Windows Server 2008 – Vamos criar um domínio

54 Comentários

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos.  Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.

Hoje vamos dar início a uma rubrica que terá como objectivo ensinar a instalar e a configurar um conjunto de serviços no Windows Server 2008. Hoje vamos ensinar a criar um domínio interno.

w2008

Como referido, pretende-se com estes tutoriais ensinar a explorar o Windows Server 2008 e a instalar/configurar serviços como Active Directoy, DNS, DHCP, etc. Para começar vamos ensinar a criar um domínio Interno. A elaboração deste tutoriais têm como base o Virtualbox para virtualizar o Windows Server 2008 e também algumas outras máquinas com Windows .

Para a criação de um domínio interno é necessário instalar o serviço de directório Active Directory.

O Active Directory é uma implementação de um serviço de directório no protocolo LDAP, que mantêm as informações sobre os objectos que fazem parte de uma rede de dados. São considerados objectos os utilizadores virtuais, os grupos, os computadores, as unidades organizacionais, etc. (Depois de instalado o Active Directory iremos explorar melhor esse serviço).

Como instalar o Active Directory?

Para instalar o serviço Active Directory (AD) devem seguir os seguintes passos.

1) Nas Initial Configurations Tasks, carregamos em Customize This Server > Add Roles

Nota: Para aceder a esta interface, use o comando oobe.exe

ad_00

 

2) Next…

ad_01

3) Seleccionar o serviço “Active Directory Domain Services

ad_02

4) Next…

ad_03

5) Carregar em Install

ad_04

…o processo de instalação do AD demora cerca de 2 a 3 minutos

ad_05 Serviço AD instalado!

ad_06

6) A configuração do AD é feita recorrendo ao comando dcpromo.exe  como referido várias vezes durante do processo de instalação do AD. Depois de executado o dcpromo, na primeira interface carregamos em Next,

ad_07

7) Next…

ad_08

8) Escolher a opção Create a new domain in a forest

ad_09

9) …e e seguida indicamos o nome do dominio que pretendemos criar. Para este exemplo vamos criar o dominio pplware.com

ad_10

10) Nível funcional ao nível da floresta escolhemos Windows Server 2008

ad_11

11) Nível funcional ao nível do Domínio Windows Server 2008

ad_12

12) Para que o AD funcione correctamente é recomendado que seja instalado o serviço de DNS no primeiro controlador de domínio (Máquina onde vamos instalar o AD)

ad_13

13) Não esquecer que o servidor deve ter um IP estático configurado. Se ainda não o fez, pode aproveitar este passo para efectuar essa configuração.

ad_14

13) Carregamos agora em YES (Depois em outros tutoriais tratamos do serviço de DNS)

ad_15

14) Indicamos os directórios onde vão ficar os ficheiros de log das bases de dados, controlador de dominio, etc.

ad_16

…Apresentação de um sumário das configurações realizadas

ad_17

…Esperamos mais alguns minutos para que toda a estrutura do AD seja configurada

ad_18

E após uns 5 minutos temos o AD instalado. Num próximo artigo iremos explorar as funcionalidades de um AD. De referir que o Windows 2008 corre bem numa máquina virtual com apenas 512 MB de RAM (no mínimo). Hoje ficamos por aqui e esperamos o feedback do vosso lado.

Que outros serviços gostavam de ver abordados nesta rubrica?

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DD
  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Mais uma vez Parabéns Pedro!
    Agora o proximo tutorial podia incidir na gestão da AD, criação de OUs, grupos, permissões, …

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        + 1

        Muito bom o artigo, continuem parabéns!

  3. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Não deviam fazer já com o Windows Server 2012?

  4. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Que tal falarem de perfis ambulatórios, redireccionamento de pastas e utilizar as políticas de grupo para instalar software remotamente nos computadores cliente.

    1. Avatar de Hugo Mendes
      Hugo Mendes

      Ambulatórios? Não será ambulantes? 😉

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    MUITO BOM, FALTA AGORA, DNS, DHCP, NPS, …
    CUMPS

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Por defeito, o Windows Server cria um serviço de servidor de DNS, tal como mostra no passo 13. Um AD para funcionar necessita de um DNS devidamente configurado.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Gostei muito da rubrica, parabéns pelo trabalho.
    Aquilo que gostava de aprender correctamente é configurar um dominio externo com o meu DNS, podendo configurar correctamente o IIS com o meu dominio (Web Site).

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    O WSUS, FTP, Impressoras e sistema de Biometria, estes seriam assusntos interessantes tb a ver e testar, penso eu!
    tutorial muito porreiro. 😉

    1. Avatar de Peter Oliveira
      Peter Oliveira

      +111
      Nas impressoras, gostava de saber como instalo para todos os utilizadores e sempre com as mesmas propriedades pré-definidas.
      Também gostava de saber como propagar a instalação de sftware nos PC do domínio.

    2. Avatar de Joao Campos
  8. Avatar de BM
    BM

    Continuem com este tipo de tutoriais.
    Excelente

  9. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente tutorial, embora eu pense que talvez se devesse abordar o server 2012 em lugar do 2008.
    Temas que gostaria de ver abordados WSUS, WDS, Impressoras, GPO…

  10. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Vocês para fazerem sugestões estão por aí.
    Este é um tutorial básico que pretende chegar a quem tem conhecimentos básicos ou curiosidade que baste para querer começar a aprofundar.
    Não é logo Server 2012 que é diferente em muitos aspectos e sai muito do aspecto do 2008 que tem parecenças com o Windows 7 por exemplo.
    Por isso, ao invés de dizerem que devia ter WSUS,GPO’s,NPS este ultimo então é mesmo um bom tópico para um tutorial com meia dúzia de linhas, pensem um pouco.
    Já que se sabem o nome devem ter uma ideia de como algumas dessas funções são complexas, requerem muitos screeshots para os menos conhecedores. E ainda estão dependentes de outros factores nomeadamente o NPS e o 802.1x
    Mas no que pedem já que é só para inglês ver, então não pedem também um tutorial completo de como fazer uma CA, ou publicação de sites com ISA/TMG, ou mesmo entrarmos pelos exchange e configurar aí o OWA/OMA e Activesync.
    Tenham lá um pouco de paciência e percebam a quem se destina certo tipo de tutoriais e a linha que separa “que não é a da zon” o que é fazível com meia dúzia de capturas de linhas.

    Cumprimentos e Larguras.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não podia estar mais de acordo!

      E parabens pelo artigo!

    2. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      Excelente!
      Ainda agora estão a ensinar a dar os primeiros passos e já querem correr. Porquê tanta pressa com: “perfis ambulatórios ??? e afins?
      Devagar se vai ao longe.

    3. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Incrível como tens a capacidade de ver que o que se pede é só para inglês ver, mas viste mal, porque no meu caso tenho 2 servidores novinhos com o server 2012, para instalar AD, WSUS, WDS e gostaria também de perceber mais um pouco de GPO´s, já que a maior parte da literatura técnica é em inglês.
      Face à diversidade de artigos técnicos que o pplware tem publicado, jamais considerei que isto é um site exclusivamente para utilizadores com poucos conhecimentos de informática, mas se calhar eu é que estou errado. Embora generalizar as coisas também possa conduzir a erros de apreciação.

      1. Avatar de Vítor M.

        Concordo plenamente. E só quem não conhece o conteúdo é que pode fazer essas afirmações.

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Eu disse “certo tipo de tutoriais”, não disse que todos eram para os menos conhecedores.
          Ou percebem onde queria chegar ou não

    4. Avatar de Peter Oliveira
      Peter Oliveira

      Vá lá, impressoras pelo menos…
      e o básico para começar a partir pedro com as GPO

    5. Avatar de ronaldo pacheco
      ronaldo pacheco

      cara me ajudou muito estou aprendendo sou curioso meu server ja esta instalado as pastas tudo certo so falata configura o dns ´pra ele funcionar se tiver uma dica ai por onde comeco agradeco
      exelente trabalho obrigado

  11. Avatar de MS
    MS

    Muito bom, obrigado Pedro!

    Também gostava de ver um tutorial de Exchange. Dava-me um jeitão…

    😉

  12. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Também deveriam criar um tutorial para configurar o Kerberos, LDAP, SMB/CIFS e DNS para sistemas Linux, visto haver muita gente que não sabe como se faz e acabam por utilizar o Windows.

    1. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      E qual é o mal em utilizar o Windows?

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não estou a dizer que seja mal utilizar o windows, mas muitas vezes as pessoas não experimentam alternativas quando não sabem o que fazer. Depois existe aquelas que utilizam um Windows Server não legal devido ao preço, quando poderiam utilizar um sistema gratuito e evitar chatices.

      2. Avatar de zarolho
        zarolho

        é k nem mereces resposta…

        1. Avatar de RM_Dragao
          RM_Dragao

          Resposta típica dos alienados do pinguim … Já percebi o teu nome …

      3. Avatar de Peter Oliveira
        Peter Oliveira

        €€€€€€€€€
        não é uma boa razão?

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Boa.

    Podiam fazer com o server 2012.
    Agora podiam fazer um tutorial para criar um servidor de e-mail, ficheiros, etc 🙂

  14. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Onde está o link para download do server 2008? Ah mas vocês só usam em inglês não vale a pena.

  15. Avatar de pdeus
    pdeus

    Vários documentos relacionados com este tema
    http://www.andersonpatricio.org/exchange-server/

  16. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Belo tutorial. Penso que, poderia ter sído feito no 2008 R2, ao invés do 2008, que ainda é do tempo do Vista.

    1. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      Os procedimentos são iguais. Ainda não percebi qual o problema de utilizar o 2008!!!

      No 2012 a mecânica é igual. Portanto, explicar no 2008 ou noutra versão qualquer posterior vai dar ao mesmo.

  17. Avatar de JS
    JS

    Bom, bom, era o Win2k3 🙂
    Agora os SO’s vêm cheios de mariquices…

    Seguindo a sequencia lógica:
    DHCP server
    IIS
    Print Server
    Criar utilizadores e respectivas permissões.
    Scripts de inicio e fim de sessão (extra GP’s)
    “acoplar” um samba server/NAS com acessos restritos pelos utilizadores do AD.
    Incluir 1 servidor ou 2 com Terminal Server que permita ligações de ThinClients
    Replicação para outro servidor
    Balanceamento de carga (NLB)
    Encaminhamentos e acessos remotos (VPN)
    etc….
    no final, virtualizar tudo (excepto o NAS) 🙂

  18. Avatar de Rafael Lanita
    Rafael Lanita

    Viva.
    Não percebo nada desta matéria, mas há algum tempo que queria experimentar e eis que surge este tutorial.
    Em vez de uma máquina virtual, instalei numa máquina standalone que aqui tenho para o efeito.
    2008 Server já instalado, e AD Services também, no entanto agora não me deixa passar do passo 7 para o 8 sem a configuração correcta do TCP/IP.
    Como faço isso?

    Instalei a versão R2, terá alguma coisa a ver?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Configura um endereço IP estático.

  19. Avatar de david
    david

    Artigos como estes é que me fazem vir ao pplware todos os dias, quanto aos serviços parece-me bem como referiram Active Directoy, DNS, DHCP 🙂
    Continuem o bom trabalho!

  20. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boa noite,

    estou para ter a meu cargo a gestão de aprox. 10 servidores (2003, 2008R2 e 2012) e gostaria de migrar tudo para 2012.
    Na v/ opinião qual a melhor estratégia e que documentação/website me recomendam para não ter muitas dores de cabeça?

    As máquinas não estão todas na mesma rede/empresa mas gostaria de ligar as várias LAN que têm gamas de IP distintas e também não tenho nada complexo… tirando algumas BD’s em SQL.

    No fundo gostaria que me recomendassem alguns bons websites sobre a matéria.

    Obrigado e bom FDS.

    1. Avatar de Peter Oliveira
      Peter Oliveira

      Informa-te sobre virtualização. Conhece o VMware, por exemplo. Podes ter esses servidores todos numa só máquina.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Obrigado Peter. Por acaso uso mas ainda não muito aprofundadamente.
        Queria essencialmente migrar de 2003 para 2012 dos dois servidores (controlador de domínio e base de dados)…

  21. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Pedro, excelente tutorial! Continua! Obrigado PPLWARE!

    Cumps

    1. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      seria possivel um tutorial para o utilitário de Cópia de Segurança. acho “basico de mais e complicado” a configuração.

      cumps

  22. Avatar de João Paulo Silva
    João Paulo Silva

    Outros temas: GPO

  23. Avatar de Ubiratan
    Ubiratan

    Bem como aqui parece estar infestado e feras no assunto, o que posso dizer é que para mim a explicação foi de total utilidade, visto que estou entrando nesse mundo.

    meus agradecimentos pela ajuda na instalação, continuo a pesquisar

  24. Avatar de Márcio
    Márcio

    Será que podiam fazer um toturial de como usar o windows server para fazer servidor de rede? Em vez de alojar o meu jogo em um servidor dedicado pago, poderia usar o meu pc velho para o fazer, se fosse possivel

  25. Avatar de Davi
    Davi

    valeu mesmo, eu estava enferrujado a muito tempo o ultimo servidor que fiz foi win serv. 2003 e fiquei parado este tempo agora to começando novamente depois de muito anos, valeu o artigo

  26. Avatar de Geralsino
    Geralsino

    Parabens muito bom mesmo