Windows 10 – Serão assim os Ambientes de trabalho virtuais

39 Comentários

O Windows 10 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para este Verão de 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.

Uma das novidades que estão previstas no novo Windows 10 será o suporte para Ambiente Virtuais (tal como o Linux e MacOS). Vamos saber como vão funcionar.

virtual_00


A Microsoft revelou, via blog oficial, que o Windows 10 vai ter ambientes de trabalho virtuais e indicou como os mesmos vão funcionar. A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa tem como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar  a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos.

Ao contrário das distribuições  GNU/Linux,  esta funcionalidade parece-nos bem mais aprimorada agora no Windows 10, podendo o utilizador fazer um preview de um Desktop em questão entre outras funcionalidades, como por exemplo adicionar um novo  ambiente de trabalho virtual.

p8_8

A Microsoft deu também a conhecer os atalhos de teclado para gerir esta nova funcionalidade:

  • WIN + CTRL + LEFT/RIGHT: Mudar de ambiente virtual de trabalho
  • WIN + CTRL + D: Criar um novo ambiente virtual de trabalho
  • WIN + CTRL + F4: Fechar o ambiente virtual de trabalho actual
  • WIN + TAB:  Vista de tarefas

p8_8

Além desta novidade já mais que confirmada, as últimas informações mostram que o Windows 10 terá um novo sistema de autenticação, vai ocupar menos espaço de armazenamento tanto no PC como no smartphone, vai ter a possibilidade de receber actualizações via P2P, virá com impressora PDF nativa e muito mais – ver aqui. Pode já testar algumas das novidades experimentando a última build.

Fonte Microsoft via Gabe Aul

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Dizer que Windows 8 desapontou melhores de utilizadores é no mínimo exagero. Para mim foi o melhor Windows feito até hoje. A falta do menu iniciar foi apenas uma questão de hábito, penso que a Microsoft arriscou e bem.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Windows 8…não Windows 8.1 (desapontou menos 🙂 )

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Pois.. O 8 nunca cheguei a usar mas foi o que me despertou a curiosidade que eventualmente me fez instalar o 8.1..
      Voltei a ter Windows pela primeira vez em 7 anos graças ao 8.

    3. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      Concordo. É juma questão de hábito.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois para quem brinca o 8 é bom, para produtividade não serve.
      Uma empresa não pode mudar de windows e ver a produção baixar porque os seus trabalhadores não sabem onde estão as coisas.

      1. Avatar de lo
        lo

        O ambiente de trabalho no win 8.1 é igual a todos os outros Windows. Eu tenho, e nem uso o metro UI, só tenho activa a app da Meteo. Quando inicio o PC, entra logo no ambiente de trabalho. Podes usar win+Q para pesquisar qualquer coisa no pc, aparece logo o programa mais escreves a 1ª ou 1ªs letras. Ou podes clicar com o rato no logo do windows e ver a lista dos programas.

        1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
          Ismael Guimarães AJ

          Instalei o StartIsBack o que me permite ter o menu Win7 no Win8.1 e também ter a nova área de início acessível via botão windows.

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu também tenho um fétiche pelo W8 no 10 contínuo a pegar na app aberta para arrasta-la para baixo,mas ela não fecha,…hábitos.

    6. Avatar de Gohu
      Gohu

      Apoiado! Achei uma evolução necessária e, depois de me habituar, não consegui voltar para o 7. O 8 é muito mais rápido

    7. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      “A falta do menu iniciar foi apenas uma questão de hábito” aí esta o problema de muitas pessoas que se queixam do Windows 8 porque pensam que o Windows 8 não tem menu iniciar mas tem só que em vez de abrir num canto abre no ecrã completo. Pensei bem e verão que é exatamente igual ao menu do Windows 7 só que em ecrã inteiro e com tiles é só essa a diferença. Isso é o que eu explico sempre aos meus clientes e eles acabam por aceitar muito melhor o Windows 8.

  2. Avatar de PSL
    PSL

    IGUALZINHO ao do OS X!

    A única diferença é que no OS X, os desktop virtuais estão em cima, no Windows X, estão em baixo!

    http://cdn.osxdaily.com/wp-content/uploads/2012/06/mission-control-tips.jpg

    1. Avatar de int3
      int3

      é. e o kde e mate e o gnome que já tem isso desde a decada de 90? loool.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Também no Windows era possível. Com utilização de software de terceiros.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          No windows o que era possível está algo longe dos verdadeiros Desktops Virtuais

      2. Avatar de PSL
        PSL

        Mas alguém falou de ter ou não ter isto?

        Claro que já existia isto há muito tempo, em todo o lado.

        Mas a interface, não.

    2. Avatar de Mac

      Vindo de onde vem… tinha de copiar de algum lado…

    3. Avatar de tekMan
      tekMan

      Então se é igualzinho com dizes, para quê pagar o dobro por um Mac quando se pode ter o mesmo num PC com Windows?

      1. Avatar de FG
        FG

        Porque ao contrário do que dizem, não custa o dobro.

        Só custa o dobro quando não sabes mesmo do que falas… E comparas latas velhas com autonomia de 2 horas, 5 cm de altura, ecrã de baixa resolução e de cores todas embaciadas, disco rígido (LOL), trackpads dos anos 90, plástico e sobreaquecimento…

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ter o mesmo que é como quem diz?

        Ter uma coisa que é em tudo pior…

        O mito já não pega…

    4. Avatar de Mikes
      Mikes

      E qual o problema?
      Ao menos a MS ouve os seus clientes e melhora o seu produto.

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Isso já existe em ambientes gráficos linux há anos e vens dizer que copiaram pela Apple. Procura ajuda.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O que ele quis referir foi o interface criado para gerir as janelas e desktops, não a função abstracta de desktops virtuais

  3. Avatar de JJ
    JJ

    É uma funcionalidade que eu nunca achei útil para mim. Mas parece-se que esta bem trabalhada/desenvolvida.

  4. Avatar de Mariline Lopes
    Mariline Lopes

    Tenho o Windows 8.1
    E estou imenso satisfeita com ele.
    O 10 parece-me que já vai ficar demasiado elaborado para o meu gosto mais prático.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Isto é um exemplo de um paradoxo.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Quando o Windows 10 sair vais ver muito destes paradoxos.
        Pelos vistos para um user normal até basta mudar de skin que já não conseguem “ver aonde estão as coisas”. Incrivel O.o

  5. Avatar de Silvano Almeida
    Silvano Almeida

    A partir do Millennium o vista e os windows 7, 8 e 8.1 nenhum deles prestaram, cada pessoa compre o seu PC para se adaptar as suas necessidades, assim?
    todas as pessoas que usam o Paltalk só o windows XP dá a possibilidade de poder fazer uma gravação de musica e voz em simultâneo, tenho um portátil com o windows 8 e repito não presta, enquanto a Microsoft não utilizar o sistema de som como tem o XP? todos os que utilizam Paltalk tal como eu, jamais compraram o windows 10, moral da história nenhum deles presta

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Moral da história: Actualiza-te.

    2. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      ou seja, um SO não presta porque não tem UMA coisa que tu gostavas de outra versão, sim senhor, muito bem visto!!! vê-se cada raciocínio…..

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Era para rir não era?

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      Se comprares uma placa de som já da. se usares o ásio for all também. não culpes a Microsoft pela tua falta de inteligência.

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      Lol!!! Há com cada artista!

  6. Avatar de Mario Pinto
    Mario Pinto

    Windows 8.1 está muito bom mas o 10 vai bater todos, até o w7 e o xp.

  7. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Se eu instalar a technical preview agora, como se processa o upgrade para o windows estável quando ele sair? queria instalar no meu tablet windows, porque aconselham a não instalar ainda no computador principal, mas gostava de saber se compensa o trabalho, ou se depois dá mais trabalho passar do 10 preview para o 10 do que do windows 8.1 para o 10. O que aconselham?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boas,
      Não há possibilidade nativa de upgrade direto da versão preview para a final, e duvido, se a Microsoft mantiver a norma, que vá existir.

  8. Avatar de Costa Martins
    Costa Martins

    Pois…eu ainda tenho o XP. Vai ser difícil desfazer dele

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      What the…. Instala o 8 ou o 7 e procura uma skin ou assim ou melhor, Maquina Virtual! É muito dificil evoluir?
      GOD cada cena que aparece! E depois admiram-se da fragmentação de SO que existe. Pobres Developers…

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Parabéns dinossauro.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A integração dos ambientes de trabalho virtuais são na minha opinião uma excelente funcionalidade deste novo windows. Tenho estado a utilizar o technical preview e tenho reparado que eles têm mexido muito no comportamento desta funcionalidade. Na Build 10041 em cada desktop podiamos abrir softwares independentes e cada aplicação aparecia no desktop escolhido o que na minha opinião está correcto, enquanto que na Build 10049 ao mudar-mos de desktop as aplicações do desktop 1 (por ex) aparecem também abertas no 2 e ao clicarmos nas mesmas levam-nos ao desktop anterior, penso que esta funcionalidade assim está incorrecta, não faz qualquer sentido. Alguém mais notou este alteração? Penso que a forma correcta de funcionamento seria como foi implementado na Build 10041…