Ao contrário do que seria esperado o Windows 7 está a crescer no mercado

55 Comentários

As versões mais antigas do Windows, em especial o Windows 7, têm um destino traçado pela Microsoft. Tudo se deverá ficar no Windows 10 e as restantes versões devem desaparecer em breve.

Com este caminho bem definido, seria esperado que o Windows 7 começasse a perder terreno. A verdade é que os dados mais recentes mostram o oposto e o Windows 7 acabou por crescer.

Windows 7 Windows 10 Microsoft crescer sistemas operativos

Os dados mais recentes da Netmarketshare mostram a avaliação do mercado dos sistemas operativos. Se na generalidade há uma estabilidade esperada, existem alguns pontos que se destacam, mostrando a imprevisibilidade a que estão sujeitos.

Sem se esperar, o Windows 7 ganhou mercado

O que mais se destaca nestes dados é mesmo o comportamento do Windows 7. Os últimos meses mostravam que este sistema operativo estava a perder força, tendo sido iniciada a inevitável migração para o Windows 10.

Mas, e olhando para os dados de janeiro, esta tendência acabou por se inverter. Depois de vários meses a perder terreno de forma sustentada, esta versão do Windows acabou por ganhar terreno e cresceu 0,29%.

Windows 7 Windows 10 Microsoft crescer sistemas operativos

O Windows 10 já é rei no mercado dos sistemas operativos

Também o Windows 10 acompanhou esta tendência de aumento de quota de mercado. Continuou a crescer bem, ultrapassado agora os 40% de quota de mercado. O valor exato está em 40,9%, mostrando que a sua progressão não abrandou.

Os valores que foram ganhos vêm, obviamente, das versões mais antigas do Windows. Só o Windows XP perdeu, caindo dos 4,54% para os 2.76%. O Windows 8 e 8.1 também tiveram uma quebra, se bem que menos significativa.

É extremamente interessante este comportamento do Windows 7 neste momento. A barreira dos últimos 12 meses de suporte da Microsoft foi ultrapassada e este está prestes a ficar sem apoio. A migração era esperada, mas aparentemente regrediu.

O Windows 10 conseguiu finalmente ultrapassar o Windows 7 no final de 2018

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Tenho 3 portateis em casa um insys, um acer e um msi, nos insys e acer uso o windows 7, no msi o windows 10 pro, este ultimo uma workstation que ja trazia o windows 10, nas no insys que trazia o vista e no acer que trazia o 7 home premium ainda trabalharam com o 10 mas tive de voltar a traz pois se o insys é um dual core e fica demasiado lento nomeadamente com as ultimas actualizações/versões do 10 o acer um i5 primeira geração com grafica ati hd 5670 de 1 gb dedicado 8 gb ram e ssd de 480 gb poderia correr sem problemas o 10, ate por e usado maioritariamente para navegar na net e algum trabalho de escritorio (word e excel) mas por teimosia da ati e microsoft a placa gráfica deixou de ter suporte das drivers e tema em nao funcionar. Na primeira geração windows tudo as mil maravilhas até tinha aceleração grafica do autocad, mas agora nem no windows funciona, mas usado o 7 fica tudo a funcionar com aceleração grafica no cad, ora enquanto poder vou usar o 7 nele quando não poder passa para um linux qualquer, pois para navegar e trabalho de escritorio serve perfeitamente.

    PS. No acer chegou a estar o solidworks a trabalhar sobre o windows 10 não era rapido, mas funcionava.

  2. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Depois da burrada dos updates do Windows 10, bem acredito que muitas empresas tenham voltado ao descomplicado W7.

    Em 3 PC (3 anos, 7 meses, 3 meses de idade) tem os 3 problemas ainda (ecrãs azuis) desde o update de outubro. Até as marcas há tentaram de tudo e nada.

  3. Avatar de carlos
    carlos

    já usei o windows 10 por um tempo, é um O.S muito dinamico porem ele pareçe que manda o usuário e não o contrário, alem de não falar nos problemas de drivers, mudei pro windows 7 x64 muito rápido e quem manda nele sou eu, eu recomendo a todos que conheço o W7 …0.0% problemas!,
    não sei porque a microsoft está tão preocupada querendo que todos usem o windows 10
    pareçe que ela está sem ideias de fazer um S.O como deve ser ou ela sabe o que ta fazendo pra mais tarde coletar dados de todos e vender a terceiros para controlar a vida de todos…(apenas meu palpite).

    1. Avatar de José Augusto da Silva Rangel
      José Augusto da Silva Rangel

      E precisamente por isso que referiu no seu ultimo parágrafo.

    2. Avatar de Cleber Magalhães
      Cleber Magalhães

      Depois do último update que veio com o “bug da restauração automática de associacão de programas padrão para os programas da microsoft” no windows 10, está um saco trabalhar nele no micro do serviço. Vale lembrar que a migração de windows 7 para windows 10 foi forçada.

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Trabalho com sistemas a muito tempo, o Win7 versão pro, não fica cheio de lixo como a win10, nem quer saber tanto da minha vida. A pressão é tanta para empurrar essa tralha que se produzem placas mãe para uso exclusivo do win10.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        O windows 10 instala muito lixo automaticamente, ngm merece não ter dominio na própria máquina, mesmo pagando a licença

        1. Avatar de Reinaldo Lima
          Reinaldo Lima

          Disse uma grande verdade, concordo.

        2. Avatar de Lucio
          Lucio

          É por isso que mudei pra o 8.1, pelo menos não reinstalá-la novamente como o Windows 10. Só não fico no 7 porque minha máquina não possibilita a instalação e o suporte está prestes a acabar.

          1. Avatar de Kito
            Kito

            Gostaria de saber se é possível instalar o W7 no meu portátil dado que o mesmo tem um programa muito prático para a edição de pequenos filmes caseiros, o Windows Movie Make, através da Microsoft via net. Por outro lado gostaria de saber se é possível ter o W7 e W10 simultâneamente na mesma máquina e utilizar um ou outro conforme as necessidades..
            Abraço

    4. Avatar de BrunoGeller
      BrunoGeller

      Fiz o mesmo, só que no meu caso eu fui para o Windows 8, to muito satisfeito, o Windows 10 toda vez que atualizava trocava os drivers de vídeo para versões ultrapassadas com OpenGL 1.0, toda vez que eu restaurava os drivers manualmente a droga do SO mandava outra atualização obrigatória pois ele reconhecia os drivers atuais como downgrade.

    5. Avatar de Kito
      Kito

      Oi.
      Gostaria de saber se é possível instalar o W7 no meu portátil dado que o mesmo tem um programa muito prático para a edição de pequenos filmes caseiros, o Windows Movie Maker, através da Microsoft via net. Por outro lado gostaria de saber se é possível ter o W7 e W10 simultâneamente na mesma máquina e utilizar um ou outro conforme as necessidades..
      Abraço

    6. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, inteligência artificial e isso que falou. Adoro o 7,estou com o 8.1 pro e estou a gostar até ver, mas 10 não… Só se for obrigado.

  4. Avatar de Cleber Magalhães
    Cleber Magalhães

    Depois que a microsoft liberou uma “atualização” que forçam os usuários a usar seus programas padrões ao invés do programa desejado pelo usuário, entendo perfeitamente esta regressão. Se ela continuar com políticas similares à essa e parar de dar suporte ao windows 7, ela vai perder espaço é para o linux. Eu já uso muitas ferramentas (programas) de linux compiladas para windows que atendem bem, se forçarem a barra, a migração para linux será inevitável.

    1. Avatar de d
      d

      Sim, isso é um fato.

  5. Avatar de Márcio Barbosa
    Márcio Barbosa

    KKK e só não bate mais nos outros, porque devido a política da M$ não deixar. Se eles liberassem o DirectX e demais bibliotecas para o 7 tenho certeza que seria o líder.

  6. Avatar de Wagner Santos
    Wagner Santos

    O windows 7 é o melhor windows de todos os tempos, quem diz isso do 98 ou 95 merece apanhar de cinta pelo lado da fivela, quem diz isso do XP é pq veio do 98 e é até compreensível pq o salto foi imenso, como eu vim do 2000 para o do XP nunca achei ele a última bolacha do pacote, além dele ter vários problemas de segurança, era preciso arrancar o HD fora e espetar em outra máquina para remover algumas infecções, coisa que nunca precisei fazer com o 7.
    O windows 10 tenta facilitar a vida, mas dá muita volta, gosto da simplicidade do 7, simplesmente windows+e e já tenho tudo o que preciso.
    Meu note é um core2duo 6600, 4gb ram, SSD 240, wi-fi padrão n rumo ao ac. Ele roda bem o 10, mas voltei para o 7 por que ele é mais simples.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      “…mas voltei para o 7 por que ele é mais simples”! Muitas vezes essa “simplicidade” é apenas o resultado da “preguiça” que alguns usuários têm de tentar explorar as potencialidades de um novo SO. Eu tenho o W10 desde o seu início,tenho as atualizações automáticas ativadas,neste momento corre a compilação 17763.292 num PC com um core i3 e 4GB de Ram. NUNCA tive qualquer problema com as atualizações…e não me venham com a “treta” que sou um tipo cheio de sorte. Muitos dos que aqui comentam utilizam licenças “piratas”…apesar de uma licença válida ser vendida (pesquisem porque um PC não serve só para “visitar” o Facebook) por 15/20 Euros.

      1. Avatar de d
        d

        As vezes a pessoa só quer algo que funcione, e não que aprender do zero algo que já domina de forma diferente.
        Ninguém é obrigado a usar o W10. Não adianta você ficar fazendo propaganda pro-W10 que as pessoas vão escolher usar aquilo que melhor lhes atende.
        O maior problema do W10 atualmente é instabilidade e problemas no quesito “privacidade” e “segurança”.

    2. Avatar de Kito
      Kito

      Gostaria de saber se é possível instalar o W7 no meu portátil dado que o mesmo tem um programa muito prático para a edição de pequenos filmes caseiros, o Windows Movie Maker, através da Microsoft via net. Por outro lado gostaria de saber se é possível ter o W7 e W10 simultâneamente na mesma máquina e utilizar um ou outro conforme as necessidades..
      Abraço

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Windows 10 é rei. Será que é pelo fato de vir como sistema padrão dos dispositivos que você compra? Será?

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      +1 foi enfiado pela gola a baixo

  8. Avatar de Fabrício
    Fabrício

    O win10 ê uma porcaria tão grande que a Microsoft precisa descontinuar o win7 a toque de caixa senão ninguém usa. Esses fdp fizeram a gen8 de processadores travadas para win10 e, de arrependimento matasse, meu suicídio teria ocorrido no dia seguinte que comprei meu note novo! Sistema doente desde seu desenvolvimento e que não ficará melhor que o win7 NUNCA

    1. Avatar de Lucio
      Lucio

      E alguns processadores e placas mães bloqueiam o uso de outros sistema operacional.
      Há computadores que não aceitam a instalação de versões abaixo do Windows 8. Ou seja, Windows 7.
      Tenho esse problema com uma placa mãe da ASUS e processador i7 6° geração.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Todos os programas que eu preciso rodam de boa no XP, então continuarei usando ele.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Tenho problemas em captar internet com Windows xp . Problemas de certificados

  10. Avatar de Jonatas
    Jonatas

    Muita gente nao gosta do W10 por possuir um PC antigo na qual fica lento.
    Pra rodar bem W10 é recomendado que seja hardware mais novo. Isso esta na documentaçao da MSFT.
    Ideal pra rodar W10 é cpu de 2015 pra cá, 4GB memoria, SSD e grafica com directx 11+.
    Abaixo disso tera muitos problemas com drivers e processamento.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Os meus 3 PCs tem CPUs de 2016,2017,2018; tem 4GB, 8GB e 16Gb; tem grácas Intel HD 530 + Geforce 970, Intel HD 615 e Intel UHD 620 + Nvidia MX150; todos SSD. Todos eles (menos o Surface Go) tem ecras azuis quase diários mesmo com todos os updates da MS, Intel, Nvidia, Som, EFI/BIOS e afins. Afinal a culpa é de quem?

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Obrigatoriamente a culpa tem de ser sua ou dos drivers que utiliza e que têm de ser desenvolvidos e atualizados pelos fabricantes e não pela Microsoft! Se o SO (W10) funciona sem qualquer problema em “aparelhos” com especificações muito inferiores ás dos seus…o problema tem de estar entre o PC e a cadeira. Você diz ter “ecrãs azuis” quase diários…eu só sei que “isso” existe por alguns (poucos) comentários que vejo por aqui. NUNCA me aconteceu…

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Aposto que quando acabar o suporte do Windows 7, muitos usuários vão continuar usado, pois os mesmos já cagam pra segurança.
    Sei de gente que ainda, PASMEM, usa XP.
    Muito provável que se mudarem, vão migrar pro Windows 8.1, ou adquirir um Mac ou Linux.

    1. Avatar de Lucio
      Lucio

      Acho que o Linux é o mais viável. Estou no 8.1 mas em 2023 ele “morre”. Não quero usar o 10, de jeito nenhum!

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Em termos de segurança o W7 continua a ser o melhor SO para se ter na empresa.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      nao vás por aí…

  13. Avatar de Markito do SBT
    Markito do SBT

    Não há problema nenhum em usar sistema operacional antigo, desde que saiba o que faz e não entre em ambientes de risco. Aqui Windows 7 FOREVER !!

  14. Avatar de Mário
    Mário

    Windows 7 Ultimate é o melhor Windows de todos os tempos. Não conheço o W10 porque se estou plenamente satisfeito, porque vou perder tempo com um novo SO, que pessoas de todo o mundo consideram o W10 não presta.
    Essa forçação de barra é para vender hardware porque esse W10 é mais pesado suponho.
    Se todos acham o W7 o melhor, faziam uma atualização a partir dele.

  15. Avatar de BrunoGeller
    BrunoGeller

    Ficarei firme no meu querido Windows 8 🙂

  16. Avatar de Lucio
    Lucio

    Vou continuar usando o Windows 8.1 até quando não der mais, enquanto isso estudo por virtualização o funcionamento do tal Linux. Se me agradar eu migrarei.

  17. Avatar de MarioM
    MarioM

    Mais um que já voltou ao 7

  18. Avatar de Maicojacob
    Maicojacob

    10 è para quemvtem 6 a oito giga de ram.. Os pobres com 2 a 4 giga de ram so tranca e demora um monte a iniciar … Windows sete ate o ultimo .. Apos nao der mais .vou usar linux

    1. Avatar de Lucio
      Lucio

      Eu também penso em usar Linux. Estou no 8.1 por “obrigação”. Versões abaixo do 7 a minha placa mãe não aceita, não tem versão para meu processador. Acima do 8.1, só tem o 10. Sinceramente, não sei mais o que fazer! Só tem o Linux como solução. Não vou gastar meu dinheiro suado em uma nova máquina apenas para ter um macOS. Não vale o esforço, o dinheiro!

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A última atualização do Windows 10 que lastima bugou meu driver de áudio proprietário e nenhum fanboy venha a me dizer que é culpa minha ou do hardware que possuo pois trabalho com informática desde do Windows 98 e possuo licença original pra rodar esse sistema que a cada versão dá mais tristeza do que alegria pra quem usa .. O que o so na verdade precisa é ser simples e cumprir para aquilo que foi construído .. Simples assim

    1. Avatar de Luis Martins
      Luis Martins

      A culpa é 100% sua pois devia saber que todos os sistemas operativos estão cheios de bugs e portanto esses tipos de problemas não são problemas para quem saiba de informática, para os que “não sabem de informática” concordo que a culpa é 1000% de quem vende produtos com defeitos mas é engraçado e muito didáctico ler as condições de uso da licença do Microsoft Windows pois está lá escrito que a Microsoft não se responsabiliza pelos “danos/prejuízos” de eventuais bugs e os utilizadores do Microsoft Windows aceitam essas condições, portanto V. Exa aceitou comprar um produto com bugs portanto a culpa é 100% sua.
      Olhe eu só trabalho com informática não desde o Windows 98,mas sim 14 anos antes de ter saído o tal Windows 98, e quando digo trabalho, é desenvolver software, hardware etc. Ainda na semana passada resolvi um problema gravíssimo de drivers wifi de um portátil topo de gama da marca Lenovo. Uma marca de incompetêntes tipicamente chinesa que não sabe desenvolver produtos com qualidade.

      1. Avatar de Kito
        Kito

        Gostaria de saber se é possível instalar o W7 no meu portátil dado que o mesmo tem um programa muito prático para a edição de pequenos filmes caseiros, o Windows Movie Maker, através da Microsoft via net. Eu sei que o W10 tem um programa (Fotografias) que tb dá para editar filmes mas, em relação ao W.M. Maker é muito pobre e a Microsoft descontinuou este no W10.
        Por outro lado gostaria de saber se é possível ter o W7 e W10 simultâneamente na mesma máquina e utilizar um ou outro conforme as necessidades..
        Abraço

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        se a culpa é 100% minha igual você diz, na minha visão a microsoft deveria permitir de uma maneira facilitada eu ter condições de desligar os updates automáticos, como era feito nos softwares anteriores, e outra coisa se eu estou pagando pelo produto como consumidor tenho direito de ficar insatisfeito com a empresa.

  20. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eu gosto muito do win7 O win10 é muito pesado exige muito da máquina boa memória e com o tempo fica travando O pior é o monopólio das fabricantes de hardware Asus,Acer,e outras dando suporte só para Windows 10 eu dou cliente tenho direito de instalar oque quiser no meu produto

  21. Avatar de Reinaldo Lima
    Reinaldo Lima

    Na verdade a Microsoft quer é tomar conta da vida de todos, rs… é por isso que de certa forma foi boazinha, quando lançou o win10 deixando que até os pirata se tornassem originais, houve e há muitos interesses envolvidos que a maioria de nós não conhecemos, e com certeza interesses financeiros como sempre.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      infelizmente meu amigo .. essas empresas só pensam numa coisa ..money.. o resto é resto e pronto

    2. Avatar de Lucio
      Lucio

      Ela vende seus dados, por isso foi de “graça” e eles forçam tanto as pessoas a usarem esse Windows 10 por isso.

  22. Avatar de Luiz
    Luiz

    Há alguma desenvolvedora de software que tenha abandonado suporte ao Windows 7?

  23. Avatar de Lea
    Lea

    TENHO os dois, não gosto do Windows 10.

  24. Avatar de Ireni da Silva Cordeiro
    Ireni da Silva Cordeiro

    Tenho um w7, ja instalei o w 10 mas voltei correndo para o me w7, e simples e tenho tudo que preciso sem a autoridade máxima que o w10 possui.
    Nao gostei, deixo pra quem gosta.

  25. Avatar de Marli Saldanha
    Marli Saldanha

    Odeio este Windows 10, desde que formatei meu PC com ele, só tenho problemas. Ele é pesado, e na última atualização ficou mais complicado. Tenho um i3 Asus, dual core, uma boa configuração, mas parece que os drives dão sempre problemas por causa deste W10. Tenho que gravar vídeos, editar e tem vez que na hora que estou gravando, aparece uma janelinha irritante dizendo incompatibilidade de drive e perco tudo que já gravei. Não entendo de tecnologia informática como vi muitos comentários aqui de pessoas entendidas, mas, só sei que quando tinha o W7 eu não tinha destes problemas. Não dá pra entender porque a Microsoft vai tirar o suporte de W7, será que é pra controlar mais aguente? É porque junto com este W10 vem uma tal Cortana que se a gente permitir ela controla toda nossa vida, navegação, onde e o que a gente clica e por aí vai. Este W10 consegue ser pior que o Vista.

  26. Avatar de Oscar
    Oscar

    Gostaria de saber se é possível instalar o W7 no meu portátil dado que o mesmo tem um programa muito prático para a edição de pequenos filmes caseiros, o Windows Movie Maker, através da Microsoft via net. Por outro lado gostaria de saber se é possível ter o W7 e W10 simultâneamente na mesma máquina e utilizar um ou outro conforme as necessidades..