Windows 10 tem escondido um novo calendário e relógio

51 Comentários

Saiba como activar

Depois da apresentação oficial do novo Windows 10, a Microsoft lançou no passado dia 23 de Janeiro a Build 9926. Com esta versão os utilizadores já podem experimentar algumas novidades, como por exemplo, a Cortana, o novo Menu Iniciar, o novo centro de configurações, etc.

Mas esta build tem também um novo calendário e relógio só que estes estão escondidos. Hoje vamos aprender com os activar.

calendar_01


De acordo com o que foi apresentado, o novo Windows 10 terá uma panóplia de novas funcionalidades e também várias melhorias significativas, comparativamente às versões antecessoras.

A Microsoft disponibilizou recentemente mais uma build, onde já é possível experimentar algumas das novidades. No entanto, esta versão traz também funcionalidades escondidas com é o caso do novo calendário e relógio.

Para quem tiver a Build 9926 instalada e pretender activar o novo calendário e relógio basta que siga os seguintes passos:

  • Abrir o Regedit.exe
  • Ir a HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ImmersiveShell
  • Botão direito do rato e seleccionar: New > DWORD (32-bit) e escrever UseWin32TrayClockExperience (sem espaços).

calendar_02

Feita a alteração anterior basta carregar no relógio e ver o resultado.

calendar_03

Apesar do Windows 10 estar apenas disponível via programa Insiders, os links de download já estão publicados na Internet. Para quem quiser experimentar é só obter a respectiva versão nos links que disponibilizamos a seguir.

Download:  Windows 10 Build 9926: x86 | x64

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    Faz sentido essa forma de apresentação do calendário e relógio, com base no design do novo Windows.

    1. Avatar de Velkan
      Velkan

      E dá mais jeito para o touch para quem tem tablets

  2. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Tira iniciar, mete iniciar. E pronto..é isto a evolução do Windows desde a versão 7.

    1. Avatar de pena33
      pena33

      A tua visão de “evolução” é muito diferente da minha.
      Para mim a evolução que houve do W8.1 para o 10, nada tem a ver com o botão iniciar, mas sim tudo o que foi implementado, basta ver os artigos aqui no pplware.

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Cada um vê o que quer.
        O motor do Windows tem melhorado sempre… mas o que nós utilizadores “comemos” é o interface… é que sem menu “iniciar” e coisas como tornar quase impossível apagar redes sem fios no interface e tornar quase impossível chegar ao adicionar/ remover programas dão cabo do juízo a uma pessoa normal desnecessariamente! O sistema operativo deve ajudar o utilizador a fazer o que quer, não é tornar mais difícil!

        1. Avatar de estupidez
          estupidez

          Se você se interessasse em pesquisar bem o windows que usa (pelo que falou deve ter o 8/8.1) iria perceber que é muito fácil. o Windows 8 tem precisamente o mesmo menu iniciar que o Windows 7! Se você clicar com o botão direito do rato no símbolo do windows no lado inferior direito do seu ecrã, irá ver um menu iniciar totalmente igual ao do windows 7! Antes de criticar informe-se, porque as coisas que o windows 7 tinha, o 8 também tem basta informar-se primeiro, você certamente apenas se interessa em ir à Internet e quando vê uma noticia destas limita-se a criticar aquilo que você por burrice não sabe que existe. Cumprimentos

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Concordo.

        2. Avatar de JJ

          “quase impossível chegar ao adicionar/ remover programas”

          Encostar o rato ao lado direito do ecrã, na barra que surge clicar em definições, depois clicar em Painel Controle, e depois “Adicionar/Remover Programas”… Isto é quase impossível de fazer?

          Segue exactamente o mesmo numero de passos/cliques para chegar ao mesmo local. Clicar no botão inicial, clicar em Painel Controle, e depois “Adicionar/Remover Programas”..

          Enfim… alguém meteu na cabeça que tinha de falar mal do Win8, e conseguiu por “meio mundo” a falar mal. Tem que se dar os parabéns a essa pessoa, que conseguiu iludir “meio mundo”…

        3. Avatar de Fabio Pisco
          Fabio Pisco

          Quer dizer, tem melhorado como quem diz…tirando o facto que o windows 8 e 8.1 está sempre com latência de 1000ms em quase todos os computadores e que alguns, e apenas alguns deles conseguem baixar a latência para o normal (mais ou menos de 0 a 100. Bem, mas este windows 10 está muito bom. Desde a primeiro Technical Preview que os problemas de latência do windows 8.1 foram à vida! Para quem não sabe a alta latência diminiu a capacidade de resposta do sistema e pode causar stutters em jogos. 🙂

          Abraços malta

        4. Avatar de O Google é útil
          O Google é útil

          as 2 maneiras mais faceis para ir ao local para desinstalar programas são:

          1ª clicar no butão do windows presente no teclado e escrever “desinstalar” e depois é só escolher desinstalar/remover programas.(quando clicamos na tecla com o simbolo do windows e em seguida escrevemos algo o que escrevemos é procurado no computador)
          2ª ir ao metro clicar o butão do lado direito num programa que não seja do novo ambiente metro do windows 8 e escolher desinstalar e aparece a janela para desinstalar um programa. Programa do metro do windows 8 são por exemplo o calendário, o pessoas, meteorologia. Programas que não são do metro temos por exemplo o google chrome, o firefox, opera, office …

          Quando achamos as coisas estremamente dificeis é melhor procurarmos uma maneira no google diferente de as fazer, porque podemos estar errados e como nunca há apenas uma pessoa errada, muito provavelmente a nossa duvida já foi publicada e respondida por outras pessoas.

      2. Avatar de André Silva
        André Silva

        Evolução… Espero que desta vez a “evolução” do windows não volte a por em causa as empresas que trabalham com este sistema operativo. Acredito que em termos gerais ela venha melhor que os anteriores mas para mim e muitos utilizadores aquilo que distinguia muito um windows de um sistema operativo apple era de o windows ser muito mais funcional para as empresas. Espero que a Microsoft não se esqueça disso.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Como a porcaria do Windows update em que instala tudo que aparece!!! Onde tens a opção de instalar apanas as actualizações que pretendes? Depois andam todos a queixar-se da tela azul da morte!!! Este Windows 10 é o sistema operativo mais parvinho que apareceu até agora!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Difícil perceber que é um SO multi-plataforma ? É preciso adaptar e modular para todo o tipo de máquinas que o vai suportar, PC/Tablet/Smartphone.

      Se quer mais coisas, entre no programa e dê sugestões, não ande aqui a dizer asneiras e comentários que só servem para incendiar.

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O Windows evoluiu imenso, a nível de velocidade, melhorias no Touch, pormenores de poupança de energia e melhoramentos vários.

      O que não podem serem sempre mudanças gigantes (estéticas).

      O W8.1 funciona super bem como SO, as falhas que tem são basicamente de UI. Se meteres um Start como do Windows 10, shortcut decente para volume, brilho, rede e wireless Screen, então pouco há a apontar.

    4. Avatar de fneves
      fneves

      Sim que o yosemite do mac voltou as cores de antigamente, com aquelas pastinhas azuis, também poderia dizer reduzindo a: Em 4 anos o osx trocou as cores dos folders…

  3. Avatar de carlos_jeze@yahoo.com
    carlos_jeze@yahoo.com

    windows 10 é um sistema que ao meu ver quer imitar as interfaces de muitas distribuições linux.
    Não é de hoje que a microsoft so vem a copiar o que é dos outros.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Yap, o Linux inventou os quadrados e tudo o que há de UI.

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        rmcrys
        o linux já tem ambientes de trabalho virtuais desde que me lembro de o usar
        o linux é um OS multiplataforma desde que me lembro
        o linux tem suporte a tanto hardware que é possivel corre-lo numa calculadora, numa torradeira, e nos maiores e mais potentes computadores do mundo
        o linux tem disponível uma catrefada de desktop environments para todos os gostos

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Já percebemos que és um fanboy. Mas tenho uma notícia para ti: este artigo não é sobre linux. E já agora, a tua ideia de “ter suporte” está tão distorcida que até me dá vontade de rir. Não vale a pena gabares muito uma coisa que “pessoas normais” (digo isto como sendo utilizadores comuns) pouco usam. Em ambientes empresariais e experiências (ou seja, em partes muito selectivas) sim, é usado. Sabes quando linux vai receber o impulso que o vai tornar bom para usar? Numa palavra eu respondo-te: steamOS (e isto é se a ideia tiver sucesso, ou seja, as máquinas que irão vender suportem os jogos todos que a steam tiver, senão não vai valer a pena). Mas cada um só tem de usar o que quer e não vir com comentários parvos como o teu pois isso que disseste não interessa a ninguém, a não ser que seja para incendiar.

        2. Avatar de WP
          WP

          No entanto o teu Linux mantém-se abaixo dos 2% de utilização a nível mundial (salvo erro, não fui pesquisar a percentagem de utilização mas tenho ideia que ronda esses valores).
          Já agora qual e a distribuição que usas para fazer torradas? Ultimamente a minha torradeira tem estado muito lenta queria ver se formatava

        3. Avatar de Bahh
          Bahh

          E contudo a maioria das pessoas prefere o Windows nos computadores maiores (sim sei que existem derivações do UNIX / “linux” que estão no Android e no iOS/ OS X… o que prova que o problema não é o UNIX/ “Linux” mas sim o interface e os programas).
          Na verdade a Microsoft podia mudar o seu interior para uma das milhentas variantes Unix/ “Linux” ou parecido que desde que de alguma maneira conseguisse manter o interface gráfico, programas, jogos, impressoras, digitalizadores, e tal a funcionar tal e qual, não faria diferença para quem o compra.
          A Microsoft provavelmente nunca fará isso, mas nada a impede… o iOS/ MAC OS X tem tido bastante sucesso comercial.

        4. Avatar de JJ

          André Viana… conhece tanto o Linux, desde que se lembra, que desconhece por completo o Windows desde que se lembra.

          Então o Windows nunca teve “ambientes de trabalho virtuais”? Até hoje, qualquer utilizador que quiser essa funcionalidade, consegue a ter!

          Sabe, a Microsoft originalmente, quando fez o Windows, a ideia era ser apenas um SO. Todas as outras funções eram possíveis de desenvolver por qualquer programador do mundo. Por isso é que o Windows conseguiu tornar-se popular, porque deu a oportunidade a qualquer empresa desenvolver funcionalidades que não vinha de base. Funcionalidades essas como, gravar CDs/DVDs, drivers, etc…

          Actualmente, a Microsoft tem incluído essas funcionalidades de base no Windows. Qual é o resultado? É por exemplo, software como o NERO baixar as suas vendas, porque as pessoas já não precisam de programas para gravar CDs.

          Depois o Windows não é para funcionar em calculadoras… é para funcionar em PCs. Não é porque o Linux pode ser usado em calculadoras que o faz melhor que o Windows…

          E qualquer software que corra em Linux, raramente não tem um versão em Windows.

          Enfim…

        5. Avatar de Carlos
          Carlos

          O Windows sempre foi multiplataforma, lá porque tu não sabes isso, não deixa de ser verdade

          O Windows tem uma versão embarcada há 18 anos (o Windows CE).

          A grande diferença é que com o Windows 10 passa a haver só uma versão do Window para tudo, e uma aplicação universal serve para tudo — literalmente a mesma aplicação, o mesmo código-fonte, vai correr desde o Band ao Surface Hub, passando pela Xbox One.

          O Linux não faz isso, pois não?

        6. Avatar de R
          R

          O LInux tem tanto suporte a hardware que voltei ao windows para poder jogar os meus jogos sem nenhum problema ou interferência. (ou tens um PC antigo ou entao é um AI JESUS para que funcione, ainda por cima tens de saber fazer os updates e tweaks necessarios.)
          O Linux nao é user friendly como é o Windows.

          O windows vem a adoptar umas coisas boas para colmatar as suas lacunas, o que faz todo o sentido e vem a inovar em muitas outras areas, por exemplo no ecossistema entre o proprio windows e a xbox one – correr um jogo da xbox one num tablet em streaming e sem grandes problemas!

          nao tou a dizer que o linux n tenha a sua utilidade… mas linux nao é para o comum utilizador! O comum utilizador, que é uma parte muito grade a par do utilizador “empresa”, usa windows por ser intuitivo e de facil utilizacao.

          uma pequena parte de utilizadores usa linux, porque quer ser contra a corrente, por facilidade de utilizacao de certas ferramentas ou por simplesmente experimentar.

        7. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          o teu linux é täo fixe que as empresas de jogos e software näo fazem nada para ele.

    2. Avatar de jpires
      jpires

      Tem de vir sempre alguém dizer que empresa X só copia Y…
      Então e o Linux não copiou coisas do Windows e do OS X?
      Amigo… Todos se copiam uns aos outros, ainda bem, somos nós que ganhamos.
      Uso Windows, OS X e Linux, todos à sua maneira são bons sistemas.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Vale lembrar (mais uma vez) que a interface do windows nada tem a ver com linux.

      Quanto aos desktops, desde o windows 98 que existe suporte para vários desktops, apenas não vinha implementado.

      SUPORTE

      @PedroPinto Dá-me a tua analise pessoal, vês grandes melhorias em relação ao 8? A nível de performance.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Realmente a Microsoft copia à descarada! Até foi copiar as janelas do windows 8/8.1! Que descaramento! Copiou quase toda a modern UI! Que escândalo!

      E para cúmulo, até foi copiar o botão iniciar do windows 7!!!!! A Microsoft não tem emenda!!!!

  4. Avatar de nothing to!
    nothing to!

    Já era altura é de mudar os icons do desktop!

    1. Avatar de Kaymen
      Kaymen

      Se tivesses o windows 10 instalado em algum pc ou maquina virtual tinhas visto que já andam a fazer isso…

    2. Avatar de Bahh
      Bahh

      Mas isso já é possível à imensas versões do Windows… é só ir às opções.

  5. Avatar de O próprio
    O próprio

    Já agora alguém sabe me dizer como poderei obter a tecnical preview através do Windows update ?´Já corri o software que a MS disponibilizou e reiniciei como foi pedido, mas não apareceu nada para instalar. Será que tenho de mudar de idioma e região ?

    1. Avatar de Fábio Costa
      Fábio Costa

      Se já tinhas a versão Preview do ano passado, era só mesmo procurar mesmo por atualizações. Caso contrário tens mesmo de instalar o SO de raiz…Faz download do .iso

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    O que acho nesta nova build é que o menu iniciar e o sistema metro se fundiram. Gostava muito mais como estava antes.
    Em termos de desempenho melhorou algo

    1. Avatar de pedrito
      pedrito

      é o que detesto nesta versão 10 ….acabarem com a modern UI é um erro …. é andar para trás!

  7. Avatar de AlroDisa
    AlroDisa

    Há quem diga que tem o nome “Windows 10” por estar 10 anos atrasado em comparação ao Linux 😉

    1. Avatar de JJ

      Mas um que não sabe o que diz!!!

  8. Avatar de irlm
    irlm

    offtopic

    alguém está com problemas no windows update?

    no meu dá-me este erro e não encontro solução para isto. (x8024a10c)

  9. Avatar de carlos_jeze@yahoo.com
    carlos_jeze@yahoo.com

    Bom pessoal, ainda não usei o windows 10, sou usuario de linux pq gosto muito do sistema, visto a liberdade que se tem pra fazer as coisas, mas sempre testo os windows novos, o windows 8 e 8.1 não me agradou, odiei a interface metro, muito ruim, chega a dar dor de cabeça, não vi evolução nenhuma, digo que windows 7 foi um grande sistema, esse foi bem melhor , tendo um visual mais limpo que o 8, não sei o que sera do windows 10, mas se seguir o mesmo pensamendo do metro do windows 8, acredito que não vai ter grande aceitação, o windows 8 não vendeu tão bem, espero que a microsoft tenha aprendido com o erro.

  10. Avatar de cacun
    cacun

    Boas!

    Eu estou a usar a preview e estou a gostar bastante, mas há uma coisa que me está a deixar um pouco impaciente. Não consigo encontrar o Windows update. Alguém me sabe dizer onde se encontra?

    1. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      Vai ao menu iniciar e “settings” depois tens aí update & recovery aí está o Windows update 🙂

    2. Avatar de Luís Gonçalves
      Luís Gonçalves

      Botão direito no menu iniciar -> sistema -> windows update
      ou tecla windows + pause -> windows update
      Simples

  11. Avatar de delaorden
    delaorden

    Já estou testando há dois dias; excelente. Melhor que o 8/8.1 >Mas como é uma questão de gostos podem ficar a vontade e seguir no Windows 3….

  12. Avatar de francisco
    francisco

    entao porque que no meu nao aparece esse tal relogio? fiz tudo exatamente como voce disse e continua tudo na mesma nao mudou nada se calhar funciona pr uns e outros nao….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Francisco deves estar a fazer algo errado. Estás com a última build?

  13. Avatar de francisco
    francisco

    Abrir o Regedit.exe
    Ir a HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ImmersiveShell
    Botão direito do rato e seleccionar: New > DWORD (32-bit) e escrever UseWin32TrayClockExperience fiz exatamente como estar aqui e nao funciona

  14. Avatar de Mota
    Mota

    Instalei hoje o Windows 10 e até ao momento está tudo espetacular. Só tenho uma questão: O vosso computador também anda relativamente mais quente?
    Digo isto porque tenho o hábito de monitorizar as temperaturas e no Windows 8.1, com uma utilização básica, as temperaturas do CPU rondavam os 30-40 e poucos graus. Com o mesmo tipo de utilização (ver um filme por exemplo) no Windows 10 rondam os 40-50 e poucos. Também acontece convosco? Acham que isto será apenas um problema temporario?

  15. Avatar de José de Pinho
    José de Pinho

    Acabei de instalar on Windows10 há pouco, mas cada vez que tento aceder ao ficheiro os meus documentos ou ficheiros, o ficheiro faz ‘crash’ e fecha. Tambem a pasta das fotos está vazia?

  16. Avatar de kennendy kayque
    kennendy kayque

    meu arquivo currentversion n aparece oq eu faço?

  17. Avatar de carlos
    carlos

    ola pessoal estou com um problema no windows 10 muda a hora sozinho e trava o video quando se vai reconfigurar dai so reiniciando e reconfigurando a hora alguem sabe como resolver ???? desde ja agradeço..

  18. Avatar de Mario Morales
    Mario Morales

    Boa tarde, Sr. Pedro.
    Fiz o procedimento para alterar a aparência do relógio e calendário do Win 10, más nada feito. Não obtive sucesso.
    A minha versão do Win 10 é: versão 1709, compilação 16299.431, será que é isso? Por ser compilação mais atual não é possível alterar? Obrigado pela atenção e ajuda.