Afinal o Windows XP parece ser imune ao WannaCry

16 Comentários

Quando o WannaCry começou a espalhar a sua invasão pelos computadores ligados à Internet, o Windows XP foi dos que mais vezes foi referenciado como sendo a porta de entrada.

Esta versão mais antiga do Windows seria a grande culpada, mas uma investigação realizada agora mostra uma realidade diferente. Os resultados parecem mostrar que afinal o Windows XP parece ser imune ao WannaCry.

Windows XP

Investigadores da Kryptos estiveram a avaliar o WannaCry e todos os seus vetores de ataque, na esperança de entender melhor este ataque, que explora uma vulnerabilidade no SMB do Windows.

Uma conclusão curiosa a que chegaram foi que o Windows XP parece ser imune a este malware através da forma usada para a sua disseminação. Quando executado manualmente, esta versão do Windows é facilmente infetada como qualquer outro dos sistemas operativos da Microsoft.

A questão está mesmo quando é usado o mecanismo normal de propagação, através da falha no SMB, que leva a que o Windows XP bloqueie e não possa ser usado até ser reiniciado, acabando por assim não ser infetado.

Windows XP WannaCry

Os investigadores concluíram também que em muitas situações o Windows XP, quando atacado, apresentava um ecrã azul (blue screen of death) e reiniciava, mais uma vez não podendo ser infetado ou ser usado para infetar outras máquinas na rede.

Estas conclusões acabam por confirmar outras que já foram tornadas públicas e que indicavam que a grande vítima do WannaCry terá sido o Windows 7. Muitos alegaram que esta grande incidência se devia apenas à pouca utilização do Windows XP e à grande presença do Windows 7.

A Microsoft acabou por lançar uma atualização de segurança para o Windows XP, aumentado a sua segurança contra o WannaCry e a falha no SMB, que fica assim corrigida. O comportamento desta versão do Windows, mesmo que involuntário, acabou por ter um papel importante na sua defesa contra o WannaCry.

Leia também:

Windows 7 foi o mais afetado pelo ransomware WannaCry

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    Symantec Endpoint Protection nada de vírus nos meus pc’s

    1. Avatar de imanonuser
      imanonuser

      Que vc saiba..

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Funciona igual rezar.

    3. Avatar de int3
      int3

      Nenhum. Impec.

    4. Avatar de censo
      censo

      Isso deve ser para rir.

    5. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Symantec… LOL!!!

  2. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    A razão maior é que o XP não corre a maioria dos programas de email que usam a pré-visualização. O Outlook e o Thunderbird que são compatíveis, só geram um snapshot da mensagem sem a abrir. Assim, links e imagens não são abertas, não permitindo a execução. Outra coisa é que a maioria dos computadores de empresas, não são usados para abrir o mail. Para além de muitos terminais antigos estarem muito limitados na execução de códigos.
    Os XP que acederam aos mails acabaram infectados como os outros. Não tendo é programas de mensagens ou acederem a mails, escaparam.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      O vector de disseminação não foi por mail mas sim via SMB (protocolo diferente do email SMTP/IMAP etc).
      A menos que tenham o porto de SMB fechado na firewall (de rede ou do OS) podiam estar expostos.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    É caso para dizer, “bendito” BSOD do XP.

    1. Avatar de Iori Yagami
      Iori Yagami

      E caso para perguntar, onde está o pessoal “vidrado” no bleeding edge que costuma criticar quem não faz updates ? Já repararam que utilizaram tanto argumento inútil ? LOL !!!

      Sugu raku ni shite yaru

  4. Avatar de radar
    radar

    O ataque foi direccionado sistemas 64 bit o XP é maioritariamente 32 bit e só por isso fica fora do “radar” do ataque …
    Os sistemas Windows 7 32 bit também não foram afectados, apenas os de 64 bit.

  5. Avatar de João Silva
    João Silva

    xp no represent

  6. Avatar de Apoca
    Apoca

    XP FTW!!!!!!

  7. Avatar de J
    J

    WINDOWS XP THE BEST OS IN THE WORLD

  8. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    XP a dar baile aos mais novos. BOA!!!