O Windows 10 vai ter um trackpad virtual no ecrã

27 Comentários

A Microsoft tem preparado o Windows 10 para ser uma plataforma universal, que corre em todas as plataformas e que tem ferramentas adequadas. O Creators Update chegará no próximo ano e as novidades vão ser muitas.

Uma delas surgiu ontem na mais recente build lançada e traz para o Windows 10 um trackpad virtual, que poderá ser usado directamente no ecrã.

Windows 10

Quando anunciou a próxima grande actualização do Windows 10, o Creators Update, a Microsoft explicou que as novidades iam ser muitas e viradas para a simplificação da utilização do Windows, num vasto leque de cenários. As ferramentas novas iam ser muitas, mas não especificou em detalhe quais.

Lentamente, elas vão surgindo nas builds de teste que são lançadas para o programa Insiders, e os utilizadores podem já experimentá-las e testá-las a fundo. A mais recente chegou na build 14965 e traz para o ecrã do Windows 10 um trackpad.

A sua utilização pode não ser imediatamente entendida, mas a Microsoft explicou a utilidade desta nova ferramenta e como e quando deve ser usada.

Windows 10 trakckpad

Este novo rato virtual poderá ser usado por todos os que usam o Windows 10 num tablet e que o ligam a um monitor externo. Até agora teriam de ligar um rato externo, algo que deixa de ser necessário de fazer graças a este novo trackpad virtual.

A sua localização será acima da barra de notificações do Windows e vai permitir controlar o rato, dando ao utilizador a possibilidade de fazer clique com o botão direito e esquerdo.

Não é uma funcionalidade que muitos vão usar, mas é a forma da Microsoft satisfazer um nicho de utilizadores muito específicos e de mostrar que se preocupa com eles.

Para além desta novidade, podemos também encontrar na build 14965 melhorias noutras áreas. A app Sticky Notes está agora disponível em novos idiomas e com a capacidade de reconhecer emails, telefones, links e moradas nestes idiomas. O português é um desses novos idiomas.

O Windows Ink e o Sketchpad foram alvo de melhorias, estando também mais funcionais e mais simples de usar, com acessos mais rápidos a algumas definições e com uma performance maior.

Esta build está já a ser distribuída por todos os que estão no programa Insiders e mais tarde, quando o Creators Update for lançado, todos os utilizadores do Windows 10 vão poder ter acesso a todas estas novidades.

Windows Blog

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas mas… ao ter um ecrã for touch não há necessidade de tal coisa. 😮

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nop, ainda há muitas aplicações/sites que necessitam do “ponteirozinho”. Pode dar alguma ajuda.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Porque quando usas em modo sem ser touch/tablet, há funções que são mais fáceis recorrendo a um touchpad ou rato.

    3. Avatar de censo
      censo

      Não leste o artigo com a pressa de querer dizer mal.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      O ecrã é touch mas o ecrã externo não. Se usares o ecrã externo em duplicate, sim, não precisas disto. Se usares como extended, sem rato não chegas lá 🙂 Assim consegues 🙂

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Aliás, eu por vezes uso o surface pro ligado à tv cm modo extended e tenho sempre de ligar o teclado para poder usar o rato no ecrã externo. Com esta solução já não preciso 🙂

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Precisas no caso de teres ecrans externos, o touchscreen nao te permite controlar ecrans externos e com esta novidade isso vai ser possivel.

    6. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      A utilidade é a seguinte: você pluga o celular ou tablet na TV ou monitor. O celular/tablet fica deitado sobre a mesa e você o utiliza como um trackpad. Há um ou dois anos tinha pensado na imensa utilidade desse recurso com o Continuum.

      Assim, em qualquer lugar que tiver uma TV você pode ter a experiência de um desktop tradicional ao plugar o smartphone numa TV. Precisaria carregar apenas um teclado físico já que o trackpad seria o próprio smartphone.

  2. Avatar de Paulinho
    Paulinho

    Useless, comprei um macbook pro e isto sim é fantástico! Melhor So atualmente

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Parabéns, queres uma taça? lol

    2. Avatar de David
      David

      Se eu comprar um ferrari também vou dizer que é o melhor carro do mundo. Nem que seja para não passar por idiota em ter gasto tanto dinheiro num carro….. Sim, o SO da Apple é o melhor. Não, o Macbook não é o melhor Notebook.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Correcção: Compraste um fiat punto ao preço de um ferrari.

      2. Avatar de ACS
        ACS

        Macbook é um ultrabook .

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Esse tem laptop nem touch no screen tem, sabes lá do que este artigo está a falar! Fica lá com a tua barrinha no teclado e evita comentar algo que não compreendes

      1. Avatar de GPinto
        GPinto

        +1. Exactamente o que eu pensei. Grande cromo. O que estes cromos fazem para ostentarem os bens que adquirem.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Na maioria dos casos nem adquirem…querem é fazer pensar aos outros que são “ricos”!!

    4. Avatar de censo
      censo

      Sim, é o melhor para as tuas preferencias e utilização, mas há mais mundo para alem da tua maçã roída…

  3. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Um pouco á imagem do W10M quando em modo continum em que que o smartphone se transforma num trackpad. Mas neste caso nao faz sentido e nao deve ser nada prático

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Por acaso no uso do TeamVier através de um tablet deve dar jeito

    2. Avatar de censo
      censo

      É a ideia aplicada a tablets com Windows.

  4. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    E isto serve para que?

    1. Avatar de poiou
      poiou

      para quando se liga um ecrã em modo expandido ao surface e poder mexer o ratono ecrã externo

  5. Avatar de Bruno Andrade
    Bruno Andrade

    Muito bom , espero que esta “actualização” venha terminar a busca por aplicações duvidosas para o efeito.
    Para quem não entende para que esta aplicação serve , basta lerem com atenção. Quanto as mensagem de “odio” contra o windows ,falando a português -” Bom para ti =) “

  6. Avatar de José Henriques
    José Henriques

    Excelente ideia, muito útil para RDP.

  7. Avatar de Inlight
    Inlight

    Excelente 😉

  8. Avatar de Rui
  9. Avatar de João
    João

    Se for como a Cortana em Portugal…