Windows Hello pode ser enganado por uma fotografia impressa

11 Comentários

Os sistemas de reconhecimento facial estão cada vez mais presentes e cada vez mais confiamos neles para protegerem o acesso aos nossos dispositivos.

Estes sistemas, em que confiamos quase cegamente, estão a provar que são também vulneráveis e que podem ser contornados de forma fácil. O mais recente a cair nas mãos dos investigadores de segurança foi o Hello da Microsoft.

Windows Hello

Já quase todos os sistemas operativos dão aos utilizadores a possibilidade de usarem sistemas de reconhecimento facial para acesso a zonas seguras, efetuar pagamentos ou, simplesmente, desbloquear o acesso aos sistemas operativos.

Depois de vários casos conhecidos de quebras na segurança destes sistemas, surgiu agora mais uma falha, associada ao Windows 10 e ao seu sistema de reconhecimento facial Hello. Especialistas de segurança da empresa SySS descobriram uma falha que permite desbloquear este sistema com uma fotografia de infravermelhos do utilizador. O curioso é que em versões mais antigas do Windows 10 esta falha é ainda mais simples de explorar.

Para além das diferentes versões do Windows 10 testadas, a equipa da SySS avaliou também uma série de computadores onde este sistema está disponível, tendo a falha sido descoberta no Surface da Microsoft e noutros equipamentos, como o Dell Latitude.

Não sendo uma falha simples de explorar, ela é bem real e pode ser usada em cenários reais, para acesso não autorizado a máquinas e computadores. Em sistemas mais antigos, a qualidade necessária para as fotografias a usar para explorar essa falha diminui.

As recomendações destes especialistas são apenas três. A primeira é que todos os sistemas sejam atualizados para a versão Fall Creators Update do Windows 10, onde o Hello é mais robusto e requer uma precisão muito maior para funcionar.

A segunda recomendação vai no sentido de que este sistema biométrico seja recalibrado em máquinas que o usem, sendo para isso recolhidas novas imagens do utilizador. Por último, é também aconselhado que seja ativado o sistema anti-spoofing do Hello, que pode ser encontrado nas versões mais recentes.

A Microsoft ainda não se pronunciou, apesar de ter já sido notificada pelo SySS para este problema. No entanto, e dado que a Fall Creators Update parece ser menos vulnerável, deverá ter já endereçado este problema.

Depois do sistema de reconhecimento facial da Samsung ter sido quebrado com uma foto e o próprio Face ID ter tido problemas com gémeos e outras pessoas, é agora a vez do Windows 10 ser a vítima e apresentar vulnerabilidades graves de segurança. Este era um sistema apresentado como sendo seguro e que terá servido de exemplo a outros, para mostrar a sua robustez, que agora cai por terra.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iPhoneGuy
    iPhoneGuy

    Para quem dizia que este sistema era mais eficaz que o face id da apple xD

    1. Avatar de ZeTolas
      ZeTolas

      Continua a ser…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Claramente.

    2. Avatar de José
      José

      Tem em conta o seguinte:

      – 3 anos depois quebram este sistema;
      – só é eficaz em versões antigas do SO tendo sido já corrigido (ainda há pouco tempo o High Sierra tinha o root aberto, tendo sido já corrigido também);
      – A foto não é uma simples e mera impressão como acontecia com o sistema da Samsung por exemplo.

      Posto isto, parece-me não haver muitos motivos de festa.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      O sistema que se dizia (e podes continuar a dizer), é o IRIS SCAN que não é o que estamos a falar neste artigo.
      Windows Hello tem 3 sistemas diferentes: Face ID (presente nos Surface e outras marcas), Iris Scan (acho que apenas presente nos Lumia e no HP Elite x3), Impressões Digitais (Surface e outras marcas).

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Estás a confundir o reconhecimento de íris com o reconhecimento facial. Era precisamente o primeiro que as pessoas referiam como sendo superior ao da Apple.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não. As pessoas haters referem que tudo é melhor que a Apple.

        1. Avatar de galo
          galo

          E os fanboys referem que tudo da Apple é o melhor, desculpabizando mesmo falhas e erros XD

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            De acordo. Mas há muitos mais haters que fanboys na verdade. E malta que não quer compreender quando alguém tenta explicar qualquer oisa.

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Fogo ninguem chega a conclusão quevé tudo a mesma coisa uns mais outros menos, agora sistema melhor e infalivel. Ainda havemos de la chegar

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Isso é impossível nunca te disseram que os ladrões estão sempre à frente, até podes criar um sistema que te identifique pelo ADN depois eles criam o teu ADN artificial e depois correções para fortificar etc…