a pagar impostos por sermos um paraíso fiscal! Não julgue o livro pela capa e seja mais tolerante!

      2. Avatar de palex
        palex

        Olá Mário. “Não julgues o livro pela capa” e tenta ser mais tolerante com as opiniões alheias. Só estou a reforçar que o estado numa altura difícil, esta a apertar ainda mais com impostos. Se os impostos forem bem distribuídos venham eles, mas se te cobram mais impostos e vês grávidas sem maternidade, hospitais sem urgências, cirurgias adiadas, cancerosos sem consultas, alunos sem professores, tribunais em greves… Só te faltam tirar o “pão” porque saúde e educação já estão comprometidas em detrimento da TAP, CP, EFACEC… Votar diferente é o princípio da mudança democrática.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se eleições fossem o problema do nosso país estávamos nós bem.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os portugueses tem carros velhos, porque adoram ser colecionadores de relíquias 🙁
    NÃO COMPRAM CARROS NOVOS, PORQUE NÃO TEM DINHEIRO !!!
    É tudo um bando de ladrões, apenas querem piorar quem já tem pouco.
    Não merece NENHUM respeito esta cambada de politiquieros.

  14. Avatar de Xico
    Xico

    Mais uma medida para me colocar mais pobre do que sou .
    Isto é sacar dinheiro á descarada esta cambada de corruptos
    Estamos pior que no tempo da troica

  15. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    A ver se entendi direito. Este governo vai aumentar o valor do IUC a veículos mais antigos cujos donos não tem capacidade para adquirir novos para “favorecer” todos os veículos que circulam nas autoestradas que por norma são mais recentes (ou seja de pessoas com melhores capacidades financeiras).

    A isto chama-se roubar aos pobres para dar aos “ricos”.
    Típico.

  16. Avatar de Tuga
    Tuga

    Este socialismo só está satisfeito quando todos estiverem na miséria… é a cartilha deles.
    A culpa é da ignorância de um povo, que não aproveita enquanto vão às urnas para tentar erradicar este mal que assola este país. Este e todos os outros que teimosamente vivem no engodo socialista.

  17. Avatar de Oscar
    Oscar

    não esquecer que os veículos antes de 2007 pagaram os impostos à cabeça, esse valor teve uma redução após 2007 que e passou a ser pago anualmente pelo IUC. Agora afinal voltam a pagar os impostos que já pagaram, duplicados, como o estado tão gosta de fazer.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Oscar, finalmente alguém com boa memória, foi exatamente isso que aconteceu, os carros de 2007 tiveram uma baixa de preço no momento da compra e passavam a ter um imposto mais alto, e agora isso foi esquecido e os anteriores a 2007 levam por tabela.

  18. Avatar de Pepe
    Pepe

    Este labregos só saber prejudicar os pequenos e mais pobres. Excepto pequenissimas excepções de coleção, só tem carros com mais de 16 anos gente que não pode comprar carros novos ou com pouca idade. O desgoverno continua a tirar aos mais pobres. Claro que grande arte destas pessoas não vão poder usufruir do incentivo ao abate porque não têm dinheiro para mandar cantar um cego. Só mesmo estes politicos de treta é que não vêm isto.

  19. Avatar de iFernando
    iFernando

    Antônio Costa: temos de sacar mais impostos.
    Medina: Sim chefe.
    António Costa: vê se te lembras de qualquer coisa que esteja viva ou que se mexa. Vai à janela.
    Medina: vejo muitos carros antigos

  20. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    Gostei imenso da parte do texto que diz : No entanto, por outro lado, o dinheiro dado para abate dá para trocar de carro ou bicicleta elétricos.

    Pó menos de 3 mil euros gostaria de saber que carro vou comprar com as exigências que eles impõem…
    Para além de que como quando foi d fundo para o melhoramento das habitações, o mais certo é ser tudo negado …

  21. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Sinceramente, quer dizer chego ao café com o carro velho e as gajas fogem todas e ainda por cima paga imposto …

  22. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Acho muito bem, os pobres não tem direito de andar de carro. Se andam com um carro velho que o deitem a sucata porque o ISV para comprar um novo tambem vai aumentar. Ao menos podem trabalhar nos hoteis por uma migalha para sustentar o turismo e dormem nas caves dos mesmos para nao terem de se deslocar.
    Isto também tem outro aspecto positivo, as portagens do Algarve vão descer 30%. Vai chamar mais espanholitos para gastar lá dinheiro.

  23. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    O socialismo a trabalhar, rumo a uma Venezuela a culpa é dos idiotas que votaram no PS Lider em Bancas rotas desde o Mario Soares o pai da desgraça Portugal, 2 bancas rotas, o Cavaco resolveu, Guterres foi um pântano, Sócrates nem se fala, la o Passos Coelho teve de resolver a situação com cortes, já sabes como vai acabar? com o indiano…

  24. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem tem dinheiro para comprar carros novos de 50 mil euros e mais que pague!!!! ou nao seria justo assim? Quem tem dinheiro para comprar carros com 20 anos, deve pagar em conformidade com o seu poder aquisitivo, ou não sera certo isso?? Se o PS coloca estes valores do IUC, a seguir se ganhar o PSD, vao retirar este aumento de IUC??? claro que não!!!! A diferença do PS e PSD é muito tenue, mas ainda acham que sao diferentes, pensem assim que é que eles querem! É facto que com o PS fomos 3x ao FMI, não aconteceu isso com o PSD porque tambem tiveram menos tempo no poder, senao tinha sido igual ou entao teria havido ainda mais fome e miséria! Se Portugal é o que é hoje é devido a quem teve no PODER, ou será que a culpa é do PCP, Bloco, Iniciativa, Chega e afins que nunca tiveram no poder??? haja paciencia!

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Cavaco ou o PSD resolveram o que? ganhe juízo!!! São tao bons que ha uns anos até os feriados nos arrancaram, a diferença deles é bem tenue… AMBOS sao e foram responsaveis pelo Portugal que temos hoje, para o bem e para o mal ou é mentira??? Ou os culpados sao quem nunca teve no poder??

  26. Avatar de sapo
    sapo

    = IUC = mais IVA =
    = vai ser aplicado sem ke sair a rua