Windows 11: Microsoft quer acabar com os reboots após de instalar as atualizações

28 Comentários

Quem usa o Windows 11, ou qualquer outra versão, tem garantido reboots frequentes e periódicos, nem que seja para aplicar as mais recentes atualizações e correções. Esta é uma situação que alguns sistemas conseguiram contornar e que a Microsoft quer também limitar. Assim, a Microsoft quer acabar com os reboots após de instalar as atualizações no Windows 11.

Windows 11 atualizações reboots Microsoft

Fim dos reboots nas atualizações do Windows 11

Ainda que se dedique ainda ao Windows 10, a Microsoft tem toda a sua aposta no Windows 11. Tem estado a trazer novidades constantes a este sistema, preparando uma solução ainda mais madura e com todas as ferramentas necessárias para uma utilização no dia a dia por parte dos utilizadores.

Na lista de novidades a IA tem sido uma constante, mas aparentemente há outras novidades a caminho. Uma delas vem acabar com o processo de reboots após a instalação de novas atualizações, algo que acontece de forma periódica e até repetidamente em alguns casos.

A grande novidade deste rumor mostra que a Microsoft prepara-se para trazer o Hot Patching do Windows Server para as edições de consumidor do Windows 11. Para quem não conhece, o Windows Hot Patching é uma ferramenta que permite “corrigir o código na memória de processos em execução sem a necessidade de reiniciar o processo”.

Windows 11 atualizações reboots Microsoft

Microsoft deverá trazer a novidade em breve

De forma mais clara e direta, isto permite instalar atualizações específicas em qualquer lugar, sem reiniciar o sistema operativo. Não é um conceito novo no Windows Server, e agora a Microsoft estará a preparar-se para testar este recurso no canal Dev do Windows 11.

A ideia da Microsoft será permitir que os utilizadores instalem as atualizações mensais de segurança sem interromper o seu trabalho. No entanto, ainda vão ter de fazer reboots em alguns meses para instalar uma “atualização de linha de base”.

A Microsoft deverá incluir o Windows Hot Patching no Windows 11 na versão 24H2, que deve chegar no segundo semestre deste. Além disso, este recurso deverá estar disponível apenas para sistemas x86 inicialmente. Os dispositivos ARM64 receberão o Hot Patching apenas em 2025.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    “Além disso, este recurso deverá estar disponível apenas para sistemas x86 inicialmente.” Como ?? 😐

    1. Avatar de Pedro Simões

      Deixam os ARM de fora, como dizemos. Mais tarde tb os ARM recebem

  2. Avatar de João
    João

    Do jeito que sou paranoico eu iria reiniciar de qualquer jeito…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Eu com o hábito que ganhei do Windows faço isso em Linux quando são updates maiores ou até de kernel, deve ser trauma.

    2. Avatar de Maria+Albertina
      Maria+Albertina

      Qualquer update de ficheiros fundamentais deve ter reboot, se forem apps não fundamentais não precisa. Mesmo o iOS e Android que neste aspecto são muito mais avançados, fazem o update com um reboot. A mim não me preocupa o reboot porque não tenho que o fazer logo, é possível fazer quando já não se necessita o PC.

      A Microsoft é a Apple querem muita coisa mas fazê-la e bem…

      1. Avatar de Pijama
        Pijama

        Quanto te referes quew o iOS e android sao mais a frente refereste a quê?

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    O problema do reboot nas atualizações do windows é o tempo que demoram, se fossem rápidos até se aceitavam!

    1. Avatar de Zé

      Qualquer sistema operativo convém reiniciar após atualizações. O problema do Windows não é os reinícios, são as constantes atualizações e muitas sem qualquer interesse.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sistemas críticos e com necessidades de disponibilidade….

    3. Avatar de Quem
      Quem

      Então as do MacOS…

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    É impressão minha ou está novidade vem com 30 anos de atraso?

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    A sério? Convém porque….?

  6. Avatar de Luis+Henrique+Silva
    Luis+Henrique+Silva

    Mas acho que qualquer sistema precosa reiniciar, até algima distros linix pelas que pqssei em alguns updates pede para reiniciar.
    O Windows apenas demora é mais tempo.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Claro, a começar pelos sistemas críticos com disponibilidade 24/7!

  7. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Não sei onde está o stress em fazer reboot, até porque qualquer sistema precisa de o fazer.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Será mesmo assim?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Por aqui temos alguns sistemas que só são reiniciados em upgrades, a cada 2-3 anos, em updates nunca levam reboots, só mesmo em caso de incidente se desligam mesmo sendo 100% redundantes

    3. Avatar de João
      João

      O stress está nas empresas com centenas de máquinas onde os usuários não reiniciam mesmo sendo orientados para tal, e se o adm força a reinicialização, os usuários reclamam. O pior do TI são os usuarios.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        É isso mesmo. Os médicos queixam-se de algo patecido, o pior são os pacientes. Se não fossem os pacientes eles tinham boa vida. Pimenta no rabo dos outros para mim é refresco

        1. Avatar de João
          João

          Aí está o exemplo de um usuário.

        2. Avatar de João
          João

          Ou utilizador, como queiram.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        aqui não temos usuários, temos utilizadores e users.
        o problema dessas empresas é uma fraca direcção de IT, os utilizadores têm que fazer aquilo que que as politicas de IT definirem

        1. Avatar de João
          João

          Não importa. O técnico ou administrador é sempre o culpado. Quando a fraca direção de do TI, isso é o que verdade. Mas quem está na linha de frente não é a direção.

          1. Avatar de jorge
            jorge

            LOL, ou seja as TI não tem como objetivo servir os utilizadores…. Enfim! Ele há com cada um!

          2. Avatar de João
            João

            @jorge. Sim tem, e o utilizador tem a o rigacao de entender que são obrigados a reiniciar as máquinas a fim de manter a segurança e não acharem que estão na casa deles. Ponto final. F de história

  8. Avatar de Sandro Alves
    Sandro Alves

    Enfim…
    Mais uma funcionalidade “inspirada” das distríbuições Linux: o kexec…

    1. Avatar de Odius
      Odius

      Mas todas a funcionalidades do windows são inspiradas nas que existem no Linux. Eu chamo ao Windows:
      SO do copy & paste

      So o windows 8 é que não foi copy & paste e divido a isto foi considerado o pior windows de sempre.

  9. Avatar de CA
    CA

    O W11 não tem x86, e então em que ficamos?