Windows Hello: wearables também vão desbloquear o Windows 10

10 Comentários

O Windows 10 trouxe muito mais segurança para os utilizadores e para os seus dados. Este não se limitou às normais medidas de protecção do sistema operativo e foi levado mais longe, à própria identificação dos utilizadores.

Se por agora o Windows Hello apenas pode usar dados que sejam facultados ao PC, directamente, prepara-se em breve para poder usar outros dispositivos externos e que façam o reconhecimento de quem quer aceder às máquinas.

Windows Hello

Quando anunciou o Windows Hello, a Microsoft quis que os utilizadores abandonassem os métodos tradicionais de autenticação, passando a fazer uso das suas credenciais biométricas para serem identificados perante o Windows.

Esta forma de autenticação é ainda limitada a algum hardware específico, mas muito em breve será aberta a outros fabricantes e até, segundo foi anunciado na Computex, a qualquer dispositivo wearable que consiga identificar o seu utilizador.

Na sessão de apresentação desta novidade, foi usada uma Microsoft Band para mostrar o futuro do Hello e a forma como pode ser usado. A Microsoft quer que outros fabricantes passem a adoptar esta sua framework e que a integrem os seus próprios dispositivos.

Windows Hello Wearable

É importante notar que todos esses dispositivos externos terão de ter a capacidade de ler impressões digitais do utilizador ou realizar outro método de autenticação biométrico seguro.

Mas para além de autenticar o utilizador perante o Windows, será ainda dada a possibilidade de integrar esta autenticação com o Windows Passport, dando acesso à autenticação em sites web, via Edge, ou na própria loja de aplicações do Windows, no momento da confirmação de uma compra.

Não há ainda datas para a disponibilização desta novidade, mas o mais certo é que ela surja com a actualização de Aniversário do Windows 10, que é esperada para os próximos meses.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rudua
    Rudua

    Of topic
    Novo messenger disponível para mobile.
    Só têm que mudar a região para Hungria para poderem fazer o download
    http://clkde.tradedoubler.com/click?p=263915&a=2775081&g=0&url=https://www.microsoft.com/store/apps/app/9nblggh2t5jk

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa… obrigado pela partilha.

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        De nada. estamos cá para isso

  2. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Cá está uma boa feature. Era bem vindo noutros Sistemas operativos.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Era bom era que funcionasse em portugal, nos sistemas em português, e para todos. Era bom que a cortana funcionasse também… Os tugas sempre de parte!

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      são uma minoria, por isso faz sentido focar recursos noutras linguas/paises

    2. Avatar de Gentleman
      Gentleman

      Já podes usar a cortana em portugues do brasil, mesmo com a região como portugal, no insider preview.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        É o que eu faço e vai dando.

  4. Avatar de DP
    DP

    Isso vai funcionar com qualquer wearable?
    Por exemplo um apple watch terá essa função?

    1. Avatar de Vítor M.

      Se a Microsoft entender que vale ao esforço… facilmente poderá criar para AW.