Windows Lite: Será esta a próxima proposta da Microsoft para combater o Chrome OS?

38 Comentários

A Microsoft tem no Windows 10 o centro de todas as suas propostas em termos de sistemas operativos. Muito para além da proposta para os computadores pessoais, levou também este sistema à XBox e até aos dispositivos móveis.

Mas a empresa parece querer oferecer ainda mais e começam a surgir dados que mostram que há mais uma proposta a caminho. O Windows Lite pode vir a ser uma realidade e estará para chegar em breve.

Windows Lite Microsoft ChromeOS proposta Windows 10

Ainda não existe muita informação concreta, mas tudo aponta para que a Microsoft se prepare para dar a conhecer em breve uma nova versão do Windows. Designada como Windows Lite, esta deverá ser criada para competir de forma direta com o ChromeOS.

Por agora o Windows Lite ainda só surge em algumas zonas de código do Windows, mas é já uma presença constante, mostrando que estará para muito breve a sua chegada, provavelmente num novo dispositivo, como o Centaurus.

https://twitter.com/teroalhonen/status/1064987306464108548

A ideia base do Windows Lite é oferecer uma alternativa muito mais leve e reduzida do Windows 10. Será uma alternativa ao que o Windows 10 S é atualmente, mas sem toda a componente de serviços desnecessários.

Depois das experiências feitas com o Windows 10 S, esta versão irá focar-se ainda mais na simplicidade, correndo apenas PWA (Progressive Web Apps) e apps UWP (Universal Windows Platform). Desta forma o Windows Lite terá apenas acesso à loja da Microsoft e será focado em apps para educação, uma área onde o Chrome OS vem conquistando o seu espaço.

Ainda não existe a certeza da escolha do nome Windows Lite, podendo este ser apenas um código interno da Microsoft, mas a verdade é que a empresa deverá adotar uma designação única para diferençar esta nova versão do Windows 10 e de tudo o que representa.

Ainda não existe qualquer data prevista para a chegada do Windows Lite, mas o mais provável é que seja apresentado na Build 2019, a conferência anual dos programadores da Microsoft, onde a empresa por norma dá a conhecer as novidades relativas aos seus sistemas operativos.

Centaurus: estará a caminho um dispositivo dobrável com Windows 10?

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    É muito fácil criar qualquer versão do Windows em forma “Lite” com apenas 1 programa: Winreducer.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Fogo, nao sei como escapou à MS sugerir que cada fabricante e privado usásse esse programa em vez de gastar milhoes em recursos para fazerem eles uma versao adaptada… LOL

    2. Avatar de William
      William

      Esse programa de fato é bastante útil para modificação da iso do Windows, porém…
      Com a vinda do Windows 10, tal modificação tornou-se inútil, já que a cada nova release, aka “grande atualização do Windows 10” o sistema volta ao padrão original.

      Além do que, o Winreducer necessita de conhecimento, coisa que leigos não tem.

      Neste caso, tal programa só funciona para versões anteriores ao Windows 10. Como 8.1, 8 e 7.
      Para o Windows XP há o nLite como alternativa, mas ninguém com cérebro irá usar um sistema morto. Certo?

  2. Avatar de Mateus
    Mateus

    O que querem dizer é um Windows 10 mobile versão 2 mas talvez também para x86. Um W10 Light já o temos na Xbox. A MS está a tentar encontrar um hardware interessante para lançar um W10 dependente da loja já que o S nos PC só deu barraca

  3. Avatar de Mikael Korinski
    Mikael Korinski

    O windows 10 mobile ainda domina o mercado empresarial e em breve dominara o resto. Nao troco o meu lumia 640 por nenhum samsung ou outro

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso é uma piada certo?

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Do que eu sinto falta é de tablets windows a preços relativamente acessiveis. O surface go, para a performance que tem, parece-me demasiado caro e não me fio dessas marcas chinesas estranhas.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Como “todos” os produtos da linha Surface… estará a MS a aprender com alguém?

      1. Avatar de William
        William

        Apple feelings.
        Can’t lie.

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      Fora do mercado nacional tens muita opção (Espanha por exemplo) e essas marcas chinesas não são más. Por 150-200€ tens essas marcas com Atom X5 ou algo Celeron/ Pentium. A partir daí só vale a pena o Surface Go.

      Eu tenho o Surface Go (4 GB RAM, 64GB eMMC) e é suave como manteiga para Office, Web, edição de imagem e vídeo caseira e jogos Light. De facto tenho adicionalmente (para uso da família) um portátil i5-8250, gráfica Nvidia e um desktop para trabalho pesado (i7, 16 GB RAM, gráfica Nvidia) e no final uso 90-95% do tempo o Surface Go com zero limitações. Comprei um hub usbc com hdmi e usb 3 por 17€ na black friday.

      Mas cada um tem as suas necessidades…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        O mercado português para mim nem é opção porque não vivo no país. O que queres dizer quando dizes” espanha por exemplo”? referes-te a lojas em concreto?

        Relativamente aos chineses, é verdade que pelo que se paga oferecem muito mas conheço 3 pessoas com dispositivos desses que têm algumas queixas que me deixam com opé atrás. Estaria disposto a assumir o risco se fosse para ver o mail pessoal, noticias etc. mas como é para trabalho, não.

        Quanto ao surface go, 600€ (necessito o teclado) parece-me exagerado para o que oferece e cheira-me que, do ponto de vista tecnologico, vai ficar obsoleto antes de que seja amortizado.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Obsoleto? LOL
          Faz como eu, espera por campanhas e compras a versão 8GB pelo preço do de 4GB.

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            Pois, o obsoleto tem a ver com o preco…

            PS: comprei o meu (4GB RAM, 64 GB) por 419€ (fora do país) com teclado + protetor de ecra + capa de pele sintética específica para Surface Go.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Obsoleto mas por questões de OS, tal como aconteceu com o RT.
            E isso vai ser para quando? essas campanhas? 2037?

          3. Avatar de Joao
            Joao

            @Mateus Pinto, exactamente! É uma questão de contas…
            Onde compraste por esse preço? USA?

          4. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            @João
            Sabes que, ao contrário do Windows RT, o Surface Go corre uma versão completa do Windows 10, certo?
            Se está obsoleto devido ao sistema operativo, o que dizer dos milhões de PCs que correm o mesmo Windows 10 por esse mundo fora….

          5. Avatar de Cortano
            Cortano

            @João: Comprei o meu Surface Go 8GB por menos de 500€ (só o tablet, teclado + pen foram mais ~200€).

            Sistema operativo?!?! Sabes do que estás a falar?! O SO que vem é o Windows 10 Mode S, mas podes converter facilmente em Windows 10 Home (de borla).

          6. Avatar de Joao
            Joao

            Eu sei perfeitamente que o GO corre uma versão “normal” do Windows, ao contrário do RT. Também sei que o CPU e 4GB de RAM são muito limitados para o Windows 10 e mais cedo que tarde, haverá alguma actualização que torne o surface tão lento que se tornará…obsoleto. E o risco de isso acontecer antes de amortizar os 600€ de investimento é relativamente grande e por isso estou reticente em relação à compra. Se voces não fazem contas à vida, problema o vosso. Eu aço.
            @Cortano, onde compraste a esse preço?

          7. Avatar de Cortano
            Cortano

            @João: Rádio Popular em finais de Outubro

      2. Avatar de Mateus
        Mateus

        João, não esperas que por 200€ os modelos chineses te ofereçam garantia e qualidade de topo… Mas para trabalho leve, Office e web chegam perfeitamente.
        O Surface Go obsoleto? LOL o cpu é baseado na arquitectura Core e o eMMC 2-3x mais rápido que as eMMC standard ou hdd mais rápidos. O GPU reproduz 4K HEVC sem suar e sendo que o ecrã é muito bom, e 4 GB RAM chegam e sobram para o que é suposto fazer no formato, não vejo nada que o possa tornar obsoleto. Mesmo PC com 5 anos muito mais fracos, se metes um SSD eles “voam ” em Office, Web, multimédia e CAD ligeiro.

        Para mim o Surface Go é um tablet excelente e leve para o sofá assim como ótimo para trabalhar no café ou comboio/ avião. A bateria a ver filmes netflix offline, Office, pdf, Web tem -me durado umas 7-9h

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Claro que não espero que por 200€ tenha qualidade de topo. Por isso disse que para mim não era alternativa, tal como sugeriste. E além da quelidade de topo, há questões que para mim são funcamentais. Por exemplo, relata-se que em varios modelos, executando tarefas mais “pesadas”, o dispositivo gasta mais energia do que aquela que é suministrada, ou seja, mesmo com o tablet ligado a corrente, acabas por ficar sem bateria e relativamente rapido.
          Tal como disse ao Cortano, obsoleto por questões de OS, não de HW, tal como aconteceu com o RT.
          Eu não digo que não seja uma boa máquina, antes pelo contrário. Parece-me um producto muito interessante. Mas que não vale os 600€ que custa, só isso.
          Acabaste por não me dizer que opções eram essas em espanha e de que alternativas falavas.
          Que versão do windows usas? Normal ou S? Com os 4GB corre fluido? É que pelas reviews que tenho visto, os 4GB são bastante curtos.

      3. Avatar de William
        William

        Ah, sério que ai na Europa ainda existem máquinas a serem vendidas a preço d’ouro com Celeron, Pentium e Atom?
        E eu pensando que a Europa fosse evoluída, talvez o Japão e Coreia não me desapontem.

  5. Avatar de Ricardo Sebastião
    Ricardo Sebastião

    Mais um windows RT?

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Proposta da Microsoft para combater o quê? Uma coisa que praticamente não existe?

  7. Avatar de eu
    eu

    Não aprendem.
    Win RT, Win 10 S e agora Win Lite.
    A mesma estratégia e o mesmo resultado.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Pelos vistos tu é que não aprendes e nem percebes que o Windows S não tem nada a ver com o RT.

    2. Avatar de William
      William

      Capaz deste Windows Lite de Lite não ter nada a não ser o nome, provavelmente será uma versão capada, mas não em “alto nível” apenas para rodar nestes surfaces de quinta.

  8. Avatar de Marcos
    Marcos

    Me fez lembrar do Windows XP Starter Edition, pelo jeito vai ser tão ruim quanto.

  9. Avatar de CRISTIANO MATA QUINTELA DA SILVA
    CRISTIANO MATA QUINTELA DA SILVA

    Windows CE 2019

  10. Avatar de Cortano
    Cortano

    O Windows 10 é modular. Isto será mais uma variante.

  11. Avatar de Mateus
    Mateus

    quem trabalha com windows eles podem tentar o que quiserem mas o pessoal prefere sempre as versões home ou pro, do que versões como 10s ou esta que está para sair mais despida pois não há grande interesse nestas versões…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sabes ao menos que a MS pensa em primeiro lugar no mercado empresarial?

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        por isso mesmo eu ter dito o que disse… não estava a pensar no mercado domestico…;)

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Como não estavas?! Então falas na versão Home!!! 😉

  12. Avatar de informado
    informado

    Incrível a forma como a Microsoft copia os outros. No Linux já há versões lite de muitas distros. Vou dar um exemplo…. Linux Ubuntu. Há uma distro lite chamada de Lubuntu que é uma versão Lite do Ubuntu. Mas o Lubuntu já existe há muitos anos. O Linux Mint tem a versão XFCE. O Linux Zorin tem o Zorin Lite… etccc Mas isto já existe há muito tempoooooo.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Incrível como perdeste uma boa oportunidade para estares calado.
      É que no Windows o que não faltam são versões diferentes para todo o gosto e feitio – ainda para mais agora que o W10 é modular.

      1. Avatar de informado
        informado

        Está visto que você nunca usou Linux.