1200 euros de multa por avisar sobre operação STOP no WhatsApp

50 Comentários

As plataformas de comunicação atuais servem para tudo e mais alguma coisa! No que diz respeito aos radares de velocidade e operações STOP, há grupos específicos no WhatsApp e em outras plataformas que alertam para os locais. Recentemente, um administrador de um grupo foi multado em 600 euros por cada alerta.

1200 euros de multa por avisar sobre operação STOP no WhatsApp


Multa de 600 euros por cada aviso no WhatsApp

Recentemente, em Pontevedra, Espanha, um administrador de um grupo de WhatsApp foi multado em 1.200 euros por ter alertado sobre uma operação STOP. A multa de 600 euros por cada aviso, foi também aplicada a 20 membros desse grupo.

Estas multas foram aplicadas ao abrigo da Lei de Segurança Cidadã espanhola, que considera uma infração grave a divulgação de informações que possam comprometer operações policiais no terreno.

1200 euros de multa por avisar sobre operação STOP no WhatsApp

Em Portugal, não há uma legislação específica para sancionar a criação de grupos em redes sociais com o intuito de alertar outros condutores sobre operações policiais. No entanto, o Código da Estrada proíbe o uso indevido das luzes dos veículos, incluindo os “sinais de luzes” para alertar outros condutores sobre operações policiais. Esta infração pode resultar numa coima entre 60 e 300 euros. Para o meio digital não há nada indicado no Código da Estrada.

As medidas adotadas em Espanha visam dissuadir os condutores da partilha informações que possam comprometer a eficácia das operações policiais, garantindo assim a segurança rodoviária.

 

Leia também:

30.000 euros de multa por avisar os outros condutores sobre uma Operação Stop?

Partilhar:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cross
    cross

    Operações stop são em espaço público. Não é segredo nenhum quando lá estão. Avisar que estão lá não é crime nenhum.

    1. Avatar de Paula
      Paula

      E você sabe que ao dar sinais de luzes ou avisar de alguma operação stop, pode estar a ajudar alguém que esteja ou a fugir às autoridades ou a raptar alguém. Nunca sabemos a quem dizemos as coisas e muitas vezes podemos estar a dize-lo a alguém que está fugido. Além disso para quê avisar das operações? Se a pessoa não tiver nada a esconder, passa pela operação sem problema nenhum.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Um dia vinha da disco com a minha mais que tudo e na Av de Ceuta OP e encosta. Agora sopra aqui no balão…nada, abre a mala,…nada, mostra o colete e triângulo… nada, abre o capot…nada. Com tanta conversa ele pergunta, vcs moram aqui nesta morada? Quando eu me aprestava para ESCONDER, a minha mais que tudo que é tipo a @Paula, NADA a ESCONDER, e certamente embriagada por estar tudo a correr tão bem, resolveu dizer que tinhamos mudado a semana passada e pimba. O ” simpático ” do agente tratou logo de passar o respectivo bilhete.. Agora pagas que é para aprenderes a estar caladinha.

        1. Avatar de DUASIGA
          DUASIGA

          Yamahia isso é uma história mal contada porque tens 60 dias para fazer alteração de morada no DUA.

          Para a próxima conta outra

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então, se calhar, tinha passado mais tempo. Já foi há alguns anos.
            Posso ter-me enganado nas semanas, mas a história é bem real.

            Aquele falinhas-mansas, a desfazer-se em elogios, a fazer-se de amigo, a criar empatia e armado em camarada… esse filme já não se esquece.
            Devem aprender a táctica na escola antes de serem lançados à caça.

        2. Avatar de Zé da Quinta
          Zé da Quinta

          Quem não deve, não teme, e quem muda de casa tem mesmo de alterar essa situação nos documentos, como ficou provado. E na maior parte dos casos, até dá para fazer isso online, veja lá!

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fascismo, o que estavam a espera..
    Um País nunca se tornará grande, com base na repressão e perseguição daqueles que defacto continuem o tecido social,cultural,etnico,linguistico do Páis.

    A EU com este desejo de ser uma União Sovietica vai acabar por se extinguir a ela própria..

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pessoal, isto foi em ES.

    2. Avatar de JL
      JL

      Isso, não vão para Espanha, são fascistas. Loool

    3. Avatar de Zé lberto
      Zé lberto

      Espanha é socialista…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pois é. Já me estava a esquecer.

    4. Avatar de Zé da Quinta
      Zé da Quinta

      Um país nunca se tornará grande quando o seu povo tem a mania da “xico espertisse”.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Avisem os criminosos força viva as liberdades….

    1. Avatar de Vajana
      Vajana

      Deixa ver se percebi…
      Eles são criminosos antes de cometer o crime?
      É o Minority Report??

      1. Avatar de José Gaspar
        José Gaspar

        Criminosos por tirar o pão da boca ( € ) da policia. São ladrões… 😉

      2. Avatar de Zerto
        Zerto

        Não ao avisar já estão a violar a lei. É exatamente o mesmo que dar sinal de luzes em portugal ou o simples facto de usar os 4 piscas quando lhe cedem passagem e liga e desliga para agradecer são proibidos ao fazer já esta a incorrer em crime

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Crime? Ou contra-ordenação? A malta pensa que sabe e não dá uma para a caixa…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Um carro descarecterizado parado, com polícias descaracterizados lá dentro e um radar, normalmente não estão à cata de criminosos.
      A mim já me aconteceu de tudo. Desde GNRs disfarçados de Zés do boné a picarem-me num Ibiza até a GNRs disfarçados de taberneiros gordos a tentarem fazer o mesmo com um Nissan branco de mil nove e troca o passo (obviamente kitado q aquilo andava nas horas).
      Mas isso era o q eu pensava.
      Ontem fui avisado de um BM da polícia que estava parado na berma no IP7.
      Quem estava no lugar do condutor a martelar o pessoal era um velho com cara de que já só andava de bengala.
      A imaginação desta gente não tem limites. Autênticos mestres do disfarce.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Só estão à procura de quem não cumpre a lei. Estão a fazer o seu trabalho.

        1. Avatar de Artur Morais
          Artur Morais

          Tu dizes isso até seres multado mesmo estando a cumprir a lei como já aconteceu a muitos por aí fora, e isto vem de alguém que está bem dentro do assunto que há ordens para isso porque enche os cofres do estado.

        2. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          E vale tudo???
          Desde disfarce, andar nas AE a picar os outros para estes reagirem???
          Você está burro??? Mas estamos na escola por acaso???
          Estamos a falar de forças de segurança, entidade reguladora de um PAÍS… não é os apanhados entre amigos de café…
          Querem fiscalizar e passar multas, tudo bem… mas não é à sucapa!!! Mas que merda é esta??? Vale tudo agora??? Eles vivem dos nossos impostos, ***…

          Eu, na medida do geral, até sou um condutor cumpridor… mas como qualquer pessoa também tenho os meus excessos…
          Uma das coisas é ser motociclista: tenho uma 1000 super bike, mas ando como manda a lei – espelhos, piscas, escape de origem, etc – calho de um dia ter a infelicidade de apanhar um desses como o Yamahia falou dos “zes do boné” e podes crer que só me apanham uma vez!!! Daí pra frente é sem matrícula ou com ela tapada…
          Que vão chular a mãe deles que eles não são donos do país!!! Governos existem para arbitrar e que o sistema social funcione, forças de segurança existem para manter a ordem… agora essa treta do caca à multa sob qualquer pretexto, epa – que se vão f****, bando de chulos!!!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Portanto, és um arruaceiro que cede a picanços de qualquer azeiteiro e como resposta à tua veia incumpridora, ameaças com crimes e mais ilegalidades…
            Muito nobre da tua parte. Enfim…

          2. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            @Nuno
            Até posso dar te razão no que estás a dizer, mas entre a minha “falta de nobreza” e manhosice das forças de segurança para me irem ao bolso, venha o diabo e escolha…
            Atenção, volto a frisar: quando alguém se excede e seja multado por isso – tudo bem, até aceito…
            … agora as forças de segurança incitarem o condutor a infringir a lei, epa – é nobre isso também???
            Ao menos sejam honestos: se querem carácter da parte dos condutores, também exijam o mesmo da polícia… isto não é uma selva!!!

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Incitam? É isso que chamas? Eu chamo cromos que querem ser os mais rápidos da estrada…
            Será que por seres ultrapassado te estão mesmo a incitar? Ou é a tal veia de arruaceiro que te diz que tens de ser mais rápido que os outros todos?

      2. Avatar de JL
        JL

        Ah bom, a picarem com um Ibiza isso já mete respeito. Loooool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Yá disfarçaram-se de reis do aço da Vasco. Isto só visto. Ninguém diria.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quem se pica com um ibiza devia ser preso e ser obrigado a trabalhar num lagar!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não me piquei mas logo q passaram e percebi que era GNR fui atrás deles para ver o modus operandi e em Telheiras um tenrinho q tinha acabado de entrar com um maquinão foi picado e caiu na esparrela. 500 metros à frente já estava a parar para receber a carta de boas vindas.
            É nojento.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quão pobres de espírito e fracas de mentalidade têm de ser essas vidas para achar que têm de ser os mais rápidos na estrada?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            No exemplo do Ibiza, para quem conhece, foi no final do acesso para quem sai do Túnel do Grilo e entra no Eixo N/S.
            Num momento, estava sozinho; no momento seguinte, já tinha o Ibiza colado ao escape, a apertar cada vez mais. Ali, há três opções:

            1-A mais fácil seria acelerar e deixá-los a comer fumo. E eles sabiam disso.
            2-Encostar à direita assim que possível (porque quem sai do túnel entra pela esquerda do Eixo N/S). Mas o “assim que possível” só acontece quando termina a parede e começa o contínuo, o que implica pisar o traço contínuo.
            3-A mais difícil é manter a calma sob pressão até que abra o descontínuo, tendo ainda de estar atento à interseção de vias à direita, de onde surgem a alta velocidade e de todos os lados carros vindos da Vasco da Gama, Sacavém, A1, etc.
            O que me deixou furioso e me fez ir atrás deles à velocidade absurda que imprimiram até Telheiras (ainda não havia o radar dos 90 km/h cá em baixo) foi perceber que eram da GNR e a irresponsabilidade demonstrada só para conseguir uns trocos em multas.

            Alguém menos experiente, para fugir deles, poderia ter-se metido debaixo dos carros que já vêm altamente lançados pelas vias da direita.
            É só isto: em vez de zelarem pela segurança, colocam-na em risco.

            Não admira que, com esta mentalidade por parte de quem nos devia proteger, sejamos o 6.º país com maior índice de mortes na estrada na Europa. Apenas somos superados pela Bulgária e países semelhantes (os resultados saíram ontem).

            Cada vez estamos pior, e os números continuam a aumentar ano a ano, apesar dos tão proclamados ‘radares que salvam vidas’ (NOT).

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Portanto, vais na estrada, e só porque vem um carro atrás de ti, as tuas opções são:
            1. Cometer uma infração
            2. Cometer uma infração
            3. Agir normalmente

            E depois a culpa é dois outros? Não sei o que é mais grave… Se o facto de meteres 2 infrações antes da atitude normal, ou a referência à “pressão” de ter um carro atrás de ti.

            Eu quando se encostam a mim, faço o que diz no código e abrando. Ou como eu lhe chamo, ligo o modo g4g4lhão! Não sinto pressão, não ando em excesso de velocidade, não piso riscos contínuos, nada…

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto, em nenhuma circunstância pisas o contínuo. Nem q seja para evitar um acidente ou um atropelamento.
            Tá certo, aprendeste no código q aquilo é uma parede.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Para evitar um acidente ou um atropelamento, óbvio que sim.
            Mas por ir um carro atrás de mim não. Isso é só estúpido. Há sempre carros atrás uns dos outros.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E então, onde é q este tipo de ações estão a contribuir para a redução da sinistralidade?

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ao multar os que, como tu, pisam os riscos contínuos só porque sim, ou que andam em excesso de velocidade para não ter ninguém atrás…
            Assim já se tira meia dúzia de maus condutores da estrada ou, na pior das hipóteses, encaixa-se algum .

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual foi a parte do:
            “…Não admira que, com esta mentalidade por parte de quem nos devia proteger, sejamos o 6.º país com maior índice de mortes na estrada na Europa. Apenas somos superados pela Bulgária e países semelhantes (os resultados saíram ontem).

            Cada vez estamos pior, e os números continuam a aumentar ano a ano, apesar dos tão proclamados ‘radares que salvam vidas’ (NOT). …”
            que não percebeste?

            P.S.,
            Em nenhum dos casos pisei contínuos ou disparei. Isso era o que eles queriam provocar. Eras um deles e frustrei-te as expectativas? É que para estares a engalinhar dessa maneira, só pode…

            A verdade nua e crua é que logo a seguir a 5 países de leste, Portugal é o que apresenta mais mortos na estrada, portanto.
            Esse tipo de actuação resolve zero! Pelo contrário, tem todo o potencial para provocar ainda mais acidentes e mortos na estrada!

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Deixa-te lá pagar 2 ou 3 multas de excesso de velocidade e depois diz-me que não resulta…
            Temos cada vez mais sinistralidade porque cada vez mais se facilita a tirar a carta. Quando tirei a carta há 25 anos havia efectivamente quem chumbasse. Agora todos os que tentam tirar a carta conseguem.
            Quem sabe é essa malta que acha que deve passar um contínuo ou acelerar quando vê um carro no retrovisor…

  4. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Era o que faltava!

    Somos livres de avisar os outros!

    1. Avatar de JL
      JL

      Quando alguém lhe roubar a carteira em plena rua avise a polícia, mas ao mesmo tempo avise o ladrão que acabou de o fazer.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nessas ocasiões a polícia nc aparece. Não querem saber e demonstram enfado e tédio se pretendermos ir à esquadra apresentar queixa nem q seja para a estatística.
        Não dá lucro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não, como se vê por aqui até estão a favor dos mesmos.

  5. Avatar de Kim
    Kim

    Porque razão não multam os que denunciam a corrupção?

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Kim, a corrupção é para ser denunciada e multados os corruptos. Podem começar já pelo montenegrume e os colegas dele.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Então a pplware mete os radares com antecedência…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A PSP ainda mete com mais antecedência de nós… 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Exato, então também vão multar a PSP?
        Realmente…

  7. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Então e usar o waze, ou o Google maps?

  8. Avatar de Luis
    Luis

    O perito è o dinheiro que deixa de entrar nos cofres do Estado em Nome de uma suposta segurança rodoviaria

  9. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    O que fiquei sem perceber é como é que todos esses participantes no grupo de wattsapp foram multados se todos pertenciam ao grupo com a mesma intenção e se é suposto as msgs do wattsapp serem encriptadas. Como é que foram todos “apanhados”? A policia também anda “à paisana” no wattsapp??