O Windows Server também vai chegar aos processadores ARM

26 Comentários

A Microsoft tem procurado, no passado recente, conseguir alternativas aos parceiros com quem tem trabalhado. A mais importante dessas novidades é a proximidade que tem agora com a Qualcomm para trazer o Windows 10 para os processadores ARM.

Mas esta realidade da Microsoft poderá em breve ser alargada com a chegada do Windows Server a esta arquitetura, criando assim uma proposta específica para centros de dados.

Windows Server ARM

A parceria que a Microsoft tem com a Qualcomm irá em breve trazer novidades para o campo dos PCs e dos equipamentos híbridos. A chegada da versão ARM do Windows 10 espera-se para breve, preparada para corre nos novos processadores Snapdragon 835.

Mas a Microsoft e a Qualcomm estão a ir mais longe e as duas empresas anunciaram que estão a desenvolver para plataforma Qualcomm Centriq 2400, onde estão incluídos os processadores ARM, mas agora para correrem uma versão especial do Windows Server.

Segundo a Microsoft esta versão do Windows Server está a ser desenvolvida há já alguns anos, estando já a ser usada dentro dos centros de dados da empresa, ligada ao seu serviço Azure. Não se espera para breve que esta versão seja tornada pública e que possa ser usada por terceiros.

Windows Server ARM

Estes sistemas desenvolvidos pela Qualcomm assentam no projeto Olympus da Microsoft, o seu design open source para servidores. Para além da Qualcomm, também a Cavium desenhou e criou motherboards para este projeto, sempre usado os processadores ARM como base de processamento.

Para a Microsoft a utilização de plataformas baseadas em ARM faz sentido em determinadas funções, nomeadamente em funções de pesquisa e indexação, armazenamento, bases de dados, big data, e machine learning.

Depois de conseguir puxar a si o Windows 10, parece que os processadores ARM vão continuar a ter uma presença no produtos da Microsoft, agora associados a centros de dados e ao Windows Server, num campo que até há pouco tempo era exclusivo da Intel. A Microsoft mudou e essas alterações estão novamente à vista.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cada vez mais o linux desaparece por se tornar inutil e para nerds apenas

    1. Avatar de ConTenente
      ConTenente

      Boa Pedro, obrigado pelo teu comentário ignorante

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        É a verdade,não conheço ninguém que não seja realmente craque da informática que use Linux.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          No desktop talvez, mas o linux é o mais usado nos dispositivos móveis, tal como servidores, já para não falar noutro tipo de sistemas de entretenimento e etc…está longe de ser inutil…

    2. Avatar de Rudy
      Rudy

      Linux não vai a lado nenhum, há de continuar a ser Rei no mundo dos servidores durante muitos anos. Talvez nunca chegue o “Ano do Desktop Linux”, mas nos servidores é imbatível.
      Quanto à Microsoft estar empenhada em diversificar as ofertas no mundo dos servidores, é bom para todos. Concorrência faz muito bem à indústria.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        @Rudy: partindo da tua permissa “Concorrência faz muito bem à industria”, então, é de aplaudir e estimular a oferta do linux no mundo dos desktops, certo?

        1. Avatar de Rudy
          Rudy

          Claro que sim. Mas o Linux no mundo dos desktops existe há muito tempo, e com muita oferta. Ubuntu, Mint, RedHat & Fedora, Debian, e tantos outros.
          Talvez seja este o problema, é demasiada fragmentação em vez de haver uma maior coesão nos objectivos.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Ai está um ponto importante e interessante. Creio que, no caso do ubuntu se ganharia com a mesma base de instalação para todos e durante o processao de instalação o utilizador escolheria a interface gráfica que mais gostasse e pronto. O Debian tem esta situação prevista, mas, o ubuntu não. Esperemos que de futuro possam evoluir neste sentido.

        2. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          A culpa do sistemas linux no desktop terem pouco software PROPRIETÁRIO é culpa de quem produz esse mesmo software e não de quem desenvolve o sistema

    3. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      @pedro: não será o oposto??? Não será mais um sinal do desespero e do desnorte? Agora, que esta clara a acção de muitos governos e empresas em abandonar o windows nas funções mais criticas, e porquê??? Ah, bom… Quem quer o window$ que fique com ele, é uma escolha. Em de todos os equipamentos eletrônicos no mundo a micro$oft ficou reduzida à liderança (ainda) nos desktops, mas, não vai ser por muito tempo! Mês apos mês, ano após ano, vai perdendo influência até que o seu suspiro moribundo será passar a código aberto.

      1. Avatar de Rudy
        Rudy

        O comentário do @Pedro é completamente ridículo, mas olha que o teu não está muito atrás.
        Embora a Microsoft tenha uma presença mínima nos servidores, não é verdade que as empresas se afastem da Microsoft e muito menos do Windows. É o melhor SO para desktop, que é a principal ferramenta de trabalho em quase todas as empresas. É normal que tenha um grande domínio neste aspeto.
        E é também normal que queira entrar no mercado de servidores ARM para ter uma maior presença.

        Já agora, Window$ e Micro$oft ? Vais dizer também que são culpados pela fome no mundo ?

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Não quis desenvolver muito o comentário, mas,… Não creio que a micro$oft sozinha seja culpada pela fome no mundo, mas, o pensamento/lucro corporativo não resolveu esse problema! São séculos e séculos de levarmos sempre com a mesma dose. Pensando bem, lucro selvagem e humanidade não são compatíveis, pela amostra junta… Agora, quanto ao SO da M$ prefiro que o comentário acima fique com o rótulo de ridículo… ainda assim, o mundo está a mudar, está tudo a contar amizades e recursos e a última coisa alguém vai querer é que um recurso fique sob o controlo de um não amigo… lógica pura e talvez por isso o pessoal do leste e oriente está a migrar do sistema window$ para linux… E os tugas não deviam ficar a ver os navios passar…

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      A sério? Sabes que o SO móvel mais usado é Linux, a grande maioria de servidores/datacenters/routers corre linux, a grande maioria de equipamentos iot corre linux, posso continuar aqui indefinidamente. Só existe uma área onde o linux não domina, o desktop.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        o desespero da micro$oft é tanto que até integra o linux no windows 10…

    5. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Não sei se reparou mas existe uma frase “Não se espera para breve que esta versão seja tornada pública e que possa ser usada por terceiros.”
      Isto numa altura em que já existem dezenas de distribuições Linux (incluindo o bom e velho debian) a correr nesta e em muitas outras arquiteturas

    6. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Tal como na Internet a M$ estava a dar um tiro no pé ao não suportar a arquitectura arm… está mais uma vez atrasada…. Por vezes (muitas vezes) o uso do Ruim não se justifica. Ainda ontem vi o caso da loja da NOWO onde fazem tudo online, só guardam os ficheiros localmente em pdf. Qualquer raspberry pi 2 ou 3 faria bem o serviço….

    7. Avatar de Guilherme Morais
      Guilherme Morais

      Que comentário mais distante da realidade…
      Existe necessidades que se encaixam em cada um dos ambientes, quer seja unix quer seja windows.

    8. Avatar de Maxwell
      Maxwell

      Se o caro colega soubesse programar 1 linha de código não diria
      coisas absurdas como esta.
      int main() {
      cout <<"vai estudar"<<endl;
      return 0;
      }

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Não tens de por a biblioteca #include primeiro?

        PS: tou a começar a aprender c agora

        1. Avatar de Maxwell
          Maxwell

          Sim amigo
          #include stdio.h //Para utilizar printf()
          #include //Para utilizar “cout”

          Ambos são utilizados para saida de dados, você pode utilizar qualquer um.

    9. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Ainda vamos ver um windows com kernel Linux.

  2. Avatar de EC
    EC

    A Microsoft está a tentar a acompanhar as novas tendências de mercado e garantir o seu futuro. O que está a fazer a Intel? Gastaram 10 mil milhoes de us$ no mercado mobile com os SoFIA e Atom. Resultado: “Bola”… e 12000 empregados dispensados. Uma empresa com domínio do mercado dos processadores durante 3 décadas, com recursos quase inesgotáveis, está a por o seu futuro em RISCo….
    O que está acontecer agora é história! Motorola > Intel > Qualcomm

  3. Avatar de Julio Cesar
    Julio Cesar

    Isso mesmo Rudy o linux é muito usado nos servidores das grandes empresas e em particular nos mainframe que é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe é utilizado para se referir ao gabinete principal é assim que chamamos aqui no Brasil.

  4. Avatar de me and me
    me and me

    Arm em servidores é bem pensado pq em termos de efeciencia energetica nao ha melhor…. Agora em desempenho…. Nao ha milagres.

    A outra questão de haver mais servidores linux que windows e vice versa é discutir sexo dos anjos.
    Cada um usa uma solução que é mais adequada as necessidades…
    Existem sempre pros e contras e gostos.

  5. Avatar de José Santos
    José Santos

    Ao tempo que já é possível correr servidores ARM com Linux…Chegou agora ao windows…e depois sai uma abecula e diz : Cada vez mais o linux desaparece por se tornar inutil e para nerds apenas.

    lolz…