Windows 10X: O sistema operativo da Microsoft para equipamentos dobráveis

11 Comentários

Há muito que se sabe que a Microsoft tem em preparação um novo Surface, completamente diferente do que temos no mercado. Tudo aponta para que seja um equipamento dobrável, com nome interno Centaurus,

Também se tem falado num novo sistema para alimentar esta nova máquina. O Windows Lite parece que tem agora nome. O Windows 10X será o sistema operativo da Microsoft para equipamentos dobráveis e pode surgir já hoje.

Windows 10X Microsoft equipamentos dobráveis evento

Há já alguns dias que se têm vindo a conhecer as novidades que provavelmente a Microsoft vai apresentar hoje. São novos equipamentos e até provavelmente a próxima atualização do Windows 10. Claro que falta ainda a confirmação, mas isso chegará dentro de algumas horas.

Windows 10X será a novidade da Microsoft

Um rumor tem também vindo a crescer, mas sem qualquer prova ou imagem. A Microsoft poderá hoje mostrar o seu equipamento dobrável, revelando tudo o que há a saber e até, quem sabe, colocando-o já no mercado.

Uma nova informação, do conhecido Evan Blass veio agora trazer uma nova luz sobre o tema. Avançou com o que poderá ser o nome e algumas especificações. O Windows 10X parece ser uma realidade e chegará com o novo equipamento de ecrã dobrável da Microsoft.

Windows 10X Microsoft equipamentos dobráveis evento

Uma particularidade que o Windows 10X terá são os chamados Containers. Vai ser desta forma que as apps vão ser executadas, provavelmente vindas da Cloud e não estando residentes no sistema operativo. É no entanto esperado que existam aplicações do sistema.

O SO dos equipamentos dobráveis

Não é também claro se o Windows 10X vai ser um exclusivo deste equipamento ou se será depois aberto a outros fabricantes. Espera-se que seja disponibilizado a todos os que sigam a filosofia de equipamentos dobráveis.

Hoje será um dia de novidades intensas e que a Microsoft irá mostrar. Espera-se muito desta apresentação e do que a gigante do software vai trazer. Há algumas certezas, mas as surpresas é que vão ser o melhor do evento.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    A microsoft devia voltar a apostar num surface phone …

    1. Avatar de Nelson Lavrador
      Nelson Lavrador

      E apostou…chama se Surface Duo com play store android

  2. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Tanto quanto se sabe, esta publicação pode ser mentira! Fazem referencia a um gajo cujo perfil é privado, logo como é que se tem a certeza que foi ele que publicou o rumor?!?!?!?!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Porque outros blogs/sites tais como Windows Central já fala deste assunto e dos leaks do Evan há algum tempo.

      Não quer dizer que seja verdade, mas são leaks que têm sido aproveitados em todo o lado para lançarem notícias.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Conhecendo e tendo experiencia própria destas tentativas, aconselho a todos a fugirem o máximo disto…
    Eu lembro-me bem do que a Microsoft fez… Ex: Windows Mobile, Windows Phone, Windows RT…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Podes lembrar mas não conheces de certeza…o Windows Phione foi APENAS o melhor SO móvel até hoje colocado no mercado. Teve o “defeito” de não seduzir os programadores de app…uns porque tiveram preguiça e os restantes “seduzidos” pelos prémios que receberam da Google e da Apple para não desenvolverem para esse SO. Alguns (muitos) dizem hoje estar arrependidos porque o que ganharam no imediato…”evaporou-se” a seguir pela falta de concorrência e pelos cortes que sofreram nesses prémios logo que o Windows Mobile (ou phone) desapareceu…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não disse que não gostei, mas falhou e a Microsoft desistiu progressivamente..
        Deixou-me a mal a mim e a muita gente que acreditou neles até ao fim.
        O que faziam era ir matando aos poucos, tirando tudo o que eu gostava, aplicação a aplicação. E pior é que faziam promessas que nunca cumpriam, lembro-me que esperei 1 ano por um update que quando saiu não fazia tudo o que haviam prometido.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ah… antes de culpares os programadores, não esqueças que a Microsoft trocou de arquitectura 2 vezes, exigindo aos programadores refazerem as suas aplicações… isso só não é completamente descabido como é suicida.
        A Apple e Google não pagou nada aos programadores, pelo menos aos pequenos, antes pelo contrário, mas não lhes dava facadas.
        E o Windows só teve uma loja de apps em condições depois da última troca de arquitectura, quando já todos tinham medo de voltar a apostar neste SO (que ainda por cima tinha tão poucos users)

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          “O que faziam era ir matando aos poucos, tirando tudo o que eu gostava, aplicação a aplicação…” A Microsoft não “tirou ou matou” nada no que respeita às apps pela simples razão de que a responsabilidade de manter,atualizar ou acabar com uma app é do desenvolvedor da mesma. As chamadas “lojas” dos SOs apenas as alojam para serem baixadas por quem quiser.Toda a gente (dentro do “ramo”) sabe que a Google e a Apple deram incentivos (monetários e outros) para os programadores não desenvolverem apps para o SO movel da Microsoft…alguns chegaram a ser “ameaçados” de as suas apps serem retiradas das stores da Apple e da Google se “trabalhassem” com a Microsoft. Eu ainda tenho um Lumia 950 completamente funcional e a falta de apps não me condiciona…felizmente sei para o que serve um browser.

          1. Avatar de Miguel Nóbrega
            Miguel Nóbrega

            MixRadio e HereMaps, duas apps da Microsoft que eu e muitos gostavam. A Microsoft vendeu e ambas morreram.
            Outra mais simples.. a App de radio FM, o meu telemóvel tinha suporte, mas desapareceu (esta não depende mesmo de nenhum programador externo).
            E muitos mais, a lista é grande…
            Repito, eu gostei muito do WP, acredito que era dos melhores, mas a Microsoft matou-o, directa ou indirectamente por decisões de gestão.

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    Por mim esta bem vivo e continua optimo. Mantenho-me com o sistema até q surja nova opção consistente da Microsoft no ramo da telefonia movel