Windows: acabaram as descargas não autorizadas de atualizações

31 Comentários

A chegada do Windows 10 trouxe muitas mudanças na filosofia da Microsoft em várias áreas. Depois de problemas de privacidade e de tentativas sucessivas de atualizações em sistemas mais antigos, tudo se acabou por esclarecer e o Windows 10 é hoje um sucesso.

Mas os problemas passados parecem estar a voltar à Microsoft, que se viu com questões legais de utilizadores que não ficaram agradados com esta imposição. Para a resolver, a Microsoft comprometeu-se a acabar com as descargas não autorizadas de atualizações.

Microsoft Windows

Este caso tem já vários meses e resulta de uma queixa de um grupo de defesa dos consumidores alemães sobre a forma como a Microsoft impôs a atualização do Windows 7 e 8.1 para o 10.

Como é conhecido, a Microsoft usou várias táticas para tentar forçar esta atualização, mesmo que gratuita. Isto não agradou a muitos utilizadores, que se viram obrigados por um lado a descarregar vários GB de dados que não iam usar e por outro a terem a atualização quase forçada.

Microsoft Windows

Depois de sofrer duas derrotas nos tribunais em Munique, e antes que a terceira decisão surgisse, provavelmente novamente contrária À Microsoft, a empresa assumiu um compromisso importante.

Microsoft will not download install files for new operating systems to a user system’s hard disk without a user’s consent.

Esta declaração garante que de futuro tudo será mais controlado pelos utilizadores e que na Microsoft irá tomar medidas para evitar estas atualizações, pelo menos no território alemão.

Microsoft Windows

Mas tudo ficou agora resolvido, com a Microsoft a garantir que irá respeitar os utilizadores. Para o grupo de defesa dos consumidores alemães, esta decisão só peca por tardia, mas entende que é uma vitória para os queixosos e não só.

We would have wished for an earlier introduction, but the levy is a success for more consumer rights in the digital world.

Não se sabe ainda se a empresa irá alargar esta decisão a todos os utilizadores ou a outros países europeus, mas a nova política será bem recebida por todos, em especial aqueles que sempre se mostraram contra a atualização forçada.

Fonte

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Se fosse para descarregar TB’s de pornografia…nao se queixavam…mas como era uma atualização para o sistema operativo….

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Caro Rui, eu gostava mais do Windows 8.1 mas sou obrigado a usar o Windows 10 …. porque sem o meu consentimento, mas tarde ou mais cedo o sistema acabou por actualizar para a ultima versão (a 10) …. compreendeu o fundo da questão ???

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      1 vezes as outras todas que vuersm depois e ainda vem ou tu tambem consegues nao instalar as grandes updates do wind 10. Porque em máquinas antigas ligadas a Net muita malta voltou para xp e win 7 esra ultima update la se vai os 4 gigas de ram de muita malta. A porno sempre sao aulas de educação sexual aprende se muitas posição

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se eu quisesse descareegar 1TB 2 ou 3 de pornografia é problema meu, ja as actualizacoes q n desejo estao-me a impo-las. Eu se comprei o meu pc paguei a licenca do windows e pago a net a minha operadora sou livre de ver pornografia se assim entender e d n fazer as actualizacoes

      1. Avatar de NS
        NS

        Nunca leu a EULA do Windows 10 pois não Pedro? Leia lá este paragrafo:

        Updates. The software periodically checks for system and app updates, and downloads and installs them for you. You may obtain updates only from Microsoft or authorized sources, and Microsoft may need to update your system to provide you with those updates. By accepting this agreement, you agree to receive these types of automatic updates without any additional notice.

        Depois aproveite para ler a EULA na integra. O software é-lhe licenciado para seu uso, não lhe é vendido para fazer o que entender dele.

        https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/Retail/Windows/10/UseTerms_Retail_Windows_10_English.htm

        Isto é um detalhe daquilo que todos os utilizadores deveriam fazer antes de utilizar este ou qualquer outro software….

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Caro onde diz q precisamos de verificar e instaar software por si, nao diz na quantidade e hora q bem q me apetecer. Claro q ha uma serie de opcoes q pode alterar como as horas dr actividade mas bem sabem q 90% das pessoas nem sabe o q isso é. So tinham de perguntar se queremos actualizar agora ou mais tarde tao simples qto isso. E se pago a licenca do skftware é sim para fazer dele o q me apetecer, paguei-o, comprei-o é meu faco o q quiser, obviamente respeitando a lei do nosso país. E se me apetecer portanto usa-lo para ver pornografia inves de actualiza-lo pq nao? Agora eu compro um carro onde esta escrito q sou proibido de usa-lo sem manutencao ate ele cair de podre?? É meu, n sigo a recomendacao da marca qdo cair de podre problema meu donheiro meu

          1. Avatar de NS
            NS

            Gosto de especialistas especializados em especialidades como você. Se não concorda com as politicas da EULA, só tem que remover o sistema operativo e pedir o estorno do valor equivalente ao mesmo.

            Se quiser usar o sistema operativo desatualizado, claro que pode fazê-lo, longe de mim querer convencê-lo do contrario. Até porque se me acabaram as pipocas e sem elas isto não tem piada.

          2. Avatar de Vitor Correia
            Vitor Correia

            Calma lá… Não é bem para fazer o quer é bem lhe apetecer, porque o software que licenciou para seu uso pertence legalmente sempre à detentora dele, neste caso a Microsoft. Você apenas fica autorizado a usar o mesmo, sempre legalmente obrigado a respeitar os termos impostos pela detentora dos direitos do software. Software não é o mesmo que um carro, apesar de que até aí você, numa situação legal de conflito, vai perceber que o fabricante se protege contra utilização menos correcta do produto…

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Posso fazer o q quero sim. Paguei-o é meu. Respeitando obviamente a lei, nao vou usa-lo para pirataria etc. E o EULA q tanto defende, sim so concorda quem quer obviamente, a questao q vos esta a custar compreender é q noEULA nao diz, nos microsoft enviamos updates a hora q queremos, do tamanho q queremos nao nos preocupamos se paga dados a operadora, recebe cala-se ou nao usa aceita?? Nao diz nada disso. Portanto é obvio q sim os updates tem q ser feitos, sim eu ate punha no EULA se nao os fizer o so deixa de funcionar, para n andar gente com so desactualizado a dizer q ele nao presta. A questao aqui nao sao os updates, é o como eles sao feitos. Tinha q avisar tem x gb de dados paea actualizar pode demorar varios minutos, agora ou mais tarde? Tem ate x dia para os fazer ou o seu so deixara de funcionar. Sera assim tao dificil perceber q a questao é essa?

          4. Avatar de Regedit
            Regedit

            Pedro, eu sei que os banhos de realidade custa na maioria das vezes a aceitar. Se é frequentador assíduo deste espaço e com tanta informação publicada (boa ou má) sobre a Microsoft, já era altura de ter aprendido alguma coisa.

            Por norma, não vendo nem tenho impingir nada a ninguém, muito menos a utilizadores que acham complicado aquilo que na realidade não o é. Como o Pedro Simões referiu um dia destes por aqui, já o ensinaram a pescar, agora cabe a si escolher o que pescar.

            Como tenho mais que fazer, nomeadamente aprender tudo o que há para se saber sobre o Windows 10, vou deixa-lo descansado na sua vida onde aparentemente as regras dos comuns dos mortais a si não se aplicam! 😉

  2. Avatar de MythosPT
    MythosPT

    offtopic: MEO não atende chamadas, para cancelar o serviço.. ontem cheguei a estar 5h e 36m em linha até que desliguei porque já estava cheio de ouvir a Rihanna… mais alguém????

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      E eu ontem lanchei ganda merenda de queijo e fiambre e um cafezinho.

      1. Avatar de Tavares
      2. Avatar de Fred
        Fred

        ROLF! Ganhaste

    2. Avatar de Catarino
      Catarino

      Gabo-te a paciência por estares 5h36m em linha 😀
      Porque não passas por uma loja MEO?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Aconteceu-me parecido, fui a uma loja meo pedir o cancelamento dos serviços, reencaminharam uma chamada para o telemóvel e tive 1hora e 22 minutos a ouvir música e mais 50 minutos de lavagem cerebral, foi uma experiência horrível! Mas 5 horas vai lá vai!

    4. Avatar de Fabio
      Fabio

      Viste também pela aquela autoestradas a semear ervilhas ?

    5. Avatar de VC
      VC

      Perfeitamente normal. Os recursos de atendimento não estão preparados para este pico de milhares de chamadas, logo o tempo de espera ser muito superior… mas mesmo assim até é rapido… ainda me lembro das swap de cartões dos operadores com mais de 800 clientes em fila de espera todo o dia 🙂

    6. Avatar de Torres
      Torres

      Aconteceu-me o mesmo! o pior é que disco estava riscado e cá uma seca que acabei por desligar. Depois pecebi que era estratégia da MEU para o pessoal não aguentar…

    7. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não atendem porque andam a “enganar” os clientes a cobrar facturas duplicadas a milhares de pessoas, as linhas estão entupidas com reclamações.

  3. Avatar de NS
    NS

    Esta noticia como tantas outras vale o que vale sem um comunicado oficial da Microsoft .

    Ainda assim, não me parece muito lógico expandir esta decisão para fora da Europa se não existirem casos semelhantes a este. Esta alteração pode ser feita para este mercado especifico à semelhança do que foi feito com as interdições do Media Player (Europa e Coreia) e que deram origem às versões N do Windows.

  4. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Pois sim, hoje chego a casa e dou de caras com o Google Earth Pro.

    Nem pedi tal coisa…

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    É isso e as actualizações mensais do windows 10, gostava do 7 porque premitia escolher que actualizações quisesse e quando as fazer, no 10 tem de se fazer manhice pra impedir as actualizações, é a unica coisa que detesto no 10.

    1. Avatar de NS
      NS

      De certo que sabe que o Windows 10 e o WaaS veio mudar a forma como são disponibilizadas as atualizações. Estas alterações foram feitas com o objetivo de manter o sistema operativo o mais atual possível em termos de novas funcionalidades e também dentro dos padrões desejados de segurança.

      Uma atualização cumulativa mensal ou 2 dependendo de alguns fatores, não será demasiado nem em termos de tamanho (Aqui entra o UUP ou os Delta Updates) nem em termos de tempo de instalação, logo 15/20 minutos (entre downlevel phase e Safe OS)para instalar uma atualização mensal parece-me ajustado tendo em conta as vantagens da mesma (aqui logicamente deixo espaço para criticar as atualizações que causas problemas.) quer a nível de performance, quer a nível de segurança.

      Relativamente às “manhices” para impedir as atualizações (subentendo de forma permanente através na inativação do Serviço do Windows Update), só as terá que fazer quem efetivamente não conhece o Windows 10 a fundo. Pode selecionar o tipo de Branch para o qual quer receber as atualizações (o que lhe confere um adiamento de 4 meses entre CB e CBB), existe opções que permitem deferir as atualizações semi-anuais até 365 dias e as atualizações cumulativas até 30 dias. Por isso, dizer que só o Windows 7 é que permitia gerir as atualizações não é inteiramente verdade.

      Depois e para terminar, tem ainda a possibilidade de definir as horas de atividade em que o Windows Update não deverá fazer download nem instalar atualizações, pode adiar o restart e escolher a hora mais conveniente para a instalação, etc.

      Posto isto, dizer que o Windows Update é uma grande chatice para os utilizadores (assim como a telemetria) é a mesma coisa que dizer que é melhor tirar as caixas negras a um Avião porque só assim este voará mais rápido.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        experimenta ter um portatil com disco emmc de 32Gb depois vem falar comigo……
        porque de resto estás certo desde que tenhas espaço

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Claro que os alemães ficaram desagradados…
    Como é que eles iriam piratear o Windows, se ele agora era oferecido!?
    Se até, utilizadores que tinham versões piratas, tiveram a possibilidade de passar para uma versão oficial do Win10… Isso não cabe na cabeça de ninguém… Um SO gratuito? Então, como é que os alemães iriam piratear?

    Se o Win10 não tivesse sido oferecido e fosse lançado como as outras versões, todos estavam satisfeitos, porque iriam continuar a instalar versões que apareciam nos sites de torrents.
    O mais incrível… é que apesar de tanta oferta, ainda há malta que prefere instalar o Win10 de uma versão “pirata”…

    1. Avatar de Carlitos
      Carlitos

      Estás a esquecer-te de todos os programas e até computadores que deixaram de funcionar no windows 10 e obrigaram os utilizadores a ter de reinstalar o windows 7 para poderem voltar a trabalhar.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Trabalho numa loja de informatica, e se o cliente comprar la um anti virus por apenas +10€ posso-lhe fazer a instalacao. Ainda hj assim foi. Entre tirar a versao antiga meter a nova registo etc demora sei la 15 minutos? vou para encerrar o pc da cliente aparece a mensar a preparar o windows aguarde! Isto pq aproveitou q o ligueo a net e descarregou updates. 45minutos de espera!!!!!!! Coitada da senhora eu fui fazendo o meu servico mas a cliente ficou la pendurada a espera!!! So mmo a microsoft

  8. Avatar de Salsichas com atum
    Salsichas com atum

    Pois… Bota la lançar uma atualizacao qualquer, meter o user a clicar numa caixazinha e voila, o utilizador ja deu autorizacao sem nem sequer o saber.
    Just a la microsoft

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Havendo uma atualização gratuita, em que aumenta os níveis de segurança, nao me parece errado. Apenas o modo como é feito devia ser um pouco mais transparente. Avisar de forma clara o que iria acontecer (implicações).
    E também mencionar as datas para o fim do suporte para o windows existente. Assim a pessoa menos informada, teria todos os dados ao seu dispor.

  10. Avatar de Vítor
    Vítor

    Mas vamos ter que receber uma atualização para n receber atualizações??