Windows 10 também vai ter suporte para pagamentos via NFC

33 Comentários

Há já parcerias com a Visa, MasterCard e Amex

As novidades que têm surgido sobre o novo Windows 10 mostram que a Microsoft está a seguir as tendências tecnológicas que já foram anunciadas por outras empresas como é o caso da Apple.

Desta vez a empresa de Redmond anunciou, na conferência WinHEC, que decorre na China, que o Windows virá também com suporte para sistema de pagamentos via NFC, tal como o Apple Pay.

NFC-pos


A tecnologia Near Field Communication (NFC), permite trocar informações sem fios e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos uns dos outros. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem que haja necessidade de qualquer configuração, emparelhamento ou software adicional.

Esta tecnologia está a ganhar espaço entre os dispositivos móveis e hoje já vemos  smartphones, tablets, TPAs e até equipamentos life care com suporte para NFC.

windows_01

Seguindo a rival Apple e Google, a Microsoft anunciou na conferência WinHEC que os equipamentos que tenham NFC e o Windows 10 vão poder também efectuar pagamentos em terminais compatíveis.

De salientar que tal é possível graças à tecnologia Host Card Emulation (HCE – que emula cartões de crédito e débito no smartphone), que vem com o Windows 10, e que permite aos utilizadores transmitir informação (informação relativa ao pagamento) para os terminais compatíveis para receber pagamentos via NFC. neste momento a Microsoft tem já parceria com a Visa, MasterCard e Amex.

nfc_00 Além da informação que foi apresentada num slide, foi também publicado recentemente um vídeo no canal Nokiapoweruser que mostra como a tecnologia funciona.

Via Channel 9

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    O Windows anda sempre a reboque dos outros. Incrível!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Mais um que não sabe o que diz…

      Mas como os artigos são apresentados também não ajuda.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        JJ não vale a pena falar com fanboys lol, este sistema já existe há muito tempo e ohh espera foi a Apple que inovou ne!? claro claro…

      2. Avatar de gdfgd

        A segunda frase diz muito 🙂

      3. Avatar de João
        João

        É mentira? Explica lá então.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          O aceitar pagamentos via NFC não é nova para a Microsoft:
          http://www.microsoft.com/pt-pt/moveis/apoio/faq/?action=singleTopic&topic=FA141432#

          O que vai acontecer é fazer uma abordagem diferente a este tipo de serviço. Fazendo parcerias de peso!

          Alem disso, temos de olhar para o local onde a conferencia esta a ser realizada. A China e os países a sua volta são os principais utilizadores deste tipo de tecnologia.

          O que a Microsoft pretende ao fazer este tipo de referencia, é chamar atenção que também tem este tipo de serviço no seu SO.

          O Windows sempre foi um SO aberto onde é possível fazer qualquer tipo de operação informática. Praticamente sempre suportou todo o tipo de tecnologia que vai surgindo. Por isso estranho seria um novo Windows sem este tipo de funcionalidades.

          Mas actualmente, devido a diversas empresas, é preciso fazer este tipo de anúncios, para as pessoas (mais desatentas) não pensarem que só umas determinadas empresas é que tem determinadas tecnologias.

          Ou seja, a Microsoft faz este anúncios porque os outras também os fazem. Porque independentemente disso, estes tipo de funcionalidades já estariam integradas no sistema, como estavam anteriormente!

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Estás a confundir o suporte para NFC que havia para se poder criar aplicações para pagamentos, com o sistema operativo ter um sistema de pagamentos já integrado

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Eu não estou a confundir.

            Por isso disse, que os pagamentos via NFC já são possíveis algum tempo no WP, mas agora a Microsoft vai fazer uma abordagem diferente neste campo.

            Não foi preciso outras empresas dizerem que se consegue fazer pagamentos por NFC, para a Microsoft suportar tal situação. Já o era possível fazer, mesmo que fosse necessário ferramentas de terceiros para o fazer.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Essa abordagem diferente [ou o que lhe queiras chamar] é uma mudança enorme em termos de funcionalidade para o utilizador. É o que torna os pagamentos por telemóvel realmente viáveis para a maioria das pessoas, pela forma de interacção mais simples e segura!
            Por isso o anúncio não é a Microsoft a relembrar as pessoas de algo que já tinha, mas a informar as pessoas de que vai ter adoptar a funcionalidade que outros já introduziram.

          4. Avatar de JJ
            JJ

            “vai ter adoptar a funcionalidade que outros já introduziram”

            Logico que já introduziram, já lançaram novas versões dos seus SOs…

            A Microsoft só este ano é que vai lançar uma nova versão do seu SO, logo só agora é que vai introduzir estas mudanças. Mas isso não quer dizer, que o seu actual SO não suporte este tipo de funcionalidade, independentemente de abordagem ser ou não mais fácil para o utilizador.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            “A Microsoft só este ano é que vai lançar uma nova versão do seu SO”
            A Microsoft lançou outra versão no ano passado poucos meses antes da Apple e já tendo telemóveis com NFC há alguns anos. Se não introduziu mudanças nesse período de tempo é porque não tinha ideia para desenvolver alternativas de jeito.

            ” Mas isso não quer dizer, que o seu actual SO não suporte ”
            continuas a tentar confundir o suporte para NFC com a integração de pagamentos no sistema

            “independentemente de abordagem ser ou não mais fácil para o utilizador”
            Se o utilizador não vai usar é quase como não existir.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mais um comentario sem nexo. O meu Nokia Lumia 735 já tem NFC e dá para fazer coisas sem ser pagamentos. E até diz nas definiçoes que dá para fazer pagamentos “para esta açao funcionar, terá de ter um SIM de pagamento” mas admito que não sei o que isso é.

  2. Avatar de zezito
    zezito

    bem… o meu velhinho Nokia Lumia 620, já com 3 anos tem NFC, por isso esta noticia peca por falta de informação cuidada. O NCF já existe há muito tempo no windows Phone, os sistemas de pagamentos esses é que começaram agora a ser utilizados. A apple no campo do NFC foi a ultima a entrar com essa tecnologia.

    1. Avatar de João
      João

      A última a entrar, mas a 1º a dar-lhe uso útil. Antes da Apple o uso era inútil. Neste momento nos EUA, já podes fazer pagamentos por NFC via iPhone, graças à Apple. A Samsung e a Microsoft acordaram depois… como sempre…

      1. Avatar de gFan
        gFan

        Inútil? Inútil é teres um equipamento preparado com NFC e apenas poderes fazer pagamentos.

        Caso não saibas o NCF nos androids não serve só para fazer pagamentos, vai-te informar.

        1. Avatar de PSL
          PSL

          O NFC nos Androids não serve nem para pagamentos, nem para coisa nenhuma… visto que ninguém usa isso…

          Parece que interessa muito ter NFC, só para dizer que se tem… já que o Bluetooth Low Energy faz o mesmo efeito, e ainda mais…

          1. Avatar de zezito
            zezito

            não é verdade o que disses, NFC tem inúmeros campos onde pode ser utilizado. Obviamente que não serão em APPS para qualquer tipo de utilizador , mas no mundo empresarial como por exemplo em empresas de segurança e manutenção o NFC é bastante utilizado.

      2. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        sim, claro, pois foi.. parabens

      3. Avatar de zezito
        zezito

        Meu caro João NFC não é so para pagamentos, já desenvolvi vários projectos em que o NFC é utilizado para marcar por exemplos locais e equipamentos em edifícios, isto por exemplo para guarda nocturnos fazerem rondas e via telemóvel fazem a leitura das tags NFC o que faz prova de que realmente fizeram a ronda que deviam de fazer.

        O exemplo que dou é apenas um deles, existem muitas outras áreas onde o NFC é já utilizado, isto que seja em android quer seja em Windows Phone, já a Apple ainda não tem o sdk do NFC aberto a programadores, é o sistema de pagamentos e mais nada, por issó nesse aspecto ainda está atras daquilo que tanto o android e Windows phone mermitem fazer.

    2. Avatar de João
      João

      Uma coisa é ter lá o chip NFC, outra coisa é ter suporte para chegares a um terminal e fazeres o pagamento via NFC.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Ahh e fazes o pagamento e talz e depois no banco vem o recibo que pagaste duas vezes! sim muito bom foi a Apple que inovou o pagamento dublo mas compra de um so, tanta inovação uhhhh…e já sei que foi corrigido, mas que houve houve, e com quem aconteceu? Apple claro! Compras um produto mas pagas dublo xDD espetáculo!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Aconteceu do lado dum único banco, não com o sistema!

        2. Avatar de PSL
          PSL

          No Google Wallet, fazes um pagamento, e é como se desses o teu número de cartão de crédito a quem fizeste o pagamento.

          LOL!

      2. Avatar de JJ
        JJ

        A Microsoft já tem isso algum tempo!!!

        http://www.microsoft.com/pt-pt/moveis/apoio/faq/?action=singleTopic&topic=FA141432#

        A questão é: Quando é que os terminais para aceitar esta funcionalidade começaram a surgir? Em 2014!?

        Então se é agora que vai sair um novo SO é agora que se relembrar as pessoas que também tem-se esta capacidade…

  3. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    A falta de informação por parte da pplware e por parte deste post é imenso mas pronto. o NFC já existe no WP há muito tempo mas não tinha parceiras e muito menos utilizado tinha que vir a Apple e dizer que fizemos uma grande inovação e pronto o pessoal começou a abrir os olhos e usar, coisa que Microsoft e Samsung deveriam fazer uns tempos atras quando implementaram mas pronto…

  4. Avatar de catalisador
    catalisador

    Continuem com estas “modernices” e dps digam que a culpa é das finanças k n perdoa uma dividazinha…

    Abre o olho povo… será que n entendem que isto é tudo “areia no olho” ?? e não, n é do rabioske….

    Continuem a colocar informação nos iphone, smartphone, ou qq dispositivo movel e vão ver…. e dps n me “xateiem” k n os avisei….

    a vossa vida está na mão da tecnologia…. larguem isso e vão passear com a mulher antes que ela arranje outro…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      +1
      Ri-me com vontade mas o teu post tem um não sei quê de verdadeiro!

  5. Avatar de JJ
    JJ

    O que eu começo a ver é que a os “fanboys Apple”, a ficarem com medo que a Microsoft passe a frente neste tipo de serviço, que eles PENSAM que é único deles ou o deles é o melhor.

    A questão é que com as parcerias Visa, MasterCard e Amex, bem com o facto que as caixas de multibanco usam Windows, a implementação deste tipo de funcionalidades, pode passar para patamares bem mais difícil para Apple.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      lol, agora por haver caixas multibanco com Windows vai ser uma vantagem nos telemóveis!? Isso é hilariante! Não é o Windows que dá ou permite os serviços bancários das caixas. Se por ventura as caixas multibanco passarem a suportar telemóveis por NFC será pelo software e hardware desenvolvido por entidades bancárias e será idêntico para qualquer telemóvel que suporte os protocolos usados por essas entidades – não tem nada a ver com a Microsoft!

      Quanto às parcerias com Visa, MasterCard e Amex, achas que isso é algo novo? Foi exactamente com essas empresas que a Apple iniciou o ApplePay e é por causa dessa parceria que rapidamente conseguiu o suporte de centenas de bancos nos Estados Unidos. Aliás foi com a Apple que essas entidades introduziram novos métodos mais seguros para processamento de cartões.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Logicamente que se as caixas multibanco suportarem NFC não vão ficar dependentes de equipamentos com Windows.

        A questão é que esse hardware e software, como dizes, ser desenvolvido por entidades bancarias, certamente será com o apoio da Microsoft, visto já estar no meio.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          ” certamente será com o apoio da Microsoft, visto já estar no meio.”
          Independentemente de qualquer suporte que a Microsoft possa dar aos seus clientes, os serviços e hardware continuam a ser desenvolvidos por entidades bancárias. E as caixas multibanco são apenas os terminais de acesso aos serviços, com um backend que muito provavelmente não corre produtos da Microsoft!