Windows 10X: Já está pronto o sistema operativo para PCs mais baratos

44 Comentários

A Microsoft adiantou-se e, segundo as informações, já está concluída a atualização do Windows 10X, o sistema operativo destinado aos computadores low-cost, menos potentes e com memória limitada.

Esta novidade era esperada apenas para a primavera do próximo ano, mas este sistema poderá chegar já nos novos PCs no início de 2021.



Windows 10X está pronto para PCs mais baratos

Desde há já algum tempo que nada era revelado acerca do estado da arte do Windows 10X. No entanto as fontes indicam que este sistema operativo já está pronto e preparado para integrar nos computadores mais básicos e baratos.

Inicialmente, previa-se que esta atualização fosse lançada juntamente com o Surface Neo, um equipamento da Microsoft com dois ecrãs. Mas, de acordo com as informações, numa primeira fase a plataforma será lançada em computadores que tenham apenas um ecrã.

Neste sentido, a empresa de Redmond já tem finalizada a atualização do Windows 10X com a Build 202XX, sendo que os dois últimos dígitos provavelmente serão alterados.

Mas, segundo o que se sabe, os utilizadores apenas poderão experimentar este sistema operativo caso adquiram um novo produto com o mesmo integrado.

Os primeiros computadores que já vão trazer consigo o Windows 10X devem chegar às lojas entre abril e junho de 2021.

Para já, este sistema operativo Build 202XX está apenas disponível para funcionários da Microsoft. Mas o próximo ano vai marcar o início de validação e distribuição da atualização deste novo sistema.

As fontes da Microsoft acreditam ainda que os principais recursos deste SO não foram alterados. Desta forma, podemos esperar que o Windows 10X traga uma nova experiência no menu Iniciar, um Action Center focado nas notificações, um Windows Update mais rápido, entre outros recursos.

O sistema operativo Windows mais leve de sempre

O Windows 10X é então a versão mais leve do sistema operativo Windows e é baseado no Windows Core OS. A atual versão ainda carece de suporte nativo das apps de desktop, mas algumas informações indicam que a marca prepara um serviço cloud para ajudar os utilizadores a transferir as apps Win 32 através de uma conexão baseada no Azure.

Este sistema não deve ser visto como substituto de nenhum outro, pois está otimizado para computadores com memória limitada, e deverá competir com o Chrome OS da Google, nomeadamente no segmento dos estudantes.

Tal como também já aqui informámos, a Microsoft promete que este sistema operativo tenha atualizações mega rápidas de apenas 90 segundos.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    Mais uma espécie de Windows S destinado a falhar redondamente, a Microsoft ainda não percebeu que o utilizador não quer ter nada a ver com a loja.
    Quando alguém compra um computador não espera estar limitado a cloud, Windows Store ou ao quer que seja, espera poder fazer o que bem entender do equipamento.
    O utilizador normal não percebe o conceito nem a limitação quando vai a loja comprar um computador barato, espera que o computador trabalhe como qualquer outro sem limitações, na maioria dos casos nem entende o conceito de computador lowcost ou menos potente.
    O pior de tudo é que quem está a vender também não tem interesse explicar pois quem fica mal servido mais tarde ou mais cedo vai voltar a comprar outro equipamento.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E porque é que nos restantes sistemas operativos já aceita ter de usar uma store?

      Android e iOS não servem para quase nada sem Internet e as suas stores!
      macOS é loja ou nada!
      Linux tens de puxar os pacotes (na sua maioria)!

      Porque será que no Windows tendem a ser tão cientes da sua liberdade? Fica a dúvida e a ideia

      1. Avatar de Fabio Eliseu
        Fabio Eliseu

        Talvez porque a escolha de um sistema Windows seja mesmo pela liberdade de instalar o que bem lhe entender sem estar limitado a loja de aplicações, liberdade essa que sempre se teve neste sistema, para continuar limitado e com as mesmas capacidades de um Android/iOS nao se investe num computador.

      2. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        macOS é loja ou nada!?????????????????????????????????????????????????????????
        ideia sem base na realidade.

        1. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Se quiseres updates, ou tens conta no Itunes e permites que a Apple te venda 630000 milhões em publicidade, ou não te safas, pois a maioria das opções fica bloqueada, caso não faças o update e tentes ligar à net.
          O mesmo acontece com o IOS, que se falhares 3 updates, começas a ver as apps a não funcionarem e a exigir que faças o update, ou acaba por o fazer sem autorizares.

          1. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            santa manta abençoada, dá uma boa noite de descanso a este pobre espírito carente

          2. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            bullshits everywhere.

          3. Avatar de dunno
            dunno

            ou entao ficas sem net ou outra porcaria qualquer começa a falhar que obriga a reiniciar o telemóvel e faz update. percebo o que dizes.

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tens mesmo a certeza do que dizes?
            Sim, para alguns serviços tens de ter a tua conta ativa (óbvio), agora o resto e a parte dos milhões de publicidade… esquece que foste ao lado 😉
            Utilizo o sistema operativo desde 2006/07, passei por todos até ao momento e nunca apanhei os milhões em publicidade (quem dera que o YouTube “apanhasse” essa quantidade de publicidade :’))

        2. Avatar de Pedro Simões
          Pedro Simões

          É por isso que a Apple está cada vez mais a fechar as opções e a empurrar para a sua loja a instalação de apps.

          Tens de ir às opções e autorizar as apps ou dizer que autorizado assim e assado.

          1. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            A opção de instalar fora da loja não está fechada.
            O que a Apple está a fazer é no sentido dos programadores se registarem e assinarem as suas apps. Isso não necessita que as aplicações estejam na loja. E mesmo assim existe sempre forma de instalar uma aplicação não assinada.

          2. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            mas permite instalar, tal como no windows tens de dizer q aceitas instalar a aplicação.

          3. Avatar de TeclasSoltas
            TeclasSoltas

            Amigo Pedro Simões, o Pedro de certeza que usa o macOS de forma bastanta espartana, senão saberia que tem até gestores de pacotes que pode instalar no seu macOS e intalar atravez dessse gestor de apotes, milhares de softwares diferentes.
            Alias, pode até usar o macOS como vem da loja, instalar um gestor de pacotes, e passa o tempo a instalar e desinstalar coisas via esse gestor, sendo que a loja da apple serve apenas para actualizações do sistema operativo.

      3. Avatar de Indignado
        Indignado

        A maioria dos utilizadores não percebe a diferença e se formos a ver bem o Windows historicamente não tem qualquer necessidade da Store, antes do Windows 10 nunca ninguém tinha utilizado uma Store no Windows e tudo funcionava perfeitamente.
        A Store do windows foi uma tentativa da Microsoft para tentar apanhar uma fatia dos lucros das Stores doa Android e da Apple. Nunca utilizei a Store da Microsoft nem sequer vejo razão para tal.
        As únicas pessoas que talvez tenham utilidade para a Store e dos serviços associados são as pessoas que tem mais que um equipamento e que fazem a sincronização de tudo através da conta da Microsoft entre dispositivos, mas sejamos honestos quantos utilizadores comuns tem mais que um equipamento ou necessidade destes serviços ?

        1. Avatar de Robert Soares
          Robert Soares

          Para ti sim que deves ser um utilizador carcanho como eu. Vejo pelas minhas filhas e outras pessoas que abrem o Windows e vão á store procurar pelas apps. Se o Windows não inova é porque ficou parado no tempo… …se o windows atualiza e tem tendência acompanhar o mercado é porque está agir mal… txxiiii… respira pah que os teus comentários não tem nexo nenhum

      4. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Calma Pedro…
        Android e Ios dispositivos móveis… não estamos a falar de um computador de secretária…
        MacOS desculpa mas desde quando é que é loja ou nada? Deste um tiro nos pés agora e olha que o meu MacbookPro 2011 está mesmo aqui ao meu lado.
        Linux sempre foi um sistema diferente, e sempre viveu dos pacotes.

        Agora desculpa que te diga, mas o windows está-se a tornar detestável aos meus olhos de uns tempos para cá.
        Ninguém tem de me forçar a ter um browser que eu não quero. Mas que mania ter que espetar á minha frente o EDGE, cada nova actualização altera aquilo que eu coloquei antes.
        Querem-me falar do Safari para Macos? Nunca me afectou ao longo dos anos o Safari pois usei e uso outros browsers e nada me força ao que vem no sistema. Mudo e pronto.

        Agora o modo S que veio em alguns computadores, por amor de deus…. tanta tentativa de forçar as pessoas que pouco ou nada conseguem decidir…

        O windows 10 melhorou muito é um facto. Uso no trabalho porque os sistemas são windows. Tenho no pc do puto cá em casa, porque por incrivel com disco SDD e um Q9650 com 4gb de ram porta-se bem…

        Mas daí a ver as tentativas da Microsoft constantes de passar por cima das nossas decisões é demais. Chega. Já tentei tudo para remover o EDGE nas últimas actualizações e para mim daqui para a frente acabou-se as actualizações.

        1. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          isso após cada instalação do windows é natural, mas não te impedem de usar outro browser ou não, o Windows não impede nada, como também podes sair do modo s.
          Isso mais parece birra de uma criança que não percebe nada do sistema, se eles obrigassem mesmo nem poderias se quer instalar…..

          Até podes mudar o browser predefinido lol….
          enfim…..se gostam de linux usem se faz favor….mas nada de birrices infantis contra windows ou seja lá o que for…..vocês é que parecem que forçam os outros a mudar para aquilo que VOÇÊS querem…..

          Não gostam de Windows, mac, linux…..então mudem mas fiquem caladinhos e respeitem os outros que gostam da maneira como funciona cada sistema…..se fosse tudo igualzinho não tinha piada nenhuma…….se fosse tudo mac ou windows……não haveria evolução…….tudo tem o seu sitio…..como cada pessoa tem o seu gosto, há aqueles que gostam d eios, outros de android, uns gostam de ter topos de gama, outros satisfazem-se com um baratinho para o que necessitam…..

          Vai lá fazer birra e mais uns tantos outros para o quintal ao pé das galinhas……

      5. Avatar de JCFB
        JCFB

        Sabes que dá pra instalar programas sacados na internet no mac?
        E no linux depende muito da distribuição. Os package managers são bons mas também podes sacar a source e compilar ou podes executar binários sem a necessidade de instalar.
        E ninguem usa a store do windows porque é uma procaria, simples, não tem lá quase nenhum programa.

      6. Avatar de k
        k

        Nem é só uma questão de liberdade. Muitas das apps da store da microsoft são irrelevantes, lixo, vigarice ou todas as anteriores. Por exemplo, whatsapp, messenger, instagram, facebook, icloud, spotify, netflix, pintrest, speedtest… isto é tudo irrelevante e só lá está para fazer monte. Não é preciso uma app para isto, pode tudo perfeitamente ser usado a partir do site deles sem precisar de instalar tralha adicional no pc e muitas vezes até funciona melhor.

        Outras vezes, são aplicações que são tão diferentes que nem sequer deveriam ser consideradas a mesma aplicação. O que sai da store não é a aplicações convencional que instalas dos tipicos .exe. E a versão da store não é a melhor das duas, pelo contrário, até é bem pior. Por exemplo, o lendário super popular software para ver vídeos: VLC. São diferentes se instalares pela store ou se fores descarregar ao site deles.

        A da store avisa-te logo no descritivo da store com triangulos e ! amarelos:
        “Beware! This VLC does not feature all the features of the classic VLC! It does not support DVD or Bluerays! Use the desktop version instead!”

        E realmente, instalas e a app nem sequer tem nada a ver uma com a outra, nem no aspeto. Porque é que eu haveria de querer uma versão de funcionalidades limitadas de uma aplicação, que ainda por cima é gratuita, mas muito melhor se a for buscar ao site deles? Ou de outros sítios tipo ninite.

        Noutros casos, tenta-te impingir aplicações lite com versão paga quando o windows já tem programas que fazem basicamente o mesmo da versão paga, mas gratuitamente.

        Noutros casos, algumas apps são óbvios scams:

        Winrar PC- Tutorial: 1,69€ ? Really? Quem é que precisa de um tut pro winrar?! E pago?! Já pouca gente paga o próprio winrar, quanto mais isto.

        “Win RAR ZIP TAR” (isto é o nome de uma só app): 3.69€ para além do ripoff nos nomes, wtf

        Word To PDF Convert Master: 2.29€ e tá em promoção? what a deal! Vamos ignorar que o próprio word já permite guardar em PDF diretamente, os office gratuitos também e o próprio windows já trás uma “impressora PDF” da microsoft instalada cujo propósito é exatamente o mesmo, excepto que até permite converter de mais formatos, não só word.

        E junta a isto mais 100 variantes de compressores manhosos e leitores de PDF que mais parecem malware.

        As que até são legit, podia-se argumentar que é por causa do window S que não te deixa instalar aplicações que não venham da store, mas, de novo, isso é a microsoft a arranjar uma solução para um problema que eles criaram. E não é como se tivesses muito mais seguro na store deles. Não apanhas vírus (supostamente) mas és vigarizado à cara podre.

        E muito mais. Como todas as outras stores que não funcionaram, é problema do conteúdo que lhe metem que é horrível. O insucesso da MS Store não é um problema dos utilizadores e nem sequer os consigo culpar.

    2. Avatar de sujeito
      sujeito

      O MacOS riu-se…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        O Linux riu-se…

        1. Avatar de Hidelberto
          Hidelberto

          que isso? biscoutos?

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Qual deles? Mac OS, para mim fora de $$$. Linux Rocks mesmo em Core i3.

          2. Avatar de JCFB
            JCFB

            Lol linux corre num 486 se quiseres.
            E ri se em hackintosh btw.

    3. Avatar de José
      José

      Eu uso e muito as aplicações da Loja. É como me for mais conveniente. Até parece quer na loja tudo é mau. Bem pelo contrário, há programas muito bons e leves que cumprem bem a função. Não tenho problema nenhum coma a loja, já que uso o Window3s como me dá na gana. Ora, no computador de trabalho, ora como num híbrido que tenho como tablet.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Diferenças do win10 vs win10x ?

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      O win10 ocupa 23gb ou Win10X ocupará 4 a 6gb.
      O win10 precisa de 2gb de RAM mínimo, o Win10X funciona bem com 1gb.
      Os updates do Win10 são de 1gb para cima, os do Win10X são de 100 a 120mb.
      Só vale a pena para quem tenha aquelas coisas, totalmente, dependentes de ligações à net, com 32gb de disco rígido e 1gb de ram.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Falta dizer que é 32 bits e não 64bits

  3. Avatar de sujeito
    sujeito

    Deve ser interessante instalar este OS numa máquina mais antiga ao invés do Linux.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      +1
      Pensei o mesmo, por exemplo o portátil da minha mulher é fraquito….e já me irrito com aquilo de tão lento que é

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A loja do Windows é pobre por culpa da MS.
    A estratégia aplicada nos últimos anos (nomeadamente o completo abandono do mercado mobile – que é o principal impulso das stores). Devs estão mais do que queimados pela MS dai fugirem a 7 pés.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Desde que foi criada, apenas usei a Store do windows para instalar a APPRadio e que até essa deixou de funcionar correctamente nas últimas semanas…

      1. Avatar de Rol
        Rol

        Digam me la sinceramente, conhecem alguem que use a windows store? Ainda me lembro dos meus amigos com lumia que nem youtube tinham…da Microsoft so quero distância! Uso windows apenas porque me pagam para isso, em casa não entra.

        1. Avatar de José
          José

          Eu. Também tinha e tenho um Lumia, até a Microsoft desistir de vez, não me lembro de não poder fazer algo, como nos outros. Já disse que uso muito a loja? Para jogos centenas, , ouvir rádio, aplicativos de conversão de PDF e/ou notícias, por exemplo? Então fica registado.

        2. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          eu uso….. netflix, prime video, apps da asus, e outras, só porque um não usa não significa que é obsoleta

        3. Avatar de Fábio
          Fábio

          MBWay, Meo Go, iTunes, jogos do Xbox Game Pass…

        4. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          Windows Terminal e mais umas quantas das que te ja disseram por aqui.

  5. Avatar de Jorge Fernando
    Jorge Fernando

    Isto com as políticas certas pode ser uma boa aposta para lutar contra o chrome OS, e se funcionar com ARM talvez até um bom concorrente ao Ipad.

  6. Avatar de nm3k
    nm3k

    Não é por aqui o caminho da MS. Teria sido mais bem aceite pelos utilizadores terem um OS “home” como o que já existe, com um footprint muito baixo, e deixarem usar qualquer app como o utilizador bem entendesse, Se o linux “come” RAM, o windows também está a seguir essa tendência há vários anos, em vez de fazer o contrário. Há boas evoluções é certo, mas a malta da MS às vezes esquece-se que o que se quer hj em dia é velocidade.

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    parece o Zorin

  8. Avatar de António
    António

    Já tive um windows 10 S e foi a maior asneira. Totalmente limitado à loja da MS, que é muito fraca! Nem o Chrome podia instalar! No Lumia, faltavam aplicações. Ainda tenho o 650, e funciona bem mas muito limitado, e sempre foi assim! Aplicações, hoje uso tudo online, por ex: https://www.ilovepdf.com/pt, dispensa qualquer aplicação no computador, pois não há nada com PDF que não faça! Descarregar vídeo e conversão….está tudo online. Rádio não conheço melhor que worldradio do browser do Firefox! Percebe-se claramente que o Windows 10X é a continuação da estratégia da microsoft para «fidelizar» incautos!

  9. Avatar de #tasatreze
    #tasatreze

    Garuda Linux (Arch based distro)
    Hackintosh Big Sur
    Windows 10
    Triple Boot is the way to go

    1. Avatar de #tasatreze
      #tasatreze

      Se fizerem review ao Garuda 4emember who you ‘heard’ it from…

  10. Avatar de adam bob
    adam bob

    Estou usando convertpdftools.com e está funcionando muito bem para mim, eles têm muitas ferramentas sem instalar nada ou ter problemas com Windows ou Linux. Parece-me que é a melhor opção para facilitar o trabalho.