Windows 11: Será desta? Os separadores ao Explorador de ficheiros estão de volta

36 Comentários

O Windows 11 é um palco onde a Microsoft tem estado a testar muitas novidades para o seu sistema operativo. São muitas alterações na interface, ao mesmo tempo que procura torná-lo ainda mais rápido e até mais eficiente.

A última build do sistema da Microsoft traz agora uma novidade interessante. Finalmente volta os testes com os separadores do Explorador de ficheiros, para permitir uma utilização mais fácil e concentrada numa única interface.

Windows 11 separadores Microsoft interface Explorador

A ideia de ter separadores nas aplicações do Windows não é nova. Já os temos em várias aplicações criadas por terceiros, e a própria Microsoft também explorou esta possibilidade no Windows 10. Conhecidos como Sets, acabaram por ser abandonados pela gigante do software.

Com a build 22572 do Windows 11, lançada há poucas horas, estes separadores regressam. Não estão acessíveis de forma direta, mas com recurso a uma ferramenta, podem ser ativados e explorados. Apenas desta forma, pelo menos para já, é possível ter acesso a esta novidade.

Do que pode ser visto, a nova abordagem dos separadores está a funcionar como pretendido e sem problemas aparentes. A interface ajusta-se e em caso de existirem demasiados separadores, é possível navegar nesta lista. De resto, é a conhecida interface do explorador.

Está ainda limitado aos exploradores de ficheiros, mas certamente deverá ser alargado a outras aplicações do Windows 11. Não há ainda um calendário definido e nem sequer informação concreta da Microsoft para o lançamento oficial desta opção.

A Microsoft parece assim seguir novamente uma das funcionalidades mais pedidas ao longo dos anos. Os utilizadores querem separadores nas aplicações como têm atualmente no Edge, para facilitar a sua utilização numa base diária no Windows 11.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Sempre me pareceu uma boa ideia, desde que bem implementada. Espero que venha a ser lançada para o público em geral.

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Micro$ a copiar a Apple. Ainda tem muito que comer o Window, para chegar ao nível do MacOS.

    1. Avatar de cat
      cat

      A copiar da Apple XD XD XD… Há muita coisa que grande parte da malta nem desconfia. A Apple “tirou” muitas ideias tanto do gnome, como do kde para Linux. O SO super bom porque é super caro, feito a partir “humildes” ideias vinda do mundo open source. É isto o MacOS. Não há muito de novo, há é muito reengenharia bem feita. O que é totalmente diferente. Agora tenta perceber o que significa “reengenharia” …

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Não há grande reengenharia, quando a prática de lançar um Windows +-, seguido de um que é uma bosta total, persiste desde 1995.
        Ou então o TPM2.0 é a grande inovação do W11.

        1. Avatar de Ze Cabra
          Ze Cabra

          TPM2.0 = Rastreamento inequívoco de todas as máquinas em que o sistema está instalado graças às chaves AIK do protocolo.

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        O melhor do Mac OS não se vê. Não é só aspecto. É eficiência e controlo absoluto do hardware. Trabalho com os 3 sistemas operativos e há coisas que o Mac não dá hipotese.

        1. Avatar de ze
          ze

          controlo absoluto do hardware? lol! só se for o hardware aprovado pela apple!

  3. Avatar de DUVIDA
    DUVIDA

    Pessoal, mudei à pouco tempo para o Windows 10, como faço a procura de ficheiros do mesmo modo como no Windows XP?
    Poderiam ajudar, ficava grato! Obrigado.

    1. Avatar de cat
      cat

      Uma máquina virtual com XP e dás acesso ao teu disco dentro da máquina virtual. Assim consegues fazer a procura de ficheiros do mesmo modo.

    2. Avatar de Pedro L.
      Pedro L.

      Muita gente usa uma app gratuita chamada “everything” para fugir ao search do windows

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Que diga-se de passagem é muito superior ao search default do windows.

        1. Avatar de Delaware
          Delaware

          +1 Voidtools

    3. Avatar de Humberto Figueira
      Humberto Figueira

      Tens uma lupa embaixo junto ao icone iniciar.

      1. Avatar de DUVIDA
        DUVIDA

        Obrigado Caro Nuno José Almeida, compreendeu realmente a minha dúvida! Obrigado, é quase igual ao modo search do Windows XP.

  4. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Boa. Isto faz imensa falta . A alternativa era fazer Ctr-N para criar outra instance do file explorer.

  5. Avatar de cat
    cat

    Espectacular … XD XD XD

    A Microsoft, passados 20 anos, lá consegue fazer algo parecido com o Konqueror para KDE … Já copiaram os plasmoids, agora File Explorer com tabs. O que virá a seguir ? Evoluir o File Explorer para algo como o dolphin ? Talvez … e que tal poder fazer ligações remotas via ssh no File Explorer, nativamente ?

  6. Avatar de Osvander
    Osvander

    Palhaçada… Nem uso e nem vou usar o win 11. Não tenho requisitos exigidos pela microsoft , apesar de ser da sétima geração.

  7. Avatar de John
    John

    AHAHAHA novidade fresquinha no windows! Tenham vergonha! No linux já há disso HÁ ANOS!!

    Já agora, caro Vitor (e demais elementos do staff do pplware), para quando a noticia que prometeram do Slackware 15?

    1. Avatar de Vítor M.

      É de facto a Microsoft não tem vergonha, o Linux tem disso há anos!!! Mas pronto, é assim.

      Sobre o Slackware 15… está a sair!

  8. Avatar de Windows 13
    Windows 13

    Parece Natal

  9. Avatar de Fusion
    Fusion

    Para a malta que vem aqui criticar o Windows ou qualquer outro sistema operativo, vamos dar um exemplo.

    As carraças puxadas animais já existem há centenas de anos certo?
    Quando surgiram os carros, duvido que alguém tenha dito “AHAHAHA rodas? isso já tem as carroças desde sempre”.

    É um exemplo parvo? verdade, mas isto para dizer, deixem-se de coisinhas e de medir pili***, faz parte da evolução readaptar coisas que já existe em outros sistemas, quem fica a ganhar somos nós utilizadores.
    Se já existia isto em Linux há anos? Ótimo para os utilizadores Linux, agora vai haver em Windows e vai ser ótimo para os utilizadores Windows.

    Não se chateiem em guerras de sistemas operativos ou marcas, todas elas são boas se suprirem as necessidades dos utilizadores que usam essas mesmas plataformas.

  10. Avatar de José Pais
    José Pais

    Meus Caros
    Eu sou apenas um grade utilizador do PC office 7 e tenho um outlook de 2003. São fantásticos.
    Porque será que quando uma coisa está e é boa e funcional, para além de criarem outras ferramentas adecionais e mais fáceis têm que fazer uma coisa nova?
    Será que esses técnicos não sabem que para além da geração da electrónica há outros que nasceram no tempo das máquinas de escrever e das mãquinas de contabilidade e do SPECTRU, e já não têm pachorra para estas mornices?

    Voltem ao XP ou ao Windows 7 e melhorem com lifting nos carros.
    Mais de 50% dos consumidores agradece

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Continuas a andar de carroça?
      É que também te leva de um lado para outro.
      Eu, nado no início da década de 1970 (bem lá no início), adoro aprender coisas novas pois só assim avançamos!
      E porque é que é necessário o lifting? Se está bem porque se mexe? Noto alguma incongruência no discurso?

      1. Avatar de José Pais
        José Pais

        Olá heterónimo de Fernando Pessoa.
        Quando era puto gostava de andar na carroça da mula da moleira, lá na aldei, Aquele saltitar dava um gozo do caraças aos adolescentes e a moleira até tinha 20 anos, o que era explosivo.
        N minhaGaragem tenho um LOtus Elan de competição, e um BMW com cerca de 500 CV, com diferencial autoblocante que só é usado para quem tem unhas!
        Ao lado deles, está um Phaeton PONTIAc de 1929 com jantes de madeira, que pertenceu ao meu Padrinho.
        Se me procura se tenho unhas para andar neles, podemos combinar.
        Sobre ao Windows, os 77 anos, já me dão direito ter opinião sobre o que gosto, o que é útil e o que é inútil. Felizmente tudo trabalha bem, até o zézito!
        É um prazer teclar com malta nova toda práfentexe e toda baitaloco.
        Se sé assim que se escreve ou não, estou-me nas tintsas Olaré!

        Saúde… e coisa ao forno, como dizia a moleira, nos anos 60!

    2. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Faz parte da evolução da humanidade (e ainda bem) evoluir.
      O que dizes não tem sentido nenhum:
      1. Uma empresa que para no tempo, morre
      2. Evoluir e mesmo assim manter os sistemas antigos custa muito muito muito dinheiro, quem paga?

      Espero ter esclarecido,
      Um abraço

      1. Avatar de José Pais
        José Pais

        “Uma empresa que pare no tempo, morre”, afirma e, com propriedade V. Ex.ª.
        A Microsoft não não só não parou no tempo como cada vez os seus accionistas são os mais ricos do mundo.
        A evolução pode dar-se na continuidade ou dano um salto evolutivo.
        Porém, “evolução” é respeitar o passado e dar-lhe sustento, i.e., ou evoluí-lo na base do que for criado e não destruí-lo.
        Os “clássicos” automóveis, são cada vez mais caros, por o serem.
        Não se constrói o futuro destruinddo o passando. Isso é teoria do PUTIN e da história reescrita com base falsas.
        Será que este Mundo não mesmo para velhos? Aguarde uns dias e depois falará como…velho!

  11. Avatar de AJMS
    1. Avatar de José Pais
      José Pais

      DOU ALGUNS DOS MEU 77 ANOS À TROCA DE ALGUMA DEZENA DOS SEU (qUANTOS?)

      JÁ IMAGINOU UM COTA-ACTUALIZADO, VERSÁTIL E VIVIDO COM UMA EXPERIENCIA DE 77 ANOS NUM CORPINHO DE 40 OU 50 ANOS?
      NÃO HAVIA FRIGORIFICO ALGUM QUE UM NÃO LENTASSE.
      BRINCO, brinco, E TEEMOS QUE LEVAR ISTO A BRINCAR. Sa´´ude e forla para levantar ao menos o PC.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tem bom aspecto. Existe alguma versão free para testar?

  12. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Eu precisava era de poder mover a taskbar para o lado esquerdo, não separadores no explorer!

  13. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    cada hora que passa menos Microsoft e Menos Windows e Menos Alphabet Google e Menos AWS Amazon e Menos Apple e Menos Samsung e mais “Linux” , pois tou farto de ver algo do genero: Windows 11 1º tiram n de coisas depois voltam a por como se fosse grande novidade !!! e android só mesmo ‘desgooglezado’. Cada vez o ‘Pessoal’ é mais tratado como rebanho que só interresa para engordar os gordos ex: em 2 anos de COVID os ricos estão mais ricose os pobres mais pobres! Pergunto: Quantos pobres são necessarios para ‘fazer’ um rico? é que ao preço que está o windows e o office é quase oferecido mas desconfiem não há almoços de borla.

  14. Avatar de Jorginho
    Jorginho

    Nota-se que a Microsoft está perdidinha com seu novo e horrível W11. Tiram funcionalidades depois colocam de novo, mudam isso e aquilo e o SO continua ruim. Aguardando pacientemente o W12, pq esse W11 está a ir no mesmo caminho do Vista e do W8.

  15. Avatar de Lia2022
    Lia2022

    deviam era preocuparem-se em melhorar as funcionalidades, desempenho e estabilidade,
    ou seja melhorar a experiência do utilizador.
    Não parece que seja isso que esteja a acontecer com o Windows 11,
    cada vez mais gosto do Linux …