É incrível, mas o Windows XP voltou a ganhar quota de mercado

51 Comentários

As quotas de mercado dos diferentes sistemas operativos mostram a sua adoção e a forma como os utilizadores os abraçaram. É inegável que o Windows domina esta área, com os restantes sistemas a terem uma pequena parte no mercado.

O que muitos não esperavam é que este mês o Windows XP subisse a sua quota de mercado, numa altura que as restantes versões perderam mercado ou abrandaram significativamente o seu crescimento.

Windows XP

Foi em abril de 2014 que a Microsoft terminou o seu suporte ao Window XP. Esta posição acabou por não ter um verdadeiro impacto, uma vez que a maioria dos utilizadores continuou a usá-lo, mesmo que este não tenha já qualquer atualização ou correções de segurança.

Este mês, os números de utilização dos sistemas operativos mostraram que o Windows XP cresceu mais de um ponto percentual, tendo agora 6,94% da quota de mercado total.

As restantes versões mantiveram o seu caminho, com o Windows 7 a continuar a perder, lentamente, quota de mercado e com o Windows 10 a ganhar o seu espaço. Cada uma destas versões tem agora 49,04% e 26,80%, respetivamente.

Segundo a maioria das opiniões, este crescimento do Windows XP pode estar relacionado com o lançamento de várias atualizações para este sistema. A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet.

No geral, o último mês não foi nada interessante para o Windows. Este sistema operativo da Microsoft acabou por perder terreno, apesar de manter ainda um domínio total com 91,51%. O Linux acabou por conseguir ganhar novamente quota de mercado e tem agora 2,36%. Aqui pelo meio encontramos o macOS, que reclama para si 6,12% do mercado.

Fica assim provado que, por muito que a Microsoft queira, dificilmente o Windows XP irá desaparecer e que irá manter-se durante muitos anos. O fim do suporte parece que não assustou os utilizadores e a Microsoft até se viu recentemente obrigada a lançar algumas de segurança, tal é ainda a sua taxa de utilização.

Via Netmarketshare

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blob
    Blob

    A única coisa que se vê e bem, é que continua com uma taxa de utilização bem superior ao OSX (MacOS), o “melhor” SO de sempre…..

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Um Ferrari também pode ser o melhor carro mas isso não quer dizer que tenha a maior quota de mercado.
      Pode muito bem ter uma quota inferior a 1% e continuar a ser o melhor carro.
      Um produto ser o melhor, não quer dizer que seja o mais rentável para o fabricante mas não deixa de ser o melhor por isso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas a Toyota que normalmente é o maior fabricante automóvel mundial ou a VW, não são propriamente construtores de papa-reformas 🙂

        Percebo a analogia, mas pouco nos diz. Ninguém pode dizer que o SO A, B, ou C é o melhor ou o mais seguro, até porque mesmo com as fugas de informação da wikileaks, não sabemos o que os americanos sabem sobre cada SO (sabemos o que pelo menos eles conhecem), não sabemos o que os Russos espiam (eles não contam a ninguém e as fugas normalmente acabam mal para quem as denuncia) ou a China, etc……

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Uma dica, vê onde é que estão os maiores supercomputadores e vê quais são as instituições que lhes dão uso e depois imagina o que ocupará o tempo daqueles monstros tecnológicos 🙂

          1. Avatar de NT
            NT

            Também adoro… Agora agarra num desses supercomputadores e joga um titulo 3A… Tipo battlefield, far cry ou algo do género. Os S.O.’s são ferramentas não vais pregar com uma chave de fendas ou aparafusar com o martelo…

    2. Avatar de Salada de Polvo
      Salada de Polvo

      Lá está, o melhor SO não é para quem quer é para quem pode.

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Epa preciso de um programa para isto e aquilo, ups preciso do Windows

        1. Avatar de AncientGameplays
          AncientGameplays

          shhhh, olha que ainda te queimam vivo

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    É normal. Existem mais de 1000 milhões de máquinas que continuam a usar o XP, a diferença é que estão a operar numa “darknet” e não podiam ser vistas por estas análises. Como só usam redes protegidas e suportes paralelos à www, não existem para estas coisas. Com as actualizações da microsoft, os operadores actualizaram-nas… e lá subiu. Como isso vai ser feito lentamente, vai-se manter e depois desce. Assim como o OSx que irá disparar 4% como é costume daqui a 3 meses, com o lançamento das novas máquinas, depois volta para valores mais baixos, mesmo que 100% do tempo qualquer máquina que o usa tenha de estar ligada à internet, ao contrário de linux e windows.

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Conheço um….
    Foi voltar ao passado assim que a Microsoft voltou a lançar pacotes de correcção para o mesmo.

  4. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    é é é, eu fui um dos culpados 🙂 …. andei a trabalhar com o scanner e em junho

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Os submarinos nucleares britãnicos utilizam o Windows XP! Os 2 novíssimos porta-aviões britãnicos também utilizam o Windows XP e ainda nem estão operacionais (o primeiro dos 2 só está activo este ano) E haverá muitos mais exemplos semelhantes.
    No caso de material militar, que demora muitos anos a desenvolver, os técnicos têem de escrever milhões de códigos personalizados para cada sistema e quando começaram o projecto o que existia era o XP…… ficava muito caro mudar tudo e pior ainda, atrasava tudo alguns anos.

    1. Avatar de fcc
      fcc

      Se tivesse sido escrito em JAVA não existia esse problema…

      1. Avatar de int3
        int3

        java, a pior linguagem do mundo. Sim senhora.

      2. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Claro, mas existiriam muitos outros!

    2. Avatar de edisson
      edisson

      Péssima escolha de sistema operacional para uma máquina de guerra, deveriam ter escolhido Linux ou BSD…rsrsrss

  6. Avatar de RM
    RM

    Alguém sabe como activar o XP (cópia legal) já que online não é possível fazê-lo ?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Supostamente já não ativas, o SO e o suporte foram descontinuados

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Engraçado que tenho conseguido activar o XP online em máquinas virtuais e até mesmo numa máquina antiga, achei curioso é que após a activação, já não instala o genuine advantage. (Ops, fui eu que fiz subir a estátística do XP 😛 )

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Ah sim, não instala o genuine advantage, mas instala uns 120 updates no sp3.

      2. Avatar de ze manel
        ze manel

        Recentemente activei 2 cópias para umas máquinas de facturação e funcionou na boa a activação via telefone (automatizado)

    2. Avatar de cesar_panter
      cesar_panter

      @RM podes activar por telefone que funciona

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ganhar quota não significa haver mais máquinas com o SO…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Por isso tens no artigo a frase que explica isso tudo:
      “Segundo a maioria das opiniões, este crescimento do Windows XP pode estar relacionado com o lançamento de várias atualizações para este sistema. A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet.”

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Continua a não significar nada. É uma percentagem, não vi em lado nenhum o numero total de equipamentos.

  8. Avatar de Logic
    Logic

    Não admira, o Windows 10 é o pior SO de sempre, intrusivo a nível ridículo

    1. Avatar de Blob
      Blob

      Continua a ser superior a todos os outros….
      Já agora, todos os “outros” também são intrusivos, quer queiras, quer não… Apenas não é publicitado abertamente.

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        O Windows 10 melhor que o quê? A pior caca alguma vez vista de SO, só serve para jogar

        1. Avatar de Myself_PT
          Myself_PT

          Valha-nos isso 😉

      2. Avatar de ze manel
        ze manel

        É superior a nível de compatibilidade e até de tecnologia.
        Já a nível de privacidade a Microsoft deixa muito a desejar. Algo que penso não ser muito benéfico para imagem da empresa nos dias que correm, mas eles lá sabem…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “…com o Windows 7 a continuar a perder, lentamente, quota de mercado e com o Windows 10 a ganhar o seu espaço.”

    O Windows 7 cresceu 1.85% no período apresentado, enquanto que o Windows 10 cresceu 1.5%. Ou seja, o Windows 7 tem uma taxa de crescimento 20% superior ao do Windows 10, pelo menos para o período analisado.

    Estou errado?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Estamos a comparar ao mês anterior e ai o Win7 perdeu. Se fores olhar ao início do ano o WinXP perdeu.

      Aqui a questão é que numa análise mês a mês o XP cresceu e o 7 perdeu, tal como devia.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Compreendo, mas a palavra “continua” parece forçada. No período indicado do gráfico o 7 está estável. Sabemos que no entanto que o 7 já teve uma cota maior.

  10. Avatar de F. F
    F. F

    O MacOS é que continua quase sempre em linha reta. batem recordes de venda a cada novo modelo que sai, dizem que dura muito e portanto poucos avariam ou ficam ”descontinuados” mas a cota tende a não mostrar esses magnificos números. Conclusão: não ha novos clientes na Apple, há sim sempre os mesmos.

  11. Avatar de Fernando Manuel Cab
    Fernando Manuel Cab

    A minha opinião pessoal sempre foi a mesma em relação a esta questão: o Windows xp foi o melhor de sempre, estável, fiável e eficiente. Comprei um pc em 2003, portanto, considerado já velho e obsoleto e com tempo de vida acima da média, que continuo a utilizar com o velho xp e com o qual faço práticamente tudo o que se faz com uma máquina recente e equipada com Windows 10 e se mais não consigo fazer, é porque os sistemas naturalmente evoluem e porque a Microsoft desistiu do xp e não porque o xp é incapaz. Continuo a dizer que a política da Microsoft devia actualizar o xp, em vez de descartar um Windows e passar a outro. Tirando jogos, aspeto e mariquices, que para mim não são essenciais para fins de trabalho, o xp é super e nenhum se lhe compara. A seguir vieram abortos e fiascos, tais como o Vista (com avalanches de reclamações), o W7, que nunca chegou a granjear nem metade do apreço e da popularidade do xp e agora o W10, que melhorou um pouco, mas ainda não chegou lá. O Linux, que me perdoem os seus amantes, tentei experimentar a sua viabilidade como sistema substituto definitivo, mas infelizmente continua cheio de bugs grandes e pequenos e alguns que ninguém parece saber como resolver, embora haja imensos defensores e ‘cientistas’ de Linux e para ser franco, fiquei farto. Ora não aceita uma pen ou dá um bug quando se retira a pen, ora não atualiza como deve ser, ora ninguém sabe como instalar uma impressora antiga no Linux, ora isto, ora aquilo, até que fartei de vez e regressei totalmente e em definitivo ao velho fiel e eficiente xp! Esta é que é a verdade para milhentos utilizadores, até de empresas e profissionais, por alguma razão! Tenho um portátil com W10 que cada vez me irrita mais e é mais lento a executar certas funções simplórias que o meu pc HP Pavilion de 2003 equipado com Windows XP! Só lamento que a Microsoft tenha desistido daquilo que conseguiu alcançar e que agradou milhões e se tenha assim abandonado a atualização de programas nativos e outros ecessórios para xp, que o teriam mantido totalmente saudável. Por exemplo, por causa dessa desistência idiota, não há atualização do IExplorer para o xp e outros programas também se tornaram obsoletos em comparação com os de outros sistemas operativos, mas apenas por desistência da Microsoft no xp. Para mim, má política! A atestar isto, vários milhões de utilizadores que de cert modo goraram as expectativas da Microsoft e apenas pela força bruta da sua imposição virão a capitular.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu percebo o que dizes, mas repara na óptica comercial da Microsoft. Para quê gastar mais dinheiro a desenvolver um SO ultrapassado sem tirar proveito disso? Ao contrário, cada novo SO trás mais receitas, as empresas fabricantes de computadores agradecem porque em princípio o material fica cada vez mais obsoleto,…… é uma bola de neve.
      Para que é que a Apple lança todos os anos um novo telemóvel se podia simplesmente melhorar o do ano passado? Um telemóvel com 1 ano está ultrapassado? Ou há assim tantas novidades tecnológicas que justifiquem um novo produto?
      A resposta está nas receitas/lucros que as empresas precisam de atingir!

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Nunca vi tantos BSOD’S como no horrível windows 10,REPITO o Windows 10 é uma aberração para trabalhar

    3. Avatar de Jones Bico
      Jones Bico

      Fernando Cab. Concordo inteiramente consigo, não só em relação ao XP como também ao Linux. Comprei há já algum tempo um novo computador 64bit, com o Win10 para estar melhor equipado, mas fiquei pior porque algumas das aplicações que funcionavam correctamente no XP, deixaram de funcionar no Win10. A solução foi recorrer ao velhinho XP. SE este funcionasse hoje como antes funcionava, eu deixava imediatamente o Win10. Foi uma rasteira comercial aquilo que a Microsoft nos pregou!

  12. Avatar de Brasil
    Brasil

    Tinha de ser português mesmo em…. Nem desenhado (em firma de gráficos entende)
    Galera olha o gráfico a longo prazo.
    Se prestar atenção vai perceber que o Windows XP está caindo lentamente.
    E que devido ao wanacray no mês de maio estas máquina ficaram sem acessar a internet. Mas depois do susto as pessoas voltaram a usar o Windows XP novamente

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      A discussão não é o gráfico a longo prazo , é apenas a subida do SO XP num determinado intervalo de tempo.
      Aliás, o artigo dá uma explicação bem plausível para isto ter acontecido ( novas actualizações).

      E o Wanna Cry quase quem nem afectou o xP, por isso as pessoas nem deixaram ou voltaram a usar de forma massiva, aliás se calhar nem 70% da população sabe o que foi isso, e quem ouviu falar como tu, nem sabe escrever o nome do ransomware 😉

      1. Avatar de Luka
        Luka

        Retifico, não é Falso é Verdadeiro ! 🙂

    2. Avatar de Luka
      Luka

      Falso ! Utilizo o XP diariamente e por muitas horas e com navegação webrowser nem wanacry nem semelhantes tocaram em meu pé, nunca ! É preciso é saber usar as proteções corretas, as atualizações diarias e tudo corre bem !

  13. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Não percebo então o W10 é tipo gratuito e tal e quase obrigatório de acordo com o ex-pertos e só ainda tem 1/3 da coisa?

  14. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu acredito que desceu, pois, tudo depende da amostra.
    Se descer muito de repente, é provável que recupere um pouco nas estatísticas, mas para um valor inferior.

  15. Avatar de Altair
    Altair

    Sou um dos 2.36% que usa Linux e estou feliz da vida, não desmerecendo os outros SO’s cada um tem a sua importância, mais pra mim Linux atende em 95% do que preciso, sendo gratuito, mais seguro que os demais e bastante estável.

  16. Avatar de J
    J

    WINDOWS XP WILL ALWAYS BE THE BEST OS IN THE WORLD!!!

  17. Avatar de qad
    qad

    Hhá coisas que no 10 não entendo.

    Não consigo instalar qualquer jogo original em cd antigo no 10 por causa do safedisk… ridículo ter que usar um sistema virtual.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Imagina teres hardware do tempo do XP, simplesmente nada funciona no aborto do Windows 10, só os jogos novos, mesmo algum hardware não te vai funcionar no virtual machine caso o aborto do 10 não o reconhecer, depois é BSOD’S, por tudo e por nada, vá lá que ainda tenho um portátil antigo com o Windows 7 a 32 bits onde tudo funciona bem, pena ser um pouco lento

  18. Avatar de Vítor I
    Vítor I

    Não troco o meu Linux Mint por nada, mas como comprei o Office 2010 tenho de justificar o dinheiro gasto. Esta semana instalei o XP na Virtualbox com o Word a abrir um novo documento a cada arranque. Faço “boot” em 10 segundos e o sistema é tão rápido que se fica boquiaberto.

    PS: obviamente que o sistema não está ligado à Internet

  19. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    “A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet”
    Não será mais o contrário????

  20. Avatar de José Reis Loureiro
    José Reis Loureiro

    Faz sentido para muita gente manter o XP. Afinal a informática não é só para a juventude! Acho deplorável que a Microsoft deixe de mão clientes que, desde de longa data, se habituaram aos seus produtos e de repente se vejam privados da sua utilização! É bom que tudo continue a evoluir, mas penso que essa evolução não deveria passar pelo aniquilamento de aplicações que foram pagas, e cujos proprietários têm o direito de continuarem a usar. Penso que suportes que mantêm aplicações antigas a funcionar, como, por exemplo, o MSDOS, deveriam ser mantidos nos novos Sistemas Operativos. Isto é a mesma coisa como me venderem um carro e, ao fim de uns anos, me cortarem a estrada para eu ter de comprar outro já com asas. Vendam lá os carros com asas, mas mantenham-lhes as rodas…