Fatura de manter o Windows 7! Governo Alemão pagará 800 mil euros em atualizações

32 Comentários

O fim do Windows 7 é uma realidade. Aconteceu na passada semana e veio determinar que não haverá mais atualizações ou correções de problemas para este sistema. Foi anunciado há muito tempo e as empresas tiveram tempo para se preparar.

Claro que este processo deixou algumas entidades de fora, que agora se vêm a braços com problemas graves. O mais recente exemplo veio da Alemanha, onde o governo vai ter de pagar 800 mil euros para garantir as atualizações deste sistema da Microsoft.

Windows 7 Alemão Microsoft atualizações preço

Um problema grave para o governo Alemão

Quando anunciou o fim do Windows 7, a Microsoft quis evitar alguns problemas que o terminar do Windows XP trouxe. Estes estavam principalmente nas empresas e no complicado processo de atualização das suas máquinas e sistemas.

Para garantir que estes não aconteciam, criou um programa em que as empresas podem aceder a suporte especializado e dedicado. Este garante a segurança necessária e o tempo para que a migração possa ser feita. Claro que tem um custo elevado e que agora vai começar a ser pago.

Windows 7 Alemão Microsoft atualizações preço

A culpa é do fim do Windows 7

Um caso que pode ser visto é o do governo Alemão. Aqui vão ser pagos mais de 800 mil euros à Microsoft só para garantir que no próximo ano o suporte é garantido. Este valor é calculado pelo preço unitário de cada uma das 30 mil máquinas que ainda estão nesta versão.

A Microsoft estabeleceu preços que vão desde os 25 dólares até aos 50 para manter estas atualizações de segurança. Este valor vai crescer a cada ano que passar e aumentar assim o custo real de manter este sistema. Claro que quanto maiores as empresas, maior será o valor a pagar à Microsoft.

Windows 7 Alemão Microsoft atualizações preço

A Microsoft estabeleceu cedo o preço

No caso do governo Alemão, muitas máquinas foram migradas já para o Windows 10. No entanto, há ainda um volume elevado de PCs que ficaram para trás. Um exemplo dado aponta para que dos 85 mil PCs existentes nos gabinetes governamentais, 20 mil estão ainda no Windows 7.

Esta era uma realidade que era já conhecida, mas não se sabia os valores que iam estar envolvidos. Começam agora a surgir as situações em que o atraso na migração tem um custo real elevado para as empresas e entidades privadas.

Termina hoje o suporte para o Windows 7! O que vai acontecer agora ao meu PC?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo Da Silva
    Rodrigo Da Silva

    So soube que o Win 7 iria parar de oferecer actualizacoes uns dias em antes enquanto para o Win XP soube meses em antes!

    1. Avatar de fc
      fc

      Parabéns, significa que passou a ter coisas mais importantes na vida. E isto não é qualquer ironia.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Foi o que senti quando passei de Android para iOS. e não é ironia nem fanboy

      2. Avatar de leodeniz
        leodeniz

        boa resposta

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        Boa… Exactamente, a vida tem coisas muito mais importantes… Isto de discutirem e chatearem-se porque este ou aquele quer usar o 7, o 10 ou o Linux, não tem qualquer fundamento.
        Eu mantenho o 7. Tenho mais que fazer e com que me preocupar do que com um simples SO…
        A vida é muito mais do que isto…

    2. Avatar de Feliciano Cunha
      Feliciano Cunha

      Oh Rodrigo, desculpe que lhe diga que deve andar num mundo virtual, porque há já 1 ano ou mais que a Microsoft vem anunciando o fim do suporte para o Win 7, eu migrei para o Win 10, logo no princípio e nao tenho tido problemas, logicamente que é necessário ter um computador, com mais capacidades

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Há pessoas que não se importam… Pessoas com algo mais importante na vida do que um mísero SO… E por isso, não dão importância… E eu acho muito bem…

  2. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Ha muitos interesses instalados na maioria das empresas. E tambem obviamente no que diz respeito as migracoes a maioria das dificuldades prende-se com as bases de dados. Nao consigo entender, alias ate consigo entender (os tais interesses instalados) porque os patroes nao tem uma visao empresarial a longo prazo e e descartam de uma vez por todas estes problemas. Ou preferem como alguns governos fazem estar a desembolsar dinheiro num buraco sem fundo. Porque ha mais de onde esse veio, e assim a mentalidade dos patroes. De certeza que com esse gasto tambem daria para pagar a programadores para fazerem softwares similares, Uma coisa que eu nao consigo entender no EULA da microsoft as pessoas tem de cumprir o que la esta nao e ? E no caso de problemas que a M$ cria as empresas, nao poderia haver uma forma de indemnizacao ? Sim porque o tempo que a vulnerabilidade existe as empresas ficam expostas. E a M$ nao tem a politica de resolver logo esses problemas como o linux faz.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    E o que acontece quando as pessoas andam “distraídas”. Há mais de um ano que a Microsoft vem a lembrar a toda a gente o fim do suporte para Windows 7…ao ponto de ser criticada por muitos porque consideravam esses avisos uma forma de intrusão. Com a agravante que (no caso dos particulares) terem tido a oportunidade de migrarem para o Windows 10 de forma gratuita…aguentem-se! Não tenho pena nenhuma…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Nem toda a gente poderia mudar do Windows 7 para o Windows 10, por exemplo o meu portátil anterior não podia ser actualizado porque um dos requisitos de hardware não era cumprido, e mesmo querendo não havia forma de o instalar… de outra forma o Windows 7 funciona perfeitamente.
      Por isso generalizações e pressuposição podem ser falsas, porque depende de caso a caso.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Que requisito é esse?

        1. Avatar de k
          k

          Talvez uma gráfica antiga. Temos um portátil na loja que funciona perfeitamente mas a gráfica dele (uma ATi) deixou de ser suportada por drivers. Até consigo instalar mas não existem drivers para o 10. Oficiais, pelo menos, porque depois apareceram uns manhosos modificados por um particular que funcionam razoavelmente bem. Em alguns videos como youtube, saltam um bocado. Com um win7 funciona bem.

          Mas nem toda a gente tem a sorte de encontrar um driver modificado por um gajo qualquer que percebe que chegue e se dedicou a causa.

          Em desktops, geralmente são placas de expansão pci mais dedicadas, etc. Tenho um cliente que tem uns PDA super antigos e fazem a leitura de um codigo de barras e descarregam informação através de um programa a correr num pc. O software inteiro, desde os pdas ao pc foi feito de propósito para eles para uma necessidade especifica que depois depositava tudo numa base de dados do software de faturação PHC. Eles ligam por portas série (COM) e fazem uma espécie de daisy chain para ligarem a um pc . O programa foi caríssimo de desenvolver e foi desenvolvido para trabalhava com aquele hardware muito específico, não trabalha com mais nada. E faz exactamente o que o cliente quer.

          Absolutamente ESQUECE isso a funcionar do win10 (já tentei). Não há drivers, o serviço no windows estoura e dá erros por todo o lado e o programa que faz interface com o serviço nem abre, só erros. A empresa que desenvolveu aquilo já fechou e segundo me disse um responsável dessa empresa (eu tinha um email particular dele), o programador que fez aquilo já nem sequer está em Portugal e ninguém tem contactos dele.

          Enquanto aquilo não avariar, ninguém convence a direcção a gastar outra estupidez de dinheiro a atualizar apenas por atualizar e desenvolver outro sistema que faça o mesmo, apenas para continuar a fazer o que os aparelhos velhos fazem bem.

          Definitivamente é um caso pouco comum, mas existem.

  4. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Há quantos anos a Microsoft colocou na Internet o ciclo de vida do Windows 7? E de todos os seus produtos?

    1. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      A maioria queria que fossem a casa dizer a cada um pessoalmente e “ao vivo”

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Em 2015 a Microsoft extendeu o período de venda do Windows 7 a título excepcional por faltarem menos de 5 anos até ao fim de vida… Agora a malta é apanhada de “surpresa”…
      Nos telemóveis andam tudo chateado por não ter a última versão… Nos computadores tem um SO com 10 anos e não se passa nada…

  5. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Esse episódio mostra como é desvantajoso e até perigoso para qualquer governo depender de uma única empresa e ainda por cima uma empresa estrangeira.
    Os governos deveriam preferir o software livre e os padrões abertos não apenas por uma questão de segurança, mas também por questões econômicas. Agora o governo alemão vai gastar com a manutenção e depois ainda vai ter que trocar as versões dos sistemas operativos dos seus computadores a um custo que não será nem um pouco modesto. Se fosse um sistema de software livre o governo poderia optar par fazer a manutenção do sistema por conta própria ou com outra empresa, com concorrência e consequente redução de custo.
    Mas esse custo é apenas uma fração do prejuízo a que se arriscam os governos que deixam seus dados a mercê de um código fechado de uma empresa de um país estrangeiro.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Nesse caso ao invés de depender de uma empresa multi-bilionária que sempre vai te querer como cliente com funcionários que ganham para trabalhar, vai depender da tua boa vontade ou da boa vontade dos meninos e meninas do Linux em atualizar quando der ou puder ou tiver interesse, aquela aplicação de 15 anos que toda a nação usa/precisa de graça…

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Nesse caso ao invés de depender de uma empresa multi-bilionária que sempre vai te querer como cliente com funcionários que ganham para trabalhar, vai depender da tua boa vontade ou da boa vontade dos meninos e meninas do Linux em atualizar quando der ou puder ou tiver interesse, aquela aplicação de 15 anos que toda a nação usa/precisa de graça…

  6. Avatar de Polo
    Polo

    Então o governo alemão não tinha aderido ao linux?

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Foi só em Berlim, mas acho que depois voltaram atrás na decisão, not sure

      1. Avatar de TT
        TT

        Munique, e arrependeram-se bem!

        1. Avatar de Polo
          Polo

          Então porque? Onde estão os defensores do Linux?

          1. Avatar de Luisa
            Luisa

            Estou aqui, a proposito, foram tão burros em largar o Linux que agora terão pegar uma boa grana pra MS

            🙂

  7. Avatar de Pedro Miguel Pereira Costa
    Pedro Miguel Pereira Costa

    Acho que o win7 sempre foi um excelente Windows e não vejo porque de terminarem um ciclo tão bem gerado. Enfim paga se tudo, hj em dia….

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Eu tinha originalmente o windows 7 e quando surgiu o Windows 10, não paguei a migração. Tem a certeza que a migração agora é paga?

      Para ter a noção, a Microsoft é tão cega que tirou o programa de pop up da migração, mas esqueceu-se de desativar as opções de migração normais. Ou seja, Windows 7 e 8.1 podem fazer upgrade para o Windows 10 sem pagar nada e ser completamente válido.

      Só aviso para alguém ao fazer a migração, que escolha SEMPRE a opção de Manter Ficheiros. Só dessa forma o programa faz a conversão da chave OEM do Windows 7 para a chave OEM do Windows 10.
      Depois do 1o inicio, pode-se fazer wipe da memória usável sem problemas.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Isso é amendoins para a Alemanha.
    Se fosse em Portugal talvez o preço fosse inflacionado 10x mais para encher o ķű à malta do costume, como é normal.

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    Isso é amendoins para a Alemanha.
    Se fosse em Portugal talvez o preço fosse inflacionado 10x mais para encher o ķű à malta do costume, como é normal.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    2.00€/mês por posto de trabalho. Não acho caro

  11. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    E tuga a rolar o XP… TOP!!!

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Têm que pagar as actualizações porque não têm computadores em stock para mudar tudo de uma virada… porque obviamente ficava mais barato mudarem de computadores mas como não existem em stock numero suficientes de computadores…têm que partir para as actualizações!

    Ou tb pensam que em PT não pagam as actualizações do XP por causa dos multibancos? 😀

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Quais actualizações?

  13. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Isto quer dizer que vão acabar de nos chatear com pedidos de atualizações.