Microsoft lançou mais uma atualização de segurança Windows XP

26 Comentários

O fim do suporte ao Windows XP foi bem anunciado pela Microsoft e, até agora, seguido à risca esta decisão, mesmo em situações críticas.

Com o ransomware WannaCry a Microsoft resolveu colocar disponível uma atualização excecional, mas aparentemente não foi única, tendo agora sido lançada uma nova atualização de segurança.

Windows XP

Estas novas atualizações parecem ser pontuais e não representam que a Microsoft vá retomar o suporte ao Windows XP.

O novo patch que a empresa lançou, o KB982316, veio resolver um problema que não foi descrito de forma detalhada, sendo apenas descrito que é dedicado a um problema relacionado com uma falha de segurança associada a um utilizador local autenticado que pode ganhar controlo sobre o sistema.

Especula-se que esta nova atualização possa ser dedicada a corrigir um problema relacionado com mais uma das falhas usadas pela NSA e que foram apresentadas pelo grupo Shadow Brokers.

Windows XP

Há ainda informações que dão como certo que esta atualização seja idêntica a outra lançada em Agosto de 2010 e que corrigia uma falha de segurança. Nessa altura a atualização foi lançada para todas as versões do Windows.

Depois da atualização lançada para o WannaCry, que corrigia a vulnerabilidade que o ransomware explorava, esta nova atualização vem corrigir mais um problema de segurança.

Como é normal, e como aconteceu na semana passada, esta atualização deve ser instalada por todos os utilizadores que mantêm o Windows XP ativo e a funcionar, garantindo a segurança deste sistema operativo.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CM
    CM

    Por falar em actualizações, sem estarem relacionadas com o XP, ontem o meu Lumia instalou uma actualização chamada “Localization for Portuguese”.
    Alguém sabe do que se trata? Será relacionada com a Cortana?

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Boa pergunta… será algum pack de update de definições regionais?

    2. Avatar de Diogo Pereira
      Diogo Pereira

      CM qual é a versão que tens no teu Lumia?

      Isso apareceu no meu Lumia 950 quando saiu a build 15063 (Creators Update).

      1. Avatar de CM
        CM

        Também tenho essa versão! 15063.297

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Quase que me apetece instalar numa VM só para experimentar e ter nostalgia 😀

  3. Avatar de David Silva
    David Silva

    Só existe para versões inglesas do XP? Não encontro para PT

  4. Avatar de rfas
    rfas

    Eu tb não….

  5. Avatar de João PInto
    João PInto

    Onde se pode encontrar a versão PT?

  6. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    Dar os parabéns a Microsoft que continua, num sistema completamente obsoleto e do qual já deixou de dar suporte há tempos, a lançar estes updates críticos!

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Ainda a muitos pcs da gama empresarial que ainda usam o xp dai esta actuaçizaçao. Mas por outro lado vai se la intender a Microsoft nestas atitudes, é mesmo para dar rebuçados aos clientes depois tira e so da quando quer

      1. Avatar de Dani
        Dani

        Isso e 95% das caixas ATM que ainda utilizam windows XP

        1. Avatar de inform
          inform

          Podes colocar a fonte dessa informação?

          1. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            Ainda nem ha muito tempo vi uma com o windows 2000. E com o xp tambem. Nao sei qual o espanto.

          2. Avatar de Gleicimara Novais da Silva
            Gleicimara Novais da Silva

            Para que fazer rejeitos e resíduos eletrônicos que podemos reutilizar e fazer um mix e usar. Invista em tantas ideias interessantes que estão engavetadas ou ainda nada existem, mas våo surgir. Obrigada a todos com as bênçãos de Jeová- Deus por meio de Jesus. Amém. Assim Seja.!

    2. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Não é totalmente verdade que a Microsoft tenha deixado de suportar o Windows XP, basta ver a página deles: https://support.microsoft.com/en-us/help/18581/lifecycle-faq-windows-products para verificar que o “Windows Embedded Standard 2009” e o “Windows Embedded POSReady 2009” tem actualizações até 8 de Janeiro de 2019 e 9 de Abril de 2019 respectivamente… e o que estes são? São o Windows XP disfarçado… aliás há uns anos apareceu aqui no pplware este artigo: https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/ a explicar que basta alterar uma chave do registo para continuar a receber as actualizações de segurança.

  7. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Não tens de te preocupar com o idioma porque este PATCH é para qualquer idioma que tenhas no XP. Basta cumprires os requisitos do mesmo que está descrito a onde fazes o DOWNLOAD do PATCH.

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      Não funciona em PT. Já tentei. Diz que não é o idioma certo.

    2. Avatar de ALopes
      ALopes

      A resposta está incorreta. O patch nõ é instalado porque o idioma do pc não é inglês.

    3. Avatar de João Pinto
      João Pinto

      Após teste, requer o idioma do sistema instalado.

  8. Avatar de João Pinto
    João Pinto

    Vou testar, obrigado.

  9. Avatar de AM
    AM

    Querida Cortana XP, o que tu andas a fazer…

  10. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Ora bem o KB982316, que foi disponibilizado agora, já tinha sido lançado em Agosto de 2010? Podem existir dois KB com o mesmo número?
    E depois quando tento instalar dá erro de linguagem. Afinal não é para todos os idiomas.

  11. Avatar de Freitas
    Freitas

    Está vivo! ele está vivo!

  12. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Aviso à navegação em relação a esta não fui ver ainda, mas se alguém ainda necessitar da anterior que fizeram é melhor fazer a transferência da mesma pelo “novo” portal deles do catálogo, aviso disto pois quando fui pela página dita normal do KB, fosse versão portuguesa, brasileira, inglesa, etc… só funcionou a que se encontrava no catálogo do windows update (o tamanho e respectivo nome era ligeiramente diferente, até).

  13. Avatar de estou quase lá
    estou quase lá

    Só não consigo perceber porque persistem as pessoas, na minha opinião profundamente induzidas pela Microsoft, em alimentar a ideia de que o XP é que é o sistema mais vulnerável e foi o mais afetado sistema operativo pelo ransomware WannaCry……pelo visto foi dos mais resistentes!

    Neste gráfico da Kaspersky, o mais afetado foi mesmo o W7 64bits!!!
    O XP nem expressão tem no gráfico…..

    http://www.mweb.co.za/DesktopModules/DigArticle/MediaHandler.ashx?portalid=20&moduleid=5259&mediaid=50017&width=1280&height=720

  14. Avatar de Bla bla bla
    Bla bla bla

    O melhor de todos sempre foi o XP !!!
    Os problemas que algumas pessoas referem.., são apenas provocados pela Microsoft, que decidiu acabar com o XP para melhor poder controlar tudo e TOO melhor de todos sempre foi o XP !!!
    Os problemas que algumas pessoas referem.., são apenas provocados pela Microsoft, que decidiu acabar com o XP para melhor poder controlar tudo e TODOS, com as novas versões !

    Deviam era pensar em VOLTAR e Actualizar de novo o Windows XP aos Milhões e Milhões de utilizadores, que como eu, nunca deixaram de o utilizar !!!!DOS, com as novas versões !

    Deviam era pensar em VOLTAR e Actualizar de novo o Windows XP aos Milhões e Milhões de utilizadores, que como eu, nunca deixaram de o utilizar !!!!