Windows 8.1 RT não vai conseguir correr Aplicações Universais

31 Comentários

O Windows RT nunca foi um sistema operativo que tivesse cativado os utilizadores, em grande parte devido à sua arquitectura e às aplicações que para ele existiam.

Baseado na arquitectura ARM acabou por deixar de fora muitas aplicações que necessitavam de ser reprogramadas. A chegada da próxima actualização vem agora trazer mais um balde de água fria para os ainda utilizadores do Windows RT. Este sistema não terá a capacidade de correr as Universal Apps.

surface_RT_univ_apps_1

Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft está a preparar uma nova actualização para o Windows RT. Depois deste ter ficado de fora na actualização do Windows 10, sabe-se que acabará por receber pequenas alterações que o vão aproximar deste, mas apenas a nível de cosmética.

Com a chegada do Menu Iniciar do Windows 10 e de alterações no ecrã de bloqueio, o Windows RT terá uma imagem parecida com o Windows 10, mas não mais do que isso.

Algo que se especulou também foi da possibilidade deste Update 3 trazer algumas mudanças nas aplicações que podem ser executadas dentro do Windows RT.

A chegada das Universal Apps, aplicações que podem correr em qualquer uma das plataformas onde o Windows 10 está presente, prometia que o Windows RT renascesse, uma vez que devem estar preparadas para correr em processadores ARM.

Surface (RT, Surface 2 and third-party ARM-based Windows PCs and tablets) only run apps built for RT and not Universal Windows Apps. There are lots of apps that work on RT, so they’ll be able to continue to enjoy apps, games, music and movie content

Mas a verdade é que foi confirmado pela Microsoft que esta não será uma realidade possível para o Windows RT, tal como foi agora anunciado pela própria Microsoft.

surface_RT_univ_apps_2

Este é mais um contratempo que surge agora no Windows RT, deixando de fora, e provavelmente de vez, os utilizadores que escolheram esta plataforma.

O caminho é o Windows 10 e a Microsoft tem tentado amenizar o futuro para quem tem ainda o Windows RT. Não o irá descontinuar de vez nem terminar o suporte existente, mas deixa-o entregue aos programadores que ainda quiserem desenvolver aplicações para ele, o que cada vez é mais raro acontecer.

A decisão da Microsoft em criar esta versão especial do Windows para ARM pareceu correcta na altura em que surgiu, mas a falta de desenvolvimentos e de acompanhamento acabaram por ditar o seu futuro.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Surface (RT, Surface 2 and third-party ARM-based Windows PCs and tablets) only run apps built for RT and not Universal Windows Apps.”

    A surpresa aqui, que não é surpresa nenhuma, já dura desde o anúncio, do Surface RT e do Windows RT é a Microsoft, propositadamente:

    – Primeiro confunde os utilizadores: “Isso do RT (arquitectura ARM) e Pro (arquitectura Intel, dos PCs) não há diferença, correm as mesmas aplicações” – induzindo à conclusão que não há diferenças significativas, a não ser no preço entre o Surface RT (e o Windows RT) e o Pro (PCs).

    – Mais tarde é que vem dizer – “Ah e tal, nunca dissemos isso, o Surface RT corre as aplicações para Windows RT, as outras não corre”.

    Desta vez é – “Pois, dissemos que as apps eram universais, mas afinal não são, perceberam mal” 😉

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      A MS nunca disse que o RT conseguia correr as mesmas aplicações desktop. O que disse é que corria as mesmas Modern Apps. E disse isso desde o início…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Procura pelos primeiros posts em que se falava do Surface RT e do Windows RT e vê nos comentários a confusão que por lá andava do tipo “é tudo a mesma coisa”, entre RT e Pro.

        A confusão foi criada – propositadamente – pela Microsoft, como forma de promover o Surface RT, que acabou por ser um flop gigantesco.

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Mostra-me um post da Microsoft onde alguém dessa empresa tenha dito que o RT alguma vez ia correr apps de desktop… Isto parece estes últimos posts e comentários sobre o Windows 10 e o ser gratuito por um ano, ou pago após um ano…

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            “Toshiba exec: Microsoft confused consumers over Windows 8, RT

            At a product launch in Sydney, Toshiba Australia managing director Mark Whittard launched a ground-assault against Microsoft’s marketing strategy, reports The Australian, claiming the software giant caused a “lot of confusion with Windows 8” with Intel-based machines and ARM-based machines. (…)
            He reportedly argued that customers who bought an ARM-based Surface tablet or Windows-powered tablet later discovered that they had to buy additional apps, because the software wasn’t supported or included.

            While he was speaking from his “personal view” that Microsoft “confused the market with a couple of different flavours” of the operating system, his words will still bounce back on Toshiba as the company he works for.

            http://www.zdnet.com/article/toshiba-exec-microsoft-confused-consumers-over-windows-8-rt/

            Procura que encontras muita gente a dizer o mesmo. Só um cego não vê que a confusão foi propositada.

          2. Avatar de JmanPT
            JmanPT

            Toshiba não é Microsoft. Pedi-te um link de alguém da Microsoft a escrever que o RT podia correr as mesmas aplicações desktop que um Windows “normal”… A Microsoft nunca disse que era igual. O Surface RT nunca foi uma alternativa a um PC. O Surface RT sempre foi posicionado pela Microsoft como alternativa ao iPad ou tablets Android (com a vantagem de no início poder executar diretamente o MS Office, coisa que os outros não tinham). E era uma alternativa válida…

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Como a confusão com a gratuidade do Windows 10? Eu entendi bem o que a MS queria dizer, mas ainda hoje há alminhas que se baralham todas à conta dos seus complicómetros de última geração. O WinRT foi a mesma coisa.

  2. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Ao preco que andam os tablet x86 baseados em Atom Quad Core que suportam a 100% o Windows 10, mais vale vender ou dar às criancas um RT e comprar um x86.

    Mesmo assim com um RT pode-se perfeitamente usar o Office, Web, Email, Facebook, twitter, muitos emuladores, e mais de 75% das coisas que as pessoas fazem diariamente. Daí que continua a ser um PC muito válido, mas claro, com as limitacöes conhecidas.

    1. Avatar de Concept
      Concept

      O surface RT foi feito para competir com o Android, e isso ele consegue fazer, praticamente tudo o que se faz num tablet Android pode-se fazer igualmente num RT, o problema é que a Microsoft esqueceu-se qual é o seu maior concorrente, que é o seu próprio Windows versão ”normal”

    2. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      Treta. Quando o Surface for um PC um iPad ou um tablet Android também é.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
        Benchmark do iPhone. 6

        … o Surface RT, entenda-se

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Um iPad näo suporta um rato em 99% das aplicacöes, e a impressäo/digitalizacäo é extremamente limitada, coisa que num RT é muito superior, e num Android também.

        O Android já existe em caixas de TV e mesmo em microPC, e porta-se muito bem. Eu por exemplo tenho uma Android BOX com um Quad Core e 2 GB RAM, um HDD 500 GB ligado e teclado/rato, e faco muuuuuita coisa como num PC Windows.

        De facto tens razäo, só o iOS é que näo pode entrar no grupo visto a sua nulidade para a questäo.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Exatamente. Por isso é que o Surface RT teve o sucesso de todos conhecido – não era um PC e era um mau tablet.

          Lá as brincadeiras que fazes com o Android Box diverte-te, mas não fazem dele um PC 😉

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            O RT näo teve sucesso porque o hardware era muito fraquinho, e principalmente o Win RT foi muito mal optimizado inicialmente. Se o RT tivesse saído logo com ecrä Full HD + Qualcomm 600 ou mesmo um da série 800 (que näo sei se na altura já havia), entäo *podia* ter sido algo diferente.

            De resto a aposta “Android Box” faz de certeza as delícias de muita gente como Media Center com o Kodi, e desenrasca bem como PC. Aliás, por 100 eurecos tens h265 por hardware numa box que consome quase nada. No campo do iOS nem Kodi com 4k, nem aceleracäo h265 por hardware, nem suporte rato/teclado. Daí que iOS de momento só para os miúdos…

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Tenho um Surface RT que veio substituir um Android e não me arrependo nada da troca.
            Não é um PC nem pretende ser, mas serve bem para o uso normal de ir ao FB, ao pplware, mails, etc.
            Tem a vantagem de se poder ligar um rato e teclado e com isto trabalhar no Office como se faz num PC.

  3. Avatar de marcotabuas
    marcotabuas

    Bem o meu estava já meio encostado e agora é desta que vai de vela.
    Tenho que pensar num tablet para perto do Natal.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se queres um tablet com conceito de tablet mesmo (e não tablet com conceito de PC o que é uma estupidez) espera pelo novo iPad, pelo Natal já deve haver cá.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        yap, gastar umas centenas de euros para brincadeiras é que é 🙂 que fazes com um iPad? Näo consegues trabalhar em condicoes, näo é um PC, e o único que tens é joguitos e umas apps engracadas 🙂

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ve os tablet-hibridos da Lenovo/Asus/HP/Microsoft (caro) com o Atom X7 ou Core M, arranjas muito bons produtos por um bom preco, e Windows 10 a correr a 100%. Eu tenho um Lenovo Miix 2 10″ (Atom Z3745, 2GB RAM, 128 GB eMMC + microSd 64 GB) e está a correrb 5 estrelas e bem rápido o Windows 10 sem limitacöes, e todos os sensores a funcionarem. Mais, funciona com o W10 muito melhor que com o W8.1 e um par de “pancadas” que tinha com o W8.1….desapareceram 🙂

    3. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Se não o queres podes oferecer-me… 🙂

  4. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Porque é que não matam este sistema de uma vez??? Consegue ser menos popular que o Vista, não vai deixar lembranças..

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Nao sei porque nao fazem upgrade pra versao ARM do Win10.

  6. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    As aplicações universais não funcionam no windows 10 mobile? Os telemóveis não são ARM?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Há que vender Surfaces novos, certo? Assim a MS tem win-win: mata o RT (muitos aplaudem e quem foi fiel ao RT fica lixado) e sobe o número das vendas ( quem tem RT vai procurar os novos Surfaces – esquecem-se é que muitos vão mudar para alternativas. Eu irei para um iPad quando o meu Surface 2 der o berro).

  7. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    Bem, longe vão os tempos que houve uns packs especiais para estudantes com o WinRT com capas a preços muito baixos. Na altura troquei o Android por um RT (há menos de 2 anos). Ter office onde precisava fazia muita diferença. O IE nele mostrava as paginas como deve de ser. O hardware é passivel, mas as apps sempre foram o problema. A estética nunca foi o problema, até arrisco a dizer que gostei. Mas se as apps do W10 são unificadas então também correm em ARM. Pelo que a questão é, porque raios não actualizam a loja. E as apps de origem. O Xbox music, por exemplo, é uma verdadeira dor de alma (e o WRT não tem WMP, sendo este o ponto de comparação). Provavelmente um híbrido será o próximo. A ver…

    1. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      PS. E sim está notícia é um verdadeiro balde de gelo atirado à cabeça

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Dei 500 euros por um toshiba que nem foi actualizado para a versão seguinte do Android…

    Não entendo porque se reclamam da Microsoft, eu com Android estou fulo.

    1. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      Android é aquela coisa, cada um pega no código e faz o que quer e raramente actualizam os dispositivos anteriores. É um problema da própria forma de como foi pensado… Geralmente para actualizar só por vias não oficiais…

      1. Avatar de Miaggy
        Miaggy

        A coisa é que as pessoas pensavam que a Microsoft não nos abandonaria tão cedo desta forma… Afinal de contas não estamos a falar de Android

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          A Microsoft não te abandonou. Tens suporte a esse device e ao SO que lá vem (primeiro 8.0 e depois 8.1) durante o ciclo de vida do mesmo. Vais continuar ter atualizações ao SO e hardware.